5 Coisas que Devias Jogar em vez de Risco - Capítulo II

Retrato de BlakenDorf

CAPÍTULO II


Link BGG: Risk

Breve História do Risco

O Risco foi inventado pelo diretor de cinema francês Albert Lamorisse e lançado originalmente em 1957 como La Conquête du Monde (A conquista do mundo) na França. Foi comprado pela Parker Brothers e lançado em 1959, (com algumas modificações nas regras), como Risk: The Continental Game, depois como Risk: The Game of Global Domination.

Após a introdução, a primeira nova versão do Risk em quase 20 anos foi lançada em 1986. Chamada Castle Risk, apresentava um mapa representando castelos europeus do século XVIII em vez de um mapa do mundo. Foi uma decepção financeira. Passariam mais 15 anos antes que a empresa tentasse novamente. 

 

Em 1993, as regras de Secret Mission Risk, que era o padrão na Europa, foram adicionadas à edição dos Estados Unidos. Depois de uma edição limitada em 1999 na França, chamada Risk: Édition Napoléon, em comemoração aos 200 anos da era napoleônica (1799-1815), uma nova edição chamada Risk: 2210 AD foi publicada em 2001 pela divisão Avalon Hill da Hasbro. O jogo era de tema futurista, com territórios lunares, territórios oceânicos e unidades comandantes, e oferecia várias expansões. 

A partir de 2002, versões de risco com temas de franquias de media como Senhor dos Anéis, Guerra das Estrelas, Transformers e várias outras foram lançadas na maioria dos anos, às vezes até seis edições por ano. Uma edição de colecionador do clássico Risk, numa caixa de madeira, foi lançada em 2005 como parte da série Parker Brothers Vintage Game, distribuída pelas lojas Target.

 

Em 2008, a Winning Moves, uma licenciada da Hasbro, lançou o Risk 1959, uma reprodução da versão original da Parker Brothers com obras de arte originais, peças de madeira e regras reescritas. Muitas versões temáticas estão a ser publicadas, juntamente com novas versões temáticas a cada ano ou dois.

 

Risco é catalogado com um wargame ligeiro, adequado a ambiente familiar, onde a principal mecânica é a resolução de conflito através do role de dados. Contudo, a forma como é feito é um pouco antiquada, dedicando 3 dados ao defensor e apenas 2 ao atacante. As unidades para nada servem, a não ser colmatar um eventual azar nos dados. Há pouca mitigação na sorte dos dados e uma estratégia cuidadosamente planeada, pode ser destruida apenas pelo rolar dos dados. Em todas as versões, houve pouca evolução mecânica, havendo apenas lugar a pequenas incorporações de diferentes formas de jogar o jogo, sem, contudo, alterações evolutivas substanciais.

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

Alternativas

Os jogos abaixo são classificados também como wargames ligeiros e podem substituir (e melhorar) a experiência inicialmente pretendida pelo Risco.

1. Nexus Ops

Nexus Ops é um wargame de ficção científica leve-médio. O jogo possui um tabuleiro hexagonal que é configurado de forma diferente a cada jogo, bem como (na edição de Avalon Hill) miniaturas "fluorescentes" e muitos combates. Os jogadores controlam corporações futuristas concorrentes, que lutam entre si pelo controlo do Minério de Rubium da Lua. Ao vencer batalhas e cumprir missões secretas, o jogador pode obter pontos de vitória.
 

As unidades são compostas por várias raças alienígenas e têm estatísticas semelhantes às usadas na série Axis & Allies. O combate também é semelhante. Jogadores que perdem batalhas são compensados com as cartas de Energize, que concedem poderes especiais posteriormente. Os jogadores também podem obter cartas Energize controlando o Monolith, uma estrutura elevada no centro do tabuleiro. A primeira pessoa a atingir o número necessário de pontos de vitória vence o jogo.

Link BGG: Nexus Ops
Onde Comprar: Actualmente indisponível
«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

2. Conquest of Nerath

Conquest of Nerath é um jogo de conquista de tema de fantasia. 2-4 jogadores agrupam exércitos de soldados de infantaria, máquinas de cerco, monstros, navios de guerra, elementais e dragões para atacar seus oponentes. Os jogadores empregam heróis como cavaleiros e feiticeiros para liderar as suas tropas e explorar masmorras em busca de artefatos e tesouros mágicos para aumentar o seu poder em combate. Ganha o primeiro jogador que atingir o número de pontos estabelecidos no ínicio do jogo.

Link BGG: Conquest of Nerath
Onde comprar: JogarTabuleiro | Dungeon Marvels | Uplay.it
«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

3. Ikusa

Shogun / Samurai Swords / Ikusa é um jogo da série Milton Bradley Gamemaster original. Ele concentra-se na caótica sociedade feudal do Japão durante a Idade Média. Os jogadores jogam uma das várias facções que entram em guerra civil, tentando consolidar as suas fortalezas e derrotar os outros exércitos pelo direito de ser chamado Shogun, o governante supremo.
 

No jogo, os jogadores comandam forças nas ilhas do Japão feudal. As forças dos jogadores incluem forças provinciais e exércitos móveis comandados por daimyos. Em cada turno, os jogadores alocam os seus koku (dinheiro) em licitações e compras para a ronda. A ronda começa com a alocação da ordem do turno, que é determinada por licitação e, no caso de licitações empatadas, por acordo do jogador ou desempate aleatório. Em seguida, as outras licitações e pagamentos dos jogadores são contabilizados nas compras de castelos e fortalezas, elaboração de novas tropas e ronin e uma oferta pelo ninja solitário. Após a fase de licitações, os jogadores, por sua vez, planeiam e executam ataques contra territórios inimigos, com ataques resolvidos através de lançamentos de dados. Um jogador vence o jogo quando captura um certo número de territórios, seja por conquista directa ou derrotando o último diamyo de um oponente e assumindo as forças desse jogador.
 

O jogo foi originalmente publicado como Shogun e mais tarde foi alterado para Samurai Swords devido a um conflito de nome com o Shogun de James Clavell. Ikusa é a mais recente iteracção do jogo.

Link BGG: Ikusa
Onde comprar: Dungeon Marvels 
«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

4. History of the World

History of the World, é um jogo de conquista e astúcia para três a seis jogadores. Permite expandir o seu império ao comandar poderosos impérios no auge de seu poder, desde o início da civilização até o século XX. Cada jogo oferece uma experiência épica, à medida que grandes mentes trabalham em direcção a avanços tecnológicos, líderes ambiciosos inspiram seus cidadãos e calamidades imprevisíveis ocorrem enquanto os impérios aumentam e diminuem. O jogo tem também a particularidade de se poder jogar com Portugal ao longo da partida.Ganha o jogador que tiver mais ponto no final do jogo.
Link BGG: History of the World
Onde comprar: JogarTabuleiro | Gameplay | Dungeon Marvels | Uplay.it | Wayland Games
«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

5. Mare Nostrum: Empires

Mare Nostrum: Empires é um jogo de construção de impérios no qual 3-5 jogadores [ou 2-6 com a expansão 'Atlas') levam os seus impérios antigos individuais ao domínio do Mediterrâneo. Você cresce a fama e a glória do seu império expandindo a sua influência para novas Províncias, estendendo as suas Caravanas Comerciais, construindo Mercados e fundando novas Cidades e Templos. Você pode recrutar heróis e criar maravilhas para ajudar a sua causa. Mas cuidado com os seus "amigos", porque eles podem ver os seus ganhos com inveja e ganância.

Mais detalhadamente, escolhe-se um império para liderar, que começa com três Províncias. Podes liderar com César de Roma e suas poderosas legiões, ou com Péricles, o proeminente estadista e orador grego; com o grande legislador e curador da Babilónia, rei Hamurabi, ou com a rainha Cleópatra do Egito, cujos engenheiros lideraram o desenvolvimento do armazenamento de grãos e irrigação, ou ainda com Hannibal, líder dos cartagineses, que prosperavam no comércio. O Império pode crescer: Expandindo o seu comércio e criando maravilhas; Concentrando-se na cultura e construindo as grandes pirâmides; Desenvolver um exército forte e poderoso para ocupar as províncias de outros impérios; Exercer Liderança Política reivindicando os títulos de Líder Comercial, Líder Cultural e Líder Militar.
Link BGG: Mare Nostrum: Empires
Onde comprar: JogarTabuleiro | Dungeon Marvels | Uplay.it
«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

Boas jogatanas. Até à próxima.