<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<rss version="2.0" xml:base="http://www.abreojogo.com" xmlns:dc="http://purl.org/dc/elements/1.1/">
<channel>
 <title>abreojogo.com - Pessoas Normais, o RPG - Comentários</title>
 <link>http://www.abreojogo.com/blog/ricmadeira/2005/04/pessoas_normais_o_rpg</link>
 <description>Comentários para &quot;Pessoas Normais, o RPG&quot;</description>
 <language>pt</language>
<item>
 <title>No prob!</title>
 <link>http://www.abreojogo.com/blog/ricmadeira/2005/04/pessoas_normais_o_rpg#comment-2239</link>
 <description>&lt;p&gt;Eu na altura falei com ele... thanks people!&lt;/p&gt;
</description>
 <pubDate>Fri, 24 Feb 2006 04:16:18 +0000</pubDate>
 <dc:creator>ricmadeira</dc:creator>
 <guid isPermaLink="false">comment 2239 at http://www.abreojogo.com</guid>
</item>
<item>
 <title>Bem, agora que</title>
 <link>http://www.abreojogo.com/blog/ricmadeira/2005/04/pessoas_normais_o_rpg#comment-2235</link>
 <description>&lt;p&gt;
&lt;p&gt;Bem, agora que re-encontraste isto, bem que podias tu fazer isso! :P&amp;nbsp;&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[B0rg]&lt;br /&gt;We r all as one!!&lt;br /&gt;We are The Borg. We are Eternal. We will return. Resistance is Futile...&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;If freedom is outlawed, only outlaws will have freedom.&lt;/p&gt;
&lt;/p&gt;
</description>
 <pubDate>Thu, 23 Feb 2006 19:54:05 +0000</pubDate>
 <dc:creator>B0rg</dc:creator>
 <guid isPermaLink="false">comment 2235 at http://www.abreojogo.com</guid>
</item>
<item>
 <title>Será que alguém</title>
 <link>http://www.abreojogo.com/blog/ricmadeira/2005/04/pessoas_normais_o_rpg#comment-2233</link>
 <description>&lt;p&gt;
&lt;p&gt;Será que algu&amp;eacute;m efectivamente ligou ao Matt Snyder e traduziu-lhe o que o Ricardo postou? O mist&amp;eacute;rio continua e tem quase um ano de idade. :D&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;&amp;quot;Se alguma vez sou coerente, &amp;eacute; apenas como incoer&amp;ecirc;ncia saída da incoer&amp;ecirc;ncia.&amp;quot; Fernando Pessoa&lt;/p&gt;
&lt;/p&gt;
</description>
 <pubDate>Thu, 23 Feb 2006 15:48:51 +0000</pubDate>
 <dc:creator>jrmariano</dc:creator>
 <guid isPermaLink="false">comment 2233 at http://www.abreojogo.com</guid>
</item>
<item>
 <title>Hello from Matt</title>
 <link>http://www.abreojogo.com/blog/ricmadeira/2005/04/pessoas_normais_o_rpg#comment-775</link>
 <description>&lt;p&gt;Hello, &lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Please forgive my utter ignorance of Portuguese! I have only a VERY poor grasp on Spanish to make out some meaning here, but I suspect I&#039;m wrong about the words as often as I&#039;m correct. &lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Since you&#039;ve read and quoted from a blog in English, I&#039;m hoping you can let me know the general meaning of your blog post here. I&#039;m really interested in what you have to say!&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Thanks very much,&lt;br /&gt;
Matt Snyder&lt;/p&gt;
</description>
 <pubDate>Mon, 02 May 2005 15:09:45 +0000</pubDate>
 <dc:creator>Matt Snyder</dc:creator>
 <guid isPermaLink="false">comment 775 at http://www.abreojogo.com</guid>
</item>
<item>
 <title>Normal is Good</title>
 <link>http://www.abreojogo.com/blog/ricmadeira/2005/04/pessoas_normais_o_rpg#comment-661</link>
 <description>&lt;p&gt;Não precisas de discutir a qualidade dos GMs. Acho que te podes ficar pelo interesse da temática. Se já leste um calhamaço de 800 páginas sobre a infância perdida de um grupo de amigos numa cidade rural do interior e adoraste... óptimo! Ou mesmo se gostas apenas de dramas de guerra ou policiais, pode ser que sirva... são pessoas reais em situações perfeitamente normais que acontecem milhares de vezes todos os dias em algum ponto do globo. :)&lt;/p&gt;
</description>
 <pubDate>Tue, 19 Apr 2005 18:53:38 +0000</pubDate>
 <dc:creator>ricmadeira</dc:creator>
 <guid isPermaLink="false">comment 661 at http://www.abreojogo.com</guid>
</item>
<item>
 <title>Re: Pessoas Normais, o RPG</title>
 <link>http://www.abreojogo.com/blog/ricmadeira/2005/04/pessoas_normais_o_rpg#comment-650</link>
 <description>&lt;p&gt;Eh pá... É engraçado que toques num tópico que temos discutido bastante :)&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Quando falas sobre RPGs em que pessoas normais (eg sem poderes) se metem em situações anormais (e incluo aqui a ideia de se candidatarem a eleições - parece engraçado!), eu acho piada.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Mas muito sinceramente, não acho piada a jogar pessoas normais com problemas normais (dificeis, mas normais). Ler livros, sim. Ver filmes, especialmente (são essencialmente os filmes que vejo). Mas jogar, não. Essencialmente porque eu e toda a gente já estivemos em muitas das situações possíveis (ou em situações parecidas); e penso que o que GM pode oferecer, em termos de interessar os jogadores nas escolhas e consequências possíveis numa dada situação, pura e simplesmente não se comparam com a realidade.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Nota: não digo que não seja giro jogar isto. Mas tenho quase a certeza que nenhum GM que eu conheço é capaz de tornar isto interessante. Se alguém conhecer um GM capaz disso, avise-me :)&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;JP&lt;/p&gt;
</description>
 <pubDate>Tue, 19 Apr 2005 14:03:55 +0000</pubDate>
 <dc:creator>jpn</dc:creator>
 <guid isPermaLink="false">comment 650 at http://www.abreojogo.com</guid>
</item>
<item>
 <title>Teatro</title>
 <link>http://www.abreojogo.com/blog/ricmadeira/2005/04/pessoas_normais_o_rpg#comment-649</link>
 <description>&lt;p&gt;Ok, sem os gestos exagerados.&lt;br /&gt;
Eu não tenho vontade nenhuma de ser diferente do que sou (bem, mais magra dava jeito). O que me atrai no RPG é o mundo não ser este. Ser pessoas diferentes não me cativa.&lt;br /&gt;
Portanto, sem elementos fantásticos, sobrenaturais ou de F.C. não me apetece. Romeu e Julieta também não, por um lado é teatro, por outro uma tragédia. A única coisa que se aproveita da ideia era fazer o Romeu não se suicidar. Mas também bastava ele ter pensado um bocadinho...&lt;br /&gt;
Em relação a viver uma guerra... Não era suposto divertirmo-nos?&lt;br /&gt;
RPG em que não há nada de diferente, não me parece...
&lt;/p&gt;
</description>
 <pubDate>Tue, 19 Apr 2005 13:52:29 +0000</pubDate>
 <dc:creator>Elora</dc:creator>
 <guid isPermaLink="false">comment 649 at http://www.abreojogo.com</guid>
</item>
<item>
 <title>GNS, aqui? Acho que não...</title>
 <link>http://www.abreojogo.com/blog/ricmadeira/2005/04/pessoas_normais_o_rpg#comment-648</link>
 <description>&lt;p&gt;
&lt;div class=&quot;quote-msg&quot;&gt;
&lt;div class=&quot;quote-author&quot;&gt;&lt;em&gt;JMendes&lt;/em&gt; escreveu: &lt;/div&gt;
&lt;p&gt;As pessoas procuram RPGs por uma miríade de razões diferentes, mais ou menos agrupadas em vários modos. Um bom modelo destas razões é o da Forge, o tal Big Model, em que os modos recebem o nome pomposo de GNS. :)&lt;/div&gt;
&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Ya... Mas não era disso que o Ricardo estava a falar, acho eu... Imaginemos o Bridget Jones: the RPG. Uma Bridget Simulacionista pode tentar entrar na pele da &quot;solteira &amp;amp; desesperada&quot;. Uma Bridget Gamist pode tentar conquistar o patrão. Uma Bridget Narrativista pode tomar, ou não, a decisão de mudar a sua vida. Etc...&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;JP&lt;/p&gt;
</description>
 <pubDate>Tue, 19 Apr 2005 13:34:14 +0000</pubDate>
 <dc:creator>jpn</dc:creator>
 <guid isPermaLink="false">comment 648 at http://www.abreojogo.com</guid>
</item>
<item>
 <title>PS</title>
 <link>http://www.abreojogo.com/blog/ricmadeira/2005/04/pessoas_normais_o_rpg#comment-646</link>
 <description>&lt;p&gt;Yoh, :)&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;PS: Há já algum tempo que eu e algumas pessoas que conheço andam a falar do novo módulo do WoD: Humans - The Normalcy!&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Cheers,&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;J.
&lt;/p&gt;
</description>
 <pubDate>Tue, 19 Apr 2005 01:33:01 +0000</pubDate>
 <dc:creator>JMendes</dc:creator>
 <guid isPermaLink="false">comment 646 at http://www.abreojogo.com</guid>
</item>
<item>
 <title>Howzza, :)

[quote=&quot;The_Wat</title>
 <link>http://www.abreojogo.com/blog/ricmadeira/2005/04/pessoas_normais_o_rpg#comment-645</link>
 <description>&lt;p&gt;Howzza, :)&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;
&lt;div class=&quot;quote-msg&quot;&gt;
&lt;div class=&quot;quote-author&quot;&gt;&lt;em&gt;The_Watcher&lt;/em&gt; escreveu: &lt;/div&gt;
&lt;p&gt;as pessoas procuram RPGs para fugirem à vida normal, procurando mundos fantásticos onde possam ser os heróis&lt;/div&gt;
&lt;p&gt;Ok, suponho que é fácil ficar com esta impressão, mas é preciso ter noção que é mesmo só uma impressão.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;As pessoas procuram RPGs por uma miríade de razões diferentes, mais ou menos agrupadas em vários modos. Um bom modelo destas razões é o da Forge, o tal Big Model, em que os modos recebem o nome pomposo de GNS. :)&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Achei que devia dizer isto... ;)&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Cheers,&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;J.
&lt;/p&gt;
</description>
 <pubDate>Tue, 19 Apr 2005 01:28:33 +0000</pubDate>
 <dc:creator>JMendes</dc:creator>
 <guid isPermaLink="false">comment 645 at http://www.abreojogo.com</guid>
</item>
<item>
 <title>Bem, sim e não!

Concordo</title>
 <link>http://www.abreojogo.com/blog/ricmadeira/2005/04/pessoas_normais_o_rpg#comment-642</link>
 <description>&lt;p&gt;Bem, sim e não!&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Concordo com tudo o que disseste e uma das coisas que mais gosto em rpg&#039;s é mesmo o jogar essa normalidade da vida dos personagens. Nem necessáriamente a parte dos bangs, mesmo a normalidade.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Por outro lado eu prefiro 1000 x&#039;s um setting de fantasy do que um setting no mundo real. Prefiro histórias de fantasy ou de ficção científica ou sobrenaturais do que no mundo real. O que não quer dizer que não goste dessa normalidade mas talvez goste é dessa normalidade mas com um background diferente. Tipo, gosto muito de bd&#039;s de super heróis, mas depois os que mais gosto são aqueles que passam mais tempo às voltas com a vida normal dos heróis, com coisas não relacionadas com os poderes deles! Então porquê essa incoerência? Acho que só o facto de saber que algo diferente existe é o suficiente para gostar mais. Um poder não tem de ser usado, basta saber que ele pode ser usado para fazer a diferença! Um personagem num mundo de fantasy espada e magia pode estar preocupado se o irmão vai partir para a guerra ou com a forma como a noiva está a lidar com o casamento que se aproxima ou com a sua candidatura a uma posição de poder ou em tomar conta da sua propriedade que o ser falecido pai lhe deixou ou whatever e para mim, todas essas situações são muito mais interessantes, mesmo na sua simplicidade, mesmo sendo em tudo idênticas às outras, simplesmente por se passarem num mundo de fantasia!&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Pode não faser sentido mas é isso!&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;--------------------------------------------------------------&lt;br /&gt;
[B0rg] &lt;br /&gt;
We r all as one!! &lt;br /&gt;
We are The Borg. We are Eternal. We will return. Resistance is Futile... &lt;/p&gt;
&lt;p&gt;If freedom is outlawed, only outlaws will have freedom!&lt;/p&gt;
</description>
 <pubDate>Tue, 19 Apr 2005 00:31:41 +0000</pubDate>
 <dc:creator>B0rg</dc:creator>
 <guid isPermaLink="false">comment 642 at http://www.abreojogo.com</guid>
</item>
<item>
 <title>Pessoas normais ou nem tanto</title>
 <link>http://www.abreojogo.com/blog/ricmadeira/2005/04/pessoas_normais_o_rpg#comment-641</link>
 <description>&lt;p&gt;Francamente partilho a tua visão de que em RPG se pode aproveitar tanto da vida &#039;normal&#039; como de algo fora do comum. Mas o que acontece é que as pessoas procuram RPGs para fugirem à vida normal, procurando mundos fantásticos onde possam ser os heróis. Conheço muitos jogadores para os quais a noção de RPG sem poderes é impossivel de encaixar. Foi graças aos poderes que os RPGs ganharam notoriedade, e é também por causa deles que tanta gente se junta ás nossas hostes. Mas quando se cai no &#039;been there, done that&#039; em qualquer setting, a pessoa procura outras fontes de divertimento. E quando o seu nível de roleplayer sobe, começa a querer desafios mais dificeis, mais elaborados. E o que haverá de mais elaborado do que a realidade em que vivemos?&lt;/p&gt;
</description>
 <pubDate>Mon, 18 Apr 2005 23:38:25 +0000</pubDate>
 <dc:creator>The_Watcher</dc:creator>
 <guid isPermaLink="false">comment 641 at http://www.abreojogo.com</guid>
</item>
<item>
 <title>Pessoas Normais, o RPG</title>
 <link>http://www.abreojogo.com/blog/ricmadeira/2005/04/pessoas_normais_o_rpg</link>
 <description>&lt;p&gt;Hmm, mais leitura interessante e provocadora de novos  pensamentos... Como seria um RPG sem quaisquer elementos fantásticos, sobrenaturais, de ficção científica, etc.? Apenas pessoas normais em situações difíceis:&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;&lt;a href=&quot;http://www.20by20room.com/2005/04/swimming_with_s.html&quot;&gt;Swimming with sharks: Story now (Matt Snyder)&lt;/a&gt; - &lt;em&gt;I wrote a blog post recently called &quot;Lasersharking my ass.&quot; I was very surprised to hear some pretty negative reactions in comments there and on another blog or two about the topic. So, I&#039;m interested in taking a fresh approach...&lt;/em&gt; [&lt;a href=&quot;http://www.20by20room.com/&quot;&gt;The 20&#039; By 20&#039; Room&lt;/a&gt;]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;&lt;a href=&quot;http://www.abreojogo.com/blog/ricmadeira/2005/04/pessoas_normais_o_rpg&quot;&gt;ler mais&lt;/a&gt;&lt;/p&gt;</description>
 <comments>http://www.abreojogo.com/blog/ricmadeira/2005/04/pessoas_normais_o_rpg#comments</comments>
 <category domain="http://www.abreojogo.com/blog/opinioes_e_ensaios">Opiniões e Ensaios</category>
 <pubDate>Mon, 18 Apr 2005 20:48:55 +0000</pubDate>
 <dc:creator>ricmadeira</dc:creator>
 <guid isPermaLink="false">110 at http://www.abreojogo.com</guid>
</item>
</channel>
</rss>
