Wake up call da Runadrake!

Retrato de Erínias Alecto

Wake Up Call da Runadrake

Ou o Balanço dos Quase 3 meses de Actividade da Runadrake's Colosseum Romae

Olá pessoal!

É quase Natal. Isso significa que é quase Ano Novo. Isso significa que nesta altura do ano muitos de nós começam a fazer um balanço do ano que está prestes a acabar. Quantos dos nossos objectivos foram atingidos? Será que nos realizámos em pleno? O que adiámos, e o que foi efectivamente feito? Mudámos? E para que e como mudámos?

Para nós, Runadrake's Colosseum Romae, este ano foi um ano de novidades, de surpresas; um ano de intenso trabalho, mas também de intensa satisfação; de algumas agruras, mas de muitas mais alegrias!

A nossa loja está aberta há quase 3 meses; impõe-se que façamos uma retrospectiva destes 3 meses.

Contrariamente a todos os nossos receios (felizmente!), a loja abriu religiosamente as portas no dia 1 de Setembro de 2006, às 18 horas. Fomos honrados com a presença de muitos boardgamers nesse dia. Foi um dia de intensa realização para nós, e acreditamos também que para muitos dos nossos clientes. Muitas expectativas. A esperança andava no ar: será que a tendência do nosso mundo do hobby iria mudar? Com o fecho de tantas lojas durante o período de Verão, e algumas tantas alterações noutras, alguns de nós chegaram mesmo a pressentir um fim abrupto para este Universo, pelo menos em Lisboa.  O fim de sítios para jogar, o fim de uma loja onde pudessemos encontrar produtos de acordo com as nossas expectativas, o fim da camaradagem, o fim de belíssimos fins-de-semana passados na mais pura galhofa, sem medo de dizer graçolas, disparates, ou até sacar de um amuo ou outro quando as coisas não corriam tão bem quanto se queria...  Tudo isto, salvo honrosas excepções! Havia ainda algumas lojas a funcionar, algumas fora de mão, outras sem muitas infraestruturas, algumas mesmo assim muito boas. Mas havia sobretudo a noção que para o hobby se manter vivo, só bastava vontade para os jogadores se unirem e encontrarem alternativas, nem que fosse na própria casa, custasse o que custasse.As coisas poderiam sempre ser mandadas vir por Internet (até era mais barato), ou pelas lojas que se mantinham vivas.

Mas... Mesmo assim... Faltava ali qualquer coisa...

Um belo dia, duas criaturas viram um mercado quase a agonizar e decidiram tomar acções concretas. Foram à procura de espaço onde pudessem criar uma área de jogo razoável. Encontraram esse espaço, ao fim de muito procurar. Abriram o espaço em 3 semanas, para poder albergar o 1º Encontro de Boardgamers de Lisboa, conforme prometido ao Sr. Ricardo Madeira. Uma das criaturas já era useira e vezeira neste mundo, permanecendo nele, contra todas as expectativas, por quase 20 anos, e tendo tido já uma loja, tem consciência que os primeiros três a seis meses de existência de uma loja são os mais importantes para confirmar a viabilidade do projecto! A outra criatura, sem experiência nenhuma, tinha vontade de mudar as coisas, e um ímpeto que a levava a realizar as coisas mais impensáveis! E assim estas duas criaturas lançaram-se na louca aventura, que vocês já conhecem :)

Agora a nossa pergunta, o que correu mal aqui entretanto?

Passados 3 meses, damos por nós a fazer contas à vida, damos por nós a mexer na água dum lago onde só vemos o nosso próprio reflexo com um pauzinho. Infelizmente a água só se move em círculos, e só vemos ao longe imagens distorcidas daquil que deveria ser a realidade.

Chamem-nos inocentes, chamem-nos gulosos, chamem-nos loucos por nos expormos assim. Isto vai ser um choque para muitos de vós. A loja não está a correr bem. Durante os últimos 3 meses,  tivemos uma enorme afluência de jogadores, a quem desde já agradecemos e acarinhamos, pois muitos deles tornaram-se nossos amigos.

Mas afluência não significa facturação...

Meus caros, há que ter a coragem de sermos sinceros e pioneiros no que fazemos. Damos o corpo às balas nesta ocasião, mas somos os primeiros em Portugal a vir publicamente dizer o seguinte: por muito que nós gostemos disto, ISTO É UM NEGÓCIO! É SUPOSTO HAVER FACTURAÇÃO POR TERMOS UM ESPAÇO ABERTO! Nem eu, nem o Phillip estamos na loja só porque este é também o nosso hobby. Fazêmo-lo, não só, mas também, porque precisamos de trabalhar para viver, é triste, mas é verdade!

Chocados? Ainda bem.

Passo a explicar: eu sei que isto é duro de ouvir, sei que parece ridículo o que estamos a fazer, mas pensem bem. Nós temos um espaço aberto, temos uma renda para pagar, temos água, luz, netcabo, etc. Temos também que viver disto. Ao mesmo tempo, queremos servir os jogadores, queremos proporcionar-lhes infraestruturas onde possam jogar, queremos que tenham um local para se divertir, queremos que isto resulte tanto como os clientes querem, ou talvez mais ainda! Mas também queremos nós próprios ter condições para vos oferecer isto!

Mas percebam isto, não há espaço de jogo que se aguente se TODOS OS JOGADORES NÃO CONTRIBUÍREM UM POUCO PARA MANTER UMA LOJA VIVA! Nós adorávamos ser ricos e estar a injectar permanentemente dinheiro para isto sobreviver! Mas infelizmente isto não acontece, e foi o erro de muitas pessoas, este raciocínio.

Ora, quando se ouve que "vamos buscar produto à Net porque sim", sem sequer perguntarem os nossos preços e verem onde compensa mais, a malta desmotiva! Quando se passam 12 horas a jogar no espaço sem se consumir nada, a malta desmotiva! Quando se come dentro da loja chocolates comprados no ACS, a malta desmotiva! A malta desmotiva quando a loja é aguentada pelas compras de X ou Y, por sinal, sempre os mesmos!

A malta quer mesmo mudar as coisas e fazer com que isto resulte!

Por isso, solicitamos a todos vocês que contribuam com aquilo que acham que podem contribuir, nem que seja organizar Torneios, eventos, dar apoio à loja em si, whatever, pretty much everything goes!

Caso contrário, lamentamos, mas as nossas portas têm de fechar.

Nós temos vindo a pensar nalgumas sugestões/ opções, mas precisamos de saber o que afinal vocês querem MESMO fazer, e o que necessitam de nós!

1) Sugerimos que os jogadores se auto organizem! Criem, pensem, inovem! Sugiram coisas, que nós estaremos cá incondicionalmente para vos apoiar.

2) O horário vai ser encurtado temporariamente das 17:00 às 24:00 nos dias de semana, e mantém-se das 14:00 às 24:00 aos Sábados e Feriados; vésperas de Feriados e Domingos, das 14:00 às 20:00. Isto porque se tem verificado fraca afluência antes das 17:00.

3) Gostaríamos de saber que títulos/ artigos queriam ver à venda na loja.

4) Gostaríamos de vos ouvir a vocês, as vossas opiniões, críticas, sugestões, tudo que tiverem para dizer!

E o que sugerem vocês????

Daqui a 3 meses voltaremos a fazer um balanço da situação. Entretanto, podem contar que o espaço se manterá aberto durante esse espaço de tempo.

À laia de conclusão, só queremos dizer o seguinte: ajuda não significa gastar 100€ todos os dias na loja, nem estar sempre a comprar coisas e a consumir! Ajuda é também contribuir para organizar eventos, ajuda é ter vontade de manter o hobby vivo, ajuda é, enfim, a união e a harmonia entre todos, e a força de vontade para realizar um trabalho comum, e lutar por ele!

E ajuda é ter vontade de mudar o estado de coisas...

The Winds of Change are Blowing...

Obrigado/ a pela vossa compreensão,

 

Regina Fernandes & Phillip Moringer

Runadrake's Colosseum Romae

Travessa Henrique Cardoso, n.º 71-B

1700-227 Lisboa

runadrake@netcabo.pt

 

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

1) Quanto a este ponto eu e

1) Quanto a este ponto eu e o jrmariano andamos a preparar para começar a fazer demonstrações de RPGs mensais na vossa loja, espero que sirva para atrair mais pessoal;

3) Não é nada que já não tenha chateado o Phillip, mas gostava de ver jogos da IndiePressRevoluntion, eu gosto da maior parte dos jogos que editam não sei é se há mais interessados nesse mercado.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

E que tal fazer-se em breve

E que tal fazer-se em breve algo semelhante ao WW D&D Day??

Que dizem? :)

Assustador!... mas bom!

Sim, boa ideia! Aconselho que se incluia a hipótese de fazer demos/correr história de WoD antigo para atrair os fãs da versão anterior. E investir numa boa história comum de NWoD claro para vender livros!

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim
Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos movermos, pelos mundos do RPG

Claro que falou-se no

Claro que falou-se no formato de D&D Day por ter sido o 1º, mas pode ser aplicado a outros mundos/ livros/ aventuras! Logicamente! Começou-se por aquilo que o público se calhar mais conhece, mas podemos sempre atrever-nos a fazer outras coisas! 

Quanto ao que disseste, é viável! Tem só que haver gente disponível para tal!

Sugiram dias! Eu estou já em vias de arranjar um mega-calendário para sair tudo estruturado! :)

 

Sim, um calendário!

Eu já estou há bastante tempo à espera que seja dado um bom uso a aquele quadro de cortiça à entrada. Laughing

Entre os diversos factores que me impedem de gastar mais dinheiro na loja, encontra-se com a falta de haver gente com quem jogá-lo depois. Se souber que regularmente há gente com quem possa partilhar um determinado jogo (por exemplo, um CCG), mais disposto estou em investir nele, e mais rentabiliza o meu investimento. (E mais provável é eu meter-me noutro a seguir). Nem todos gostam das mesmas coisas...

Era preferível que fosse alterando periodicamente para não me negar constantemente os eventos que calham naquele dia da semana em que nunca posso. 

Mas também é verdade, como foi dito, que é preciso molhar primeiro os pés, e tomar conhecimento do mundo dos jogos. É muito maior e mais variado do que eu pensava antes. Eu ainda estou a começar a conhecer o que tem para oferecer. Não tenho dinheiro para saltar e comprar logo o primeiro que me aparece à frente, e depois descobrir que não me adapto bem, tem uma duração de vida muito curta, ninguém gosta de jogar, etc..

Os RPGs, por exemplo, beneficiariam do tal guia que foi também mencionado. Há tantos por onde escolher, que era melhor definirem uma tabela taxinómica deles, e afixarem-na ou disponibilizarem-na de alguma forma. (Até era bom de colocar aqui neste site).

Que tipo de RPG é para si:

  1. Qual o ambiente?
    • Fantástico: Salte para 2
    • Realístico: Salte para 3
  2. Qual o setting?
    • Pré-medieval: Salte para 5
    • Medieval: Salte para 6
    • Renascentista: Salte para 7
    • Pré-industrial: Salte para 8
    • Moderno: Salte para 9

Depois de umas 5 ou 6 questões (só com dados de 6 lados, com DM, tipo de jogo), fica-se com uma lista de jogos que, mesmo que não seja o ideal, se fica com algo que pode ser ao lado. E com a experiência, afina-se um pouco mais a busca pelo tal jogo que se quer jogar.  Basta ver outra demo (que deve ter a data afixada no tal calendário).

Outra possibilidade seria material em segunda mão? Não sei se há interesse nisso... Compram em crédito da loja e vendem mais barato. Undecided

Eu e o jrmariano sugerimos

Eu e o jrmariano sugerimos as seguintes datas/jogos/GMs para correr demos aos sábados na Runadrake, antes de o submeter ao escrutínio público gostava de saber se vocês (loja) concordam/discordam/alguma coisa sobre isto.

Mês/Dia Jogo GM
Janeiro/? Weapons Of The Gods Dwarin
Fev-24 Exalted 2nd Ed RedPissLegion
Mar-31 Novo WoD JRMariano
Abr-28 Spirit Of The Century RedPissLegion
Mai-26 Vampire: The Requiem JRMariano
Jun-30 D&D RedPissLegion
Jul-29 Unknown Armies JRMariano
Ago-26 Don't Rest Your Head RedPissLegion
Set-30 With Great Power JRMariano
Out-28 The Shadow of Yesterday RedPissLegion
Nov-25 Prince Valiant JRMariano
Dez-30 Dogs in the Vineyard RedPissLegion

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Da minha parte a Runedrake

Da minha parte a Runedrake é o lar da minha sessao semanal, compras consumir serao compradas lá, mas sugiro que para alem de doces e bebidas algo mais substancial, sandes por ex e afins, claro que para isso sei que é necessario outro tipo de infra estruturas.
Quanto a demos de RPG, i´m on it, quer dizer, demos de D&D...
Mas pronto, melhor que nada nao é?
Noites de semana ou a partir do final de tarde de domingo contem cmg.
DE resto vou fazendo pub claro. :)

Noites de Quinta-Feira, que

Noites de Quinta-Feira, que tal???

Tinhas que acertar num dos

Tinhas que acertar num dos dois dias em que nao posso, 5ª e 6ª nao posso, de restom i´m open... ou seja segundo os horarios da loja, noite de sabado, dia de domingo e 4ª

LOL eu sou assim :| Bem,

LOL eu sou assim :|

Bem, então, eu sugeria mesmo o Domingo!

Talvez fosse boa ideia avisar das demos com pelo menos com 15 dias de antecedência, de modo que elas fossem inclusive calendarizadas aqui e noutros sites, de modo a que o máximo de pessoas pudesse comparecer!

:) Digam quando querem começar então a fazer isto! 

Tenho muita pena que a

Tenho muita pena que a runadrake esteja nessa situação, mas tenho de discordar em algumas coisas.
Bem sei que uma loja deste tipo é dificil de dar lucro, pelo menos o suficiente para se manter, mas quando dizes "Por isso, solicitamos a todos vocês que contribuam com aquilo que acham que podem contribuir, nem que seja organizar Torneios, eventos, dar apoio à loja em si, whatever, pretty much everything goes!" estás a ir, na minha opinião, pelo caminho errado. Julgo que o mais acertado é vocês organizarem esses eventos.
Aproveitem o encontro de Boardgamers esta sexta para divulgarem o torneio de Ticket to Ride. Se o fizerem vão ver que a afluência ao torneio vai ser maior que aquela que existiu no Porto Rico.
Por outro lado podiam também apostar em comes e bebes. Reparem, uma pessoa sai do trabalho para jogar e tem alguma fome. Se tiverem algo para comer, concerteza que os clientes não vão deslocar-se ao supermercado comprar chocolates. E beber uma cerveja sabe sempre bem.
Nos encontros estão 20 e tal pessoal famintas que precisam de petiscar qualquer coisa e, garanto-vos, que nenhum dos 20 quer sair da loja para comer, prefere continuar lá.
E já agora que tal terem voces próprios um site na net onde vendam jogos e divulguem os eventos? Estão a perder mercado para a concorrência sem necessidade.
Amigos meus que aí foram para verem jogos e possivelmente comprá-los queixavam-se que encontraram a porta fechada. Não seria mais fácil terem sempre a porta aberta para as pessoas entrarem?
Acho que o mais acertado é serem vocês a terem as iniciativas e não esperarem que sejam os clientes a fazerem-no. Reparem que a afluência de jogadores é cada vez maior e isso deve-se à divulgação que se tem feito da loja tanto no meu blog como também no site do Ricardo. Temos chamado amigos e conhecidos para visitarem o espaço e isso implica potenciais clientes para vocês. Aproveitem-nos, falem com eles, convidem-nos a participar em torneios e em festins.
O que depender de mim farei os possíveis para chamar cada vez mais malta, gosto imenso de jogar com o pessoal que aparece aí e gostava de o fazer por muito mais tempo.
Força!

Tenho de te dizer, tens

Tenho de te dizer, tens toda a razão em certas coisas que apontaste, e agradecemos o teu trabalho no sentido de nos apoiares das formas que indicaste.

Mas há coisas das quais discordamos...

Ok, é um facto que o site está um pouco falho, sem dúvida, mas quando a mão-de-obra é pouca (vulgo, 2 badamecos), nem trabalhando 24X7...

E é por isso que convidámos os jogadores a participar mais em certas decisões, precisamente por termos consciência de que não conseguimos fazer tudo! Além disso, vou dar um exemplo que sustenta a nossa teoria.

Já organizámos uns quantos eventos, devidamente publicitados, estruturados e anunciados com tempo suficiente para haver adesão, aos quais vieram... 4 pessoas!

Por isso, se calhar não transmitimos a informação com a maior clareza, mas por detrás das nossas palavras está exactamente o que me parece que disseste, que é fazer um esforço conjunto para as coisas andarem! Isto é que é o essencial da nossa mensagem! É a cooperação entre todos nós! Porque repara, em úlltima instância somos sempre nós que efectivamente temos de organizar as coisas, mas... podemos sempre fazê-las resultar melhor se tivermos a vossa ajuda!

Quanto aos comes e bebes a questão é bem mais delicada e obedece a regras de outra ordem, e posso dizer que neste momento a questão é incontornável, com muita pena nossa, e acredito que de muita gente também. Isto tem de ser com calma... Com muita calma...

Mas tenho de te dar razão, era uma excelente ideia que queríamos ter posto em prática desde sempre, mas neste caso específico, não foi mesmo possível (acredita, bem tentámos...).

Mas temos sempre à venda chocolatinhos! Estão numa prateleira à entrada!

Quanto a bebidas alcoólicas, não é provável isso acontecer, pois temos algumas crianças a frequentar a loja; mas teria de ser debatido e visto quando as nossas infraestruturas assim o permitissem.

Quanto à porta fechada, há vários motivos pelos quais isso acontece. Em 1º lugar há uma espécie de associação ao nosso lado (essa sim, tem muito, muito álcool para oferecer...), e já tivemos várias criaturas a entrar-nos porta adentro um bocadito embriagadas... Decidimos fechar a porta por questões de segurança. Em 2º lugar, a loja tem ar condicionado (que já está a funcionar) e mesmo que não o tenhamos utilizado desde sempre, queríamos habituar os clientes a esse factor. Em 3º lugar, há o Thor, que tem uma curiosidade insaciável pelo mundo lá fora...

Quando for assim, pedimos para avisarem os vossos amigos/ conhecidos, o que for, para tocarem à campaínha, visto que a loja funciona mesmo à porta fechada. É que lá por a porta estar fechada não quer dizer que a loja  também esteja...

Além disso há sempre o número do Phillip afixado caso não estejamos lá!

Já agora, de produtos alimentares selados (tipo chocolates, batatas fritas, essas coisas), o que gostavam de ver lá à venda? Coiratos embalados are not an option :O

Agradecemos imenso as tuas sugestões, e vamos pensar seriamente no que disseste!

Obrigado/ a,

Regina Fernandes & Phillip Moringer

Runadrake's Colosseum Romae

Mais ideias

Pronto, não sabia que havia alguma dificuldade em conseguirem os comes e os bebes. Mas acredito que, com esse negócio, conseguiriam-se aguentar muito melhor. Um bar que servisse para ir beber um copo enquanto se jogava a um jogo era uma ideia perfeita.
Bem quanto a mim, julgo que uns donuts, bolicaus e coisas doces para beber com um sumol ou um pacote de leite com chocolate não ficavam mal vistos no meu bucho. Até serviriam para adocicar as bocas dos derrotados. Por outro lado podiam, em dias de encontros mensais, preparar e embalar umas sandwichs de atum ou de frango para o pessoal ir comendo noite afora. Tenho cá a sensação que não sobrava nenhuma. O único problema é o trabalho que dá a fazer as pastas e a embalar as sandes, mas acho que poderia ser mais uma fonte de receita.
Não se esqueçam dos gelados!

Outra ideia que poderiam desenvolver era tentar convencer os boardgamers a experimentar os RPG’s e vice versa. Deste modo poderiam dobrar as visitas à loja, aparecendo os clientes nos encontros de jogos de tabuleiro e de RPG’s. Isso implicaria mais donuts vendidos.
Ao mesmo tempo poderiam também chamar os wargamers à loja. Sei que é difícil porque essa malta movimenta-se em espaços próprios, mas podiam tentar.

As universidades são bons pontos para angariar clientes. Quando estava na faculdade de letras a Devir fez lá uma demonstração de jogos de tabuleiro e havia, durante essa semana, sempre malta a jogar. Não era muita, mas a suficiente para encher duas mesas.
Podiam fixar um cartaz em algumas faculdades de Lisboa a dar conhecimento do vosso espaço. Os alunos do Técnico são perfeitos porque adoram esse tipo de coisas.
Apostem nas Universidades. Os vossos clientes estão lá! Tentem com as associações de estudantes reservar uma sala para fazerem demonstrações de jogos etc.

Dou também a ideia de organizarem um torneio de Formula Dé. Toda a gente fala nisso. Se tiverem para aí 16 pistas, implicaria 16 idas à loja de jogadores. Logo...

Ideias e boa vontade não faltam, falavam em 3 meses, como não têm nada a perder, arrisquem. Comecem já com o torneio de Ticket. Ou então alterem a data para poderem divulgar o evento nas faculdades e sítios tais com a devida antecedência.
Força!

És da Faculdade de

És da Faculdade de Letras????

Eu também!!!!! :D

Que saudades daquele Pavilhão Novo a cair de podre...

Enfim, acredito que na FLUL se conseguisse até criar um Núcleo, porque se já lá andaste, sabes a pasmaceira que aquilo é durante os furos de 8 horas... :|

Consequentemente,  sensibilizar/ atrair o pessoal das Faculdades, sim, é uma excelente ideia!

Eu ando curiosa com o Formula Dé... Posso pedir o favor que alguém traga da próxima vez que houver um encontro, olha, assim como amanhã???????????

A ideia do torneio de Formula DÉ parece estar a ganhar cada vez mais adeptos... Temos que estudar esta possibilidade com urgência, de preferência já em Dezembro ou nas proximidades.

Quanto aos Wargarmers, estou às escuras nesse assunto... Alguém tem ideia de como entrar em contacto com eles/ atraí-los à loja?

Eu estava a pensar... Tive uma visão... BOLO DE CHOCOLATE COM COBERTURA DE BRIGADEIRO (caseiro).... Anyone?....

Apareces amanhã na loja, Hugo? ;)

boa!

É esse o espírito. Vais ver que não vai sobrar nenhuma fatia desse bolo. Tem uma coisa sempre presente na cabeça, o pessoal quando chega aí tem muita FOME!!!! Aproveita isso. Tenho quase a certeza que podem lucrar mais nisso que na venda de jogos.

Quanto ao Formula Dê, eu e o Manuel Pombeiro temos o jogo. Eu amanhã, provavelmente não vou aparecer porque tenho de trabalhar no Sábado, mas o Manuel pode levar. Aliás ele adora o jogo.

Quanto aos Wargames, fala com o Manuel Pombeiro (firepigeon) que é a referência nacional nesse sector. Chamar os Wargamers é uma boa ideia mas terás de investir. Repara que essa gente gosta de acessórios. Se conseguirem ter casas destruídas, pontes, pedras, etc e conseguirem ter um bom campo de batalha para esses malucos fazerem as suas guerras, podem crer que não vos largam a porta.

Por outro lado, e isso pode parecer estúpido, acho q vocês vendem as bebidas muito baratas. Repara, uma água de 50cl por 30 centimos é como ir ao Lidl comprá-la. Pensem que a venda de sumos e comida pode ser a principal fonte de receita num dia de encontro.

Por outro lado, tirando talvez a faculdade de direito, podiam combinar com as associações de estudantes para fazerem demonstrações de jogos (Catan, Ticket ou Porto Rico) numa sala. Isso é uma boa forma de se promoverem.
Mesmo as escolas secundárias são uma boa fonte de clientes.

O teu curso era qual?

Quanto ao bolo não prometo

Quanto ao bolo não prometo nada... ;)

Eu era de Inglês/ Alemão!!

Quanto aos acessórios para Wargames, isso não será um problema... ;)

sugestões

Já falei sobre algumas destas sugestões, mas escrevo-as para ver se inspiro outras pessoas:

- Colocar o site da loja online

- Colocar uma especie de calendario na loja ou aqui no abreojogo, para as pessoas marcarem a sua disponibilidade durante cada semana. Quando existir um slot de duas horas com pelo menos quatro pessoas, podem combinar o jogo que querem jogar.

- Além da lista de preços ao lado dos jogos, cada jogo ter uma folha de screenshots para o pessoal poder ver o aspecto/tamanho do jogo. Alguns jogos abrem o apetite só de olhar para eles. Resumo mega-rápido das regras também deve ajudar a entrar mais facilmente, sendo menos confuso. Não me importo de fazer isto...

- Cartazes grandes para colocar nas universidades de engenharia (pelo menos), anunciando torneios/encontros com as "regras" da casa (não precisas de jogos, só precisas de vontade) e alguns screenshots para as pessoas saberem que existe mais do que o monopolio e o uno.

- Demonstrações em locais abertos, de alguns jogos seleccionados... quando os curiosos se aproximam, o passo mais dificil já foi dado....

- Umas folhas de publicidade à runadrake dentro de todos os jogos vendidos (não sei se é possível) e talvez também as regras em portugues....

- Ter uma lista preparada, dividida por mecanicas/temas/dificuldade/interacção para que as pessoas (mesmo não percebendo nada do assunto) consigam facilmente escolher um primeiro jogo que aponte para as suas necessidades/gostos

 

Olá! Tivemos uma sugestão

Olá!

Tivemos uma sugestão de afixar um mega quadro de cortiça para anúncios, grupo procura-se para, mulher a dias leva 20 euros à hora... Esse tipo de situações!

Aqui também seriam afixados os torneios a realizar nos próximos meses ou semanas; e também whislists de jogos!

O que acham??

quadro

O anuncio da mulher a dia (e afins) acho totalmente dispensável ;-)

Acho que o problema não é as pessoas que já vão à loja. O problema é quem não conhece a loja, enquanto que o Corte Ingles apesar de ser mais caro, toda a gente conhece..... 

E como podemos ultrapassar

E como podemos ultrapassar isso? Alguém tem ideias?

 Eu vou começar a distribuição de handouts em sítios estratégicos...

jogos

Já agora esqueci-me de dar as sugestões de alguns jogos: modern art, el grande, bang!, tsuro, khet laser game, darts war, amun-re, coloretto, hermagor, ra, china, san marcos, medina, ...

Se voces conseguissem encomendar apenas um ou dois jogos, seria o ideal para poderem ter uma selecção ainda maior de jogos. Com as listas que referi anteriormente, os novatos saberiam da magnitude deste hobby, e mesmo que não tivessem uma boa experiencia com o primeiro jogo, saberiam que ainda havia muito por onde escolher....

Temos o Tsuro em stock neste

Temos o Tsuro em stock neste momento! :)

Minha sugestão

Já houve aqui malta a falar em meter o site da loja online; até isso acontecer, que tal falar com o Ricardo a ver se ele deixa abrir um cantinho no Abre o Jogo só para a Runadrake?

Toda a gente ganhava com isto: vocês tinham o site, onde poderiam expor a vossa loja da maneira como quisessem (não faço ideia se o Drupal permite ecommerce ou não...), e o site ganhava porque sempre ia chamando malta nova para cá.

Os meus 2 cêntimos. :)

--~~--

Alguém muito sábio disse uma vez: "So, Trebek, we meet again! The game's afoot!"

A escrever: down*town, tech-noir rpg
Proto Agonístes um rpg de auto-descoberta, de um personagem e vários jogador

Bom, o Phillip é um óptimo

Bom, o Phillip é um óptimo amigo mas quero manter o abreojogo.com independente de interesses comerciais. Ou melhor, não independente "independente" porque estamos cá para ajudar o hobby e para isso é preciso ajudar em tudo o que for possível as lojas a fazerem negócio e a sobreviverem; sem lojas, não há sítios para os novatos descobrirem/aprenderem/conhecerem estes jogos "esquisitos", e nós não temos sítios à disposição para comprar jogos novos na hora e nos reunirmos para os jogarmos ou organizarmos eventos de divulgação/jogatana.

Portanto o que eu quero realmente dizer é que não quero dar previlégios especiais neste site a uma loja sobre a outra; quero que todas se sintam bem-vindas cá e ajudá-las a todas por igual. Já temos um fórum para as lojas usarem para divulgação dos seus produtos, e o próximo passo é dedicar uma pequena área no layout das páginas (sem entupir os nossos visitantes com publicidade dispensável, claro) para que cada loja possa anunciar uma ou duas promoções ou novidades em destaque. Não parece difícil de fazer... só me falta é mesmo tempo para implementar.

Mas não te preocupes, Rui. O Phillip tem a sua própria loja online há já muitos meses e não precisa do abreojogo.com para ter uma; simplesmente com o abrir do espaço físico e o tempo que lhe rouba o seu segundo negócio (que na verdade é o primeiro) de distribuição de jogos, ainda não a tem preenchida com os seus produtos. Mas acho que é a sua prioridade máxima neste momento, portanto mais dia menos dia havemos de ver novidades desse lado.

Penso que tocaram num

Penso que tocaram num dos pontos mais delicados desta situação, que é  o facto de o nosso site não funcionar a 100%.

Confirma-se a existência da nossa loja online, que está neste momento a ser trabalhada no sentido de profissionalizar um pouco a imagem e os conteúdos!

É como já disse, dois badamecos só a trabalhar é no que dá :D

Mas é um facto que sites como o abreojogo devem tentar ser sempre imparciais; era injusto e incorrecto para as outras lojas se não o fossem!

Além disso, é sempre bom haver locais próprios nos sites onde as lojas possam postar as suas novidades/ promoções, mas, como alguns de nós diriam, tudo com parcimónia... :) 

Muito, muito obrigado/ a da nossa parte, Ricardo, e também obrigado ao Rui!

Sandes!!!

Epá, já alguém falou em vender sandes e é uma ideia excelente (mesmo não sendo isso que vai dar facturação para manter a loja aberta, LOL). Já ando farto das telepizzas, e uma (ou duas!)sandes comem-se mais depressa, não demoram tempo para serem encomendas e levantadas, não ocupam espaço, e sobretudo não pingam gordura / queijo derretido por todos os lados.

Deve haver daquelas sandes pré-embaladas para comprar nalgum lado... ou então podem ir ao minúsculo café que fica mais ao fundo da rua, em frente ao supermercado, que a dona daquilo faz lá umas sandes de atum, frango e mistas a preços do outro mundo (1 Euro e trocos). Combinavam com ela comprar-lhe X sandes nos dias tal, e pimba, vendiam ao pessoal.

Eu costumo ir lá lanchar antes de ir para a loja, e é muito bom. Também iria lá comer uma sandes de franguinho para o jantar se aquilo já não estivesse fechado há muito a essa hora.

Já para sem falar no Thor

Já para sem falar no Thor a tentar roubar as Pizzas ao pessoal... :|

Vamos ver o que é possível fazer em relação a este caso. Pena esse café fechar tão cedo...

well se precisarem alguem tb

well se precisarem alguem tb para demos de Eve CCG como é novo e tal tou disponivel se preciso =)

---- Latest News ----

It lives!

Thank you! Quando é que

Thank you!

Quando é que tens disponibilidade?

Nós queremos reservar as Quintas à noite para EVE!!!

Dêem uma vista de olhos em:

http://www.eve-ccg.com/component/option,com_joomlaboard/Itemid,35/func,showcat/catid,7/

 ;)

quintas a noite posso ..

quintas a noite posso .. mas nao posso a tarde toda nem a noite toda

posso das 16.30 ate ás 20.15 :\ pelo menos neste semestre que é o furo que tenho ás quintas lolol :p 

---- Latest News ----

It lives!

Agora que o meu nome veio à

Agora que o meu nome veio à baila, convem mandar para aqui uns bitaites:

- não sou referencia nenhuma do wargaming nacional, nesse campo existem uns cromos que me batem aos pontos sempre que me defronto com eles LOL, acontece é que vocês conhecem poucos e vice-versa

- para a loja atrair wargamers precisa de ter um espaço onde os mesmos pratiquem a sua arte, o que implica uma mesa de jogo própria, mais exactamente uma mesa com as dimensões 'oficiais' de 1,20 x 1,80 com cenários multifacetados que permitam jogos de miniaturas variando a escala dos 15 ao 28 mm

- também necessita de artigos para vender aos mesmos, ou seja uma selecção avantajada de material da GamesWorkshop, Privateer, Battlefront, you name it!! Esta questão é terrivel pois o dinheiro que tem de se enterrar em stock que pode nunca chegar a ser vendido é gigantesco, não chega só as encomendas on-demand

- como já o disse uma loja é um negócio, não é uma instituição de caridade, não existe para passar cheques mas sim para os receber

- as comunidades não podem existir na dependencia das lojas, tal como o já disse, hoje é a Runedrake, amanhã é a ABC e depois a XPTO. É um facto deste hobby (e doutros) em Portugal

- as lojas têm de dinamizar e apoiar os grupos de jogadores, sejam RPG's, Boardgames, CCG's, Wargames, etc, seja o que for. Não podem é colocar-se na posição de coitadinhos de nós que estamos aqui e não nos vêm cá comprar nada!! Se isso desse dinheiro como o catano ofereciam-me dinheiro cada vez q lá entrasse? Claro que não!!

- a localização em si é determinante neste tipo de hobby. Ou a comunidade que suporta a loja é tão grande que a mesma subsiste sem necessidade de estar exposta em local predominante ao grande público, ou então precisa mesmo é de estar num sitio em que o público em geral leve com ela de chapa de forma a vender a quem entra por curiosidade e compra sem sequer saber bem o que está a levar

- uma falha gravissima é a questão dos preços não estarem colocados de forma visivel!!! Se há coisa que me irrita profundamente é ter que andar a perguntar qt é q custa isto ou aquilo

- porque não atribuir um cartão de desconto aos clientes habituais? Nem que seja 2%!!!

- quanto a promoverem os eventos não vi nada que sitios como o forum da netsurf ou o setti !! Senão fosse eu a colocar por lá....

- os comes e bebes têm de ter atenção a essa questão (Inspecção da Actividades Económica, ring a bell?). Mas as empresas de maquinetas de comes e bebes são sempre uma opção!

- o apoiarem eventos, é essencial, mas tb é essencial que os jogadores os queiram organizar independentemente das lojas (sim ando a distribuir castanhas à esquerda e á direita!!! Levam todos!! LOL)

- arranjem um quadro branco para os jogadores colocarem as datas em que estão disponiveis ou que procuram ppl para jogar o jogo A ou B, foi assim que há muitos anos atrás entrei neste submundo!!

- acho bem que o abreojogo não se prenda a uma loja!!! Seria totalmente incorrecto!!

- facto que nunca se pode esquecer é que qt a preços, felizmente já não vivemos no tempo do outro senhor que para endireitar a economia nacional fechou a porta às transacções com o resto do Mundo. A net existe, é uma forma fácil e muitas vezes mais barata de comprar do que numa loja em território nacional!!! Tenho comprado pechinchas na eBay e no BGG que até metem medo!! Tento primeiro comparar com os preços praticados por cá antes de comprar na Net. O mais barato por norma vence!! De vez em quando tenho uma descaida e compro numa loja nacional!!!

- O Formula De vou levá-lo amanhã :-)

- espero que alguém leve o Twilight Imperium!!! LOL

- pra rematar acho que 3 meses é muito pouco tempo para um projecto desta envergadura decidir que está condenado. Se estavam à espera de em 3 meses terem o ROI efectuado penso que foram ingénuos!! Na minha forma de pensar este é um daqueles tipos de projectos que ROI só se deve contar com ele a 5 anos ou mais.

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Últimas jogatinas:

Negating the unforeseeable is utterly unrealistic, and scrambling to deal with problems is indeed a game skill.

Ai eu ai eu... Ok tenho 18

Ai eu ai eu...

Ok tenho 18 tópicos para comentar :) e agradeço-te muitos deles, pois tens toda a razão no que dizes.

1) Este não posso comentar como é lógico LOL, não tenho conhecimento de causa infelizmente :(

2) Assino e subscrevo na totalidade. Vamos tratar disso com a maior brevidade.

3) Vamos com calma, é como dizes, é um investimento pesado, e tem de ser feito aos poucos. Para já, podem sempre utilizar o sistema de Standing Order.

4) "(...)como já o disse uma loja é um negócio, não é uma instituição de caridade, não existe para passar cheques mas sim para os receber." - LOL é um facto, mas podemos sempre canalizar parte destes cheques para proporcionar boas condições aos jogadores! Ou não é assim?...

5) Tens toda a razão no que dizes e eu salientei esse facto, e acho bem que as comunidades se auto-organizem sem o nosso apoio (como eu tentei explicar).

6) "(...)Não podem é colocar-se na posição de coitadinhos de nós que estamos aqui e não nos vêm cá comprar nada!! Se isso desse dinheiro como o catano ofereciam-me dinheiro cada vez q lá entrasse? Claro que não!!(...)". Vamos lá a ver. Este comentário era escusado da tua parte. Como te disse, queixar é falta de profissionalismo, e coitadinnho é c*rno!  Ninguém se está aqui a chorar! Não acredito nisso! Eu não estou aqui chorar porque me dói a unha do pé grande! NÃO LOL! Só tentei chamar a atenção que o estado de coisas neste momento é este, e pedi sugestões para o que podemos fazer para contrariar esse estado de coisas.

7) Uma renda num sitio assim custa-te pelo menos 2.500€ por mês, e isto sabemos bem, pois conhecemos a realidade do mercado imobiliário neste momento. Não era um bocadinho pior assim? Além disso, há a Avenida de Roma ao lado, há o Metro e o Comboio de 2 lados, não há razões de queixa para a localização, vá lá! Até disponibilizou-se um mapa, e demos o nosso n.º de telemóvel caso haja dúvidas! Quanto ao estacionamento, sugiro estacionarem o carro nas traseiras da loja, na rua do INEM.

8) As etiquetas vão ser tratadas esta semana.

9) O cartão de cliente é uma ideia excelente e que deve aparecer em breve (stay tunned)!

10) Vai lá ver melhor ao Setti! Quanto à Netsurf, não acho ético colocar anúncios num site da concorrência!

11) O pessoal não adere muito às maquinetas, mas podemos ver isso. Além disso, chocolates e afins podes vender (até os vês numa tabacaria à venda, for crying out loud!). As maquinetas também não são assim tão lineares.

12) Volto a concordar com isso e friso que foi uma das nossas mensagens

13) Ou quadro branco, ou de cortiça, como podes ver numa das replies que fiz ao vch há umas horas atrás. Both will work.

14) Não podia concordar mais! O abreojogo deve ser sempre autónomo das lojas.

15) Concordo com as compras na Net, mas repara só nisto: perguntar não ofende lol! Se as pessoas nos perguntarem o preço de alguns artigos podem ter uma surpresa pela positiva. Além disso mandar vir da Net tem os preços do transporte acrescido (e alfândega quando é caso disso).

16) Muito obrigada!

17) Podemos tentar ver! Alguém tem???

18) Bem.. aqui está outra coisa que discordo completamente com o teu posicionamento. 3 a 6 meses (ou, como manda a lei, 1 ano ;)) é o tempo que começas a ver um pouco do futuro se mantiveres a mesma linha de orientação. Não te esqueças que os primeiros 3 meses são de boom nas vendas. Se não tiveres esse boom preocupa-te e repensa porque algo vai mal. Mas isso digo eu, que sou de Letras... Além disso ninguém falou em condenação, e não, não anunciei o fim-do-mundo em cuecas!!! Eu nem te digo o "ROI"desta loja porque é ridículo. Se tu soubesses o valor dizias para nós irmos já embora, pois é tão estupidamente baixo, que se não o conseguirmos recuperar num ano, nem vale a pena estarmos aqui...

Além disso, ninguém aqui estava à espera de ter sucesso antes dos tais 5 anos... Os 5 anos é o tempo para, como tu dizes, recuperar o investimentona totalidade e partir para o lucro. Mas não te esqueças que os primeiros anos são de prejuízo, a que se segue o break even. Ás vezes só chegar ao break even é bom LOL. Quanto ao resto, se nos primeiros 3 meses (que são o período mais crítico, como sabes) tens para te pagar a renda e todas as despesas, e dado que não há mais capital para injectar, tens de repensar o projecto e reinventá-lo... Que é o que nós tentámos fazer, duma maneira estranha, pouco tradicional.

E não te esqueças que um negócio, especialmente na área em questão, também é pensar "out of the box"...

Bem, trata mas é de me dares a receita, que eu só de me lembrar do bolo já estou a salivar...

Um grande muito obrigada (pela receita, claro ;)!!

Regina Fernandes

O meu ponto de vista

Sou um novato nisto e não posso comparar a Rune com outras lojas cujo funcionamento desconheço. No entanto, após estes meses de convivência, deixo algumas opiniões:
- Comidas e bebidas: a Rune não é um café ou restaurante pelo q esse n é o core business. Mas é um bom complemento e os preços são muito baixos. Uma máquina não compensa? Nem de café e/ou de bebidas e/ou de sandes?
- Apresentação: pessoalmente n gosto da apresentação da loja. Acho a montra pouco apelativa. Talvez colocasse um ou dois jogos abertos para as pessoas verem. Os cartazes escondem um pouco o interior. Para além disso nota-se que as coisas ficam fora de sítio. As mesas deviam estar sempre prontas para serem usadas e mtas vezes têm os restos da noite anterior. Acho que deviam ter sempre uma mesa com um jogo de demonstração preparado. Eu colocaria o balcão o mais longe possível da entrada para "obrigar" as pessoas a percorrerem a loja toda.
- Marketing: O q vende mais? CCG, RPG´S, Eurogames, Wargames, Acessórios? Quem compra CCG compra Eurogames? Qual a faixa etária dos clientes? Como compram, mtos jogos de cada vez, ou só um? Com que frequência?
Há várias coisas que se podem fazer para atrair clientes: Cartão cliente, Site na Net, Catálogo com imagens e descrição dos jogos e preços, promoções (jogo+expansões mais barato do que comprar avulso). De resto, como está a ser utilizado o fds? Tirando o Torneio de Puerto Rico nunca soube de nada "organizado" para os fds. Seria óptimo chamar pessoas ao fds e organizar actividades várias que permitam às pessoas conhecer melhor os produtos. Ter sempre um boardgame em demonstração, um RPG, um CCG... Há que ir às faculdades e criar/apoiar núcleos de jogo. Há que ir a escolas Secundárias e fazer o mesmo.Sair do espaço físico da loja e darem-se a conhecer. Claro q isso exige tempo e dedicação... Nos encontros mensais de boardgames façam de loja, não de amigos. Montem as mesas com jogos que tenham para venda em vez de permitirem que toda a gente leve jogos. Assim não estão a divulgar os vossos produtos e é uma noite em que só vendem comes e bebes. Montem uma mesa com C&C, uma com Shogun, uma com Runebound, uma com Age of Mythology e por aí fora. Têm uma caixa aberta? Faz-se um desconto de 10%. Façam do encontro uma feira, nesse dia pratiquem um desconto.

Mais umas dicas

Mais uma coisa. Acho que em 3 meses até conseguiram alguma coisa. Não foi tempo que passou em vão. Reparem, pelo menos sabem que conseguem com alguma facilidade pôr 20 gajos a jogar uma noite inteira. Isso é bom. Só para terem uma ideia, o primeiro encontro de Boardgamers aparecemos 4. Além do mais é um mercado em crescimento. Eu vejo isso pelos meus amigos que não estavam habituados a jogar este tipo de jogos e agora basta-me estalar os dedos para começarem a salivar e a pedir mais. Há cada vez mais jogadores e vão crescer que nem zombies. Estejam atentos.
O Gonçalo foca um ponto muito importante. A montra da loja e a disposição da mesma. Pensem nisso. Não se esqueçam que estamos no Natal e um jogo de tabuleiro é sempre uma prenda que pode ser oferecida. Aproveitem o facto de estarem numa rua onde existem muitos restaurantes e onde muita gente passa durante a hora do almoço. Porque não mostrar na montra um jogo aberto e de alguma forma provocar a curiosidade dos transeuntes. Provavelmente vão entrar e fazer perguntas. Claro que ajudava estarem abertos a essa hora.
Aproveitem a montra para divulgar o que vendem.
O Gonçalo também tem razão da falta de eventos ao fim de semana. Muita gente está livre. Marquem uma jogatana dum jogo mais pesado e mais longo (Shogun, Warcraft, Struggle of Empires).
Porque não fazem um catálogo de jogos e deixam em associações de estudantes e à porta da loja. As pessoas podiam ler assim o catálogo e conhecer os jogos que vendem.
Por outro lado podiam também ter uma mailling list para promoverem os eventos mais facilmente.
Ideias não faltam!

Olá de novo! Temos de

Olá de novo!

Temos de concordar contigo, sem dúvida nenhuma! Foi um sucesso aquilo que já atingimos e estamos gratos a todos vocês, que sem dúvida contribuiram para isso!

A montra é um ponto estratégico de uma loja, e eu acho que temos uma sorte danada de termos uma montra como a nossa, que tem potencialidades fabulosas! Aquela história do estore avariado  é que não foi nada fabulosa, porque sem os posters que estão lá, o interior ficaria demasiado exposto em certas alturas (catch the drift?).

Bem, eu tenho mesmo de discordar a sério dos fins-de-semana; há sempre grupos, actividades, torneios disto e daquilo! Se calhar não notam, mas garanto-vos que há!

Se quiserem vir jogar jogos dessa natureza ao fim-de-semana, é só aparecerem lá (como aliás já sabem ;))

Catálogo de jogos é um bocado complicado devido à extensão do que vendemos, mas uma lista de stock já é outra coisa! Nós tivemos uma lista de stock à entrada durante imenso tempo, mas ninguém lhe pegava :( e então desistimos da ideia, mas sim, isso que tu dizes é o nosso modus operandi.

A Mailing List/ elaboração de uma Newsletter já estão a ser tratadas! 

Many thanks de novo,

Runadrake's Colosseum Romae 

Olá Gonçalo! Deixa cá

Olá Gonçalo!

Deixa cá ver se consigo esquematizar isto como deve ser:

1) Comidas e bebidas: como já dissemos ao Firepigeon, as máquinas fiam mais fino. Cada uma custa milhares de euros, e, pela nossa experiência pelo que já vimos noutros sítios, não têm grande adesão.

2) A montra está horrível! E nós somos os primeiros a dizer isso! Desde que arrancámos o estore partido a semana passada, até parece que a loja está um pouco mais luminosa. Temos de ir ao AKI comprar um estore novo e só aí podemos fazer uma montra brilhante!

Quanto às coisas fora de sítio, repara que nos últimos tempos temos feito um esforço de deixar as mesas minimamente compostas, até porque o Phillip tinha sempre centenas de cartas de VTES à solta!!! Mas o balcão tem mesmo de estar ali por razões de segurança (já viste alguma loja com o balcão muito afastado da entrada???)

3) Este ponto é o segredo da abelha! Believe me, se todas as lojas soubessem isso, algumas não tinham fechado :DDDDD O problema é que este é um público heterogéneo e imprevisível, e este mercado tem os seus altos e baixos, como todos, mas este particularmente é um pouco mais imprevisível, porque está subjudado ao estado dos outros mercados (em tempos de crise a 1ª coisa a cortar ou reduzir são as actividades de lazer).

4) Cartão de Cliente - É uma boa! O site está a ser tratado; o catálogo temos uma espécie de na loja, muito germinal, que vai ter de ser trabalhado; promoções estão agora a decorrer; quanto aos fins-de-semana, há sempre torneios e actvidades de outros jogos, tais como L5R, muitos RPGs, torneios de VTES e L5R, etc. Não corresponde à verdade o que afirmas sobre não haver actividades aos fins-de-semana! Aliás, temos sempre as coisas programadas para acontecer sempre qualquer coisa! As faculdades e escolas são importantes, como já frisámos em várias respostas; Montar jogos para demonstração é sempre uma excelente ideia, e fazer demos também, mas para isso temos de pedir voluntários, pois como disseste, temos de fazer de loja e não de amigos :) percebes onde quero chegar :)

Bem, agradecemos-te as tuas sugestões, e pronto, espero que apareças cá logo à tarde!

Obrigado/a,

Runadrake's Colosseum Romae

Erínias Alecto escreveu:

Erínias Alecto escreveu:

As faculdades e escolas são importantes, como já frisámos em várias respostas; Montar jogos para demonstração é sempre uma excelente ideia, e fazer demos também, mas para isso temos de pedir voluntários, pois como disseste, temos de fazer de loja e não de amigos :) percebes onde quero chegar :)

Factor loja à parte, acho que é realmente importante levar este tipo de jogos às camadas mais jovens, visto (tanto os RPGs, como os boardgames, como os CCGs, etc.) serem actividades sociais muito interessantes, é, a meu ver, uma grande mais valia para eles.

Factor loja incluído, se precisarem de pessoal para ir fazer demos (de RPG visto ser o que eu sei melhor) a esses locais contem comigo, dá mais jeito se forem aos fins-de-semana hehe mas estou na boa para tentar qualquer outro horário.

Da nossa parte, obrigada,

Da nossa parte, obrigada, Red!

Nas faculdades é sempre importante, até porque há algumas que são a pasmaceira total (como já disse, a Fac. Letras no meu tempo era assim - no meu tempo??? CREDO!!!). Qual faculdade, qual quê! Já no Secundário não havia nada para fazer (bela Gama Barros do Cacém...)

Eu dava tudo para que na minha altura tivesse surgido algo assim lá; ainda tentei juntar-me a um grupo de RPG que se estava a formar na minha faculdade, mas fiquei-me por fazer a personagem (!), pois ninguém se deu ao trabalho de explicar em que medida é que aquilo podia ser interessante e divertido:( desmotivou-me completamente pela própria atitude do GM!

Julgam que houve demo?? Pois... Não...

E como tenho eu própria estas vivências, consigo perfeitamente imaginar que haja potenciais jogadores "por aí", pessoas que se calhar nem sabem que gostam de jogar (lol),  que nem nunca ouviram falar disto, nem tiveram gente que percebia do assunto a puxar por eles. E nessa medida, faculdades e escolas secundárias são um pólo aglutinador de alminhas aborrecidas e potenciais jogadores  :)

Eu lembrei-me foi doutra coisa, algo que eu ando a debater há muito com o Phillip e até já debati com algumas pessoas na loja... E O PÚBLICO FEMININO????? ONDE ANDAM AS MULHERES QUE JOGAM?????

Tenho orgulho em conhecer algumas (inclusive a tua respectiva, Red - um grande, grande beijo para ela e um muito obrigada :)) - aproveito também para dizer um grande olá à Escalla ;), mas tenho a certeza que há mais mulheres a jogar. que nunca se pronunciaram.

Tenho pensado em maneiras de atrair mais público feminino, até porque... Há mais mulheres que homens no Mundo :)))))))

Aproveito e lanço um repto: MULHERES DO ABREOJOGO, PRONUNCIEM-SE!  Digam as vossas opiniões de como podemos dinamizar isto para atrair o público feminino!

Mais uma vez, obrigado/ a pelas tuas sugestões e disponibilidade, Red!

Runadrake's Colosseum Romae

Pelos vistos, não se querem

Pelos vistos, não se querem pronunciar... :|

Elas andam aí e não são

Elas andam aí e não são tão poucas como isso, eheh, são é mais caladinhas. :)

Ando a ver se entusiasmo alguma para dinamizar aqui uma área do site só dedicada a elas... vamos ver!

Eh lá... Boa, boa! Se

Eh lá...

Boa, boa!

Se precisares de alguma coisa de mim, avisa-me!!!! ;)))))

A Inês anda um pouco

A Inês anda um pouco ocupada com a Restart, mas joga connosco quando pode, já esteve em vários encontros de rpg, e já esteve inclusivé na RunaDrake. :)

--~~--

Alguém muito sábio disse uma vez: "So, Trebek, we meet again! The game's afoot!"

A escrever: down*town, tech-noir rpg
Proto Agonístes um rpg de auto-descoberta, de um personagem e vários jogador

Oba oba! Se e quando ela

Oba oba!

Se e quando ela quiser dar um opinião, força!

Vou passar-lhe a mensagem, e

Vou passar-lhe a mensagem, e a ver se ela pode ir ao próximo Encontro. :)

No entretanto, vocês têm na loja algum dos suplementos do Arkham Horror, ou estão na disponibilidade de encomendar? Eu tenho o jogo, mas não tenho os suplementos, e gostava de os ter como prenda de mim para comim neste Natal. :D

--~~--

Alguém muito sábio disse uma vez: "So, Trebek, we meet again! The game's afoot!"

A escrever: down*town, tech-noir rpg
Proto Agonístes um rpg de auto-descoberta, de um personagem e vários jogador

De Mim para comim... LOL

De Mim para comim... LOL adorei a expressão :D

Quanto a encomendas, passa na loja se puderes, é preferível ;)

Runadrake's Colosseum Romae

Cobrar entradas

A minha pequena sugestão de quem ainda não foi à Runadrake Wink: cobrar entradas.

Noites de jogos? Tudo bem. RPG's? Nada contra. Puerto Rico? Sim senhor. Mas... eu quero é um euro fachabôôr!...

Após a desnecessária referência ao Gato Fedorento - aliás, o presente panorama cultural em Portugal passa pela Gulbenkian, CCB e Gato Fedorento, não necessarimente por esta ordem Laughing - vou explicar.

Então o ppl só vai jogar, comprar jogos népia. Bem, e se para cada marmelo (ou marmela) houvesse um cartão? Digamos um cartãozinho do tamanho de um cartão de visita, com digamos também uma grelha 5 x 4 de cada lado, dava 40 espaços. Digamos também que cada marmelo ao entrar para jogar largava um euro. Uma piquena moedinha de euro, e cada espaço levaria uma carimbadela por cada euro largado.

A Runadrake já está a ver o dinheiro a entrar - e os fregueses a abandonar? Penso que não, um euro é pouco dinheiro. Perguntam vocês, "mas Tintazul, veneziano de San Marco, grande porto-riquenho, construtor da Casa do Pedreiro de Caylus, futuro Frederico da Prússia [chega de títulos!] - para quê o cartão, senhor?" Ah, o cartão é porque o dinheiro não é um pagamento, mas um adiantamento. Ou seja, os euros pingados sessão a sessão são um crédito para que os próprios comprem jogos na Runadrake. Não são remíveis novamente por dinheiro; ou seja, entra dinheiro, só sai em jogos ou acessórios.

Espero que tanta retórica não tenha escurecido o sentido da minha contribuição - mas vou sistematizar:

  1. a Runadrake oferece um cartão a cada utente do espaço Runadrake
  2. cada utente paga um euro por cada sessão de jogo a que vai
  3. cada vez que o utente paga, a Runadrake carimba-lhe (ou assina-lhe) o cartão, bem como anota num registo interno da própria loja, que tem valor sobre o cartão por causa de hipotéticas falsificações, e também porque o utente pode perder o cartão
  4. esse valor fica em crédito, nunca sendo devolvido em dinheiro, mas podendo ser usado na compra de jogos ou outro material pelo utente.

Fica ao vosso critério permitir que um utente compre jogos com créditos de cartões de outras pessoas, ou seja o utente A paga com o cartão de A, B e C (e eles que se desenrasquem); quanto a mim parece-me bem essa opção. Se uma pessoa quiser ir uma vez à experiência, não fica chateada por pagar um euro que nunca mais vai ver, mas pode "transaccionar" esse euro com outro que queira comprar; esse "mercado negro" em nada prejudica a Runadrake, afinal o euro já entrou nos cofres. (Que pomposo, "os cofres" - euro a euro, é mais o porquinho!)

Vantagens para a Runadrake:

  1. o dinheiro entra! mais vale um euro por pessoa por semana, que uma (im)possível intenção de comprar um jogo "mais tarde"
  2. assegura as encomendas - afinal, quem já lá colocou dinheiro vai querer usá-lo em seu benefício
  3. fideliza os clientes
  4. dá uma nova perspectiva às noites de jogo - a Runadrake já sabe que vai entrar algum (pouco) dinheiro.

Vantagens para o utente:

  1. ir pagando os jogos futuros aos poucos - um euro cada semana, ao fim de seis meses já lá tem vinte euros ou assim... torna muito mais suave a compra.
  2. consciência mais tranquila, por não apenas sacar da Runadrake mas contribuir para os custos - toda a gente tem consciência, toda a gente sabe que uma loja implica custos (e sustos!)... claro que poucos quererão dar dinheiro só para jogar, mas como é um adiantamento (embora obrigatório) é diferente; o dinheiro fica para a Runadrake, mas reverte a favor do cliente, é só ele querer fazer uma compra!

Foi a minha contribuição para a Runadrake. Um abraço,

Tintazul.

"(...) A Runadrake já

"(...) A Runadrake já está a ver o dinheiro a entrar - e os fregueses a abandonar?(...) - LOLOL grande frase :D 

"(...) toda a gente sabe que uma loja implica custos (e sustos!)... (...)" - Oh sim, oh sim... ;)

Eu diria que hoje estás inspirado!

Eu é que nem por isso, pois o Thor tem de ir hoje ao Sr. Doutor (ou Sr.ª Dr.ª) para apanhar mais uma pica... Torçam pelo Thorzinho, que detesta levar picas :|

Mas depois disso, já respondo.

Até já!

 

Thor

Uma grande força para o Thor!!

------------------- Jogos Recentes:

Já está despachadinho,

Já está despachadinho, coitado!

Acho que está a ganhar pânico da bata branca... :|

Mas portou-se bem, já está na loja, um bocadinho em baixo, mas ele recupera eheheheheheheh ;)