Episódio 1: Pela Estrada Fora

O episódio começa com Katryn, Keth e Anderton a trilharem uma estrada de pó, em direcção ás montanhas. Na mula de carga vai Caboose que não se cala. Após encontrarem um cruzamento, decidem montar acampamento num planalto perto da estrada, com boa vista para os arredores. Dimble monta um alarme de presença, cuja sirene é um balde de agua pronto a ser despejado sobre Caboose que adormeceu em cima da mula. Anderton faz a primeira vigia da noite e durante esse tempo tem um flashback.

Nesse flashback, Anderton é uma criança e está perdido em Sanctuary, na pior zona possivel. É agarrado por um homem que o obriga a ir com ele para algum lado (stakes: se ganhasse conseguia lutar e fugir, se perdesse tinha de o seguir, assustado). É ameaçado de rapto, mas graças a um habilidoso negociamento, consegue que o raptor o deixe ir com uma missão: descobrir tudo o que pode sobre o Big Whoop e dar-lhe relatórios regulares. Para facilitar os contactos dá-lhe uma estrela num fundo duma lata. O flashback termina com Anderton a aperceber-se que tem essa mesma estrela na sua mão.

Na cena seguinte, Katryn é acordada por Anderton, que por sua vez vai passar alguns momentos a tratar da sua barba. Katryn encosta-se ao seu cavalo deitado, e com uma garrafa na mão começa a ter um flashback. Lembrasse de quando era menina e o seu pai fazia a barba da mesma maneira. Daí lembrasse do dia em que a sua vida ruiu. Um grupo de bandidos veio exigir dinheiro emprestado de volta do pai dela, e como ele não tinha nada matam-no a sangue-frio. Katryn escondida no quarto só vê vultos dessa cena. Esconde-se debaixo da cama e a sua mãe pede-lhe para não fazer barulho nem ouvir nada. Segundos depois entram os bandidos e começam a ameaça-la, e ela diz para eles levarem o que quiserem para poder saldar a divida, apenas que não os magoem. Eles batem-lhe e levam-na para o quarto, onde a atiram para a cama. Nesse momento Katryn faz um barulho (stakes: ganha fica calada, perde faz um barulho que a leva a ser descoberta) e é arrastada para fora do seu esconderijo. A mãe a tentar proteger a filha consegue tirar uma arma mas é rapidamente desarmada. Katryn é atirada para fora do quarto, a porta fecha-se e ela regressa ao tempo presente.

A alvorada dá-se e eles decidem chatear Caboose. Ele entristece-se, amua e foge deles. Katryn manda o seu cavalo segui-lo. Entretanto Keth volta para junto do grupo. Tinha ficado para trás pela sua falta de preparação, mas no caminho surpreendeu um espião do grupo com as calças em baixo. Dominou-o facilmente e descobriu uma carta que ia servir de papel higienico ao homem. Quando chega, acciona o alarme e a agua salpica as calças dos restantes aventureiros. Após por tudo a corrente, começam a interrogar o homem. Acordam-no e torturam-no com whisky, mas ele não parece muito afectado. Ainda lhes diz que os estava a seguir, mas após levar com uma pancada na cara, desmaia. Eles lêm a carta mal-cheirosa e descobrem que poderão ser alvo de uma emboscada.

Seguem caminho e encontram o cavalo de Katryn, mas nada de Caboose. Num vale apertado Dimble apercebe-se da emboscada (stakes: quem ganhasse via a emboscada e podiam fugir, se perdessem não havia volta possivel) e decidem recuar on caminho a cavalgar. 5 cavaleiro vestidos de roupa escura começam a persegui-los e eles ripostam (stakes: se ganhassem impediam o grupo de se aproximar, se perdessem eram apanhados e cercados). A cena é do mais ceinematográfica possivel, com Keth a por-se de pé no cavalo e a atirar uma engenhoca de Dimble para os cavaleiros, acertando aleatoriamente em 3; Dimble inverte a posição da sua sela mecanica e dispara as suas armas, 4 pistolas montadas em grupos de 2, abrandando os cavalos adversarios com fogo supressivo; Katryn deita-se de costas para trás no cavalo e dispara 4 tiros que cortam as rédeas a 4 deles; Anderton usa as suas armas bonitas e caras para tirar o chapéu ao ultimo dos cavaleiros, parando a perseguição quase por completo.

Reunem-se num planalto a sul das montanhas, e sem guias decidem tentar contactar os indios, já que o mapa só pode ter sido feito por eles. Dimble faz uma fogueira e modifica a engenhoca de ler mapas para ser uma máquina de fazer sinais de fumo. O fumo sai amarelo e mal-cheiroso e eles vêm movimentos a virem da direcção do acampamento indio (stakes: se ganhassem tinahm tempo de ir até eles e cumprimenta-los devidamente, se perdessem eram rodeados e ameaçados). São cercados por indios, e são acusados de profanarem os sagrados sinais de fumo. O episódio acaba neste incrivel cliff-hanger.

 

Next Week On:

Anderton: Esconde que é da empresa que roubou as terras aos indios, mas é descoberto.

Dimble: O cachimbo do chefe da tribo foi feito por ele.

Katryn: Indios dançam á volta dos aventureiros.

Keth: Descobre que a sua ligação, Mary Dawn-star, é filha do chefe da tribo.

Produção: Acampamento indio a ser atacado por fogo de pistolas.