Top Jogos de Tabuleiro do Abre o Jogo

Editado: Já está a funcionar! Vejam aqui!

Vou aproveitar a chegada do ano novo para revelar ao mundo o top dos boardgames entre a comunidade do Abre o Jogo. Como funciona e como podem participar? Passo a explicar.

É muito fácil; se adoram mesmo estes jogos, já estão registados no site de referência, o boardgamegeek, onde têm oportunidade de gerir a vossa colecção de jogos, as vossas sessões de jogo, a vossa wishlist, e também as classificações e comentários que atribuem aos jogos; se adoram jogar e não estão registados, do que estão à espera? Corram até lá agora mesmo!

O nosso Top será compilado em tempo real (bom, na verdade de meia em meia-hora) a partir das classificações que nós utilizadores do Abre o Jogo atribuímos no boardgamegeek aos jogos com que vamos contactando. A única coisa que cada um de nós precisa de fazer (caso ainda não o tenha feito), é mesmo indicar aqui ao Abre o Jogo - preenchendo o campo apropriado na vossa página de perfil - qual é o vosso username no BGG. Só isso! O Abre o Jogo é inteligente e trata do resto. :-)

Já tenho há alguns dias a programação feita para tudo isto, só falta mesmo programar um displayzito para mostrar o top... prevejo ter isso pronto nestes próximos dias e revelar a coisa ao mundo como parte das celebrações do ano novo, o que quer dizer que vocês têm 48h para criarem/actualizarem/reverem as vossas classificações no BGG e garantirem que os vossos jogos preferidos sobem no top e que os outros descem antes da abertura oficial.

O sistema de compilação dos resultados é semelhante ao que o BGG usa. Fazemos uma média Bayesiana das classificações de cada jogo, de modo a garantir que não é um jogo desconhecido com uma única nota de 10 que fica à frente de um jogo com vinte votos quase todos entre 8 e 10.

A fórmula que tenho neste momento em vigor é esta: acrescento a cada jogo 5 votos imaginários com o valor da classificação média global dos jogos no Abre o Jogo. 5 votos é um bocado pesado, mas não penaliza assim tanto os jogos já que neste momento a classificação média global são uns espantosos 7,11. Experimentei usar menos de 5 votos, mas o Top 10 não sofria alterações significativas; apenas se notavam-se bastantes jogos com um único voto de 10 a entrarem no Top 30. Já com os tais 5 votos extra, no Top 30 só aparecem dois jogos com 2 votos e dois jogos com 3, o que me parece bem... de resto, os tais jogos de dois votos acabam por ficar de fora na mesma, uma vez que também estou a usar o critério de compilar o top apenas a partir de jogos com 3 ou mais votos.

À parte deste Top com 5 votos imaginários, vou também ter mais como curiosidade adicional um Top baseado apenas na média "verdadeira" das classificações dos jogos (mas obviamente continuando a deixar de fora os jogos com menos de 3 votos).

E é isto pessoal. Toca a rever esses ratings, e a fazer apostas sobre como será o Top do Abre o Jogo!! Será que o Puerto Rico mantem o trono do BGG cá entre nós? Que diferenças haverá entre os primeiros lugares do BGG e do Abre o Jogo? Algumas surpresas entre os jogos preferidos dos nossos utilizadores? Os resultados estão literalmente nas vossas mãos, e quantos mais utilizadores participarem, mais representativos da comunidade Portuguesa serão os resultados finais. Toca a ir ao BGG votar!

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

Em preparação para a

Em preparação para a inauguração do nosso Top, já está disponivel na área de perfil dos nossos utilizadores registados no BGG, uma página que lista todos os jogos classificados por esse utilizador.

Por exemplo, a minha está em http://www.abreojogo.com/user/1/bgg/ratings

Junto com a listagem, há algumas estatísticas interessantes: total de jogos classificados por nós todos cá (1283, actualmente, uau!), total de jogos distintos classificados por nós (582 jogos diferentes!), classificação média para todo o site e Top do pessoal com mais classificações atribuídas (Firepigeon, o grande, tem 140 jogos classificados, batam isso!!).

Hmm, o que me lembra, o que me lembra, tenho de fazer uma classificação média também para cada utilizador individual. Vou tratar disso já a seguir.

Feito!

Antes de me ir deitar, ainda deixo isto a funcionar; vejam aqui!

Amanhã poderemos abrir outro tópico e discutir os resultados e as surpresas (se algumas).

Agora vou usufruir da minha querida cama... até mais logo, e sejam todos bem-vindos a 2007! Que este seja um ano com ainda mais e melhores jogatanas!!!

top jogos tabuleiro

Ricardo,Trabalho impecável! Se não fosse pedir muito, seria possível acrescentar um top "moda" e outro de "mediana"? Obrigado. Abraços!

Muito obbrigado! Vou tratar

Muito obbrigado!

Vou tratar disso!

Mais desiderata ...

... a lista completa dos jogos "do" Abre o Jogo e uma lista com os "want in trade / have for trade".

Obrigado !

Sample of my collection, wanna play ?

Também está nos

Também está nos planos!

Talvez para a semana! :)

top jogos tabuleiro - parte 2

Ricardo, apenas mais uma pergunta: as classificações são as que cada BGG user atribui?

Se sim, levam em conta se o jogo foi jogado ou não? (se, por exemplo, eu der uma nota de 8 ao jogo XYZ porque acho que deve ser um jogo do camandro, apesar de nunca o ter jogado isto tem alguma influência?)

hmocc escreveu: Ricardo,

hmocc escreveu:

Ricardo, apenas mais uma pergunta: as classificações são as que cada BGG user atribui?

Se sim, levam em conta se o jogo foi jogado ou não? (se, por exemplo, eu der uma nota de 8 ao jogo XYZ porque acho que deve ser um jogo do camandro, apesar de nunca o ter jogado isto tem alguma influência?)

Exacto, são as classificações de cada um de nós cá que está registado no BGG atribuiu por lá... a única coisa que se leva em conta é se existem ou não pelo menos 3 classificações; em caso negativo, o jogo fica fora do ranking.

Depois, claro, há a tal batota de fazer uma média Bayesiana, criando uns votos falsos para tornar as médias mais "pesadas" para que um jogo com alguns votos de 10 não suba descaradamente em relação a um jogo com dezenas de votos quase todos muito altos. Mas a média verdadeira também está listada na tabela e os interessados só têm de clicar nela para a tabela ficar ordenada por ordem decrescente da média verdadeira.

Quanto às "plays" esses dados ainda não os estou a compilar (é o próximo passo), portanto a tabela actual não os toma em conta de nenhuma maneira. Como há algum pessoal que nem regista as suas sessões de jogo (seus desgraçados!! toca a mexer!), não me parece boa ideia usar isso como critério... mas, parece-me uma excelente ideia criar um top alternativo que para cada jogo só tome em conta classificações dos utilizadores que tenham pelo menos duas ou três sessões de jogo, para que se possam ver as diferenças.

Top Jogos

Ok. Obrigado pelos esclarecimentos e chatice que é acrescentar estes dados estatísticos.

Actualização dos resultados

Já agora, para o pessoal que quer actualizar os seus dados/jogos/classificações no boardgamegeek e ver de imediato o efeito aqui, o procedimento é o seguinte:

1) obviamente, ir ao BGG fazer as actualizações desejadas;

2) voltar ao Abre o Jogo, editar o vosso perfil de utilizador e gravá-lo (não é preciso mudar/acrescentar nada; basta só gravar).

Isto actualiza instantaneamente os vossos dados do BGG por cá e (a partir deste momento) também o ranking dos jogos.

Geeklist - Janeiro 2007

Fiz alguns comentários e registei alguns números, estatísticas e curiosidades para a posterioridade nesta geeklist:

http://www.boardgamegeek.com/geeklist/18776

Pode ser que ajude a divulgar a iniciativa e o site entre outros geeks Portugueses que ainda não nos fazem companhia aqui. :)

Viva

Parabéns Ricardo! Belíssimo trabalho. O ABREOJOGO é cada vez mais o portal de referência na língua de Camões. Tu já és o nosso Aldie ;)

http://oblogdocosta.blogspot.com

 

________________________________________________________

"The only way to achieve the impossible is to believe it is possible."
Lewis Carroll in Alice in Wonderland