Tópicos de Organização [Campeonato AoJ de Rallyman:GT]

Retrato de Mallgur

Há quase 12 anos fez-se aqui no AoJ um campeonato de Formula Dé online.

Com ferramentas bem mais rudimentares que as que temos disponíveis hoje em dia, fizeram-se 10 corridas entre cerca de 10 partcipantes. Podem ver toda a história neste tópico:

Campeonato Abre o Jogo de Formula Dé Online, com final ao vivo na LeiriaCon

Acho que a experiência foi interessante na altura e o Rallyman:GT tem-me interessado bastante pelo que pensei em fazer algo semelhante recorrendo à óptima implementação do jogo no Boardgame Arena.

Este tópico servirá para conversarmos sobre a organização do campeonato.

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

Proposta inicial - Temporadas e categorias

Neste momento estou a pensar num sequência de "temporadas" para as várias categorias (GT4; GT5 e GT6) com promoções e despromoções entre as mesmas conforme os resultados no final de cada temporada.

Assim, na primeira teríamos todos os pilotos em GT4.

Na segunda os melhores da primeira estariam na GT5 e os restantes na GT4.

Na terceira já teríamos pilotos nas 3 categorias.

Dependendo do número de participantes, estas categorias poderiam ter vários grupos. Cada grupo com 4 pilotos no mínimo. Havendo número não divisível por 4, os restantes serão distribuídos pelos outros grupos, um a um.

Por exemplo, com 17 participantes teremos 4 grupos ao início:

Grupo GT4-A - 5 pilotos

Grupo GT4-B - 4 pilotos

Grupo GT4-C - 4 pilotos

Grupo GT4-D - 4 pilotos

Os vencedores de cada progridem para GT5, um grupo de 4 pilotos e três grupos de GT4 (5,4,4 pilotos).

Neste caso particular os 4 pilotos de GT5 irão para GT6 na terceira temporada.

Haverá também 4 pilotos em GT5 (2 vindos do grupo de 5, um de cada dos outros) e ficam dois grupos de GT4 (5 e 4 pilotos).

Daí em diante, o melhor de cada grupo progride para a categoria acima, descendo de lá o número necessário para haver espaço para quem sobe.

Conforme o número de participantes possa oscilar, fazem-se os ajustes necessários.

Que vos parece?

-

Gamer profile

Aimda não sei jogar

Ainda não sei jogar isso, mas há um vídeo do Games in the Nutshell (https://youtu.be/OFDoFd_OzIoj) e vocês têm dito maravilhas sobre o jogo, portanto, vou preparar o carro para a competição.

Será assíncrono, certo?

Será gerido no discord ou num grupo do Whatsup?

Excelente!

Excelente, Eduardo.

Por favor inscreve-te aqui.

Obrigado.

-

Gamer profile

Não percebi qual seria o

Não percebi qual seria o sistema de pontuação a utilizar... podes explicar melhor...

Ainda não vi mas parece que há uma app oficial do rallyman gt e que dá para gerir campeonatos

Pontuação

Acho que a pontução está definida nas regras da expansão de Campeonato do jogo.

De qualquer modo, no BGA é a seguinte:

1º - 25 pontos

2º - 18 pontos

3º - 15 pontos

4º - 12 pontos

5º - 10 pontos

6º - 8 pontos

 

-

Gamer profile

Não seria melhor começar no

Não seria melhor começar no meio, no GT5?

Assim os melhores subiam ao GT6 e os que perderam desciam ao GT4 e a partir da 2ª temporada já tinhas a malta distribuída.

Quem entra a partir da 2ª temporada, entra no GT4.

 

---

Um dos paradoxos dolorosos do nosso tempo reside no facto de serem os estúpidos os que têm a certeza, enquanto os que possuem imaginação e inteligência se debatem em dúvidas e indecisões.

É uma ideia...

É uma ideia.

Eu pensei assim porque dava uma certa sensação de progressão de "carreira" dos pilotos e permitia a quem chega de novo começar pela categoria mais fácil.

Pessoalmente penso que a categoria GT5 é a mais exigente e a que permite mais criatividade devido ao uso do dado verde... Mas se a malta entender que é mais interessante começar logo em GT5, podemos fazê-lo.

-

Gamer profile

O que faz o dado verde?

O que faz o dado verde?

Pelo que percebi permite saltar uma mudança, o que é porreiro caso fiques bloqueado em 1ª com um oponente em 3ª na casa seguinte mas, à parte disso, não vi mais nada de diferente. 

Também ainda não percebi bem qual a vantagem de fazer pitstops, nos jogos que fiz é correr para a frente, em flatout ou dado a dado.

Sim, é isso...

Sim, é isso que o dado verde faz. Mas tens usos mais interessantes além desse "desenrasque"... Por exemplo, permite-te saltar de primeira para terceira, acelerar até quinta e depois descer para segunda numa curva mais à frente... Outra vezes pode permitir-te terminar numa casa à frente de alguém não duas, mas três musanças acima... Etc. Etc.

As pitstops só servem quando alguém vai buscar tokens de dano. Podes livrar-te deles. Se o tempo mudar, uma mudança de pneus pode ser a diferença entre um resto de corrida mais fácil ou uma dor de cabeça em negociar a pista com pneus de seco em chuva (ficas com menos dados vermelhos)...

-

Gamer profile

Acho mais piada à ideia do

Acho mais piada à ideia do Pedro, começar em GT4 e ir subindo

Número de corridas por temporada, limites de tempo, etc.

Quantas corridas vos parece razoável fazer? O número de provas por grupo terá que ser igual assim como as pistas usadas. O clima já me parece poder ser aleatório... Até porque pode mudar durante as corridas.

As corridas serão assíncronas (não creio que vá longe se não for assim) pelo que os jogadores terão possibilidade de jogar em horários desfasados e não teremos que marcar datas para cada corrida... Por outro lado, isso pode levar a um arrastar das provas. Mas um limite muito apertado de jogadas por dia pode tornar difícil a participação a algumas pessoas e levar a penalizações por falta de tempo que são pouco divertidas. E o objectivo disto é divertirmo-nos.

Estou a considerar uma pausa em Agosto e retomar em Setembro. Parece razoável?

O sistema de pontuação do BGA parece-me adequado e não vejo, para já motivo para mudar para um sistema mais "real" da Formula 1 ou semelhante...

Algumas ideias ou preocupações adicionais?

Já agora, vou tentar que a gestão do campeonato seja o menos pesada para mim possível. Assim, a criação das mesas e comunicação dos resultados terá que cair um pouco sobre os ombros de quem participa. Um pouco como se fazia (faz?) com a liga de Through the Ages aqui no AoJ...

-

Gamer profile

Eu diria

Eu diria tamtos jogos o número de jogares parece-me sensato.

Como assíncrono, limite 1 jogada por dia, quanto acham que um jogo duraria?

E sendo assíncrono, acho que não haveria necessidade de pausa em Agosto. Mas isso é a minha opinião.

Sistema de pontuação, não me pronuncio. 

Resultados teriam de ser postos aqui numa thread para actualização na mesma.

Eu diria que o mínimo seriam

Eu diria que o mínimo seriam o nº de jogadores menos 1, mas no máximo seria mesmo o nº de jogadores.

Ou seja, num grupo de 4, 3 corridas no mínimo, 4 no máximo. Para não se tornar demasiado longo. 

Depois, os turnos disto são rápidos, acho que devia ser obrigatório pelo menos 2 jogadas por dia.

Também depende das próprias corridas, será 1 volta ou 2? Eu acho que 2 é mais justo, mas isso torna as corridas mais longas, daí achar que o nº de corridas ideal seria o nº de jogadores menos 1.

 

---

Um dos paradoxos dolorosos do nosso tempo reside no facto de serem os estúpidos os que têm a certeza, enquanto os que possuem imaginação e inteligência se debatem em dúvidas e indecisões.

Isso

Estou também a pensar em 3 corridas apenas, especialmente para a primeira série... Depois, provavelmente um máximo de 5.

Quanto às voltas, duas parece-me bem, especialmente nas categorias mais baixas. Nas outras, talvez dê para subir para 3... Mas vamos indo e vamos vendo.

Também estou a pensar nas 2 jogadas por dia. Para já parece-me exequível jogar de 12 em 12 horas aproximadamente... Mas é também por aí que pensei na pausa em Agosto. A malta de férias pode afastar-se mais do PC (é o que eu faço) e será mais chato se forem eliminados por falta de tempo ou se os outros tiverem que esperar muito.

 

-

Gamer profile

Voltas e mais voltas

Fiz agora uma sessão de teste com duas voltas ao Mónaco (que terá que fazer parte do calendário, claro...) que é uma pista de 19 tiles (média, portanto), em tempo seco e GT4. A primeira levou 9 turnos, a segunda 8. Serão portanto à volta de 18 turnos por jogador o que, a dois por dia, dá 9 dias. Ou seja, estaremos a começar uma nova prova semana sim, semana não mais ou menos. Não me parece mal...

-

Gamer profile

Comunicação

A comunicação entre os concorrentes é importante pelo que estou a pensar criar um servidor de Discord para o efeito durante as provas.

No entanto, quero manter o campeonato no âmbito do Abre o Jogo. Assim, vou também criar um tópico neste grupo para os resultados das provas.

Talvez um grupo de WhatsApp para os jogadores coordenarem o início das provas...

Sugestões?

-

Gamer profile

Discord

Estive a pensar e creio que o Discord não fará muito sentido se os jogos são assíncronos. Na maioria dos casos os jogadores estarão a jogar em alturas diferentes e o foco do Discord é a comunicação em tempo real.

O grupo de WhatsApp fará mais sentido?

-

Gamer profile

Parece-me que sim, até pq nem

Parece-me que sim, até pq nem toda a gente se liga frequentemente ao discord e whatsapp é só no telm, sempre será mais fácil.

---

Um dos paradoxos dolorosos do nosso tempo reside no facto de serem os estúpidos os que têm a certeza, enquanto os que possuem imaginação e inteligência se debatem em dúvidas e indecisões.

Whatsapp

Link para o grupo de Whatsapp:

https://chat.whatsapp.com/IPDT4Ns9WcGI8KcDcvzDfp

Bem-vindos!

-

Gamer profile

Calendário

O calendário que proponho e em parte já estou a implementar é o seguinte:

Inscrições até 12 de Junho.

Definição de provas (pistas) até 13 de Junho.

Provavelmente irei escolher as pistas antes disso mas parece-me um bom limite para eventuais alterações.

Criação de grupos até 14 de Junho.

Início das provas a 15 de Junho.

A ideia será cada grupo fazer as suas corridas. Assim não temos que esperar que alguns grupos terminem depois de outros para passar a provas seguintes.

Só teremos que esperar que todos terminem para fazer uma segunda fase (tipo play-offs ou logo final) entre os vencedores de cada grupo e eventualmente uma última fase para definir o campeão absoluto, se necessário.

Depende do número de inscritos e grupos a necessidade de fases adicoinais.

Penso que isto permite uma temporada inicial tranquila com final antes de Agosto.

Ainda mantenho a ideia de fazer pausa nesse mês pois creio que será difícil garantir o mesmo ritmo de jogadas por dia por todos os participantes. Talvez coloque isso a votação entre os participantes...

Se tudo correr bem, em Setembro começaria a segunda temporada, já com duas categorias.

 

-

Gamer profile

1ª Temporada, segunda fase

Neste momento temos 21 pilotos a participar em 5 grupos.

Destes 5 grupos passarão à segunda fase 10 pilotos (1º e 2º de cada grupo). Isso dará para dois grupos de 5.

Estou a poderar como fazer a segunda fase. Neste momento estou inclinado para 2 corridas... Existem duas possibilidades, creio. Fazer em duas pistas diferentes ou numa pista só (duas mangas).

O BGA permite agora definir a grelha de partida em vez de o fazer aleatoriamente pelo que penso ser interessante aproveitar isso para tentar equilibrar as coisas.

Se fizermos pista diferentes, fazemos a grelha da 2ª prova no inverso da classificação da primeira corrida (quem ganhou, parte em último).

Se fizermos numa pista só, a segunda grelha deve ser o inverso da primeira, independentemente da classificação no final da corrida 1 (quem partiu em primeiro na prova 1, parte em último na prova 2).

O que vos parece? São provas a menos? É demasiado complicado?

 

-

Gamer profile

Boa tarde!Eu gosto da ideia

Boa tarde!

Eu gosto da ideia de existirem 2 grupos de 5 na 2ª fase, e também me parece correto ser mais do que 1 corrida.

Na mesma pista pode-se argumentar que torna a competição mais justa e verdadeira, apesar de se limitar a diversidade, no entanto não tenho preferência pois, caso seja um dos qualificados (pouco provável), acho que vou retirar o mesmo grau de diversão em ambos os formatos :)

EDIT: Já agora, a ideia é existir mais alguma fase? Do género 2 meias finais 1on1 e a finalissima?

2ª fase

Mallgur escreveu:
Destes 5 grupos passarão à segunda fase 10 pilotos (1º e 2º de cada grupo). Isso dará para dois grupos de 5. 

Outra sugestão é passarem 12 jogadores de modo a dar para 3 grupos de 4 jogadores. Se assim for, definia-se que passam os 2 primeiros de cada grupo mais os 2 melhores terceiros (sendo que em caso de igualdade seria por sorteio). Desta forma poderiam depois passar para a 3ª fase em GT6 4 jogadores (os primeiros de cada grupo mais o melhor segundo).

Mallgur escreveu:
Estou a poderar como fazer a segunda fase. Neste momento estou inclinado para 2 corridas... Existem duas possibilidades, creio. Fazer em duas pistas diferentes ou numa pista só (duas mangas).

Gosto mais da ideia de 2 corridas em pistas diferentes

Mallgur escreveu:
O BGA permite agora definir a grelha de partida em vez de o fazer aleatoriamente pelo que penso ser interessante aproveitar isso para tentar equilibrar as coisas.

Se fizermos pista diferentes, fazemos a grelha da 2ª prova no inverso da classificação da primeira corrida (quem ganhou, parte em último).

Se fizermos numa pista só, a segunda grelha deve ser o inverso da primeira, independentemente da classificação no final da corrida 1 (quem partiu em primeiro na prova 1, parte em último na prova 2).

Para mim isto será complicar e não valerá o esforço. Na minha opinião a grelha mais vale ser random.

 

Por fim, o que decidires, por mim está tudo bem. Obrigado. yes

Como inscrever?

Como inscrever? (O link nao funciona)

Corrigido

Olá.

Desculpa mas quando alterei o título do tópico para incluir a data limite o link daqui ficou errado.

É aqui:

http://www.abreojogo.com/campeonato_aoj_de_rallymangt/2020/06/inscri%C3%A7%C3%B5es_campeonato_aoj_de_rallymangt_at%C3%A9_12_de_junho

Obrigado.

-

Gamer profile

1ª temporada

Na 1ª temporada haverão 3 provas. É suposto jogar as 3 em simultaneo ou jogar a 1ª prova (Mónaco) e só depois começar a 2ª (Estoril) e por fim a 3ª (Silverstone)?

Uma de cada vez

Uma de cada vez.

 

-

Gamer profile

Mónaco

Ah! E começar pelo Mónaco vai ser giro. Já joguei uma vez GT4 no Mónaco a 4 jogadores e é mesmo muito muito dificil (quase impossível) ultrapassar. A 5 jogadores ainda deve ser mais engraçado! cool