Carcassonne - Pontes, Castelos e Mercados (expansão)

Retrato de Joca

Aproveitando o balanço dum comentário que fiz na review de outra das expansões do Carcassonne, venho deixar uma primeira colaboração nas reviews do "Abre o Jogo".  

   

Carcassonne: Pontes, Castelos e Mercados 

    

Esta é mais uma expansão para o Carcassonne. Sublinhe-se: mais uma. Pouco trás em quantidade, pouco trás de útil, entrega somente um pouco mais ao jogo, não suficiente para os euros chorados no bolso de outro.

   

Começando pelo tamanho da caixa, é uma daquelas que são claramente desproporcionadas ao seu conteúdo, pois somente um terço do volume interior é usado (como é apanágio nas demais expansões do Carcassonne). Isto bem ao invés de algumas caixas doutros jogos que vejo-me às aranhas para as fechar. Para ocupar mais espaço na prateleira, não. Portanto, ponto negativo

  

   

É uma expansão que trás exatamente tantas novidades quanto o seu título implica: três. 
   

Pontes: a ideia cativou-me, a aplicabilidade desconcertou-me. Cheguei a um ponto de procurar uma forma de encaixar a peça de modo a torná-la recetiva à colocação de uma ponte, invertendo o sentido lógico do recurso. Considerando que cada jogador recebe três pontes, eu julguei a princípio que era um bem escasso e que teria de aplicar minuciosamente. A verdade crua e dura é que aquilo não tinha saída. Dar continuidade a um caminho através de uma peça de campo não me fez grande falta, porém quiçá haja alguém que faça melhor uso. Portanto, ponto negativo. 

   

Mercados: confesso que ao ler as regras sobre o funcionamento do mercado, fiquei de imediato com um pé atrás. Pareceu-me demasiado exaustivo para uma só peça. Mesmo para alguém como eu que adora jogos com (bons) leilões, este não parecia apelativo. Na prática percecionei que delonga em demasia o jogo em geral, criando pontos mortos em que fica tudo em stand by para resolver aquele mini leilão. Quanto à utilidade do leilão? Somente em casos específicos, como uma peça em particular que falta para fechar uma cidade. De resto, na maior parte das vezes são umas peças que nos metem à frente e que temos que leiloar mesmo que ninguém se interesse por elas. O resultado vulgar é de cada qual, na sua vez, escolher uma peça sem haver lugar a pagamentos. Também não aprecio o facto de quem tira a peça não ter vantagem alguma. Por contrário, é o último a escolher. Pela soma das partes, ponto negativo

   

Castelos: eis o bastião de salvação desta expansão. Que haja pelo menos um bom módulo em Sodoma, e esse será poupado. Os Castelos são uma novidade que encaixa na perfeição em Carcassonne. A sua aplicabilidade não é de tão fácil leitura como outros módulos de expansões do jogo. Resumidamente, quando o jogador faz uma cidade pequena (apenas duas peças), invés de receber os dois pontos pode colocar um dos seus castelos pré-distribuídos, colocando aí um meeple. Fica com uma construção inacabada. Só estará concluída e marcará pontos, quando qualquer outra construção for terminada na vizinhança do castelo (nas seis peças envolventes), sendo que pelo menos uma peça dessa construção tem que estar nesse espaço de vizinhança. Uma tática funcional para aproveitar bem os Castelos é criar um nas imediações de uma grande cidade em construção (preferencialmente com catedral), pois o dono do castelo irá receber tantos pontos quanto essa construção facultar. Assim, se essa cidade na vizinhança der 45 pontos, o dono do castelo sem fazer quase nada, irá também auferir os 45 pontos. Mas, caso outra construção seja encerrada nessa vizinhança (como uma estrada de 2 pontos) antes dessa cidade de 45 pontos, então o dono do castelo só irá pegar nos 2 pontos. Portanto, ponto positivo

   

É mais uma expansão. Quase dá vontade de retirar os Castelos e inseri-los numa boa expansão como "Inns & Cathedrals", e aproveitar para deitar fora a caixa e os restantes módulos desta expansão.

Em suma, o módulo de Castelos é para não perder, pois dinamizam bastante o jogo. 

O resto,... bah! 

   

Não sou muito apologista de placar o valor de algo numa escala, pois há inúmeras variantes que não se conjugam. Ainda assim, dava uma nota 9 de 0 a 20, sendo que o 9 vai todo para os Castelos, e o resto leva um zero redondo. 

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

Carcassonne - Pontes, Castelos e Mercados (expansão)

Já está. :)