5 Coisas que Devias Jogar em vez de Monopólio - Capítulo I

Retrato de BlakenDorf

CAPÍTULO I


Link BGGMonopoly

Introdução
 

Não há dúvida que o Monopólio é um jogo que se tornou um fenómeno de vendas mundial. A sua popularidade é tal, que foi criado um Campeonato do Mundo de Monopólio e existem inúmeras variações e versões do jogo em termos de tema e riqueza de variedade. Para certas pessoas, as várias versões do Monopólio tornaram-se objectos de colecção e há quem tem tenha prateleiras cheias de diferentes versões do jogo. Será, no entanto, que o Monopólio justifica toda esta popularidade? O Monopólio é um jogo que se tornou obsoleto, em termos mecânicos, e que sobrevive à base de nostalgia e uma infindável maquilhagem por parte do distribuidor. Proponho, com este artigo, analisar opções que possam justificar às pessoas que gostam do Monopólio, uma transição suave para outras alternativas e, dar, finalmente, o descanso merecido ao jogo. O Monopólio já teve o seu tempo. Está na altura da evolução.

Breve História do Monopólio
 

A história do monopólio remonta ao início dos anos 1900. Em 1904, uma mulher chamada Elizabeth (Lizzie) J. Magie Phillips criou um jogo através do qual esperava explicar a teoria tributária única de Henry George (deveria ilustrar os aspectos negativos da concentração de terras em monopólios privados). O seu jogo, The Landlord's Game, foi publicado comercialmente alguns anos depois. Outros jogadores interessados desenvolveram o jogo novamente e alguns fizeram seus próprios sets. A própria Lizzie patenteou uma edição revista do jogo em 1904, e jogos similares foram publicados comercialmente. No início dos anos 1930, um jogo de tabuleiro chamado Monopoly foi criado como a versão do Monopoly vendida pela Parker Brothers e suas empresas-mãe durante o resto do século XX e até o século XXI. A versão dos Parker Brothers foi criada por Charles Darrow. Várias pessoas, principalmente no centro-oeste dos EUA e perto da costa leste dos EUA, contribuíram para o design e a evolução do jogo.

 

Em 1941, o Serviço Secreto Britânico mandou John Waddington Ltd., fabricante licenciado do jogo fora dos EUA, criar uma edição especial para prisioneiros de guerra da Segunda Guerra Mundial mantidos pelos nazis. Escondidos dentro desses jogos estavam mapas, bússolas, dinheiro real e outros objetos úteis para escapar. Eles foram distribuídos aos prisioneiros pela Cruz Vermelha Internacional.

 

Na década de 1970, a história inicial do jogo havia sido perdida (e pelo menos um historiador argumentou que foi propositalmente suprimida), e a ideia de que ele havia sido criado exclusivamente por Charles Darrow tornou-se um folclore popular. Isto foi afirmado no livro de 1974 "O Livro do Monopólio: Estratégia e Tática do Jogo Mais Popular do Mundo", de Maxine Brady, e até nas instruções do próprio jogo. Enquanto o professor Ralph Anspach lutava com a Parker Brothers e sua então controladora, a General Mills, por causa das marcas registradas do jogo de tabuleiro Monopoly, grande parte da história inicial do jogo foi "redescoberta".

 

Devido a um longo processo judicial e aos recursos, o status legal das marcas registadas da Parker Brothers no jogo, não foi estabelecido até meados da década de 1980. O nome do jogo permanece uma marca registrada da Parker Brothers, assim como seus elementos de design específicos. A atual controladora corporativa da Parker Brothers, Hasbro, reconhece novamente apenas o papel de Charles Darrow na criação do jogo. Anspach publicou um livro sobre sua pesquisa, chamado "The Billion Dollar Monopoly Swindle" (e republicado como "Monopolygate"), no qual ele argumenta sobre a supressão propositada da história e desenvolvimento iniciais do jogo.
Para mais detalhes sobre o jogo, poderão consultar este link.

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

Alternativas

O Monopólio é, na sua base, uma tentativa de simulação de um jogo económico, no mercado imobiliário. Há algumas alternativas que podem ajudar na transição.

1. Acquire

Em Acquire, cada participante investe estrategicamente nos negócios, tentando reter a maioria da acções. À medida que os negócios crescem com posicionamentos lado a lado, eles também começam a se fundir, dando aos acionistas maioritários os bonus consideráveis dos negócios adquiridos, que podem ser usados para reinvestir em outras cadeias. Todos os investidores da empresa adquirida podem descontar as suas ações pelo valor atual ou negociá-las 2 por 1 por ações de empresas maiores e mais novas. O jogo é uma corrida para adquirir a maior riqueza.

Link BGGAcquire
Onde comprarGameplay | Jogartabuleiro

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

2. The Estates

Os jogadores assumem o papel de investidores que buscam ganhar mais dinheiro desenvolvendo edifícios nas propriedades. Os jogadores irão licitar as várias peças de construção e colocá-las em The Estates em seu benefício. Todos os edifícios em linhas concluídas obtêm pontos positivos, enquanto todos os edifícios em linhas incompletas obtêm pontos negativos. É possível ter zero linhas de edifícios concluídas. No final do dia, o investidor com os edifícios de maior valor será o vencedor.

Link BGGThe Estates
Onde comprarJogartabuleiro | JogoNaMesa

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

3. Magnate: The First City

Magnate: The First City é um jogo de estratégia de peso médio para 1-5 jogadores. A cada turno, os jogadores tentam aumentar o seu império de propriedades realizando acções diferentes, incluindo: compra de terrenos, construção de edifícios, comercialização dos seus empreendimentos e venda total por seu valor de capital. Uma vez por ronda, eles também terão a oportunidade de atrair inquilinos para quaisquer prédios vazios que tenham. Se tiverem sucesso, começarão a cobrar aluguer aos seus inquilinos e aumentarão o valor das suas propriedades. Ao mesmo tempo, eles também criarão novas oportunidades de desenvolvimento para si e para os seus oponentes. Os jogadores devem planear as suas acções com cuidado para evitar perdas substanciais e maximizar os seus lucros. Só então eles sairão vitoriosos como o magnata de propriedades mais rico da cidade.

Link BGGMagnate: The First City
Onde ComprarLate Plede Store

Nota: o jogo encontra-se na fase pós-financiamento na plataforma de crowdfunding Kickstarter. Neste momento, está na fase de pré-produção, estimando-se a entrega para Outubro 2020. Contudo, a pandemia de Covid-19, deverá alterar a data prevista de entrega para final de 2020 ou início de 2021. É possivel ainda fazer pedidos de cópias directamente ao designer.

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

4. Black Friday

Schwarzer Freitag é um jogo de negociação de ações com uma bolha embutida para explodir. Os jogadores compram acções num mercado de acções em crescimento, mas ao mesmo tempo no jogo os preços caem. Os jogadores tentam descobrir o momento certo para vender as suas acções e comprar ouro e prata (estes são os pontos de vitória), antes que o mercado caia. As acções de todos os jogadores alteram a probabilidade do crahs. Quando eles começam a vender, a probabilidade de falhar aumenta. Se eles comprarem apenas acções, o crash ocorrerá depois. Para ganhar o jogo, precisas examinar de perto o que os outros fazem para estar em posição de vender a maior parte no momento certo e obter o máximo de dinheiro. Mas o preço da prata / ouro também aumentará, e também poderás ganhar comprando prata / ouro no início do jogo.

Link BGGBlack Friday
Onde comprar: De momento indisponível

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

5. 1830: Railways & Robber Barons

1830 é um dos mais famosos jogos de 18xx. Uma das coisas que alguns jogadores gostam sobre este jogo é que o jogo não tem elemento de 'sorte'. Ou seja, se os jogadores desejassem jogar dois jogos com os mesmos movimentos, o resultado seria o mesmo também. Este jogo usa a mecânica básica de Tresham em 1829 e adiciona vários novos elementos. Os jogadores buscam ganhar mais dinheiro comprando e vendendo acções de várias empresas de caminhos de ferro localizadas no mapa oriental dos Estados Unidos. O aspecto da manipulação de acções do jogo é amplamente considerado como um dos melhores. O tabuleiro em si é na verdade um sistema hexagonal bastante abstrato, com blocos de faixas colocados em cima dos hexágonos. Além disso, cada título 18xx adiciona elementos novos e diferentes ao jogo. Este jogo apresenta empresas ferroviárias privadas e um mercado de acções extremamente cruel e orientado para o 'barão ladrão'. Um jogo termina quando o banco fica sem dinheiro ou um jogador é forçado a declarar falência, e o jogador com as maiores quantidade de dinheiro ganha.

Link BGG 1830: Railways & Robber Barons
Onde comprar: De momento indisponível
Nota: O sistema 18xx é um dos mais complexos sistema económicos nos jogos de tabuleiro. Felizmente, é também dos mais acessíveis e com inúmeros amantes disponíveis para explorar ou ensinar o jogo. Para um melhor entendimento, recomendo estes 2 artigos no AbreoJogo:
10 Coisas a Saber Antes de Comprares: 18xx
18XX; ou Como Eu Deixei de Me Preocupar e Aprendi a Amar a A Bolsa Ferroviária - Uma Introdução

Até à próxima. Boas jogatanas.