The Blackboard - Episódio #2: CONCORDIA

Retrato de orlopesdesa

Olá a todos,

Já está disponível o episódio #2 do The Blackboard. Desta vez vamos fazer comercio no mediterrâneo. Sim, no mediterrâneo! E tudo isto num jogo do Mac Gerdts que não usa a "rondel". Curiosos? Sigam o link e digam de vossa justiça:

https://www.youtube.com/playlist?list=PL2jZPXlKpCuHYq1mkq3tkF5vIbtzVfrmv

Para além disso queria apenas referir três coisas. 
Em primeiro lugar queria agradecer a todos os que subscreveram o canal, a todos os que deixaram palavras de encorajamento e inclusivé aqueles que partilharam o canal nos seus sites, blogs ou páginas de facebook. O vosso apoio facilita esta tarefa comum de levar o nosso hobby ao maior número de pessoas possíveis. 
Em segundo lugar queria partilhar convosco a direção que pretendo incutir ao canal. Ao terminar a publicação dos dois primeiros episódios, apercebi-me claramente de duas coisas: 1. Os vídeos principais ("como jogar") estão extremamente longos; 2. Os 
vídeos acerca dos componentes e do setup não suscitam grande interesse. 
Por isso, decidi compactar tudo num 
vídeo que tentarei que fique entre os 10 e os 20 minutos máximo, onde explicarei o jogo (focando-me no essencial e não indo ao ínfimo detalhe) e onde farei também as minhas considerações finais. Isto permitirá talvez que consiga gravar a uma velocidade maior, trazendo conteúdos num intervalo mais pequeno do que o verificado nos dois primeiros episódios. No entanto, e para balançar a oferta, gravarei ocasionalmente vídeos de "gameplay"/ "runthrough" de alguns dos jogos que apresentarei no canal.
Por ultimo, queria também anunciar o inicio da colaboração com o "JogoEu", um convite que me deixou muito satisfeito e orgulhoso, e pelo qual queria também deixar aqui publicamente os meus agradecimentos ao Carlos. Deixo-vos portanto o link para o 
vídeo no JogoEu:

https://jogoeu.wordpress.com/2015/10/30/concordia-como-jogar/

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

Boa

Boa!

Está já a notar-se evolução.

A diferença de não ter a música de fundo nas considerações finais foi grande.

Continua. Estás a ir bem!

Já conheço bem o Concordia, também um dos jogos que mais gostei nos últimos anos e por isso vi apenas as considerações finais completas. Na generalidade, temos a mesma opinião.

Como pequeno apontamento negativo... "Colonistas"? sad

Colonos é que estaria correcto.  Um colunista, em português, é aquele que escreve uma coluna de jornal.

Eu percebo que se facilite na linguagem em alguns pontos (meeple, por exemplo, que é gíria gamer em qualquer língua) mas se o objectivo é aumentar o conteúdo em português neste hobby talvez fosse interessante evitar algumas "facadas" mais sangrentas...

_

_
"[...] a period when games were complex in your brain, instead of on the board."
tommynomad

Tens razão. Creio até ter

Tens razão. Creio até ter chamado comunistas a um determinado momento! Colonos seria correcto. Como vivo fora do país e trabalho em inglês, por vezes vou dando estas facadas ao traduzir directamente. São já 8 anos fora do país, por isso pór vezes isso acontece sem que eu note.
Mas obrigado pelo reparo, eu vou certamente adicionar uma nota no vídeo!

Um abraço

 

 

Parabéns!

Parabéns pelo conteúdo criado.

Continuas no bom caminho.

Como tu próprio referes, existem sempre, não digo melhorias... mudanças a fazer.

Por tua vontade ou por opinião dos outros não interessa.

O que interessa é que faças algo que gostas e que te satisfaça.

Há cerca de um ano iniciei um grupo que minguou até chegar à família alargada (até já mudei a designação dele de grupo para família.)
Nessa altura iniciamos uma série que ficou pelo "piloto".
Actualmente vamos dar continuidade a essa série pilotada pela filha (vai ser a série "cor-de-rosa"). E pensamos criar também mais conteúdo expandindo-o.
Fazemos questão de, quando for para o ar no Youtube, publicitar outros canais portugueses incluindo o teu.

De momento já estamos a publicitar o teu canal nos meus cantinhos de net...no meu site. Tenho uma página tipo índice a referenciar alguns sites portugueses (os que conheço).
Brevemente irei criar um post apenas sobre o teu canal e os Boardgamers portugueses Online.

A comunidade portuguesa com presença online cresce a olhos vistos, peca apenas por algumas falhas na publicitação porque o material produzido é muito bom, quer em termos de conteúdo, quer em termos de imagem.

Vamos ajudar-nos uns aos outros a fazer essa publicitação.

A colaboração com o JogoEu é um grande exemplo disso mesmo.
Não podemos deixar de beber de modelos usados pelos Norte-Americanos em que os canais e personalidades se entrecruzam para se reforçarem individualmente e cresceram como grupo. Existe até um canal de youtube brazileiro que quase chega a ser plágio do modelo do programa "TableTop". Mas afinal a imitação é a melhor forma de elogio, e não deixa de ser em português. A sociedade chinesa fá-lo e fá-lo bem, com bons resultados.

Bem, já vou longo na prosa...
Fico por aqui.

Hei-de publicitar aqui o site e, no futuro, os novos vídeos do meu canal.
Entretanto continua o bom trabalho.

Obrigado

Antes de mais obrigado pelas tuas palavras.
Quando criei o canal (e ele ainda é tão imberbe) sempre pensei no sentido de comunidade. É por isso que na página de Facebook do canal público sempre que encontro material em Português, fazendo referência a artigos e sites em Português. Quando voltares a publicar algo, avisa-me por favor para que o possa destacar.
Tens toda a razão quando duzes que devemos nos apoiar uns aos outros. Essa é a única forma de dar o próximo passo que é uma comunidade que expande usando o melhor que cada um de nós tem a oferecer: os que desenham jogos, os que produzem conteúdo escrito ou audio-visual, os que organizam eventos, os que são entusiastas pelo hobby. Todos temos um papel importante, e temos que trabalhar todos em conjunto para levar o hobby a mais pessoas. Eu tenho como objectivo chegar não só aos gamers, mas também aqueles que estão à espera de dar o primeiro passo. Daí ter mudado a abordagem aos meus vídeos. Mais curtos e concisos, apenas 1 vídeo por jogo, e de vez em quando um ou outro vídeo de gameplay.
A comunidade será tanto mais eficaz quanto a sua capacidade de chegar a outros públicos.

 

 

Novo Episódio - Nations: The dice game

Deixo aqui o link para o mais recente vídeo do meu canal.  Este vídeo entra no formato que quero implementar: Apenas um vídeo por jogo, conciso, com explicação do jogo e considerações finais. 

https://www.youtube.com/watch?v=Uk7dkb3kN_A

Eu estou a deixar o link aqui na caixa de comentários, porque não quero entupir a pagina principal apenas com posts acerca dos meus vídeos. No entanto, posso ao colocar aqui o link correr o risco de que o vídeo passe despercebido a muita gente. Qual a vossa opinião? Colocar próximos links aqui ou criar um post novo de cada vez?

 

 

Links

Boas.

Já efectuei post a publicitar o nosso site e os futuros lançamentos. Dá-lhe uma vista de olhos.

Relativamente à tua questão na minha opinião pessoal preferia um novo post com o título actualizado pois fico logo a saber o que se trata.

No entanto como tenho o canal subscrito também sou informado pelo youtube do lançamento.

Se entope ou não a página inicial deixo aos responsáveis do AbreoJogo a palavra.

Quando chegar a casa ou ver o novo vídeo.

Até lá um abraço.