War in Rio

Retrato de efernandespt

Com base no sucesso do filme Tropa de Elite, um designer carioca lançou o jogo War In Rio, em que o clássico jogo War se transformou na zona do Grande Rio (Rio de Janeiro e arredores) e os jogadores usam difersas facções de traficantes e também forças policiais para controlar (ou erradicar) todo o tráfico de drogas na cidade.

O jogo está a criar uma grande polémica no Brasil e muita gente está contra, muitas à favor, e pouca gente indiferente. O próprio secretário de Segurança Pública Fluminense, José Mariano Beltrame, veio a público afirmar que é contra a comercialização do jogo.

O designer do jogo, o carioca Fabio Lopez, garante que seu objectivo com o projecto foi não foi incitar a violência. Fábio Lopez firmou que "A idéia não é incitar violência. O que acho que provoco com o jogo é uma discussão sobre o incômodo de se morar numa cidade em guerra".

O certo é que quase todos os jornais cariocas, assim com os blogs mais lidos do Brasil, trouxeram ontem notícias sobre a sua criação. Fábio tem recebido várias ofertas para comercializar o jogo e o mais provável é que em breve a sua versão própria passe a ser encontrada com facilidade nos supermercados, assim como as dezenas de versões diferentes do Monopólio.

Pessoalmente acho imensa piada ao conceito e vou comprá-lo quando finalmente for colocado à venda.