Procuram-se Jogadores para Traveller RPG - Portimao, Algarve

Boas,

Para comecar, desculpem a falta de acentos mas o meu laptop foi comprado no estrangeiro e tem um teclado diferente.

 

Procuro formar um grupo de jogadores de RPG para encontros regulares ou semi-regulares em Portimao.

 

O jogo/sistema que procuro mestrar e Traveller, mais precisamente a 5th Edition publicada e desenvolvida desde 2008 pela Mongoose Publishing.

 

Para quem nao conhece, Traveller um velhinho anciao nos dominios dos RPGs e tem a solene honra de ter sido o primeiro RPG de ficcao cientifica de sempre. A ambientacao e Hard SF com alguns toques de Space Opera. Algumas das caracteristicas da setting de Traveller incluem:

 

Futuro Distante - O jogo decorre mais de 3,500 anos no futuro.

Terceiro Imperium - Uma comunidade interestelar de mais de 11,000 mundos numa area de uns 2,500 anos-luz que perdura a onze seculos.

Legado dos Antigos - A centenas de milhar de anos esta regiao da galaxia foi dominada por uma especie muito avancada que desapareceu em guerras fraticidas ao longo de 2,000 anos. Ruinas e artefactos desta raca ainda sao ocasionalmente encontrados por muito do espaco conhecido.

Humanos Comuns e Dominantes - Os Antigos recolheram especimens humanos primitivos que usaram como servos e/ou mascotes. Quando essa raca se aniquilou muitos dos humanos transplantados que tinham levado consigo sobreviveu em dzenas de mundos. Gracas a isto a humanidade (em vertentes diversas, mas inter-ferteis como os Solomani, Vilani, Zhodani, etc) evoluiu para dominacao espacial como a raca mais comum e populosa.

Retorno a Epoca dos Descobrimentos - Devido aos detalhes da viagem espacial e communicacoes a ambientacao e semelhante a epoca dos descobrimentos (ou Idade das Velas), quando navios podiam velejar durante meses ou anos a fio sem contacto com as autoridades do seu pais, e colonatos individuais estavam isolados e logo tendiam a desenvolver individualidades. Em Traveller nao existem comunicacoes FTL e a viagem entre as estrelas esta limitada a uma velocidade maxima de 20 anos-luz por semana, com uma media muito inferior na order dos 3 a 6,5 anos-luz por semana. Logo, as fronteiras dos estados interestelares podem estar localizadas a anos do planeta capital. Isto significa que todo o tipo de agentes de autoridade, de mercadores a generais tem de demonstrar iniciativa e ser razoavelmente independentes dos seus superiores. Guerras ja foram lutadas e vencidas ou perdidas nas fronteiras antes de que a mensagem chegasse a Capital para informar o Imperador do inicio das hostilidades.

Neo-Feudalismo - Como os dirigentes locais nao podem ser controlados directa e imediatamente pela autoridade central, o Imperium desenvolveu uma classe de nobreza independente que usa titulos classicos como Barao, Duque or Arquiduque. A descentralizacao da autoridade e um metodo de lidar com as dificudades impostas pelos limites da velocidade da technologia de viagem espacial.

Nao-Utopico - Em milhares de anos a humnidade nao evoluiu. As pessoar continuam a mentir, roubar, matar e criar guerras. Traveller nao tem nenhuma "Prime Directive" para lidar com racas novas e primitivas, a Marinha Imperial nao e altruistica estando preoupada acima de tudo com a proteccao e bem-estar do Imperium e o capitalismo continua a ser uma (senao a maior) das forcas condutoras da civilizacao.

Quem ja leu e gostou de Azimov, Heinlein ou Clarke vai decerto apreciar esta setting. Quem gosta da serie de tv Firefly tambem e capaz de gostar.

 

O sistema de jogo e bastante simples e usa apenas dados de 6 faces. Para resolver tarefas, testar caracteristicas, etc um par de dados e rolado e modificadores adicionados/subtraidos tentando obter um resultado de 8 ou mais.

 

Talvez a faceta mais caracteristica de Traveller seja o metodo de criacao de personagens, por isso vou dar-vos um cheirinho:

Cada PC comeca aos 18 anos de idade com algumas habilidades ganhas de acordo com a sua inteligencia, nivel de educacao e o planeta onde cresceu (que tambem e gerado pelo jogador). A partir dai decide o que quer fazer; pode tentar ir para a universidade ou uma academia militar, ou tentar increver-se num servico ou profissao. A progressao do personagem ocorre em ciclos de 4 anos em que ele tem a chance de obter mais habilidades e progredir na carreira. Com azar pode tambem ser despedido ou expulso e tera de entrar no jogo ou tentar seguir outra via. Dependendo da posicao e tempo de servicoo personagem comeca o jogo com uma quantidade variavel de dinheiro e equipamento.

Personagens suficientemente velhos podem ate ter uma pensao de reforma (he he!) mas claro, a partir de certa idade as caracteristicas fisicas podem comecar a diminuir. Para os que tenham dinheiro e coragem suficiente existem drogas anagaticas que ajudam a retardar o processo de envelhecimento.

Por ultimo, em cada termo de 4 anos tem lugar um evento na vida do PC, geralmente directamente relacionado com a sua carreira actual, o que ajuda a dar mais estofo a historia do personagem, inclusive explicar como os PCs do grupo se foram conhecendo uns aos outros.

 

Bem, ja escrevi demais. Se ouverem interessados apitem!

 

P.S. - Se por algum milagre existirem pessoas suficientes em Portimao ou arredores (ou locais mais afastados) que queiram jogar RPGs par formar um grupo mas nao gostem de ficcao cientifica, tambem posso ser persuadido a mestrar (ou jogar) outra coisa. Nesse caso a minha preferencia iria para edicoes antigas de D&D (i.e. pre-3.0/3.5)