Desmistificar a pintura

Ora meus amigos. Eu gostava aqui de desmistificar um pouco esta questão que a pintura é só para quem tem "jeito", dá muito trabalho e é complicado.

Pintar uma miniatura tem haver com várias coisas. A fundamental....técnica. E desenganem-se ao pensar que técnica é ter "jeito" inato. É precisametne o contrário. Com pratica e algumas tecnicas, memso um não entendido em pintura consegue pintar uma miniatrua decentemente. O tal jeito natural só aparece nalgumas pessoas ou pelo desenvolvimento da técnica, ou simplesmetne já lá está (essa sensibilidade). Mas isso é apenas a diferença entre a qualidade de competição e uma miniatura perfeitametne viável para jogar.

Vejamos...tintas. Ao contrário do que se pensa não é necessário ter milhões de frascos...como aprenderam na escola, basta ter as cores basicas e faz-se qq outra cor. Facilita ter já frascos com cores específicas, cor de pele, de couro, etc etc mas com um investimento inicial de algumas tintas base e uns 3 pinceis já dá para fazer pinturas muito boas, depois é só preciso um prato branco (para as misturas) e um copo com água....SIMPLES!

 

Quanto ao pintar em sí..há umas quantas técniocas base em que numa tarde se cionsegue pintar um regimento inteiro de miniaturas. O tempo depende apenas da qualidade que se qeur atingir. Se apenas se quer atingir qualidade de jogo...facilimo.

 

Modestia à aprte, considero-me um bom pintor de miniaturas...ainda me falta muito para atingir qualidade suprema eheh mas considero-me um "jeitoso" nas pinturas. Eu até estou disposto a dar uns workshops se isso fizer com que mais malta jogue. É tão simples! basta saber algumas regras e tecnicas base e voilá! em menos de nada temos um bando/exercito pintado e o gozo é tremendo!

Acreditem que é um mito. Sei que parte tem haver com a motivação, mas para motivar nada melhor que fazer uns jogos e sentir apego às miniaturas :)

 

Um abraço


Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

Principiante

Boas, estou a pensar entrar no mundo das pinturas de miniaturas. Percebo 0 de tintas sombras e afins, ja vi uns quantos videos e tal como disseste, não acho que tenha jeito para a coisa... mas ainda assim gostaria de me testar.

Que conselhos me dás? Marca de tintas, de pinceis, primer, cenas que aches essenciais para exercer a função . Algo user friendly.

Eu vou aqui meter uma

Eu vou aqui meter uma colherada apenas para dar uma ajudita

há vários sistemas de pintura das miniaturas. Os tipos da Games Workshop têm um sistema em si que é fácil de seguir e produz resultados aceitáveis para quem não experiência no assunto. Podes encontrar o sistema na app que eles têm para telemóveis (Android ou iOS). Na realidade, este é o sistema mais user friendly, embora outro seja o da Army Painter.

Essencialmente deves:

1) lavar as miniaturas com sabão e um pouco de água morna (para limpar os desengurdurantes dos agentes de libertação dos moldes)

2) dar primário (branco ou preto, ou ambos)

2.1. branco se quiseres que os tons finais sejam um pouco mais vívidos

2.2. preto para facilitar a pintura (porque áreas que te falhem com o pincel ficam pretas e não se notam no produto acabado)

2.3. preto inicialmente, seguido de branco para ter o melhor dos dois mundos anteriores (procura vídeos com "Zenithal priming" para veres como se faz)

3) pintar as cores de base da miniatura - podes começar com a pele, depois roupas/armaduras, punhos de armas, o que seja - não te preocupas aqui em ter uma miniatura linda, apenas que as cores estejam nos sítios certos.

4) fazer sombras - utilizas um tipo de tintas que são "washes" que, no limite, podes dar na miniatura inteira. Estas são tintas translúcidas que cobrem a miniatura e vão parar às reentrâncias mas consegues continuar a ver os tons que tinhas antes

Nas primeiras miniaturas, se ficares por aqui já tens algo bastante aceitável

5) fazer luzes (highlights) - pegas em tons mais claros do que os que usaste para dares as cores base e pintas apenas áreas mais salientes da miniatura, onde a luz incida mais.

6) dás um spray de verniz na miniatura (especialmente se a fores usar para jogos) para a proteger das nossas gorduras quando lhes tocamos em jogo.

Esta playlist dá-te as técnicas básicas da GW

https://www.youtube.com/playlist?list=PLqASY8YuUy7pE9Le5KodI5YEdAretQVkr

Em termos do sistema deles, tens os seguintes tipos de tintas:

Base - para dar os tons base

Wash - para fazer as sombras

Layer - para fazer as luzes

Isto é uma classificação simplista, mas partes daqui e à medida que vais evoluindo percebes que podes fazer sombras, luzes e bases com qualquer tipo de tinta deles, independentemente da sua classificação.

É sempre importante diluir as tintas ligeiramente, tipo um pincel de água para cada um ou dois de tinta - misturas isto numa paleta (eu uso daquelas que se encontram no continente na secção de papelaria - mas há também aqui variedade de coisas)

Mais uma vez, as tintas da GW não são as únicas, não são as melhores para todos os casos (não há tintas que sejam as melhores para todos os casos), mas são bastante user friendly.

Tudo o que o Rastamann

Tudo o que o Rastamann escreveu e só mais uma coisa:
- os Washes - não são simplesmente tinta mais diluída, são tintas preparadas para o efeito, que têm um comportamento que ao secar ficam logo 4,5 estrelas, e dão um acabamento espectacular, com técnica quase nenhuma.

Por issi para fazer washes usa mesmo "washes" ou "shades" como algumas marcas denominam.

goryon escreveu: Tudo o que

goryon escreveu:
Tudo o que o Rastamann escreveu e só mais uma coisa: - os Washes - não são simplesmente tinta mais diluída, são tintas preparadas para o efeito, que têm um comportamento que ao secar ficam logo 4,5 estrelas, e dão um acabamento espectacular, com técnica quase nenhuma. Por issi para fazer washes usa mesmo "washes" ou "shades" como algumas marcas denominam.

Washes  = "Liquid Talent" ;)

On topic!

Com tantos recursos no Youtube só n pinta quem n quer... tenha mto jeito, tenha pouco jeito, qq pintura é melhor que cinzento. Nem que seja preto e dp branco para realçar.

Jhonyb escreveu: Washes  =

Jhonyb escreveu:
Washes  = "Liquid Talent" ;)

Bem também ão vamos exagerar, isso não é assim a 100% !!!

É mais tipo 99%, continua a ser preciso acertar com o pincel no pote da tinta e de pois na figura.

cmps

Márcio

Também há que conseguir não

Também há que conseguir não deitar o frasquinho abaixo, para não estragar tudo! Embora há quem diga que pode ser simplesmente despejado em cima das miniaturas :)

Rastamann escreveu: Também

Rastamann escreveu:
Também há que conseguir não deitar o frasquinho abaixo,

I saw that comming....

Rastamann escreveu:

Rastamann escreveu:

Pintura

Tema interessante.

Um workshop em Lx?

Ando a ver se me meto nestas lides.

Cumps

PedroV

interessante

Eu alinhava num workshop

Bem, eu penso que há

Bem, eu penso que há ocasionalmente aí ou aí perto alguns, normalmente desenvolvidos pela malta dos wargames de miniaturas, por vezes em lojas como a Arena Lisboa ou a Kult Games ou ainda a Versus. Penso que há uma loja em Torres Vedras, a Linhas de Torres, que também tem esses workshops ocasionalmente. Eu estou em Viana do Castelo, portanto é-me complicado.

PedroV escreveu: Tema

PedroV escreveu:
Tema interessante. Um workshop em Lx? Ando a ver se me meto nestas lides. Cumps

Nunca participei num wokshop, e sem dúvida que ter alguém com prárica a ensinar tem oseu valor.

Mas, acho que actualmente com os produtos que há no mercado é relativamente fácil ter resultados bastante aceitáveis, para brilhantar os jogos de tabuleiro.

O principal é mesmo o activar o desbloqueio e começar, o resto vem com a prática.