18º Encontro Mensal de Roleplayers de Lisboa

Retrato de jrmariano
2012-08-11 14:00
Local: 

Alvaláxia Shopping e Lazer - Complexo XXI (no 1º piso, em frente à Cervejaria Nacional [que fica "por cima" da Loja Verde])

No próximo dia 11 de agosto, o grupo de Roleplayers do Lisboa vai encontrar-se para jogar e conviver.

Estes encontros são abertos a todos os que se queiram juntar, sem necessidade de trazer qualquer jogo ou de ter qualquer experiência prévia com RPGs. Não há inscrições nem é preciso pagar nada, basta aparecer. Esta é uma oportunidade para jogar RPGs, fazer novas amizades e passar um bom bocado. O encontro começa a partir das 14:00 durando a tarde toda e podendo eventualmente estender-se até à noite.

 

Podes desde já inscreveres-te como jogador nas mesas de jogo que já estão anunciadas ou abrires uma nova mesa como Mestre de Jogo na folha de cálculo disponível no Google Docs.

 

Se entretanto quiseres saber mais sobre o que são os Roleplaying Games, visita esta secção do AbreoJogo. Se tiveres qualquer dúvida ou problema em chegar até ao local (mapa do Google), não hesites em perguntar aqui ou enviar mensagem pelo contactos João MarianoDiogo Curado ou Henrique Soares. O espaço onde estes eventos se realizam é privado e cedido para o efeito, pelo que desde já aqui ficam os nossos agradecimentos.

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

Hurray! :)

Venha a animação!   ;)

Que sugestões para o tema da Mesa Redonda deste mês? Que tema seria porreiro abordar e conversar sobre?

Sim, sim. Aceitam-se

Sim, sim. Aceitam-se sugestões de jogos a levar e de temas a discutir. :)

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim
Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos movermos, pelos mundos do RPG

Há rpgs de verão? (Assim como

Há rpgs de verão? (Assim como se diz que há livros de verão?)

Sérgio

Isso são os RPGs do momento,

Isso são os RPGs do momento, certo? Se for depois da GenCon serão os Pós-GenCon, eh eh.

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim
Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos movermos, pelos mundos do RPG

Mesa redonda - consolidar o RPG de uma vez por todas em PT?

Antes de mais boa noite pessoal,

Já segui este site há uns anitos, sempre achei que era um spot de referência, acima de tudo para qualquer gamer de RPG (como é o meu caso).

Decidi voltar a dar uma olhadela e "just like that" PIMBA... registei-me  ;)

Jogo RPG práí há uns... nem sei bem... 20 anos... Comecei com D&D e daí em diante... Vampire, Rolemaster + MERP (SIM!! Rolemaster!!), GURPS mais recentemente (mais recentemente.. aí nos últimos 8 anos :D ) com campanhas e ideias fabulosas graças também a um GM fantástico que por acaso é meu irmão, e agora por último comecei a olhar para o D&D Next e para o Pathfinder ao mesmo tempo curiosamente.

Como muita gente destes fórums, faço parte de um grupo que joga on and off... somos uma espécie de X-Men originais, juntos há séculos, só que o Noturno está no estrangeiro, o Dr Xavier está metade do tempo a 200 km do resto do grupo, o Wolverine tem filhos, o Colossus tem filhos e o Magneto tem filhos e farta-se de trbalhar [ok, ok... não são os X-Men originais mas era uma alegoria ;) ] - já tentámos ou falámos um pouco de tudo, jogámos muitas vezes presencialmente, depois simples webcam, depois "by e-mail" (e ainda o fazemos), depois por Skype, sonhámos com a D&D VT, e agora mais recentemente Google Hangouts.

Só para crescentar uma nota em relação a Card Games: joguei MUITO Vampire, nada de MTG e depois... joguei muito Blood Wars, mesmo muito. E tenho umas saudades....

De qualquer forma gostaria de vos felicitar a TODOS por manterem este site a bombar desta forma - para quem cá está há muitos anos isto pode já parecer trivial... mas não é, muito pelo contrário representa uma actividade fenomenal em torno de um hobby que acho para a maioria passa já a paixão.

Assim para entrar logo a pés juntos, gostaria de lançar um tópico que de certeza já terá sido falado aqui 1000 e uma vezes mas que ainda assim me deixa um pouco desconcertado, acima de tudo porque apela à minha alma de roleplayer acima de todos os outros hobbies (sim, mesmo acima de MMOS :D): epá, com as iniciativas de society gameplay de títulos como o D&D da Wizards [living forgotten realms, living greyhawk, etc] e o Pathfinder da Paizo, como é possível que não tenhamos aqui em PT mais eventos sancionados por essas empresas que nos pudessem trazer de alguma forma sei lá... patrocínios, prémios, enfim.. Toda uma míriade de coisas que mobilizam milhares (se não milhões) de pessoas por esse mundo fora para se reunirem em enormes eventos.

Certo... Bem sei que somos um pequeno país à beira mar plantado e agora ainda por cima com a crise e coiso e tal, mas ainda assim... Isto é só inércia ou há por aí alguém que já tenha tentado e que tenha falhado? E se falhou, porquê? Bora lá aprender com isso e andar para a frente. Ainda que não sejamos milhares de milhões, há muuuuuitos roleplayers por esse país fora.

Lembro-me quando comecei a jogar Vampire TCG também ninguém dava nada por nós, éramos uma comunidade restrita, uns esquisitóides que não jogavam MTG (noção errada, até porque alguns jogavam e até bastante bem), mas ainda assim conseguimos organizar N torneios de Vampire dos mais diferentes tipos.

Eu sei que o pessoal se junta, convive e joga em torno dos mais diversos RPGs mas será que de facto não é possível ter eventos sancionados pelas maiores empresas, com posters, prémios de participação, character awards, etc., etc?

Espero que não considerem este mail muito agressivo, estou mesmo, mesmo só naquela de lançar a discussão, porque este é um assunto que me interessa muito.

Bora lá pessoal, digam de vossa justiça.

E já agora... se este post não devesse estar aqui, dêm-me a dica que eu mudo-o de sítio  ;)

Abraços.

Edeldhur

"Epá... TEM DE SER POSSÍVEL trabalhar em RPG e ganhar dinheiro. Tem de ser... né?"

Boas edelhur, e obrigado pelo

Boas edelhur, e obrigado pelo post.

Da mesma maneira que tu és um veterano destas coisas eu sou um novato autêntico, por isso não fazia ideia que havia assim tantos roleplayers por portugal fora. Na minha singela opinião, não há eventos desse tipo em portugal porque os roleplayers portugueses não se manifestam o suficiente, e como tal apesar de haver "mercado" suficiente (se o há?) para justificar o investimento das empresas neste nosso cantinho não apareçem as oportunidades porque seria um investimento algo arriscado.

Acho que se nos organizarmos e juntarmos gente suficiente conseguimos fazer barulho suficiente para os chamar cá

Enfim, é esta a minha ppinião pouco informada

-----------------------------------------------------------------------------------

Lista de jogos

Olá Edeldhur e sê bem-vindo

Olá Edeldhur e sê bem-vindo ao Abre o Jogo! Agradeço desde já a tua coragem em finalmente registares-te e fazeres ouvir a tua "voz", eh eh. Fica por aqui, participa e diverte-te. :)

Bem, dado o título do teu post presumo que queres que falemos disso no próximo encontro mensal como o tema da mesa redonda, certo? Apareces por lá? :)

Realmente a discussão que propões é algo que vamos discutindo de vez em quando apesar da conversa começa a partir de tópicos diferentes. A verdade é que seremos apenas uma centena de fãs de RPG (numa estimativa nada ciêntífica) e que somos realmente um mercado muito, muito pequeno a ser explorado pelas empresas que se debruçam sobre a área de negócio dos jogos "analógicos". Isso faz com que não haja muito interesse em investir nele.

Quanto aos eventos sancionados a maioria dos eventos mais "oficializantes", como por exemplo os D&D Gamedays ou até o Free RPG Day, remetem para a necessidade da existência de uma loja física. Nós aqui no Grupo de Roleplayers. como coletivo informa que somos, não temos propriamente uma natureza comercial e portanto não poderemos aceder a esses recursos. Contudo existem as lojas da especialidade mas que eu saiba (tem sido difícil aceder a esse tipo de informação portanto corrijam-me se estiver enganado) as duas Devir Arena não têm neste momento qualquer tipo de Dungeons Encounters ou algo parecido a decorrer.

Ora, se houver vontade e maneira de contornar essa dificuldade que descrevi anteriormente eu acho que seria interessante haver jogo mais "organizado" nos Encontros Mensais, especialmente porque já se tem falado nisso várias vezes. Aparece no próximo encontro ou diz qualquer coisa por aqui (ou pelo nosso grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/gruporoleplayerslx/) para vermos se fazemos avançar essa ideia. :)

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim
Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos movermos, pelos mundos do RPG

eventos sancionados

Já se tem feito e continua a fazer-se esse tipo de eventos, muito pela iniciativa e pela carolice de alguns apaixonados do RPG :) A malta de Coimbra já reuniu dezenas de pessoas de todo o país em alguns game days e nós aqui no Porto continuamos a ter D&D Encounters, organizamos um playtest de D&D Next e estamos sempre atentos a estas coisas.

No entanto, a nível comercial não há interesse, pois há poucas ou nenhumas pessoas a comprar RPGs em Portugal. Contamos que os nossos encontros aqui no Porto e também aí em Lisboa (e quem sabe noutras partes do país) possam vir a mudar isso, pois antes de comprar é preciso não só jogar como também não jogar sempre a mesma coisa ;)

A boa notícia é que a comunidade de roleplayers em Portugal está forte e nunca esteve tão aberta para poder crescer. Temos encontros mensais todos os meses, um evento de design de RPGs todos os anos, mesas nas convenções nacionais, podcasts e vídeos de RPGs, jogos originais na nossa língua e acesso fácil ao material que podemos encomendar de fora.

No entanto, como diz o Woody Allen, 90% do sucesso consiste em aparecer e é isso que nos tem faltado. Apareces? :)

Vou tentar ir. Irei

Vou tentar ir. Irei certamente se estiver em Lisboa nesse dia. Abraços a todos!

Ena pá! Sejas bem-vindo, eh

Ena pá! Sejas bem-vindo, eh eh. :) 

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim
Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos movermos, pelos mundos do RPG

Infelizmente não vou puder ir

Infelizmente não vou puder ir a este encontro pois estarei no "estrangeiro" (Açores). Queria perguntar se conhecem alguma loja (online ou não) que venda os livros de Pathfinder e tenha um envio rápido.

Obrigado pela atenção

www.leisuregames.com Excelent

www.leisuregames.com

Excelente serviço e entrega rápida. Para o Continente demora 3 dias, para os Açores poderá demorar 1 dia extra (ou não).

Obrigado, será mesmo para o

Obrigado, será mesmo para o continente so estarei nos Açores de férias daí não poder ir a este encontro :P Obrigado pela recomendação

Também podes ir ao Book

Também podes ir ao Book Depository que mostra o preço já com portes. Além do mais é enviado do Reino Unido e portanto não pára na alfândega. Ah, e também costumar demorar poucos dias. Não tem é tanta seleção de RPGs apenas os mais vendidos/conhecidos. :)

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim
Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos movermos, pelos mundos do RPG

Tempo...

a questão é que o BD demora entre uma a duas semanas a entregar...

e o Gonçalo estava a pedir entrega "rápida"

 

Stormrover (a.k.a. Nuno)


Last played:

Com a ressalva de que a

Com a ressalva de que a Leisure Games também apresenta os portes ANTES da confirmação da encomenda, demora cerca de três dias a entregar (já sou cliente há longa data e raras as vezes que demora mais tempo) e também é no Reino Unido, por isso, nada de alfândegas. O Book Depository concentra-se mais em romances, novelas, etc. Pode ser que lá tenha o que queres, mas não é loja da especialidade ao passo que a Leisure Games é, e das mais conceituadas e fiáveis.

uma ressalva

O único problema é que a Leisure Games continua a aplicar portes no valor de 20% da encomenda, ou seja, não parecem estar propriamente interessados no comércio online. No entanto, é uma excelente opção para encomendar algo de baixo valor como um conjunto de dados, por exemplo. No dia em que a Leisure Games colocar um valor fixo de portes valerá a pena umas grandes encomendas em grupo.

Corrijo, o BDep NÃO cobra

Corrijo, o BDep NÃO cobra portes. E os preços são normalmente competitivos com outros comerciantes. É a minha escolha... quando tenho tempo.

Recorri à Leisure Games aqui há uns anos e gostei do serviço deles.

Sérgio

Mesa 1 - "Morte": João Mariano

Shinigami: Contos dos Deuses da Morte - um jogo de RPG onde os jogadores entram num mundo fantástico de míticos ceifeiros de almas para nele criarem histórias assombrosas de forma fácil e instantânea.



15h. Para 5 jogadores.

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim
Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos movermos, pelos mundos do RPG

já disponível para descarregarem

Alinho :)

Alinho :)

Mesa 2 - Desconhecidos em Prax

O universo de Glorantha é um dos mais icónicos universos de fantasia criados à volta dos jogos temáticos (jogos de tabuleiro, rpgs, jogos para computador).

O presente jogo decorre em Prax, uma região semi-desértica de Glorantha, atravessada pelo majestoso rio Zola Fel. As personagens são migrantes vindos de outras terras contratados por um colono apostado em civilizar as terras que tomou para si num afluente isolado do rio.

Como contratados, cabe-lhes vigiar e proteger as terras do seu senhor, Duke Raus, interagindo com os estranhos povos e criaturas que povoam tais terras distantes.

O sistema de jogo combina uma criação de personagens muito simples e bastante informal com mecânicas igualmente simples.

Sérgio

Número de vagas?

Muito bem, Vou atualizar o calendário, eh eh. Quantas vagas suportas na tua mesa? :)

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim
Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos movermos, pelos mundos do RPG

Vagas?

Umm, 4, 5, o normal. Mas se tiverem de ser mais (ou menos), também se arranja. Obrigado pela calendarização.

Sérgio

Strilar is out! :-(

Infelizmente não me vai ser possivel aparecer no próximo encontro de RPGs. Também tenho direito a ser um pouquinho "baldas" de vez em quando, não podem ser só os outros eheheh wink

Divirtam-se e depois contem como correu.

@ Edeldhur: Sê muito bem vindo e espero que te divirtas neste evento, vai aparecendo mais vezes para ficares a conhecer o pessoal e experimentar RPGs novos e antigos, de certeza que irás encontrar algo do teu agrado.

~Nuno Carreira / Strilar (* Boardgamer * Roleplaygamer * Cardgamer * Onlinegamer * Geek * L5R GM *)