30ª MathTrade AoJ,com/InvictaCON'18

Aproveitando a edição da InvictaCon que se aproxima, cá vai mais uma MathTrade. Podemos assim todos fazer as habituais entregas em mão, poupando uns cobres em portes.

 

Leiam este conjunto de regras, e depois disso inscrevam os vossos jogos nesta listagem de trocas que foi criada para o efeito.

 

Para manter este post o mais limpo e simples possível, peço que coloquem as vossas dúvidas neste post e não no post da listagem de jogos supracitada.

 

Muitos de nós já tentaram fazer trocas directas de jogos que não queremos. No entanto, nem sempre é possível encontrar um alvo disposto a aceitar este ou aquele jogo. Exactamente por isso, criaram-se as MATH TRADES, que basicamente são um sistema de trocas em grupo que maximiza as possibilidades de uma troca real e satisfatória.

 

Como funciona?

  1. Todos os que estiverem interessados inscrevem-se oferecendo um (ou mais jogos) para troca.
  2. Durante um determinado período de tempo essa lista está em aberto até que haja um nº satisfatório de "ofertas".
  3. Depois publica-se um resumo com todos os jogos disponíveis para troca, tipo uma bolsa de ofertas.
  4. Após a publicação deste resumo, todos os participantes elaboram uma lista (WantList) onde sugerem as trocas que desejam fazer.
  5. Essa lista é enviada por mail para o moderador (respeitando algumas regras básicas) que depois utilizará um programa (TradeMaximizer com a opção "allow dummies", "linear priorities", "require usernames", "hide nontrades" e "big step=9") criado especialmente para o caso e que definirá as trocas a serem feitas.

 

Deste modo é possível, no meio de muitos participantes, fazer muito mais trocas e mais satisfatórias.

 

Chama-se a este mecanismo TROCA MATEMÁTICA DE BAIXO RISCO, porque a existir uma troca será sempre por uma das opções que escolhemos e no pior cenário ficamos com o(s) jogo(s) que inicialmente propusemos à troca.

 

Para mais informações consultem este thread no BGG.

 

 

 

Agora é só participar.

Esperamos que este evento seja do agrado de todos.

Podem colocar qualquer dúvida aqui ou enviar-me um mail para davidmleal@gmail.com

 

PRAZOS:

 

  • Inscrição de jogos para troca até às 18:00 do dia 27/10/2018 (sabado);
  • Lista final de jogos a publicar até ao final do dia 27/10/2018 (sabado);
  • Envio das WantLists até às 18:00 do dia 3/11/2018 (sabado); 
  • Correr TradeMaximizer e Resultados até ao final do dia 3/11/2018 (sabado)..

 

LIMITES:

 

Trocas de Jogos de Tabuleiro, Jogos de Cartas, Jogos de Guerra, RPG's, Videojogos e Ofertas em Dinheiro;

  1. Não há Limite de entradas;
  2. Não há Limite de itens na WantList;
  3. Duplicados permitidos;
  4. Dummies permitidos;
  5. Não há limites de entradas por utilizador, desde que respeitem os limites anteriores.

 

REGRAS:

 

Inscrições exclusivas para utilizadores residentes em Portugal e registados no abreojogo.com;

 

  1. Permissão de utilizar sweeteners1 desde que devidamente identificados;
  2. Os jogos devem ser oferecidos para troca na Lista de Trocas, onde deverá ser incluída uma descrição detalhada do nome(s) do(s) jogo(s), edição/versão e condição/estado e, se possível, também um link onde as pessoas poderão consultar mais informação sobre o jogo;
  3. A participação nesta troca vincula a aceitação dos prazos, limites e regras desta TradeMath.
  4. As Wantlists deverão ser enviadas para o meu endereço de e-mail acima mencionado  após a publicação da lista final de jogos;
  5. As Wantlists enviadas deverão conter no campo ASSUNTO a designação: 30ª MATH TRADE e no corpo do mail a pretendida WantList no seguinte formato de exemplo: (davidmleal) 1 : 10 100 80 150 ; 120 
  6. Importante: Não é permitida a troca de dinheiro por dinheiro. Isso vai contra TODO o princípio desta Math Trade;
  7. Os custos de envio são da inteira responsabilidade de quem envia. Mas o objectivo é fazer as trocas na InvictaCon entre os dias 9 Novembro e 11 de Novemro de 2018;
  8. Todos os comentários devem ser postados AQUI neste post e não na Lista de Trocas, essa serve APENAS para submeter itens à troca;
  9. Toda a gestão da informação será organizada por mim e contarei com a ajuda dos administradores do AoJ para solucionar qualquer situação omissa e/ou especial.
  10. Após a publicação dos resultados oficiais as trocas subjacentes são vinculativas e não opcionais.

 

1 sweetener = um ou mais jogos, normalmente de baixo valor, e que se adiciona(m) ao jogo principal para tornar a oferta mais interessante.

 

 

 

FORMATO DA MATHTRADE E COMO FUNCIONA:

 

(davidmleal) 1 : 10 100 80 150 ; 120

 

Explicação: (davidmeal) é o nome / nick da pessoa a que pertence o jogo 1.

 

1 --- é um dos jogos que tem para troca ( ou artigo).

 

: --- separador para indicar que a partir daqui estamos a colocar por ordem de preferência os jogos que aceitamos em troca do jogo colocado antes dos ":".

 

10 --- jogo que preferimos receber em troca pelo 1. ----------------- se esta troca for feita acumula 1 ponto para o total de trocas. (posição 1) 

 

100 -- outro jogo que não nos importamos de receber pelo jogo 1. ---- se esta troca for feita acumula 2 ponto para o total de trocas. (posição 2) 

 

80 --- outro jogo que não nos importamos de receber pelo jogo 1. ---- se esta troca for feita acumula 3 ponto para o total de trocas. (posição 3) 

 

150 -- outro jogo que não nos importamos de receber pelo jogo 1. ---- se esta troca for feita acumula 4 ponto para o total de trocas. (posição 4) 

 

; ---- big step de 9 na preferência --------------------------------- aumenta o custo em 9 para cada jogo após o ; 

 

120 -- outro jogo que não nos importamos de receber pelo jogo 1. ---- se esta troca for feita acumula 14 ponto para o total de trocas. (posição 5 + 9) 

 

O algoritmo processa todas as listas de possíveis trocas e determina qual a maneira de fazer mais trocas, podes ver os resultados das math trades anteriores para veres exemplos de resultados. 

 

 

A ordem pela qual colocas um jogo na tua lista de preferências apenas serve para os desempates. 

 

Explico aqui de forma "simples", imagina que apenas estavam estes jogos a ser analisados pelo algoritmo 

 

 

 

Exemplo 1:

 

1: 22 44 33 

2: 33 

22: 

33: 1 2 

44: 

 

O dono do jogo 1 gostaria de receber um dos seguintes jogos 22 (1 ponto), 44 (2 pontos) ou 33 (3 pontos) 

O dono do jogo 2 gostaria de receber o jogo 33 (1 ponto) 

O dono do jogo 22 não tem interesse em trocar o jogo dele por nenhum, por isso coloca a entrada do jogo 22 em branco. 

O dono do jogo 33 gostaria de receber um dos seguintes jogos 1 (1 ponto), 2 (2 pontos) 

O dono do jogo 44 não tem interesse em trocar o jogo dele por nenhum, por isso coloca a entrada do jogo 44 em branco,

 

Existem 2 trocas possíveis. 

O jogo 1 pelo 33 e o 33 pelo 1. 

 

Pontos de Troca. 

1 receber o 33 = 3 pontos 

33 receber o 1 = 1 ponto 

Total = 4 pontos. 

 

 

 

O jogo 2 pelo 33 e o 33 pelo 2. 

Pontos de Troca. 

2 receber o 33 = 1 ponto 

33 receber o 2 = 2 pontos 

Total = 3 pontos. 

 

Neste caso a troca otimizada, menor custo (menos pontos de troca), seria a troca do jogo 2 pelo 33. 

 

 

 

Exemplo 2:

 

1: 22 44 33 

2: 33 

22: 

33: 1 ; 2 

44: 

 

O dono do jogo 1 gostaria de receber um dos seguintes jogos 22 (1 ponto), 44 (2 pontos) ou 33 (3 pontos) 

O dono do jogo 2 gostaria de receber o jogo 33 (1 ponto) 

O dono do jogo 22 não tem interesse em trocar o jogo dele por nenhum, por isso coloca a entrada do jogo 22 em branco. 

O dono do jogo 33 gostaria de receber um dos seguintes jogos 1 (1 ponto), 2 (11 pontos) 

O dono do jogo 44 não tem interesse em trocar o jogo dele por nenhum, por isso coloca a entrada do jogo 44 em branco. 

 

Existem 2 trocas possíveis. 

O jogo 1 pelo 33 e o 33 pelo 1. 

Pontos de Troca. 

1 receber o 33 = 3 pontos 

Total = 4 pontos. 

 

O jogo 2 pelo 33 e o 33 pelo 2. 

 

Pontos de Troca. 

2 receber o 33 = 1 ponto 

33 receber o 2 = 11 pontos 

 

Total = 12 pontos. 

 

Neste caso a troca otimizada, menor custo (menos pontos de troca), seria a troca do jogo 1 pelo 33.

 

Exemplo 3:

 

1: 22 44 ; 33 

2: 33 

22: 

33: 1 ; 2 

44: 

 

O dono do jogo 1 gostaria de receber um dos seguintes jogos 22 (1 ponto), 44 (2 pontos) ou 33 (12 pontos) 

O dono do jogo 2 gostaria de receber o jogo 33 (1 ponto) 

O dono do jogo 22 não tem interesse em trocar o jogo dele por nenhum, por isso coloca a entrada do jogo 22 em branco. 

O dono do jogo 33 gostaria de receber um dos seguintes jogos 1 (1 ponto), 2 (11 pontos) 

O dono do jogo 44 não tem interesse em trocar o jogo dele por nenhum, por isso coloca a entrada do jogo 44 em branco. 

 

Existem 2 trocas possíveis. 

 

O jogo 1 pelo 33 e o 33 pelo 1. 

Pontos de Troca. 

1 receber o 33 = 12 pontos 

33 receber o 1 = 1 ponto 

 

Total = 13 pontos. 

 

O jogo 2 pelo 33 e o 33 pelo 2. 

2 receber o 33 = 1 ponto 33 receber o 2 = 11 pontos 

Total = 12 pontos. 

 

Neste caso a troca otimizada, menor custo (menos pontos de troca), seria a troca do jogo 2 pelo 33.

FAQ

1. Como posso participar na Math Trade?

R: Para participar na Math Trade é necessário incluir pelo menos um artigo no topico Lista de Trocas da 30ª MathTrade AoJ.com/InvictaCON'18.

Basta clicar em inserir um novo comentário, colocar no titulo o numero do artigo (respeitando a numeração da lista) e o respectivo Descritivo (por exemplo pode ser um jogo ou um conjunto ou até dinheiro)

No corpo texto é necessário dar algumas informações tais como:

Condição:  Por exemplo (Selado, Aberto nunca jogado, Bom Estado, Caixa com danos mas compomentes em bom estado, etc)

Versão: Por exemplo (Portuguesa, Francesa, Inglesa, Alemã)

Link do BGG:  copiar o Link do jogo no site do https://boardgamegeek.com/

2. Como se colocar as imagens dos jogos no comentário no Site do Abreojogo?

R: Um metodo simples:

1.º - Ir ao Site do BGG (https://boardgamegeek.com/

2.º - Selecionar o respectivo jogo (por exemplo: 7 Wonders),

3.º - Clicar na imagem (botão esquerdo), abre uma nova janela

4.º - Clica na imagem do jogo (botão direito e seleciona com em copiar ou então seleciona a imagem e carrega em CTRL+C), eu recomendaria selecionar a imagem com tamanho Small

5.º -  No corpo do texto do comentário carrega em CTRL+V, para colar a imagem.

3. Se colocar um jogo na lista (fase de inscrição), significa que vou trocar esse artigo?

R: Não. A primeira fase (fase de inscrição) é somente uma fase de colocação de artigos. Quando é publicada lista oficial, começa a segunda fase que é entrega da lista de desejos (wishlist) por partes dos participantes em que consiste em escrever os artigos que está disposto trocar pelos seus. Mas se o participante não quiser trocar ou até já vendeu esse artigo então é somente colocar a wishlist para esse artigo em branco e desse modo não está susceptivel a troca.

 

 

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Lista está aberta

Agora que acabaram os megas leilões de jogos, está na hora de voltar às MathTrade. A lista já está aberta, e como a feira Essen está muito perto, abri esta lista talvez um pouco mais cedo para que esses participantes possam colocar os seus jogos mais cedo.

Para os novatos nestas andanças das Math Trade, podem enviar as vossas duvidas para o meu email (davidmleal@gmail.com) que eu tento esclarecer as duvidas o mais rapidamente possivel.

Boa Sorte a Todos.

Obrigado pela iniciativa! Até

Obrigado pela iniciativa!

Até já ;-)