Associação Ludus

Faço parte da Associação Ludus, que se dedica aos jogos matemáticos (jogos abstractos/jogos de estratégia).

Conhecem?

 

http://ludicum.org 

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

Olá Jorge! Acho que estás

Olá Jorge!

Acho que estás a dar uma novidade a quase todos nós aqui! Nunca tinha ouvido falar na Ludus, e fico contente por saber que existe. Vou acrescentar o ludicum.org aos nossos links.

Já agora, estou curioso... qual é a vossa definição de jogos matemáticos? Ou seja o que é que se inclui lá e o que é que fica de fora?

olá jorge

ricmadeira escreveu:
Já agora, estou curioso... qual é a vossa definição de jogos matemáticos? Ou seja o que é que se inclui lá e o que é que fica de fora?

Go! :) É boa gente, sim senhor. Benvindo ao abreojogo.

Associação Ludus

Viva,

 

Por jogos matemáticos/abstractos entendemos o xadrez, as damas, o Go, o Hex, o Nim, etc

(um livro com muitos, da Gradiva, "Jogos Matemáticos, jogos abstractos" -- http://www.gradiva.pt/livro.asp?L=16034

passe a publicidade).

 

-jn

 

jogos

Julgo que o Ricardo fez aquela pergunta, porque o tipo de jogos que nós jogamos em muitos casos podem-se considerar matemáticos: usam activamente lógica, números/contas, prever o outro jogador, movimentações, e regras específicas. No entanto, ao contrário dos jogos que referiste, muitos deles (nem todos) teem:

- um tema: umas vezes facilita jogar e explicar as regras, criando um ambiente (exploração da selva, comboios, eleições alemãs, construção, ...). Outras vezes o tema está "colado", não é importante mas permite ter mais cor que o preto e branco.

- sorte: a maior parte tem uma componente de sorte (com maior ou menor grau) o que permite dar alguma hipotese a um novato, bem como tornarem diferentes dois jogos seguidos.

- multiplos jogadores: tipicamente temos jogos que variam entre duas e cinco pessoas. Já jogámos com 10 pessoas à mesa....

Quarta feira (encontro semanal constante) jogámos um jogo matemático abstracto: Dvonn

Hoje temos um encontro mensal que continua amanha o dia todo. Se puderes aparece, e poderemos falar melhor sobre o assunto. Posso-te mostrar alguns jogos, e tu explicas-me o Hex e o Nim ;-)

Apareço!

Apareço!

labirintos

um site onde já "perdi" umas boas horas!

http://www.logicmazes.com/

 

destaco o meu jogo preferido:

http://www.logicmazes.com/theseus.html

pensar da forma do algoritmo de movimentação do minotauro e com isso tentar sair do labirinto

Tem que se utilizar sempre a lógica (e muitas vezes ela não nos aparece tão depressa à nossa frente) para sair dos vários puzzles apresentados!

Divirtam-se

 

___________________________

Yaaaa Phtagnn!!

De facto fiquei a conhecer

De facto fiquei a conhecer visto ter tido o prazer de estar presente na tertúlia "A matemática através dos jogos" que se realizou no passado dia 17 de Abril em Braga.
Provavelmente lembra-se de mim pois estive no local na qualidade de fotografo do evento.

Foi uma reunião bastante interessante. As variadas questões postas à "mesa" de diferentes, digamos que, disciplinas cientificas deu uma boa perspectiva de como se podem relacionar com os formalismos matemáticos da teoria de jogos.

Posso dizer ainda que gostei bastante da sua resposta à pergunta feita por mim, no domínio da Investigação Operacional e funções objectivo, em que referi o filme "War games".

Claro que me lembro.   Foi

Claro que me lembro.

 

Foi uma sessão muito, muito interessante.

 

Não é fácil juntar tanta gente interessada em conversar sobre jogos matemáticos. Foi mesmo bom.

 

Mantenhamos o contacto entre os interessados desse tipo de actividade! 

Penso que ainda não lhe

Penso que ainda não lhe foram fornecidas as fotografias do evento. Se tiver algum interesse nelas terei todo o gosto em enviar-lhas.

Jogos matemáticos em Braga

De facto ainda não as recebi, se bem que me estejam prometidas.

 

Pode mandar-mas por email?

 

Obrigadíssimo,

 

-jn