Jogador-Sonhador: actualizações
Submetido por Rick Danger a Sábado, 03/10/2009 - 22:31.
![]() |
Para quem não subscreve o feed RSS, este tópico vai servir para acompanhar cada episódio que for sendo publicado no meu podcast.
Neste momento, acaba de ficar disponível o episódio 3 - Crítica a Cybergeneration.
Além de uma review a este RPG, é dado o destaque a várias notícias encontradas aqui no abreojogo: o D&D Day em Coimbra, a participação do Rui no concurso de design da rpg.net e o blog de Trail of Cthulhu do Dwarin.
Também não se esqueçam que está a decorrer o grande Concurso de Contracapas em exclusivo para todos os ouvintes do Jogador-Sonhador.
- Clique Iniciar Sessão ou registar-se para colocar comentários
- 1894 leituras

Um bocadinho exagerada, a
Um bocadinho exagerada, a tua avaliação do meu jogo, mas agradeço-ta na mesma, do alto do meu poleiro.
Deixa-me dizer que neste momento me parece que estás a dar um serviço inestimável à comunidade de rpg tuga; espero que mais pessoas que estas do Abre o Jogo oiçam os teus podcasts, e que te tornes uma referência na cena rpg no futuro.
--~~--
Visitem o Ideonauta, um blog sobre roleplay!
Não te metas comigo, camarada; tenho n avisos à navegação, alguns deles em público, e não tenho medo de os usar.
aprender fazendo
Um bocadinho exagerada, a tua avaliação do meu jogo, mas agradeço-ta na mesma, do alto do meu poleiro.
Temos que dar o melhor destaque ao que se vai fazendo por cá e ir "até ao Sol" pareceu-me uma boa referência para quem já leu o teu Dara-Soewarsih.
Deixa-me dizer que neste momento me parece que estás a dar um serviço inestimável à comunidade de rpg tuga; espero que mais pessoas que estas do Abre o Jogo oiçam os teus podcasts, e que te tornes uma referência na cena rpg no futuro.
Uau, obrigado
acho que já ultrapassei a barreira do segundo episódio e dizem que a maior parte dos podcasts terminam logo aí. Claro que ainda estou a aprender como é que isto se faz e a fazer experiências. Espero que, entretanto, mais pessoal como o TáQuinas também dê o salto.
Agradeço desde já a
Agradeço desde já a menção ao D&D Day de Coimbra! Tenho acompanhado os teus podcasts e acho que estão muito interessantes.Bom trabalho, estás de parabéns. Esperemos que surjam cada vez mais aficionados de boardgames e de rpgs em Portugal a aderirem a este formato. O podcast inaugural do Tá Quinas ainda está um pouco verde( MAS IRÁ CERTAMENTE FICAR MELHOR!) e espero que o 2º episódio não tarde a sair, pois a regularidade é importante para manter os ouvintes fidelizados (IMHO). E nesse aspecto também tenho de saudar o Trabalho do Jogador-Sonhador.
Saudações de Coimbra!
benvindo
Tenho acompanhado os teus podcasts e acho que estão muito interessantes.Bom trabalho, estás de parabéns. Esperemos que surjam cada vez mais aficionados de boardgames e de rpgs em Portugal a aderirem a este formato
Obrigado e benvindo ao abreojogo, Darth :) Também espero que sim, que haja mais gente a experimentar este e quaisquer outros meios para divulgar todos os nossos jogos preferidos.
A quarta parte de D&D
O quarto episódio está no ar. Escrita, livros, D&D e Mouse Guard :)
Entretanto, tenho uma boa notícia: o Jogador-Sonhador foi esta semana adicionado ao feed do RPGPodcasts, cortesia do Ryan Macklin. Fico assim ao lado dos nossos irmãos brasileiros, nomeadamente do Vozes da Terceira Terra.
RPGPodcasts
Como o feed está por ordem cronológica, só hoje é que encontram o Jogador-Sonhador no topo da listagem, mas podem ver aqui o registo de todos os episódios e aqui todos os podcasts que são gravados em português.
o L, o 5 e o R
Já está lá o episódio 5 - O Mundo de Legend of the Five Rings
Uma apresentação de um caso de sucesso e uma lembrança para o Weekend@theRealms.
a favor das capas
Só para lembrar que a data limite do Concurso de Contracapas é o próximo dia 30 de Novembro, pelo que aproveitem este fim-de-semana para enviar as vossas ideias. Lembrem-se que podem participar quantas vezes quiserem.
Entretanto, os ouvintes mais atentos já devem ter adivinhado porque é que só houve um episódio este mês, mas não se preocupem, o episódio 6 está na calha e não perde pela demora. Até lá, não se esqueçam de ouvir o primeiro episódio oficial do taquinasblog.blogspot.com e descubram mais podcasts em português e em inglês no rpgpodcasts.com
Por último, acham que vale a pena criar aqui um tópico para cada episódio ou só este thread chega? É possível deixar comentários no próprio site, mas eu preferia fomentar discussões aqui no abreojogo. Alem disso, se quiserem me mandar uma mensagem, já sabem que podem contactar-me para o endereço jogadorsonhador arroba gmail.com
Qual é o concurso das
Qual é o concurso das contra-capas? E qual é o prémio?
www.clubotaku.org | www.drkartoon.com
cheira-me que tens de ouvir
cheira-me que tens de ouvir o podcast para o saber :P
promovendo as escutas
cheira-me que tens de ouvir o podcast para o saber :P
You are wise in the ways of the Force
É um concurso exclusivo para ouvintes do Jogador-Sonhador.
SAANgue!
Cravem os vossos dentinhos num fresquinho e tenrinho episódio 6 :]
O meu Vampire, o regresso da Excelência vs Exploração, jogos disfuncionais e uma boa notícia.
Boa!
Gostei da tua apresentação/exposição do Vampire e das tuas experiências pessoal que adquiriste ao jogá-lo. Pena que não o tenhas apresentado em tanto detalhe como o Legend of the Five Rings. Mas também não era propriamente uma review, certo?
Ah, e gostei de como lidaste com o concurso das contra-capas: discretamente e sem grande sermões. Que venha outra iniciativa, então. :P
sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos
explorando Vampire
Gostei da tua apresentação/exposição do Vampire e das tuas experiências pessoal que adquiriste ao jogá-lo. Pena que não o tenhas apresentado em tanto detalhe como o Legend of the Five Rings. Mas também não era propriamente uma review, certo?
Certo. Quer dizer que eventualmente posso fazer uma review a Vampire num outro episódio, da mesma maneira que também posso rever L5R quando for lançada a nova edição. Já percebi que é muito difícil esgotar um assunto com um podcast de meia-hora :)
Ah, e gostei de como lidaste com o concurso das contra-capas: discretamente e sem grande sermões. Que venha outra iniciativa, então. :P
Foi mais um pretexto para se falar do design de RPGs em português como forma de ajudar a promover o hobby em Portugal.
Folgo em saber que o
Folgo em saber que o weekend in the realms correu bem pelo Porto. Vamos ver se em Leiria se reunem entusiastas do rpg, então! Gostei bastante do registo mais pessoal e um pouco menos analítico que deste ao rever as tuas experiências com Vampire. E por falar em vampiros, já descarreguei o pdf que disponibilizaste. Gosto do modo como as sugestões alheias constroem os backgrounds dos personagens e a abordagem do baralho de cartas convencional é bastante interessante. Assim que puder, vou testá-lo!
só eu e mim
Gostei bastante do registo mais pessoal e um pouco menos analítico que deste ao rever as tuas experiências com Vampire.
Sim, acho que é um registo mais próximo dos três primeiros episódios, mas também há o risco de se tornar demasiado pessoal quando se é a única pessoa ao microfone :) por isso é bom variar. Também espero vir a arranjar maneira de fazer entrevistas.
E por falar em vampiros, já descarreguei o pdf que disponibilizaste. Gosto do modo como as sugestões alheias constroem os backgrounds dos personagens e a abordagem do baralho de cartas convencional é bastante interessante. Assim que puder, vou testá-lo!
Excelente. Faz publicidade que não precisa de mestre-jogo nem de qualquer tipo de preparação :) Estou agora a revê-lo para fazer o livro, por isso agradeço qualquer feedback que tiveres.
o sétimo
Já está "no ar" o episódio Ode ao Mestre-Jogo. Já abraçaram o vosso mestre-jogo hoje? :)
Bem...
Não gosto muito de me abraçar a mim próprio: demasiado narcisismo, até para mim!
Excelente podcast e bastante pertinente. Gostei da ressalva sobre não se deificar demasiado o MJ. :)
méeestre
Não gosto muito de me abraçar a mim próprio
Palmadinha nas costas, então :)
O MJ até pode ser deus, principalmente se fizer parte de um grande panteão em crescimento :P
O teu programa parece
O teu programa parece tirado da antena 2. Até as músicas, lol
" Robot durante o dia, vegetal durante a noite"
sou eu e o Kubrick ;P
O teu programa parece tirado da antena 2. Até as músicas, lol
Há tanto tempo que não oiço a antena 2 que já não sei se isso é bom ou mau :) mas música clássica dá muito jeito quando é preciso material sonoro que se possa utilizar livre e gratuitamente. Além disso, Beethoven e Bach são monstros antigos genialmente fabulosos. Há muita coisa boa para escolher no magnatune.com, onde têem MP3s que expressamente podem ser utilizados em podcasts. O resto do material ou vem do freesounds.org ou é meu.
Quanto ao formato, são as limitações de quem não tem mais ninguém com quem gravar um programa, mas estou a ver se arranjo alternativas através do Skype.
É bom, sinal de
É bom, sinal de profissionalismo e sobriedade. Pelo menos para mim.
piu
Entretanto, o Jogador-Sonhador já está no twitter. Os tweets vão servir para acompanhar a gravação de cada episódio e outras possíveis iniciativas.
fora-da-lei
O episódio 8 já está "no ar" e é tão grande quanto um Toruk! ;)
Desta vez, temos quase uma hora comigo a conversar com a minha constipação até cair p'ro lado - um episódio especialmente longo já que este deve ser o único que vou conseguir gravar este mês.
Além disso, o Jogador-Sonhador não só está no Twitter como também no facebook.
edit: aqui fica o link para o episódio 8: "Como fazer House-Rules"
Muito bem! Muito bem! É o
Muito bem! Muito bem! É o que se quer, podcasts de uma hora :P já está a sacar para ouvir amanhã! Podias era começar por criar outro tipo de podcast chamado jogador-guitarrista-sonhador em que gravas as tuas músicas que são bem porreiras ;)
Excelente!
Este episódio revelou-se muito bom. Dei por mim a ruminar algumas das ideias que expressaste e foi um bom exercício mental.
Vamos fazer um directo da LeiriaCon? :)
entrevistas
É verdade!
Vamos fazer um directo da LeiriaCon? :)
Ainda não :) mas queria aproveitar a ocasião para fazer várias entrevistas conforme tiver tempo disponível com os roleplayers que quiserem falar da Con, de algum RPG em particular ou de um outro assunto qualquer que queiram sugerir.
Este episódio revelou-se muito bom. Dei por mim a ruminar algumas das ideias que expressaste e foi um bom exercício mental.
Suponho que não disse nada que Mestre Mariano não soubesse ;) mas, mesmo assim, os vários tópicos foram-se interligando e ficamos com uma apresentação ainda bastante extensa sobre house-rules. Acho que vai dar jeito para eventualmente fazer referência ao falar de outros assuntos, como criação de personagem por exemplo.
Sim, sim
Lembrei-me que gostava de ver uma criação de personagens "condicional", eh eh. E que as regras "extensas" (distribuídas pelas páginas do livro) ajudam a dar valor acrescido ao artefacto do Manual de Jogo. O que de certo modo acontecer com o Warhammer Fantasy Roleplay 3rd Edition com as cartas e dados (e alguns outros componentes mas não todos).
sempre processual?
Lembrei-me que gostava de ver uma criação de personagens "condicional", eh eh.
Tipo criada completamente durante a sessão conforme o que acontece? Não me estou a lembrar de nenhum RPG assim. O Sangue-Frio faz uma espécie de criação de personagens ao longo da sessão (e são escritas só no final), mas as regras são practicamente todas processuais.
Já agora, a primeira vez que ouvi falar do processual/condicional foi com o John Wick a ser entrevistado no último GenCon sobre o que tinha aprendido com os boardgames nos últimos tempos.
A Quinta dos Jogos
O episódio 9 - Sons do LeiriaCon já se ouve por essa net fora.
Desta vez, inclui patos, aviões, criminosos, ratinhos e tiles vermelhos e verdes :) A não perder.
Além disso, o Jogador-Sonhador tem agora também uma secção no fórum TPK Brasil
http://www.tpkbrasil.net/
onde todos os episódios podem ser discutidos e novos tópicos podem ir sendo abordados.
A gravação da tua voz
A gravação da tua voz está diferente...
é verdade
A gravação da tua voz está diferente...
Sim, este episódio saiu todo em stereo enquanto nos outros a gravação da voz era sempre em mono. Isto deve-se ao facto de estar a experimentar com aquele novo gravador que eu levei para o LeiriaCon. Tem a vantagem do microfone não precisar de estar tão perto quando eu falo e, por isso, não apanha tanto com a minha respiração.
entrevistas em Fevereiro
Graças à disponibilidade de vários amigos roleplayers, este mês temos episódios todas as semanas:
- esta semana vai sair o episódio 10 com o Jorge Palinhos sobre Call of Cthulhu;
- próxima semana sai o episódio 11 com o João Mariano sobre Warhammer Fantasy Roleplay;
- e a última semana deste mês conta com a Ana Cláudia Silva para falarmos sobre Roleplay Online no episódio 12.
Boa!
Tens algum dia fixo em que vais fazer o upload?
Não devo ouvir o de Warhammer quando o puseres on-line porque não devo estar no país mas espero que corra tudo bem. :)
ui, episódio sobre Cthulhu?
...já estou a esfregar as mãos :P venha ele!
Bolas!
Se eu ao menos percebesse Errepeguês...
nós falemos português :)
Se eu ao menos percebesse Errepeguês...
Temos aqui um glossário
e, aparte certos episódios como o das house-rules, são todos bastante acessíveis (espero eu). Além do episódio piloto que faz uma introdução aos RPGs, recomendo-te o episódio 5 que é practicamente só tema sem entrar nas mecânicas.
Tens algum dia fixo em que vais fazer o upload?
Não propriamente, dado que isto há sempre imprevistos
O departamento de publicação pode estar sem acesso aos servidores, o departamento criativo pode ter de refazer a montagem ou o departamente técnico pode não ter os ficheiros formatados devidamente. Além disso, o departamento jurídico aconselha a prometer apenas aquilo que se pode cumprir. À parte isto, a tua entrevista deve estar "em cima" até dia 19. Tens dia fixo para voltar? 
Tenho sim!
Dia 18 já devo estar de volta. Quando sai o desta semana?
boa pergunta
Quando sai o desta semana?
Essa pergunta é o que na indústria dos podcasts
se designa por um bom segway
e só não foi publicado ontem porque a minha net estava com soluços.
É de escuta obrigatória esta primeira entrevista com o mestre Jorge Palinhos - o nosso neonaeon - grande conhecedor de Call of Cthulhu e de todos os aspectos do roleplay em geral.
Aproveita, meu caro, aproveita...
O podcast a duas vozes ficou bastante bom, realmente. Era o que eu suspeitava. :)
Parece-me que foi bastante mais dinâmico daquele que gravámos sobre Warhammer (e a LeiriaCon) porque provavelmente vocês estando ao pé um do outro podiam ler as respostas faciais e antecipar respostas e fazer mais apartes.
Agora ainda estou mais curioso. "Damn you "gamer-dreamer-man! Damn you!!!" Eh eh.
gamer-dreamer-man, episode 10
Sim, de facto falar no Skype nunca consegue ser a mesma coisa do que face2face.
"Damn you "gamer-dreamer-man! Damn you!!!"
Obrigado, gosto dessa retroversão
ainda há-de aparecer nalgum episódio futuro.
desta vez por Skype
Adiciono à carta das entrevistas um marcador de recarga por mais uma semana e lanço esta grande dice pool de informação sobre o novo WFRP, graças à boa fortuna do Cometa de Sigmar que é João Mariano.
Omissões e Impressões
Parece ficou omitido (provavelmente porque já se tinha falado num episódio anterior) a grande ajuda prestada pelo Diogo aka RedPissLegion que foi o meu parceiro de crime na organização da LeiriaCon e que mestrou MouseGuard com o pessoal do Taquinas. Obrigado pá!. Talvez devesses fazer um podcast no Jogador Sonhador para mostrares a tua perspectiva e falares um pouco do jogo que correste, eh eh.
Acho que ficou bastante informativo (demasiado até?) com uns apontamentos e reflexões pessoais que espero que sejam do interesse de quem o vai ouvir (provavelmente não, eh eh).
Acho que acabei por falar muito mas dialoguei pouco com o entrevistador. E interrompi. E fiz tristes tentativas de humor.
Mas foi bastante interessante e positivo. Obrigado por tudo, Ricardo! E vocês, que acharam?
01:08:00
Parece ficou omitido (provavelmente porque já se tinha falado num episódio anterior)
'Tá tudo lá, inclusivé o telefonema dos ouvintes
mas, de facto, já só aproveitei para falar do Encontro do ponto de vista do João e, mesmo assim, passando rapidamente à frente para falarmos de Warhammer.
É de registar que este ainda assim é o episódio mais longo de Jogador-Sonhador até à data. Gostaria de eventualmente fazer até episódios de duas horas mas, para já, há limitações por causa do espaço disponível para alojamento no podbean.
uma dúzia!
Quem é que não tem saudades da nossa Lady Entropy? Elas andem aí.
Muito bem!
Boa, boa. Especialmente interessante dado que ando a explorar as potencialidades do LARP do fã-clube oficial do World of Darkness da White Wolf. O invulgar é que não havendo grupos de jogo locais (aqui em Portugal) joga-se num domínio independente on-line via irc!!
De qualquer modo é sempre bom ouvir novas vozes nos podcasts portugueses. :)
No meu tempo..
..uma PSP Slim com God of War só custava cinco tostões!
E haviam RPGs tipo Traveller para homens a sério 
Em mais uma aventura de jump drive em jump drive ao longo do universo Skype, encontramos desta vez o destemido Capitão Vargr que nos leva a descobrir as razões pelas quais este poderá ser o melhor jogo de ficção científica de sempre.
Ena, estou numa podcast!
Bem, não ficou tão mal como eu pensava, apesar da qualidade do Skype falhar as vezes.
Acho que podia ter feito um melhor trabalho a transmitir a malta o que e Traveller, houve coisas que poderia ter referido tanto em relação as regras como a setting que ficaram pelo caminho.
Também aprendi que a minha voz no Skype soa uma bela m****. As minhas desculpas por algumas ofensas causadas aos ouvidos dos ouvintes.
Por fim, devo confessar que algumas das perguntas do Rick me apanharam meio de surpresa; fizeram-me aperceber do quanto Traveller realmente e um jogo "Old School" mesmo na sua versão mais recente.
Estrelas: o Meu Destino um Blogue dedicado a Traveller RPG - http://vargr-traveller.blogspot.com/
surpresa
Não é fácil gravar por Skype, mas neste caso foi a única forma de te entrevistar antes de algum próximo Encontro Nacional.
Por fim, devo confessar que algumas das perguntas do Rick me apanharam meio de surpresa; fizeram-me aperceber do quanto Traveller realmente e um jogo "Old School" mesmo na sua versão mais recente.
Mais uma vez obrigado, estas entrevistas servem precisamente para abrir o mais possível o podcast a todo o tipo de jogos e opiniões.
Pena a do Jorge Palinhos
Pena a do Jorge Palinhos ter ficado tão má a nível de som, mas das 3 que vi até agora, eram todas bastante boas.
a melhorar
Pena a do Jorge Palinhos ter ficado tão má a nível de som, mas das 3 que vi até agora, eram todas bastante boas.
Numa próxima oportunidade, vamos arranjar maneira de a gravação ficar melhor, nomeadamente não gravando no Guarani