Espião, da editora Karto

Retrato de Luz

Jogo de Tabuleiro Espião da extinta editora sediada no Porto, Karto.

Este jogo foi-me oferecido pelos meus pais, devia ter uns 7 anos, portanto tenho em minha estima ja há uns 34 anos. O jogo deve ser do ano 1981 ou algo assim.

capa da caixa

É um jogo que lembra um pouco a Xadrez e Damas, mas com regras extremamente simples e básicas. A estratégia também de um nivel muito baixo, pelo que se torna acessivel a miúdos e a graúdos.

Para 2 jogadores, ainda hoje é um jogo que entretém, bom para noites descontraidas e descomplicadas. Claro que jogado muitas vezes se torna repetitivo, mas jogado uns 5 anos depois, é como se fosse novo outra vez ;)

Na altura a Karto era talvez a maior rival da Majora em Portugal, mas na minha opinião, os jogos eram melhores, mais complexos, com um nivel de grafismo mais avançado. Infelizmente, o monopólio cabia à Majora e pouquissimas lojas distribuiam jogos da Karto.

Hoje em dia há jogos desta editora portuense à venda na net, a preços ridiculos ( estupidamente caros ) e parece-me que é a única forma de os adquirir. De salientar que há titulos muito bons e avançados para a altura em que foram lançados, para o pessoal vintage, se calhar será interessante pesquisar.

A titulo de curiosidade, faço este post, pois reparei que há por aqui algumas peguntas sobre este jogo e assim talvez possa respondê-las.

As instruções do jogo estao em anexo nas imagens, espero que consigas lêr e/ou imprimir. Senão posso enviar por mail a quem solicitar.

É um jogo que vale a pena adquirir se encontrado à venda em segunda mão, na minha opinião, não pelos preços que vejo na net, mas certamente que alguém com com bom senso, venderá o seu exemplar por um preço acessivel.

BGG: https://www.boardgamegeek.com/boardgame/183004/espiao

Ludopedia ( Brasil ): http://www.ludopedia.com.br/jogo/espiao

Divirtam-se e boas jogatanas.

Hugo Rebelo

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

Clássicos

Não conheço este jogo nem o jogo "Estratégia". Fiquei sem perceber a relação deste jogo com o "Estratégia". Pelo que vejo no BGG, o Statego é já um jogo de 1947 e assim sendo bem mais antigo que o "Espião".

P.S.1 - Obrigado pela tua partilha e contribuição (aqui e no BGG) yes

P.S.2 - Agora é começares a aparecer nos encontros que se vão realizando para ficares a conheceres muitos e bons outros jogos wink

tmgd escreveu: Não conheço

tmgd escreveu:
Não conheço este jogo nem o jogo "Estratégia". Fiquei sem perceber a relação deste jogo com o "Estratégia". Pelo que vejo no BGG, o Statego é já um jogo de 1947 e assim sendo bem mais antigo que o "Espião".

P.S.1 - Obrigado pela tua partilha e contribuição (aqui e no BGG) yes

P.S.2 - Agora é começares a aparecer nos encontros que se vão realizando para ficares a conheceres muitos e bons outros jogos wink

Olá, obrigado pelo comentário. Tens razão, o "Estratégia" da karto, é baseado no Statego. Andei aqui a procurar nas minha notas e baralhei-me todo. O pouco ou quase nada que sei da Karto, é que houve um ou outro lançamento que mais tarde, foram praticamente copiados por outras editoras e o pior é que não tenho aqui quais foram esses jogos. Segundo consta, a Karto nao registou muitos dos jogos editados. Mas pronto é uma nota de rodapé mais para o mito urbano. A veracidade destas informações rodam os 10%

Já agora, uam coisa que adorava saber era mais sobre a história da Karto e uma lista de todos os jogos que lançaram com respectivas datas. Gostava muito de saber a real data do Espião ( por exemplo ), é que é uma data atirada assim ao ar pois ele já tinha sido lançado uns bons tempos antes de me vir para ás mãos.

Mas a relação entre o Espião e o Estratégia não é nenhuma, quis apenas realçar a qualidade que a Karto tinha para a época. Pois por exemplo estes três, o Espião, Estratégia e o Petróleo estão com uma qualidade espectacular para a altura.

Obrigado pelo reparo, vou retificar o texto para não induzir em erro. 

Obrigado eu pela tua nota, coloquei tambem no site brasileiro Ludopedia pois acho que é óptimo dar a conhecer a nossa velha guarda. Posso estar enganado, mas penso que há pessoas que gostam de conhecer, nem que seja pela curiosidade. E porque estes jogos merecem, estavam avançados no tempo e continuam tão actuais que ainda têm interesse para jogar nos dias de hoje.

Tenho mesmo de aparecer, é uma questão de coincidir com folgas e horários no trabalho.

Obrigado e abraço

Jogos da Karto

No BGG consegue ver-se AQUI que houve pelo menos 5 jogos lançados pela Karto:

A Bolsa

As Eleições e os Partidos

Espião

Petróleo

Volta a Portugal em Bicicleta

 

No Blog dreamwithboardgames podes ver regras de:

As Eleições e os Partidos - Karto - http://dreamwithboardgame.blogspot.pt/2009/02/as-eleicoes-e-os-partidos-karto.html

Contrabando - Karto - http://dreamwithboardgame.blogspot.pt/2009/02/contrabando-carto.html

Estratégia - Karto - http://dreamwithboardgame.blogspot.pt/2011/12/estrategia-karto.html

Petróleo - Karto - http://dreamwithboardgame.blogspot.pt/2009/01/petrleo-karto.html

Volta a Portugal em Bicicleta - Karto - http://dreamwithboardgame.blogspot.pt/2009/03/volta-portugal-em-bicicleta-karto.html

 

Encontrei o blog amojogos com alguma informação sobre editoras portuguesas antigas, onde é possível ver alguma (pouca) informação sobre a Karto.

 

Fazendo mais umas pesquisas (especialmente em sites de vendas):

- Domi

 

- Sobe e Desce

 

- Tear

 

- Batalha Naval

 

- A Bolsa

 

- Dominó de Frutos

 

- Estratégia

 

- Futebol dos Anões

 

- Loto Aritmético

 

- Ludo

 

- Mecos Infantis

 

- Mikado

 

- Munique 74

 

- As Eleições e os Partidos

 

- O Dominó da Família Pituxa

 

- Puzzle - 3 Histórias Maravilhosas

 

- Puzzle - Cartão

 

Brutal

Espectacular o teu post, muito obrigado. Boa pesquisa, ja regressei ao tempo e preenche-me o conhecimento.

Grato

Tb tive este

Também tive este jogo, nunca mais me lembrei dele. Tenho de dar uma volta no sotão de casa dos meus pais para ver se encontro este e outros que tive.

Vai render

Aposto que vais descobrir que há alguns bem antiguinhos que ainda vão boas horas de boas jogadas