Regras para os tópicos dos Classificados

Nos últimos tempos o Abre o Jogo tem sido utilizado para a colocação de anúncios de Classificados (Compra, Venda, Troca) de jogos e esses tópicos têm reflexo na barra de Novos Comentários à esquerda bem como as respostas aos mesmos.

Tem também sido prática comum ir colocando respostas para dar destaque aos anúncios.

Até aqui esta prática tem sido usada com alguma parcimónia mas, com o aumento de anúncios deste tipo, a mesma tem-se tornado mais frequente pois os tópicos iam-se "sobrepondo" uns aos outros na procura pelo destaque.

Neste momento já não será possível deixar esta prática sem regulação e, por isso, temos que estabelecer regras.

Não interessa discutir aqui quem fez ou deixou de fazer o quê. Só temos que conversar um pouco sobre o que fazer.

A meu ver temos 3 opções:

1 - Não permitir que os tópicos dos classificados afectem a barra de destaques

2 - Não permitir "bumps" sob pena de eliminação do tópico, excepto respostas de compradores/interessados

3 - Não permitir tópicos de Classificados

A solução mais simples para os administradores é a 1ª. Não obriga a qualquer tipo de "fiscalização", apenas a reconfigurar o site.

As outras obrigam a que os administradores tenham que ir verificando sempre que há posts novos.

A segunda está sujeita a potenciais abusos, como é evidente.

O que vos parece?

_

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

opção 1

 Não por ser mais fácil mas para dar preferência a outro tipo de conteúdos.

 Eu escolhia esta sem dúvida nenhuma além do mais penso que se implementar-mos novas regras como a 2ª hipótese vamos ter muitos incumpridores e só nos vai trazer trabalho e chatices.

Outra proposta

Proponho uma outra solução: neste momento há duas barras, Novos Comentários e Muro de Recados. A proposta é criar uma terceira barra específica para os anúncios dos classificados.

 

O Abre o Jogo não se deve limitar a ser um entreposto para compra e venda de jogos, mas não há dúvida que este é um aspecto que prende a atenção de muitos dos frequentadores do site. Uma terceira barra seria a resposta a este problema: novos classificados não impediriam outros assuntos de receber destaque, mas manteriam o atrativo que faz com que muitos de nós visitem o site com frequência, uma vez que a frequência de colocação de classificados é bastante superior à colocação de outros conteúdos. Os classificados assim acabam por funcionar como chamariz para o site, e uma vez no site as pessoas tomam conhecimento de outros conteúdos.

 

Parece-me uma solução com potencial para ser do agrado de todos.

 

É uma sugestão interessante

Não sei até que ponto é viável.

Não sei se há um controlo tão "fino" sobre o que pode aparecer nessa barra. Terei que dar uma vista de olhos nas configurações...

_

The juvenile sea squirt is mobile, with a central nervous system and a brain. Once it has found a suitable rock, it settles down, absorbs its brain, and turns on the TV.

Terry Pratchett and Stephen Baxter - The Long War

3cents

o 3º parece-me muito excessivo, mas se calhar fazia sentido (até porque pode melhorar o sistema), ter um mecanismo extra para as vendas, que não seja com posts no forum. já existem tantas plataformas que podem facilitar as compras vendas.. desde procurar por titulos à venda (aqui se procurarmos vamos apanhar os que já foram vendidos, etc) a poder procurar por preços, etc

o 2º também acho que não serve, para além do imenso trabalho para os admins, os topics com mais jogos há venda, ou com um sistema de leilão iam sempre "abafar" os restantes topics, incluindo vendas de menos jogos

o 1º acho que é o melhor, eventualmente aliado a um sistema extra forum alternativo; também já se falou na possibilidade de ter 2 barras rápidas, 1 para vendas e outra para o resto, mas se calhar o site começa a ficar muito cheio, e de facto não custa assim tanto abrir o topic das vendas e ter logo acesso a todas sem outros topics pelo meio (tipo encontros e coisas assim ;)

NA zwame (devem conhecer os

NA zwame (devem conhecer os foruns) existe uma regra para os topicos de classificados.

1) so se pode fazer bump de 24 em 24 horas, se isso nao for cumprido o utilizador é banido X tempo e o topico apagado!

Penso ser uma soluçao eficaz dando destaque ao topico de vendas.

Tb nao vejo qq problema se os classificados nao aparecerem ao lado, eu tenho bookmarked a tab de classificados e portanto sei sempre quais sao  os topicos novos.

Opção 1

parece a mais viável em termos práticos, a 3ªbarra parece uma excelente sugestão se for possível implementar.

Outra sugestão que pode resolver, apesar de não ser tão simples:

- Apenas um tópico, em que cada pessoa cria um comentário para os seus classificados, em que vai editando a medida que vai vendendo\adicionando, proibindo os sub-comentários, resolvendo negócios e questões relacionadas em PM

- Esse tópico seria o novo "Classificados", teria regras próprias na colocação dos anuncios (tamanho imagens, etc..), seria como um mercado gigante em que tudo estaria no mesmo local

Aproveitando que estamos a falar de restruturação do site, volto a sugerir se for possível o regresso do Link ao BGG, que permite aceder as coleções\user BGG de cada utilizador como dava antigamente

Opção 1

Esta talvez seja a melhor opção, associada, se possível, a uma terceira barra de destaques. Concordo em pleno com o referido pelo Tercix (2ª opinião).

Por outro lado, e desconhecendo que dificuldades de implementação/manutenção isso poderia trazer aos administradores do site, seria de grande utilidade a existência de uma ferramenta que permitisse verificar se determinado jogo se encontra disponível nos classificados atuais, devolvendo as ofertas existentes.

Independente das alterações que venham a ser decididas e implementadas, parece-me que se deve enaltecer a qualidade deste site, dos seus conteúdos, bem como todo trabalho desenvolvido pelos seus administradores.

Quanto às opcões,

Quanto às opcões, aparentemente a opção 1 é a mais escolhida/desejada, (a mim levou-me algum tempo a reparar mas) na página inicial, no fundo tem 3 colunas de tópicos/conteúdos activos, e os classificados aparecem aqui, portanto se eliminarem os classificados da barra de destauqes o problema fica resolvido, sem aparecer outro problema...(isto claro se uma coisa não estiver ligada à outra...)

AM escreveu:

(...) seria de grande utilidade a existência de uma ferramenta que permitisse verificar se determinado jogo se encontra disponível nos classificados atuais, devolvendo as ofertas existentes.

Com alguma regra (boas práticas) isto julgo que poderia ser resolvido facilmente. Tipo em vez de marcar os jogos vendidos e o texto ficar no tópico a alimentar o motor de busca, ao ser vendido um jogo o texto seria apagado de vez.

Opção 1 e Opção 4

Gosto da 1ª opção, mas prefiro a ideia do tercix sobre uma barra especifica para classificados. Não sei a viabilidade da implementação mas dentro do possivel, creio ser de longe a melhor.

A opção 1 também tem pontos a rever.

- o ocasional chico-esperto que vai criar o topico fora da area de classificados para "fugir" à restrição, obrigando os moderadores a andar à caça destes tópicos, logo inviabilizando a ideia original

- o ocasional engano de newbie que, não estando ao corrente das regras vai criar o topico em qualquer lugar, obrigando os moderadores a andar à caça destes tópicos, logo inviabilizando a ideia original.

Por outro lado, gosto da ideia e concordo com ela, por isso, cá estarei para dar feedback sempre que necessário e ajudar no que for preciso.

Já acontece

Já acontece, ocasionalmente, serem colocados tópicos fora dos Classificados que deveriam lá estar.

As mais das vezes é acidental. Não me recordo de nenhum caso em que fosse evidente chico-espertice.

É algo que pode acontecer em todos os sites e que implica o trabalho dos administradores.

_

The juvenile sea squirt is mobile, with a central nervous system and a brain. Once it has found a suitable rock, it settles down, absorbs its brain, and turns on the TV.

Terry Pratchett and Stephen Baxter - The Long War

+1

Boas

Concordo com a generalidade da malta, creio que a 1a opção é a mais prática de implementar/controlar e a que também responderá melhor à "necessidade" recentemente detectada.

É notório que a principal actividade praticada no fórum é a venda de jogos, estrangula-la é estar a condenar esta plataforma mas creio que também seria importante que todos os que aqui vendem jogos contribuíssem monetariamente para a manutenção do fórum e, antes que me atirem pedras, estou a falar em cêntimos/venda, destinados como disse à manutenção e porque não ao desenvolvimento da secção de classificados com mais umas ferramentas úteis para este fim.

No passado já contactei a administração para perceber como podia contribuir e compreendi que andam uns quantos carolas, por amor à camisola, a sustentar este nosso luxo. Não é justo! A eles o meu agradecimento público e aguardo que concretizem o que me responderam no referido email.

Joao

1&regras

Concordo com a ideia sugerida de ter mais uma barra só para classificados o que permitiria aos outros tópicos manterem-se visíveis.

De qualquer forma acho que deveria haver "boas práticas" nos posts de classificados e não fazerem posts para bump sem conteúdo, só para subir a visibilidade do post. Torna-se uma autêntica guerra de bumps, sendo que quando se vai avaliar se há alguma informação de interesse é desapontante (sim vejo com frequência os posts de classificados e esta é a minha sensação)

Os posts deveriam corresponder a atualizações do post original como entrada ou saída de jogos venda/procura/troca ou dos preços, ou feedback das transações.

Relativamente a contribuir para a manutenção do site que todos usufruímos a ideia já apresentada e utilizada por alguns de uma %€ é adequada e tenciono adotar doravante.

A minha opinião...

Boas,

Parece-me bem que se retirem os classificados da barra lateral.

mas sugiro que se coloque um destaque para os classificados, ou com uma outra lista de destaques ou com uma imagem na barra lateral com link para:

http://www.abreojogo.com/forum/%C3%BAncios_neg%C3%B3cios/classificados

Quanto aos up's bump's e outros que tais...

Realmente se não for para adicionar nada relevante 1 por semana é capaz de ser o ideal para o volume de posts no abreojogo...

Cumprimentos!

----------
Priskus

Priskus escreveu:

Priskus escreveu:

Boas,
(...) ou com uma imagem na barra lateral com link para:
http://www.abreojogo.com/forum/%C3%BAncios_neg%C3%B3cios/classificados

Isso não é o que já existe em cima à direita? Ou eu entendi mal?

Pois é...

Nem tinha reparado :-)

----------
Priskus

Eu já não tinha pachorra para

Eu já não tinha pachorra para aqui vir actualizar o meu topico de vendas devido à forma como a maioria do pessoal se andava a comportar aqui com os bumps incessantes aos seus tópicos, às vezes duas vezes no mesmo dia porque entretanto tinham havido outros bumps e o topico deles tinha desaparecido...

 

Simplesmente deixei de postar aqui no meu topico dos classificados...

 

Por isso é com bons olhos que vejo esta iniciativa para regulamentar isto...

 

A minha opinião é que, como já foi sugerido, se devia criar uma 2ª barra onde aparecem os tópicos dos Classificados que são actualizados com as respostas.

 

Depois acho que devia ser expressamente proibido fazer bump apenas por fazer bump... mas para não ser tão radical, no máximo uma vez por semana poderia ser feito um bump...

 

Acho que cada vez que o tópico ofsse actualizado, o utilizador criaria um novo comentário a dizer o que foi adicionado ou retirado ao tópico e mudanças de preços se as houvessem.

 

Quem desrespeitasse estas duas regras (No Bump ou 1 vez por semana + Actualização de tópico com comentário explicativo ao que foi actualizado) seria:

1ª Infração - Avisado porque apesar de termos o dever de saber as regras pode haver pessoas que não as saibam

2ª Infração - Suspenso 2 dias do forum à 2ª Infração

3ª Infração - Tópico Apagado e Utilizador suspenso 1 semana

4ª Infração - Tópico novo criado depois da 3ª infração apagado e o utilizar proibido de criar mais tópicos de vendas ou leilões

5ª Infração - Por ter criado um tópico de vendas quando estava proibido de o fazer é Banir o utilizador do site para sempre

 

Acho que desta forma o forum ficaria muito mais fluido e natural com duas partes separadas a co-existir em harmonia e o pessoal aclamava um bocadinho esta Guerra de Bumps que é pura e simplesmente ridicula!

Muse23PT escreveu: Eu já não

Muse23PT escreveu:

Eu já não tinha pachorra para aqui vir actualizar o meu topico de vendas devido à forma como a maioria do pessoal se andava a comportar aqui com os bumps incessantes aos seus tópicos, às vezes duas vezes no mesmo dia porque entretanto tinham havido outros bumps e o topico deles tinha desaparecido...
 
Simplesmente deixei de postar aqui no meu topico dos classificados...
 
Por isso é com bons olhos que vejo esta iniciativa para regulamentar isto...
 
A minha opinião é que, como já foi sugerido, se devia criar uma 2ª barra onde aparecem os tópicos dos Classificados que são actualizados com as respostas.
 
Depois acho que devia ser expressamente proibido fazer bump apenas por fazer bump... mas para não ser tão radical, no máximo uma vez por semana poderia ser feito um bump...
 
Acho que cada vez que o tópico ofsse actualizado, o utilizador criaria um novo comentário a dizer o que foi adicionado ou retirado ao tópico e mudanças de preços se as houvessem.
 
Quem desrespeitasse estas duas regras (No Bump ou 1 vez por semana + Actualização de tópico com comentário explicativo ao que foi actualizado) seria:
1ª Infração - Avisado porque apesar de termos o dever de saber as regras pode haver pessoas que não as saibam
2ª Infração - Suspenso 2 dias do forum à 2ª Infração
3ª Infração - Tópico Apagado e Utilizador suspenso 1 semana
4ª Infração - Tópico novo criado depois da 3ª infração apagado e o utilizar proibido de criar mais tópicos de vendas ou leilões
5ª Infração - Por ter criado um tópico de vendas quando estava proibido de o fazer é Banir o utilizador do site para sempre
 
Acho que desta forma o forum ficaria muito mais fluido e natural com duas partes separadas a co-existir em harmonia e o pessoal aclamava um bocadinho esta Guerra de Bumps que é pura e simplesmente ridicula!

What Paulo said.
And, by the way, BUMP.

Tb subscrevo, era algo tipo

Tb subscrevo, era algo tipo isto que já tinha pensado.

Já agora faço também uma pequena sugestão: acrescentar a funcionalidade de MARCAR COMO LIDOS, os tópicos que se quiser.

Se essa opção existe, não a encontro.. :)

"Um dos paradoxos dolorosos do nosso tempo reside no facto de serem os estúpidos os que têm a certeza, enquanto os que possuem imaginação e inteligência se debatem em dúvidas e indecisões."

Dna_Boy escreveu: Já agora

Dna_Boy escreveu:

Já agora faço também uma pequena sugestão: acrescentar a funcionalidade de MARCAR COMO LIDOS, os tópicos que se quiser.
Se essa opção existe, não a encontro.. :)

Acho que não existe, mas fica mais uma dica (de como eu faço):
- os actuais Broswers suportam múltiplos 'tabs'/janelas abertas simultâneamete;
- com o fórum numa janela faço CTRL+Click no link do tópico (abre numa outra janela);
- faço isto para os vários tópicos
- se quiser dou uma olhada ou então simplemente fecho essas janelas, parece moroso, mas é bastante rápido...

Alternativa à venda de jogos

E que tal usar o metodo da LeiriaCon ou RiaCon de colocar a venda de jogos todos no Drive Excel com um periodo de vida mensal. Isso iria permitir reduzir o numero de posts, e em vez de ver 15 ou 20 topicos vendas, passava a ver todos no mesmo sitio.

Limitar o periodo da Drive, porque senão teremos os jogos à venda que podem já estar vendidos mas que o dono esqueceu de actualizar. Desse modo, os vendedores se querem utilizar essa mecanica tem de inserir os dados na nova Drive. E para os compradores facilita porque é possivel comparar preços e incentiva no inicio do mês ver os artigos em venda em vez de estar sempre à procura de alguma novidade.

Por Exemplo:

1.º Criar uma Drive de Venda de Jogos Mensal Julho/17 - ao fim do mês seria encerrada

 As folhas de calculo podiam ser divididas nas areas de entrega:

  • Area Lisboa
  • Area Porto
  • Area Leiria
  • Algarve
  • CTT

No înicio do mês seguinte criar uma nova Drive.


Fora do topico, mas de alguma maneira relacionado, acho que era importante incentivar as pessoas a utilizarem mais o boardgamegeek, ter uma lista de jogos detidos actualizada dos quais poderia trocar e uma lista de desejos. Desse modo, haveria mais propostas de trocas entre jogadores portugueses.

 

Não me parece boa ideia...

Não me parece boa ideia... Isso funciona para eventos especificos... para estar sempre activo é muito pouco prático

Integração com o BGG

davidmleal escreveu:

Fora do topico, mas de alguma maneira relacionado, acho que era importante incentivar as pessoas a utilizarem mais o boardgamegeek, ter uma lista de jogos detidos actualizada dos quais poderia trocar e uma lista de desejos. Desse modo, haveria mais propostas de trocas entre jogadores portugueses.

Mantendo o off-topic, eu também acho que o futuro do abreojogo passa por uma integração maior com o BGG. Boa parte dos problemas técnicos - como este do mercado - já eles resolveram, o que nos dispensaria de estar sempre a inventar a roda. Aumentar os conteúdos em português do BGG - recensões, geeklists, videos, comentários, etc. seria excelente, por exemplo, para alertar as editoras e mostrar-lhes que há mercado para traduções em português. Por outro lado, permitiria aos utilizadores portugueses do Abreojogo aceder a muito do conteúdo que já é produzido em português pelos nossos irmãos brasileiros e do quel nem temos noção. Se o abreojogo se transformasse numa espécie de portal em português do BGG, acho que todos sairiam a ganhar.

Fica a minha posta. :)

Boas jogadores,

Na minha modesta opinião a opção 1 seria a melhor SE combinada com a opção apresentada pelo Tercix de criar uma terceira barra (abaixo do muro de recados por exemplo).

Separar os classificados dos comentarios em barras separadas e com um limite de 1 ou 2 bump por semana por exemplo.

Se puder ser feito acho que seria o ideal.

A minha opinião de ''gajo'' que tem um post nos classificados e que está sempre a ''caça'' de novos jogos nos posts do resto da malta. 

Uma solução há barra extra

Uma solução há barra extra seria, a opção 1, aliada a um topic no geral (para aparecer na barra lateral), onde toda a gente podia actualizar o seu topic pessoal, p.ex.

adicionei o jogo X a 30e e baixei o preço do jogoY para 20, mais aqui: *link para o seu topic de vendas*

assim havia uma forma rápida de quem anda à procura de jogos ter as actualizações num só topic (sem ter de abrir uma carrada de topics e eventualmente encontrar apenas bumps (neste topic os bumps seriam proibidos, até porque pelas suas caracteristicas estaria quase sempre no top

ps: há un tempos falou-se na possibilidade de ter uma google doc com os jogos todos, tendo a vantagem, se for actualizado, de permitir fazer pesquisas muito mais eficientes do que no site. a desvantagem deste sistema, nos moldes actuais, é que dá muito mais visibilidade colocar um topic que vai aparecer na barra lateral.. mas se a opção 1 avançar, esta solução fica mais apelativa, especialmente se começar a ganhar massa critica e muita gente utilizar

fica o link para quem quiser estrear :p

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1vf81HRMPbVN410xJcE2eNkAtiWvu-sSIgPwM-zrl_4s/edit#gid=892713653

Apesar

de gostar da ideia do google doc, houve em tempos essa solução mas passado um tempo perde o seu efeito devido ao pessoal não atualizar.

Aparte: se te falta 1 mech, contacta a produtora que eles enviam-te um sem problema.

Pensem melhor

Antes de tomarmos decisões, era bom termos os dados em cima da mesa. Eu diria, pela minha experiência, que 90% dos posts do abreojogo são relativos a compras e vendas. Eu próprio venho cá muitas vezes ver as novidades e depois acabo por participar noutros tópicos. Só isto devia dizer-nos que se deve excluir o cenário 3, a nao ser que se queira matar o site. E que esconder os classificados (cenário 1) também não faz grande sentido, a não ser que se queira que as pessoas entrem diretamente no forum de classificados e não vejam nada da entrada do site - o que também não nos interessa.

Quanto à solução 2, parece-me impraticável. Vou dar-vos um exemplo. Eu não faço bumps nos meus tópicos de venda, a não ser para aparecer pela 1ª vez. Mas faço uma coisa muito simples que tem um efeito equivalente: anuncio em comentário tudo o que é relativo ao tópico: reservas, vendas, ajustamentos de preços, adição de novos jogos, etc. Onde é que se traçaria a fronteira? Parece-me meio caminho andado para a administração ter um trabalhão só para assistir a um explodir de conflitos.

Excluindo um redesign do site - que não me parece viável - só vejo duas soluções:

- Criar uma tabela de destaque só para o forum dos classificados, como sugeriu o Tercix. Isto era a solução mais simples. Pode substituir no layout o muro de recados, que é pouco utilizado. Mas não sei se é tecnicamente possível.

- Alojar os classificados num site externo - por exemplo, no BGG market - mantendo os destaques no abreojogo através de um widget ou qualquer coisa equivalente.

Tirando isto, só vejo o apelo ao civismo e o ocasional aviso aos utilizadores que claramente passem das marcas.

Ainda não está finalizada a

Ainda não está finalizada a configuração, certo? pq não parece estar bem, neste momento.. o que está a aparecer em ambas as áres são os posts individuais, e o que se quer é os tópicos..

"Um dos paradoxos dolorosos do nosso tempo reside no facto de serem os estúpidos os que têm a certeza, enquanto os que possuem imaginação e inteligência se debatem em dúvidas e indecisões."

Ponto de situação

Parece-me que neste momento podemos fazer um ponto de situação.

Está feita uma tentativa para separar os classificados numa outra barra que não está a funcionar bem.

Por um lado as respostas dos outros fóruns estão a aparecer repetidas (pode ser algo já ultrapassado) por outro em casos onde haja muitos comentários nos classificados, por exemplo em leilões, o destaque que se obtém dos bumps é nulo (o que torna esta solução equivalente a remover os classificados da barra lateral).

Nesta situação creio que será melhor optar pela opção 1.

Pode-se em simultâneo procurar uma outra forma de dar acesso/destaque aos Classificados (além do link no canto superior direito), por exemplo, um link directo na barra de menu (talvez entre o Geral e o Criar Conteúdo).

Estabelcer regras de frequência dos bumps apresenta problemas logísticos de duas formas:

1- Obriga dos administradores a uma maior vigilância (no caso de bumps simples)

2- Obriga a que as alterações de preço, por exemplo, tenham que ser patentes, ou seja, que tenha que se ver qual a mudança em vez de apenas o preço actual... (porque de outra forma podem fazer-se bumps dizendo apenas que se alterou o preço mas deixando-o na mesma)

Estas duas questões são cumulativas. Fazer cumprir a segunda aumenta a primeira.

_

The juvenile sea squirt is mobile, with a central nervous system and a brain. Once it has found a suitable rock, it settles down, absorbs its brain, and turns on the TV.

Terry Pratchett and Stephen Baxter - The Long War

Está quase lá!

Penso que qualquer solução que passe por ter de haver vigilância por parte dos administradores não serve. Ninguém tem tempo para andar a policiar o site desta maneira. O layout das caixas tal como está parece-me bem (eu aumentaria apenas um pouco a caixa de Classificados), é pena que não se tenha conseguido apresentar os tópicos tal como estava na caixa Novos Comentários, com o título da thread e a referência "x novas", a vermelho, e isto em ambas as caixas (Novos Comentários e Classificados). Suponho que seja alguma limitação técnica da forma como a segregação entre as caixas foi conseguida. Mas é pena porque esta segregação resolveria automaticamente o problema dos bumps das vendas: quem quisesse fazer bumps para as vendas poderia continuar a fazê-lo como antes, isso só afectaria a caixa de Classificados, sem afectar a caixa Novos Comentários. Como não estou por dentro da limitação, não posso avaliar a dificuldade da implementação, mas na minha opinião seria óptimo se se conseguisse concluir a alteração neste sentido, penso que melhoraria bastante o site.

Realmente a caixa dos novos

Realmente a caixa dos novos comentários está pior que antes. Não estou pr dentro do fórum mas posso estudar a programação se quiserem e tentar ajudar.

Outra coisa: acham o muro dos recados necessário? Vocês vêem valor nisso?

Multiplicação dos posts

Parece que a multiplicação na barra dos novos comentários só acontece em Tópicos de Discussão de Grupo. Dever ter a ver com a hierarquização das threads.

_

The juvenile sea squirt is mobile, with a central nervous system and a brain. Once it has found a suitable rock, it settles down, absorbs its brain, and turns on the TV.

Terry Pratchett and Stephen Baxter - The Long War

Não querendo ferir susceptibilidades, mas ferindo

Sei que vou ser apedrejado, mas a minha opinião é que deviam estar quietinhos, se era para fazer uma barra de classificados onde o que aparece é o "assunto" de respostas.

A alteração actualmente está um horror, na minha opinião.

Eu só peço uma coisa, independentemente do que façam, coloquem lá em cima na barra horizontal nos diveros "folders" um link directo para a página do forum dos classificados (neste caso "por baixo" dos Jogos de tabuleiro).

Aliás, enquanto estava a fazer este post fui por outro caminho e cheguei lá, já fiz favourite e por isso, neste momento podem fazer o que quiserem, pois vou utilizar o fav que fiz para aceder directamente.

Como diziam antes, 90% dos posts são de classificados, e muito pouca gente repara nos outros, por isso não é de estranhar que haja tanta gente a passar-se quando querem mudar a "função" principal.

O que é verdade é que, tirando as organizações de mathtrades (que na verdade é troca de jogos e por isso classificados tb), as organizações das Cons e uns ou outros posts espalhados, toda a gente vem aqui ver é os classificados.

As reviews deveriam ter um lugar de destaque sim, que não prejudicasse o resto. Tirando isso, quem vem aqui à procura de trocar impressões sobre jogos vai directamente aos foruns ou procurar.

O que é verdade é que sites destes foram largamente ultrapassados por Grupos no Facebook para a troca de impressões sobre jogos e coisas semelhantes.

apesar da acidez com que começou o post (já tomei a reni...) espero que se entendam e que, caso coloquem uma solução que não seja boa para mim (a que existe agora pode não ser perfeita, mas tem o peso da "tradição" e custa mudar), boa sorte para quem venha a seguir (que infelizmente não serei eu).

Tens um link directo para lá,

Tens um link directo para lá, desde sempre, no lado direito em cima, junto com os links para o BGG. :)

De resto, tb já fiz referência ao facto de agora aparecerem os posts, acho que se é uma limitação dos MODs deste software, se calhar então mais vale mudar a maneira como se irá lidar com isto.

Ainda por cima aquilo repete, por algum motivo (pensei que era ao editar)...!

"Um dos paradoxos dolorosos do nosso tempo reside no facto de serem os estúpidos os que têm a certeza, enquanto os que possuem imaginação e inteligência se debatem em dúvidas e indecisões."

Verdade

Por acaso não tinha reparado niso. Obrigado pela chamada de atenção.

E sim, esta coisa de aparecerem os assuntos dos novos comentarios ali de lado já me está a irritar...

Testes

Como é evidente, estamos a testar soluções, de acordo com as sugestões que vão sendo dadas...

Se não se conseguir afinar esta opção da nova barra, reverte-se para o que estava.

Como já disseram, e tinham dito antes, o link já existe.

As reviews são automaticamente destacadas para a primeira página do site.

Um pouco de calma, ok? Isto não é o Facebook nem o Twitter para se responder "à pressa".... Têm muito tempo para pensar no que vão escrever antes de o fazer. wink

_

The juvenile sea squirt is mobile, with a central nervous system and a brain. Once it has found a suitable rock, it settles down, absorbs its brain, and turns on the TV.

Terry Pratchett and Stephen Baxter - The Long War

Alterações

Tendo em conta as limitações existentes, o que estão a achar das alterações que têm estado a ser feitas à organização do AOJ?

As mesmas podem ainda não ser definitivas (na realidade, também nunca o são), sendo que será dificil (para não dizer impossível) agradar a todos.

O muro dos recados, deverá ser mantido?

O bloco dos links para BGG, RPG Geek e Classificados, ainda faz falta?

Nota/Dica: Eu costumo utilizar muito ir ao menu Geral > Tópicos Recentes. Diria mesmo que costumo quase sempre entrar no AOJ por aí...

Estou a gostar

Acho que está a ficar impecável. A colocação de todas as caixas do lado esquerdo tem a vantagem de não ter as caixas do lado direito a sobrepor-se a alguns conteúdos, o que me acontecia por vezes ao aceder ao site por tablet. Eu voltaria a colocar os links para o bgg/bggrpg e classificados no sítio dos "meus grupos", e mandava esta mais para o fim. E talvez adicionar o link para os tópicos mais recentes a essa caixa. Por vezes, no acesso por tablet, é difícil selecionar os tópicos mais recentes do menu. Quanto ao muro dos recados, nunca usei senão agora, mas pode funcionar como uma espécie de tweeter. Eu deixaria ficar cá em baixo por agora, mas depende do uso que tiver. Se fosse um pouco mais dinamizado poderia ser útil.

tercix escreveu: Acho que

tercix escreveu:

Acho que está a ficar impecável. A colocação de todas as caixas do lado esquerdo tem a vantagem de não ter as caixas do lado direito a sobrepor-se a alguns conteúdos, o que me acontecia por vezes ao aceder ao site por tablet. Eu voltaria a colocar os links para o bgg/bggrpg e classificados no sítio dos "meus grupos", e mandava esta mais para o fim. E talvez adicionar o link para os tópicos mais recentes a essa caixa. Por vezes, no acesso por tablet, é difícil selecionar os tópicos mais recentes do menu. Quanto ao muro dos recados, nunca usei senão agora, mas pode funcionar como uma espécie de tweeter. Eu deixaria ficar cá em baixo por agora, mas depende do uso que tiver. Se fosse um pouco mais dinamizado poderia ser útil.

Voltou a adicionar-se o bloco dos atalhos. smiley

+

deixei de ter acesso tão rápido (já nem sei onde está) à barra dos classificados.

em cima, p.ex. tenho "jogos de tabuleiro".. +4 topics, e "ajuda", isto só ocupa 40% da "largura" do site, penso que se podia aproveitar para meter ai mais uns acessos rápidos

depois ao lado

a barra de pesquisar é util, mas depois tenho os dados da conta que quase não uso, bem como os dados dos grupos (anti social? :p

continuando a arrumar as coisas, acho que o "Encontros de jogos de tabuleiro e RPG em Portugal" não é preciso lá estar, e a pic dos eventos também pode ser mais pequena. isto tudo para aceder mais facilmente, se calhar sem scroll sequer, às outras barras

qual e a diferença das 2 mesmo?

na 1ª vejo os ultimos comentários, mas os deste topics p.ex. n aparecem, mas aparecem nos topics activos.

finalmente, acho que a barra podia ser mais larga para as barras ficarem mais condensadas, para isto roubava-se um bocadinho à zona dos destaques que neste momento me parece um bocado mal aproveitado. p.ex, o topic do donkey derby e o do kickstarter tem bastante espaço branco porque a proporção não é adequada para o tipo de texto/imagens

ps: n costumo usar isto no mobile

PedroS escreveu: qual e a

PedroS escreveu:

qual e a diferença das 2 mesmo?

na 1ª vejo os ultimos comentários, mas os deste topics p.ex. n aparecem, mas aparecem nos topics activos.

- O bloco de Novos Comentários apresenta todos os comentários feitos em páginas de artigo, blog, imagem, evento, grupo. Não apresenta comentários realizados em páginas do fórum.
- O bloco de Tópicos do forum activos apresenta os tópicos que tiveram comentários recentes apenas relacionados com páginas do fórum.

PedroS escreveu:

finalmente, acho que a barra podia ser mais larga para as barras ficarem mais condensadas, para isto roubava-se um bocadinho à zona dos destaques que neste momento me parece um bocado mal aproveitado. p.ex, o topic do donkey derby e o do kickstarter tem bastante espaço branco porque a proporção não é adequada para o tipo de texto/imagens

A página inicial tem os tópicos "mais relevantes" sendo que os mesmos estão tipicamente de acordo com a data da sua criação no AOJ. Os espaços e a sua organização irão sempre variar de acordo com quem colocou o conteúdo e a forma como estruturou o mesmo na página.

Para já parece-me bem. Só há

Para já parece-me bem. Só há 2 pequenos detalhes:

- A caixa que tinha os atalhos pode ser útil

- Acontece algo que é um pouco confuso. Quando se entra o que aparece no lado são as boxes com NOVOS COMENTÁRIOS e TÓPICOS DO FÓRUM ATIVOS. Depois, ao abrir um tópico, isso muda, desaparece a box dos NOVOS COMENTÁRIOS e aparece uma denominada NOVOS TÓPICOS DO FÓRUM. Ao fazer responder, volta ao normal.

Não sei se é propositado, portanto fica o alerta. Eu acho que ficaria melhor se ficasse sempre igual em todas as áreas.

"Um dos paradoxos dolorosos do nosso tempo reside no facto de serem os estúpidos os que têm a certeza, enquanto os que possuem imaginação e inteligência se debatem em dúvidas e indecisões."

Dna_Boy escreveu: Para já

Dna_Boy escreveu:

Para já parece-me bem. Só há 2 pequenos detalhes:
- A caixa que tinha os atalhos pode ser útil
- Acontece algo que é um pouco confuso. Quando se entra o que aparece no lado são as boxes com NOVOS COMENTÁRIOS e TÓPICOS DO FÓRUM ATIVOS. Depois, ao abrir um tópico, isso muda, desaparece a box dos NOVOS COMENTÁRIOS e aparece uma denominada NOVOS TÓPICOS DO FÓRUM. Ao fazer responder, volta ao normal.

Não sei se é propositado, portanto fica o alerta. Eu acho que ficaria melhor se ficasse sempre igual em todas as áreas.

- Voltou a adicionar-se o bloco com os atalhos. smiley
- A ideia era quando se abrisse a página do fórum ter outro tipo de informação mais relacionada com o mesmo. No entanto, tens razão, pode ficar mais confuso e fica mais simples manter os mesmos blocos em todo o site.

Praise e nova proposta

Em primeiro lugar, acho que o site ficou bastante bom e tenho de agradecer todo o trabalho feito. O novo bloco de atalhos é óptimo e facilita bastante a exploração do site.

A nova proposta diz respeito às pesquisas. Quando se faz uma pesquisa por determinada palavra, os resultados vêm aparentemente sem qualquer ordenação. A pesquisa ficaria bastante mais útil se os resultados viessem ordenados por data (data da thread ou data do último comentário).

Aproveito ainda para outra questão: como é que removemos a subscrição de um grupo?

tercix escreveu: Em primeiro

tercix escreveu:

Em primeiro lugar, acho que o site ficou bastante bom e tenho de agradecer todo o trabalho feito. O novo bloco de atalhos é óptimo e facilita bastante a exploração do site.

A nova proposta diz respeito às pesquisas. Quando se faz uma pesquisa por determinada palavra, os resultados vêm aparentemente sem qualquer ordenação. A pesquisa ficaria bastante mais útil se os resultados viessem ordenados por data (data da thread ou data do último comentário).

Aproveito ainda para outra questão: como é que removemos a subscrição de um grupo?

 
Olá Paulo,

Obrigado pelo feedback.

Quanto à pesquisa no AOJ, a mesma é feita pela palavras pesquisadas (minimo 4 letras) com um peso 10. Depois, com peso 5 existem mais 3 fatores: publicado recentemente, nº de comentários e nº de visualizações. Com base nisto o sistema ordenará os resultados. É possível modificar estes parametros mas....

Para deixares de pertencer a um grupo deves ir através do menu "Os meus grupos" ao grupo que pretendes deixar de ser membro e depois disso, no menu abaixo desse irás ter a opção "My membership". Carrengando aí terás depois a opção na página de "Leave this group".

Se o que procuras não é sair do grupo, mas deixar de receber notificações de um grupo, deves ir através do menu a "A minha conta" e escolher a tab "Notificações".

Proposta

Obrigado pelas explicações. Não estava mesmo a ver como se geriam as subscrições nos grupos.

Quanto às pesquisas, agora percebo a lógica. Mas continuo a achar que, para certo tipo de pesquisas, o critério mais importante é a data. Os outros critérios podem encontrar threads mais relevantes, mas de pouco serve se é um assunto discutido há dez anos. Tenho então outra ideia (ideias não me faltam, é o apanágio dos idiotas): colocar um outro campo na pesquisa avançada com duas opções para a ordenação: Relevância e Data. A primeira a corresponder aos critérios de ordenação actuais, e a segunda a uma ordenação meramente pela data.

Comentário e proposta

Antes de mais quero felicitar o trabalho dos admins do site que melhorou consideravelmente a meu ver!

A minha utilização deste site com frequência prende-se em atualizar uma tab de um tópico já visitado previamente e nesse contexto perco a possibilidade de aceder à barra de tópicos no final da página inicial que acho ter ficado muito útil e funcional. (A caixa de Novos comentários e Tópicos do Fórum ajuda bastante, mas a de baixo é um extra bem util!)

Dai a minha sugestão de eventualmente ser mantida no final de cada página para quem navega para dentro de um tópico n\ao ter sempre de voltar ao inicio para beneficiar da referida barra.

Fica a ideia.

MRok escreveu: Antes de mais

MRok escreveu:

Antes de mais quero felicitar o trabalho dos admins do site que melhorou consideravelmente a meu ver!

A minha utilização deste site com frequência prende-se em atualizar uma tab de um tópico já visitado previamente e nesse contexto perco a possibilidade de aceder à barra de tópicos no final da página inicial que acho ter ficado muito útil e funcional. (A caixa de Novos comentários e Tópicos do Fórum ajuda bastante, mas a de baixo é um extra bem util!)
Dai a minha sugestão de eventualmente ser mantida no final de cada página para quem navega para dentro de um tópico n\ao ter sempre de voltar ao inicio para beneficiar da referida barra.
Fica a ideia.

Bom dia,
Obrigado pelo feedback.
A caixa de baixo já existia mas penso que agora com o novo layout (sem a barra direita e com menos blocos) acaba por ter mais alguma visibilidade. Por vezes demasiada "informação" acaba por fazer com que muita "coisa" deixe de ter visibilidade.
Quanto a manter esse bloco em todas as páginas parece-me que será demasiado visto irá fazer com que o site fique mais pesado a carregar (o bloco tem algum "peso") e irá fazer com que o site volte a ficar novamente com (no meu entender) demasiada informação. fighting