Campeonato Abre o Jogo de Fórmula Dé Online, com final ao vivo no LeiriaCon

Boas;

Já se tinha levantado esta possibilidade, mas na altura não se aprofundou mais. Aqui há uns dias, em conversa com o Pombeiro, voltámos a abordar a possibilidade. Portanto aqui está um tópico para quem quiser poder dar a sua opinião e sugestões acerca de como poderiamos implementar isto e se vale a pena...

Portanto, digam lá, vale a pena organizar um campeonato de Formula Dé, com várias corridas online a terminar com uma prova ao vivo no LeiriaCon?

Deixo algumas questões base:

1 - Quantas corridas no total?

2 - Qual o dia e periodicidade para as provas? (domingo, bissemanal, por exemplo...)

3 - Qual a lista de circuitos?

4 - Com equipas ou completamente individual?

Enfim... para começar acho que chega.

Digam lá de vossa justiça.

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

Opiniões precisam-se

Para termos uma final ao vivo na LeiriaCON 2009 será necessário acelerarmos a fundo nisto. Assim aqui ficam as minhas sugestões respondendo às questões do Pedro:

1. 10 corridas, contando com a grande final
2. sugiro domingo à noite (tou a descontar na pergunta anterior os feriados de 1 e 8 Dezembro, Natal, etc)
3. escolhem-se aleatóriamente (passa aí um dado, lol)
4. cada jogador uma equipa de 2 carros

Sugestões:
- Se existirem mais do que 5 jogadores dividem-se por várias corridas em simúltâneo.
- 2 voltas por corrida (logo não há lugar a definições de carro), à excepção da grande final
- pontuação: 10/8/6/5/4/3/2/1/1/1 - de forma que quem participa tem sempre uma vantagem sobre quem falta à corrida.
- pontuações por carro (cada jogador tem dois pilotos ao fim e ao cabo) e por equipa.

Pra já é o que me lembro. Alguém manda mais uns bitaites a ver se pomos isto a andar!!

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Últimas jogatinas:

Negating the unforeseeable is utterly unrealistic, and scrambling to deal with problems is indeed a game skill.

Sim

Apoiado. No que for preciso, depois, cá estaremos.

"hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamas!"

Ernesto 'Che' Guevara 1928 - 1967

"hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamas!"

Ernesto 'Che' Guevara 1928 - 1967

Podem contar comigo...

"Sonha e serás livre de espírito... luta e serás livre na vida."

Che Guevara

Formule De Online

Há um site francês que tem corridas de formula de online (http://formulede.online.free.fr/). Creio que tem as pistas todas e exactamente iguais às de tabuleiro. Há alguns anos atrás tentei increver-me nesse site mas nunca me enviaram uma password. Creio que agora a inscrição é diferente. Como não tenho tempo para verificar isso, se algum de vocês o pudesse fazer seria bom. Não sei se resultará, mas vale a pena tentar.

PI

Exacto...

É precisamente através desse site e respectivo software que estamos a pensar fazer as provas.

Eu inscrevi-me há já bastante tempo e funcionou tudo bem.

Mas precisamos é de inscrições, pá... Afinal temos pilotos ou não?

Já agora, a minha sugestão de pista é mais reduzida que a do Pombeiro, talvez umas 6. Também penso que devemos iniciar o campeonato com o Estoril (afinal de contas é um site Português, este...) e terminar na pista comemorativa do 10º aniversário do jogo... só porque essa eu tenho para o final. As outras seleccionam-se à sorte.

Vamos lá a inscrever-se pilotos!

"No caminho para o verdadeiro conhecimento, as coisas óbvias são os obstáculos."

-

Gamer profile

...

siga pra bingo

Estou

Boas,

Estou (muito) interessado ... mas...como nunca joguei FormulaDé:

1) Dava jeito que quem já conhece o site fizesse um "short tutorial" para irmos directos ao assunto (como nos organizamos lá dentro?, dá para jogar/treinar sozinho?, etc)

2) O mesmo em relação ao jogo (qual a táctica secreta do Pombeiro... e a do Mallgur?).

3) Para todos partirmos numa base um pouco mais homogénea que tal se houvesse a corrida zero, não contando para a pontuação mas para assegurar entendimentos?

Alguém me pode ajudar a perceber porque desde há uns tempos para cá deixei de ser notificado por e-mail de todo e qq post neste site? Como devo fazer para saber em tempo pertinente, por exemplo, que alguém lança um repto tão apetitoso como o que agora descobri?

Será que (muita) mais gente como eu anda a leste do site por idêntica causa de falta de notificações?

Obrigado desde já por algum esclarecimento ou ajuda.

Pedro

"- O que não é como eles parece-lhes contra eles - comentou amargamente Zenon."

"The world is big. May it please the One who perchance Is to expand the human heart to life’s full measure".

Marguerite Yourcenar

"- O que não é como eles parece-lhes contra eles - comentou amargamente Zenon." Marguerite Yourcenar

[img]http://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=zenao&numitems=8&text=none&images=small&am

Gostava mas ...

Gostava partecipar nessa mas ... depende de quanto tempo è preciso gastar e quando e quantas veces è que tenho de estar disponivel pra gastar esto tempo todo.

Collection:

Sample of my collection, wanna play ?

Inscrito!

Albin "Speed Makes Me Dizzy" Scott Racing Team

Vou ali praticar em modo solo e já venho... Tongue out

Novato

Boas pessoal,

Nunca joguei fórmula dé. Mas até acho a ideia interessante. Se aceitarem rookies contém comigo.

Se for como andar de carro de rolamentos podem ir já preparando o prémio para o rookie do ano :)

----------
Priskus

"Gentlemen start your

"Gentlemen start your engines"

Contem comigo.

Considerações e dúvidas após treinos privados

Boas! Depois de ter testado o software que iremos usar e de me ter estreado neste jogo (que ainda não experimentei em tabuleiro), dou a minha opinião quanto às questões iniciais levantadas pelo Mallgur:

1 - Quantas corridas no total?  2 - Qual o dia e periodicidade para as provas? Julgo que uma corrida bissemanal ao domingo de manhã será o ideal. O número dependerá da data do arranque, retirando os domingos difíceis já referidos.

3 - Qual a lista de circuitos? Por mim é indiferente, vamos mas é começar isto!

4 - Com equipas ou completamente individual? Acho que para já podemos fazer um evento individual. Se repetirmos em 2009 poderemos considerar formar equipas.

Finalmente, as minhas questões:

1- As regras serão as básicas ou avançadas? Nem vejo esta opção na Configuração do Cliente...

2- Acho que será importante manter a possibilidade de diálogo entre os participantes durante as provas. Messenger ou GTalk, o que seja.

3- Quando é que os experimentados põem isto a rolar?!!

albinscott escreveu: 1-

albinscott escreveu:

1- As regras serão as básicas ou avançadas? Nem vejo esta opção na Configuração do Cliente...

Penso que são sempre as avançadas.

albinscott escreveu:

2- Acho que será importante manter a possibilidade de diálogo entre os participantes durante as provas. Messenger ou GTalk, o que seja.

Concordo, seja Messenger, GTalk, Skype, etc, dá sempre gozo andar a mandar piropos durante a corrida, e torna a experiência mais social que é o que se pretende com os jogos de tabuleiro.

albinscott escreveu:

3- Quando é que os experimentados põem isto a rolar?!!

MALLGUR!!!!!!

Até agora contabilizei:

Mallgur
Firepigeon
musashi
haroldun
Zenão
helioa
dorakeen - depende dos dias
albinscott
hugo_pereira_pt
spiff

Se aparecerem todos podiam-se distribuir aleatoriamente por duas corridas em simultâneo, tipo manga A e B, nas próximas corridas iam-se distribuindo o pessoal pelas corridas conforme as classificações o que permitia a que um jogador mais fraco ao ir cair na manga B somasse pontos para o fazer subir de manga na próxima corrida, etc etc (nao sei se me fiz explicar correctamente).

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Últimas jogatinas:

Negating the unforeseeable is utterly unrealistic, and scrambling to deal with problems is indeed a game skill.

Concordo que seria bom

fazer-se a corrida zero, pra afinarmos a coisa!!

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Últimas jogatinas:

Quanto antes

Isso tem que ser já no próximo fim de semana! Domingo às 10h00? Digam de vossa justiça.

Por mim pode ser

Aproveito e fico a saber o q há na TV a essas horas da matina!! ROTFL

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Últimas jogatinas:

Nao posso !

albinscott escreveu:

Isso tem que ser já no próximo fim de semana! Domingo às 10h00? Digam de vossa justiça.

Nao posso ! Divirtanse ...

Ciao!

Collection:

Instruções

Boas;

Para quem ainda o não fez, criei um ficheiro html com instruções para o registo no site/cliente do jogo.

Podem encontrá-lo aqui:

http://rapidshare.com/files/158844945/Inst_FD_Online.zip

Se precisarem, posso também fazer algumas instruções para o jogo propriamente dito.

Pombeiro:

Podemos avançar com uma corrida com os dez inscritos que já temos

Se formos mesmo 10, podemos ignorar a coisa das equipas e cada jogador ter apenas um carro. Se formos mais, depende...

Todos:

Convinha que todos confirmassem disponibilidades e se marcasse uma corrida de teste para breve. Domingo de manhã parece-me bem.

Também seria interessante que me fizessem chegar os vossos e-mails para que a marcação das corridas fosse feita e conhecida de todos. Usem o formulário de contacto ou o mail boardgames.porto.mallgur@gmail.com que também serve para MSN.

Gentlemen, start your engines!

"No caminho para o verdadeiro conhecimento, as coisas óbvias são os obstáculos."

-

Gamer profile

Não uso chat (sou um

Não uso chat (sou um pós-moderno, portanto!) e pergunto: o Messenger, ou MSN ou como raio se chama por estes dias, permite criar uma sala privada de conversação para vários utilizadores? Uma solução desse género seria o ideal para as comunicações durante a competição. Sei que o GTalk não dá - e de resto nem toda a gente tem uma GAccount...

Idade do IM

Andas mesmo por fora... é o que dá jogar coisas como "A idade da Pedra". 

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

Herrar é umano.

Correction

O GTalk permite GroupChat :

http://mail.google.com/support/bin/answer.py?answer=81090&topic=12871

"The world is big. May it please the One who perchance Is to expand the human heart to life’s full measure".

Marguerite Yourcenar

"- O que não é como eles parece-lhes contra eles - comentou amargamente Zenon." Marguerite Yourcenar

[img]http://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=zenao&numitems=8&text=none&images=small&am

Tsk-tsk-tsk...

Zenão escreveu:

O GTalk permite GroupChat :

http://mail.google.com/support/bin/answer.py?answer=81090&topic=12871

Bolas, na idade da pedra não digo mas estou mesmo na idade do transístor!

Obrigado

Obrigado Mallgur pelo trabalho realizado.

Devo dizer que tive dificuldade em obter o sw cliente, pois o link imediato disponibiliza ficheiro corrompido. Resolvi a coisa através do forum.

Sinto-me mesmo verdinho nisto e parece-me que faltarão detalhes para organizar (e.g. quais as pistas), mas nada como um primeiro ensaio para ajustar conhecimentos.

Tudo indica que Domingo será dedicado à Fórmula..FD1 (força Massa !) e que eu serei a "Force India" cá do nosso burgo.

Só espero que não me surja nenhum imprevisto...aquilo que mais me afasta dos jogos on-line é ter de me ir embora a meio por motivos inesperados.

Marquem o mais cedo possível, p.f.

Pedro G

Marguerite Yourcenar

Interlagos

Sugiro Interlagos como a corrida zero... vá-se lá saber porquê...Wink

Marguerite Yourcenar

Cheira-me a fiasco...

Isto está com muito pouca participação e as circunstâncias do teste de amanhã ainda não estão claramente definidas.

Interlagos a partir das 10h00? A partir das 09h00? Por mim desde que seja a partir das 08h00 está tudo bem. E a comunicação entre equipas? O Messenger da Microsoft sempre dá para conversa de grupo? - tanta coisa da idade da pedra e não sei o quê mas parece-me que também não estás muito por dentro deste departamento, JohnnyBeGood!

As pessoas que acharem que não poderão competir no dia ou na hora sugerida podem (e devem, se estiverem realmente interessadas) avançar alternativas. dorakeen, essa indisponibilidade é só para este domingo ou poderá repetir-se?

Vamos lá!

Amanhã às 10h00

Uso Messenger:

Interlagos parece-me uma boa!!

[url=http://www.TickerFactory.com/]
[img]http://tickers.TickerFactory.com/ezt/d/4

Últimas jogatinas:

Tentativa zero

Boas!

Nunca corri em rede. Daí as dúvidas..

É necessário que pelo menos um dos utilizadores tenha "direitos" de criar uma corrida...certo? Quem o vai fazer? Como ou o quê ou quem, devo procurar no site para "vos" encontrar?

Uma corrida não deve demorar mais do que 30min..certo? É que vai ser difícil garantir disponibilidade a partir das 10h30m.

Não tenho (nem quero ter( MSN), O próprio site não disponibiliza um chat?

De qq forma podem me googlchatear através do zenaoptarrobagêmailepontocome.

Marguerite Yourcenar

Bámos lá bere...

O MSN Messenger faz conferência sim senhor.

E vcs lá com essas coisas de actividades em grupo, não me convencem... até agora não vi nada de aliciante nesta actividade em grupo que propõem :(

Ao que me parece trata-se de um dice-fest em grupo... se ainda fosse um Werewolves numa colónia nudista ;)... às escuras, pintados de preto e com um pirilampo na testa, ainda equacionava participar...

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

Herrar é umano.

Prova zero...

Boas;

Tenciono criar uma prova zero amanhã às 10:00. A pista pode ser Interlagos ou outra qualquer.

O cliente do jogo permite chat entre os participantes da prova.

S+o recebi mail do Albinscott a confirmar a disponibilidade, mas mesmo assim vou tentar estar online um pouco antes das 10 para criar a prova e esperar pela malta que se vai juntando.

Ao escolherem uma corrida online no cliente, serão l,levados para uma janela onde estarão listadas as corridas online disponíveis. Deverá ser fácil identificar a que foi criada por mim. Depois basta juntarem-se.

Lamento não ter dado mais atenção a esta organização. Se não tivermos adesão amanhã, poderemos tentar num outro horário durante a semana.

Abraços e ve-mo-nos em pista!

-

Gamer profile

Mais um

MadCat Racing Team apresenta-se.

Este domingo não deve dar para mim, porque não sei se vou ter acesso a um pc.

Corrida zero

Boas;

No domingo de manhã, conforme previsto, decorreu o primeiro ensaio de corrida.

A pista de Interlagos foi o circuito escolhido.

Apareceu pouca gente. Só cinco corresponderam à chamada. Eu, o Firepigeon o Zenão, o Albinscott e o MadCat lutamos um bocado com o programa, com as firewall e os routers e acabamos por conseguir dar início à prova, já sem o MadCat que entretanto teve que nos deixar.

As três voltas foram rápidas. O Firepigeon começou melhor, afastando-se bastante do resto. eu pensava que a corrida era só de duas voltas, por isso forcei a nota na segunda e estampei-me. Entretanto o Albinscott foi-se aproximando do Firepigeon, enquanto o Zenão aparecia intermitentemente devido a problemas de comunicação com as boxes (leia-se que a ligação dele estava sempre a cair). Na terceira volta o Firepigeon acabou por morrer na praia, a algumas curvas do fim, o Zenão ainda tentou aproximar-se, mas foi o Albinscott quem acabou por vencer.

Foi giro. Pena só termos estado 4...

De qualquer modo, ficou marcado para terça feira, dia 4, a partir das 22:00 (eu tenho aulas até às 21:30, por isso posso atrasar-me um pouco) uma nova sessão de testes. Depois disso faltará apenas marcar o calendário de provas definitivo e arrancamos!

Vejam lá se aparecem os inscritos. Não tenho tido confirmações no mail já aqui disponibilizado...

Até amanhã!

-

Gamer profile

Game Creation Continuum

Apareci um pouco antes das 10 e tive de sair às 11, pensei que uma hora desse para fazer a corrida, a luta com programa durou um hora (pelo menos) e tive de sair.

Já tinha avisado que havia possibilidade de não ter computador nessa manhã, ainda consegui desenrascar um hora mas não foi o suficiente, tive a hipotese de à noite me desforrar com 4 corridas de Formula D, as quais perdi todas. Frown

Dramático=Fantástico

Sem dúvida uma antecipação da tarde dramática vivida em Interlagos.

Foi de facto importante este nosso teste para poder afinar ligações e esperar que para a próxima se possam fazer mais corridas.

Acho também que se façam sempre corridas de 3 voltas.

Deu para perceber que se o jogador fica offline o "jogo" joga por ele, não lhe estragando os pneus.

No meu caso deu para ficar sem os poucos cabelos que me restavam : quando em linha esperava pela minha vez ..aproximava-me da frente e...offline...quando voltava a conseguir ligação lá estava outra vez para trás embora ao menos com o carro em boas condições.

Devo dizer que, caso aconteça isto a alguém, o truque que encontrei foi mesmo sair do programa (fechar a aplicação) e voltar a entrar, perde-se tempo mas o sistema permite-nos retomar o carro.

Tentei diminuir a frequência destes "crashs" fechando a janela do chat mas não me pareceu que melhorasse... pelo contrário..Yell permitiu aos adversários manipularem a coisa entre eles por forma a que na última curva e no momento mais emocionante em plena aceleração e ultrapassagem do albinscott, o turbo partiu (sabotage !!) e num lançamento 11-20 saíu-me ... 11 !!!!! bastava um dozezinhinho e a vitória estava no papo (para que conste acabei com 5 pneus!!). Ou seja, albinscott=sortudo=lewisHam.

Fora de brincadeira...valeu..obrigado a quem apareceu..MadCat foi pena não teres podido ficar..mas ao menos tivemos um MAD Mallgur.

AlbinScott : grande corrida merecida vitória. Congrats.

Pombeiro : a nós não nos enganas tu.Innocent. rebentaste só para mantermos a esperança de não virmos a ser espezinhados no campeonato...

Terça --- vamos para o Mónaco?

Marguerite Yourcenar

Nice!

Foi gira a experiência. Só lamento a falta de comparência de outros pilotos, mas afinal de contas tratou-se de uma sessão de testes, não há crise.

Também foi pena a falta de estabilidade da ligação do Zenão, caso contrário ele teria certamente dado mais luta desde o início. Fartei-me de rir com o habitual praguejar do Mallgur face aos maus resultados nos dados! E se o Firepigeon não tem ido 2 vezes às «boxes» (em 3 voltas!) e depois mesmo assim acabado por estoirar, as coisas tinham corrido de outra maneira.

Fiquei com uma ideia muito melhor do funcionamento do jogo e finalmente percebi os "piu-pius" que se ouvem de vez em quando. A questão dos pneus e do impacto da sua escolha consoante o tempo é algo que me escapa por enquanto.

A ver se 3a feira temos mais gente e já dá para ter o gostinho de uma corrida a sério! Até lá.

Muito bom

albinscott escreveu:

Fartei-me de rir com o habitual praguejar do Mallgur face aos maus resultados nos dados! E se o Firepigeon não tem ido 2 vezes às «boxes» (em 3 voltas!) e depois mesmo assim acabado por estoirar, as coisas tinham corrido de outra maneira.

Espanta-me que o Mallgur goste tanto do Formula De!! O problema não foi o ter ido às boxes 2 vezes mas sim na última vez ter decedido por sliks!! A penalização por falhar as curvas foi o que me matou!!
Sempre tive a sensação neste simulador que as vezes que se dão colisões e se rebentam motores, é desproporcional comparado a quando se joga o boardgame ao vivo.

Últimas jogatinas:

Lol

Estava a pensar no mesmo... Ele até pesadelos deve ter com dados...

Top10:

Firepigeon escreveu:

Firepigeon escreveu:

Espanta-me que o Mallgur goste tanto do Formula De!!

Hehe... Isto dos dados é o diabo, é verdade! Mas eu sou um gajo teimoso e acabo sempre por achar que será desta vez que a coisa muda.

Na realidade eu tenho consciência de que exagerei um pouco. Pensava mesmo que eram só duas voltas e por isso tentei apanhar o Firepigeon. Claro que pelo menos por três vezes fiquei mesmo mesmo à beira da curva, sem conseguir a paragem... aqueles lançamento em que se sair 7 ou 8 menos mal porque ainda temos distância para a curva, mas se sair 10 é uma desgraça quando precisamos é de um 11 ou 12... e zás! lá vem o 10...

No campeonato não será assim, acreditem! Há que pensar na regularidade, terminar as corridas nos pontos.

Por falar nisso, queria sugerir que, ao invés de pontuarmos todos os que participam na corrida, fazemos a pontuação normal, mas retira-se um ponto como penalização a quem faltar à corrida. Que vos parece?

Também vou ver a questão dos pneus com o clima, Albin. Depois ponho aqui os detalhes.

Um abraço e logo espero-vos para mais uma prova de teste. A ver se temos mais participantes!

-

Gamer profile

penalizações

Mallgur escreveu:

Por falar nisso, queria sugerir que, ao invés de pontuarmos todos os que participam na corrida, fazemos a pontuação normal, mas retira-se um ponto como penalização a quem faltar à corrida. Que vos parece?

Julgo que quem vá participar só faltará por manifesta impossibilidade e não por desconsideração pelos fellows drivers.

Contudo, se optarmos pelas pontuações do site (Campeonato Open - Ver FAQ) existem pontuações negativas para os últimos e para quem rebenta. Ora, estes que participaram não devem ser prejudicados face aos ausentes.

É portanto uma questão de "ajuste de zero".

A) Quem rebenta leva zero pontos, quem fica em último leva um ponto e ausente(s) -1 ponto.

B) Pontuação do site em que ausente(s) = -1 do pior.

Se alguém tem o azar de ter de faltar num dia de muita concorrência a opção B seria muito penalizante, pelo que voto em A.

Antes do campeonato arrancar deveríamos publicar a tabela de pontuações de uma forma clara.

Marguerite Yourcenar

Penalizações penalizantes

Concordo, o esquema A parece-me o melhor.

E também concordo com a publicação de uma tabela definitiva de pontos, já para não falar na lista de circuitos!

Concordo

e não esquecer que hoje fazemos o playtest final a partir das 22h00!!

Últimas jogatinas:

Pit Stop

Boa tarde,

Não vou entrar no campeonato, uma vez que ando apertado de tempo :-(

De qualquer maneira e se não for problema vou tentar estar presente na corrida de hoje.

Cumprimentos,

----------
Priskus

Só Agora...

Não sabia que isto iria começar tão rápido... só agora vi as mensagens... mas ainda não percebi o calendário das provas... alguém poderá me elucidar???

"Sonha e serás livre de espírito... luta e serás livre na vida."

Che Guevara

Domingos, horário de missa

As corridas serão feitas aos domingos, ainda não estando claro se serão todos os santos dias se apenas em domingos alternados. Certo certo é que a primeira corrida é já no próximo às 10h00.

Liga dos Campeões

Terça-feira tenho quase a certeza que às 22:00 não estou em casa, posso estar às 22:15 ou 22:30, de qualquer maneira quando chegar apareço, posso ter sorte e estarem atrasados ou caso haja uma segunda corida participar, porque aproveito para jantar enquanto espero.

Corrida de testes final

Boas;

Na terça passada fez-se, como planeado, uma nova e final corrida de testes.

O circuito escolhido foi o Mónaco.

Como era uma corrida de testes, foi permitido a um contingente francês juntar-se à prova para dar aos participantes menos experientes uma ideia do que é correr numa pista mais cheia...

Desta vez tivemos qualificações com chuva, três minutos ou três voltas. Os franceses, pela proximidade geográfica ao circuito (leia-se que jogam isto porradas de vezes) conheciam melhor o traçado e dominaram as qualificações. Apenas o Pombeiro se imiscuiu na grelha entre eles.

Como tal, partiram à frente. O sol tinha entretanto vindo para ficar.

Logo na primeira curva o drama tão associado a esta pista surgiu. Dois franceses tocaram-se e o Pombeiro, que vinha logo atrás, foi atingido pelos destroços. Tinha feito uma preparação com pouca protecção às suspensões e uma delas partiu-se mesmo ali.

O resto da corrida foi mais ou menos regular. O Albinscott estava estranhamente lento, ficando para trás muito cedo e o Dorakeen lutava com o seu veículo. Os franceses levavam a dianteira com alguma distância.

Entretanto eu e o Zenão estávamos apostados em ter portugueses metidos pelo meio dos franciús! Fiz uma segunda volta mais cautelosa, poupando os pneus para a parte final da mesma, para os poder gastar mais pouco antes de entrar nas boxes para a última volta. O Zenão juntou-se a mim e ambos nos aproximamos do francês que seguia em terceiro.

Esta estratégia compensou um pouco porque me permitiu fazer uma terceira volta a arriscar mais um pouco, principalmente na descida para o túnel e a partir daí até às curvas finais.

Na última curva estava um pouco à frente, em terceiro, e consegui sair em 5ª, mas a embraiagem deve ter tido um problema qualquer porque o rendimento foi baixo (os dados... sempre os dados) e o francês, também em quinta passou-me para tomar o último lugar do pódio.

E pronto, foi assim a segunda corrida de testes. Agora vou fazer o calendário e arrancamos com isto.

Até breve...

-

Gamer profile

o podium

Corrijam-me mas o terceiro lugar não foi para a Wanda?Embarassed

Marguerite Yourcenar

E foi isso

que o Pedro escreveu. pq perdeu o ultimo lugar do pódio na recta final (vulgo terceiro lugar).

Últimas jogatinas:

pois

...mas o que eu quis dizer foi que uma malandreca de uma Francesa nos passou à frente e não "um Francês".

Com isto, apenas, o convite para que surjam Portuguesas no nosso campeonato.Kiss

Marguerite Yourcenar

Calendário proposto

Boas;

Através dos métodos científicos mais recentes (1d20), foi determinado um calendário a ser proposto aos pilotos.

É o seguinte:

Data Circuito
9 de Novembro de 2008 Sepang - Malásia
23 de Novembro de 2008 San Marino -  San Marino
7 de Dezembro de 2008 Hockenheim - Alemanha
14 de Dezembro de 2008 Spa Francorchamps - Bélgica
21 de Dezembro de 2008 Silverstone - Inglaterra
28 de Dezembro de 2008 Estoril - Portugal
4 de Janeiro de 2009 Barcelona - Espanha
11 de Janeiro de 2009 Interlagos - Brasil
18 de Janeiro de 2009 Kyalami - África do Sul
25 de Janeiro de 2009 Circuito do 10º Aniversário Fórmula Dé - ao vivo na LeiriaCon

A tabela de pontuação que proponho é a seguinte:

1º - 10 pontos

2º - 8 pontos

3º - 6 pontos

4º - 5 pontos

5º - 4 pontos

6º - 3 pontos

7º - 2 pontos

8º - 1 ponto

Restantes lugares participantes - 0 pontos

Jogadores que faltam à corrida - -1 ponto

Os jogadores que não terminem a corrida poderão ser classificados na mesma sendo a sua posição na tabela determinada pela posição final em que são eliminados. Por exemplo, numa corrida com 10 participantes em que só 7 terminam, o ponto de 8º lugar será dado ao jogador que foi eliminado mais à frente na prova, mesmo que tal ocorra antes de um outro que é eliminado depois, mas mais atrás na pista.

Creio que esta forma de pontuar não prejudica quem é eliminado, mas se preferirem outro formato, avisem.

Dúvidas, sugestões, alterações ao calendário por imposições externas, avisem aqui ou para o mail

Já retirei os dias 16 e 30 de Novembro. A 16 não estarei disponível para ser servidor da prova. (Se houver alguém que o possa fazer atribui-se um circuito e eu tento participar como cliente, mas se faltar, levo -1 ponto como os outros, claro.). A 30 estarei no encontro nacional em Bragança e também não posso ser servidor. De novo, se alguém puder fazer isso, repete-se o processo.

Aguardo notícias.

Abraços e até breve!

-

Gamer profile

tamos nessa

:D

Últimas jogatinas:

22h ou 10h

Domingo ... acho que sim. 10h00 é um pouco tarde. E que tal às 22h?

Marguerite Yourcenar

hmmm

Boas;

Não sei. Pessoalmente não acho que as 10:00 seja tarde. Em princípio uma corrida não deverá levar mais que hora e meia. A que fizemos no Mónaco durou mais ou menos isso e foi lenta para o que é habitual.

Também não tenho nenhum problema com as 22:00...

Por mim pode-se alterar, mas a verdade é que isto deveria ter sido tratado há mais tempo. Proponho que esta primeira prova fique para as 10:00 e que durante o tempo que vai até à seguinte se converse sobre esta possível alteração de horário.

Até breve.

-

Gamer profile

Ça va

Por mim tudo bem, se toda a gente estiver de acordo. Só acho que se deveria definir uma hora para todo o campeonato e não corrida-a-corrida, de modo a não haver pessoas mais beneficiadas e outras mais prejudicadas por questões de agenda pessoal.

Regras

Só mais uma coisa.

Para quem tem algumas dúvidas com as regras, aqui fica o link para o ficheiros das regras avançadas:

http://www.boardgamegeek.com/file/info/7847

Have fun!

-

Gamer profile

Tudo nos conformes!

Está tudo óptimo, pontos e calendário. Pessoalmente essas 2 folgas até me darão jeito

formula de'

ola

queria partecipar no campeonato de formula de'!

obrigado

Ok

Conheces o jogo, o cliente, etc...?

Serás bem vindo. Se as confirmações continuarem lentas, teremos lugar para ti.

Para já tenho 5 participantes confirmados:

Zenão

Firepigeon

Albinscott

Dorakeen

Mallgur

Até breve.

-

Gamer profile

Ele sabe ...

ele sabe ... passamos a noite de ontem no server disso !

Mas esta uma coisa que deixame perplexo ... o queres dizer com:

Mallgur escreveu:

???

Ciao!

Collection:

Como sempre, o que está escrito...

dorakeen escreveu:

Mas esta uma coisa que deixame perplexo ... o queres dizer com:

Mallgur escreveu:

Bom. Quero dizer exactamente o que está escrito...

A lista feita mais acima pelo Pombeiro tinha 10 nomes. Como sabes, esse é o número máximo de pilotos numa corrida. Para todos esses utilizadores tive o cuidado de enviar um e-mail a pedir para confirmarem a participação. Desses, só os que mencionei no post anterior estão confirmados. Ou seja, se ficar assim, teremos certamente lugar para este mais recente interessado. Se eventualmente tivermos 11 confirmações, contando já com ele, teremos de fazer uma adaptação à prova. Dividem-se os pilotos em duas corridas ou coisa assim. Mas como o campeonato já começa no domingo, será difícil engendrar um esquema com que todos estejam de acordo até lá, certo?

-

Gamer profile

Esquema ...

... por uma liga com mais de 10 pilotos:

Fondamentalmente nao ha esquema desde que acho improvavel que vamos juntar mais de 10 pessoas a jogar cada domingo, exemplo: ja' tenho alguma data marcada no calendario em que esto certo de nao estar disponivel. O nacka por exemplo nao va estar disponivel nas feries de natal. Imagino que toda gente tem as proprias.

Mas se isso nao ser suficiente ... alguma proposta:
- pre-marcacao por cada corrida. Quem marca e nao se apresenta fica com -10 pontos.
- ipotesi a: Os primeiros 10  que marcam ficam da corrida. 
- ipotesi b: Se ha mais  de 10 marcacoes ficam a correr os 10 piores na classifica.

- o primeiros 10 a entrar no server jogam.

Todo isso so porque ja estou a ver corridas com 3 ou 4 piltos ao max e acho melhor ter um pool de pilotos mais amplo ... mas provavelmente, como Tu dizes, ja e' tarde demais ...

Ciao!

Collection:

São ideias...

Obrigado pela contribuição.

Não vou discutir os méritos das propostas. Digo-te só que não concordo com nenhuma delas. Não me parece, contudo, que vamos realmente necessitar de alternativas pois também creio que não terei a confirmação dos 10 inscritos iniciais.

Eu pedi a confirmação porque entendo que isto terá mais piada se for levado (um bocadinho) a sério, isto é, se realmente olharmos para isto como um campeonato. Se assim não for, podemos simplesmente fazer combinações de corridas quando nos der na gana. É mais simples...

Queria fazer uma tabela onde estivessem todos os pilotos inscritos, onde fosse registando os resultados de cada prova e se pudesse apreciar a evolução do campeonato. Queria que essa tabela estivesse pronta no início do campeonato e que não precisasse de a alterar conforme fossem aparecendo pilotos ou não nas provas, etc... Se calhar estou a ser perfeccionista e a esforçar-me demasiado.

Em relação às indisponibilidades pessoais, no post de apresentação/sugestão do calendário, está explícito que quem quiser ou precisar de fazer alterações ao mesmo poderá sugeri-lo. Pus aqueles dias porque são os que estou em condições de me comprometer, neste momento, a fazer de servidor. Se quiserem retirar alguns ou acrescentar outros, força. Basta que se arranje mais alguém que possa ser servidor, o Pombeiro provavelmente. Mas no espírito do que disse anteriormente, acho que tal deveria ser feito antes do campeonato começar.

Não é tarde demais. Nunca disse isso. Conto com o nacka para participar nas provas que puder/quiser. Mas conto com ele porque ainda não começamos... Não me parece que faça muito sentido alguém entrar num "campeonato" a meio do mesmo. Como disse, para isso juntamo-nos quando calhar e fazemos umas corridas...

-

Gamer profile

IHMO ...

... por esto tipo de initiativas (organicacao de um campeonato de xxx) sao um bocado demais "democraticos".
Voces organizam, voces escholhem ... oicam, claro, mas devem escolher voces. A tentar agradecer toda a gente nao se va de lado nehum. Facam o campeonato do vossos sonhos ! Quando acabar a gente va discutir o que e que correu mal e para o ano se fazem adjustamentos ...

Ciao!

Collection:

???

Não estou a perceber a tua atitude...

Eu e o Pombeiro achámos que seria uma boa ideia. Começámos a organização. Ninguém disse nada, ninguém quis mudar nada, ninguém se manifestou. Agora de repente somos um bocado "democráticos" demais?

Avançou-se. O nacka apareceu depois das duas provas de teste. Foi integrado. Naturalmente que já estavam outros antes e por isso poderia ser problemático (um bocado como uma das tuas sugestões, lembras-te?), mas parece que não há problemas.

O Zenão tem a ideia de se mudar a hora. Como também já falta pouco para a primeira prova, fala-se de alterar a hora depois. Ou seja, vamos tentar chegar a uma solução que não atrapalhe ninguém, ou seja o mais consensual possível.

As pistas foram escolhidas à sorte...

Em que medida é que as decisões estão a ser pouco democráticas, ou demasiado ou que raio queres mesmo dizer...?

Que é que tu achas que estou a ganhar com isto, moço? Dinheiro? Fama? Gajas? É que se sabes, sabes mais que eu...

Posso dizer-te o que estou a perder... tempo. Horas de sono que habitualmente tenho ao domingo. E a paciência com críticas mal amanhadas.

O que é que tu queres, afinal? O nacka irá participar se quiser. Tu idem. Tens as mesmas condições que todos os outros que escolheram participar. Que raios é que está assim tão mal com este campeonato?

Sabes qual seria o campeonato dos meus sonhos? Um que eu não tivesse que apoiar e que não me desse mais trabalho que ligar-me às corridas e divertir-me um pedaço. Mais ou menos aquele que tu tens... se quiseres.

-

Gamer profile

Taça da Liga

Mallgur,

Pareceu-me que o DK não se expressou como quis. O que interpretei do seu post foi até que ele te quis libertar da preocupação de "agradar a todos".

Não me surpreende também a tua reacção e interpretação (porventura mais exacta do que a minha)... imagino a intensa e cansativa vida que levas acrescida do constante dinamismo neste grupo.

Quando colocaste a ideia de se correr na mesma nos dias em que terás de faltar, isso pareceu-me obviamente fora de hipótese já que anunciaste as datas com antecedência. Caso tenhas a vir de faltar numa das datas pré-marcadas teremos de ver (na altura) a melhor alternativa esperando que tal não suceda.

É natural que esta primeira (louvável) iniciativa vá precisar de alguns ajustes, que poderão ocorrer ao longo da prova ou numa seguinte. Importante é que como já muitas vezes alertou o AlbinScott se comece o quanto antes.

Duas sugestões :

1) Caso surjam interessados à posteriori do arranque deste campeonato se faça um campeonato paralelo, eventualmente com menos provas e/ou com menos voltas e/ou quinzenalmente, etc. Estilo "taça da Liga", algo que acomode "retardatários" e de preferência noutro "servidor" que não o do Mallgur.

2) Para este champ que agora começa: atendendo ao exemplo de que em princípio o Mallgur nunca faltará, faz-me pensar se não seria mais justo que a pontuação final de cada um se baseasse nas X melhores pontuações, sendo que X seria :

A) a média  de provas assistidas por piloto. Ex.o para champ de 6 provas : Se piloto A participou em todas, B em 4 e C em 2 teriamos uma média de 12/3=4 provas participadas por piloto. "A" não seria prejudicado pois teve mais tentativas para conseguir os seus melhores resultados, caso "B" obtivesse a mesma pontuação que "A" ficaria em segundo pois "A" desempatava por ter mais participações mas "B" não ficaria assim tão penalizado por logo naquele dia ter faltado por ter de ir à farmácia comprar Aspirina para a familia benquifiista que na noite anterior tinha ficado com um galo que te sarai. Esta média X só seria contabilizada no final do campeonato.

B) Ficar desde logo à partida definido quantos "melhores resultados" contam para a pontuação final.

Como de costume.. voto em A.

Marguerite Yourcenar

Zenão escreveu:

Zenão escreveu:

Pareceu-me que o DK não se expressou como quis. O que interpretei do seu post foi até que ele te quis libertar da preocupação de "agradar a todos".

Obrigado Zenao ! Era isso mesmo ... mas deve ser que o meu portuguese ainda anda pobre.

Ciao!

Collection:

Qualificações

Boas;

Afinal não era só mais uma coisa (nunca é...) !

As corridas serão precedidas de um período de qualificações, como foi feito no Mónaco. Para que estejamos todos em igualdade de circunstâncias, fiquem a saber que podem usar as teclas F1 a F6 para seleccionar a mudança no cliente do Fórmula Dé Online.

Isto permite fazer a qualificação mais depressa mas tem a desvantagem de não nos serem mostrados os resultados possíveis como quando colocamos o ratro sobre a mudança antes de a activar. Será mais aconselhável para quem conhecer a pista e tiver já uma ideia das mudanças ideais ao longo do percurso. Testem bem em treino individuais...

Também vos aconselho a darem umas voltas à pista em jogo a solo para perceberem quais os setups do carro ideais. Algumas pistas são mais propensas a velocidades altas e portanto poderão precisar de mais pontos de motor, noutras dispensar esses em favor de pneus, etc...

Qualquer dúvida ou ajuda de que precisem, o mail está disponível.

Abraço e até domingo!

-

Gamer profile

Detalhes ...?importantes?

As sugestões que tenho colocado são sempre na expectativa que não prejudique nenhum dos concorrentes e por consequência o normal desenrolar da prova.

Quando digo 10h00 ser tarde significa para mim que a manhã fica cortada, entendendo bem que para outros poderá significar  levantar mais "cedo" do que é suposto.

Estou certo que se for às 22h faltarei menos vezes do que às 10h.

Apelo a que se   alguém  dos confirmados estiver contra a que a partir da segunda prova elas passem a decorrer às 22h, agradecia que se manifestasse o quanto antes com limite de data até 17 de Novembro segunda-feira.

Proponho que por omissão de resposta se considere indiferente a qualquer um dos horários.

Obrigado, Grazie, Danke, Thanks, Merci, Gracias, Arigato,,,

Marguerite Yourcenar

22h

22h pra mim

Ciao!

Collection:

10h

Atenção que independentemente de tudo e conforme o Mallgur já escreveu, pelo menos neste Domingo 9 a hora de arranque será às 10h00.

Bom sábado

Z

Download mapas circuitos

Estava a fazer o download das varias mapas dos circuitos escolhidos pelo campeonato e encontrei algum problemas. Algumos dos ficheiros nao sao utilizaveis e pior de todos o AVG diz que o ficheiro de Barcelona tem um virus ... mais ninguem com esto tipo de problemas ??

Ciao!

Collection:

Mallgur conheces isto?

"Vous voulez courir en championnat ? Trouvez 9 autres pilotes, convenez d'une date hebdomadaire et répondez à Big Monky sur le Forum section Championnat "votre propre championnat". Un commissaire s'occupera de le créer. "

http://formulede.online.free.fr/Forum/viewtopic.php?t=195 .

Ou seja, uma forma mais prática de não ter de receber visitantes a perguntar se podem entrar e de termos uma tabela "à maneira" ?

Pedro

Sim

Já tinha visto que existia essa possibilidade, mas não me parece que isso fosse implementar correctamente a nossa pontuação.

Além disso, as confirmações continuam a estar mal pelo que não teria tido hipótese de usar essa funcionalidade.

-

Gamer profile

Safety Car

Não sei se o Mallgur ou outrem terão alguma explicação para o sucedido nesta manhã. Digamos que o "safety car" inesperadamente e sem motivo aparente entrou na pista fazendo com que a corrida terminasse logo ali.

Curioso se este fenómeno é um frequente problema neste jogo decidi navegar no forum do formulade.online. Partilho aqui o que desde já considero importante que todos os participantes saibam.

Este excelente jogo tem "bugs". Há que conviver em fair-play com eles (claro que quando eu encontrar o Mallgur ...Yell).

Na nossa primeira corrida zero, fiquei frequentemente offline. Só agora descobri que este problema é conhecido. Descobri também que uma forma de o contornar é fazer exactamente o que na altura fiz por intuição e que abaixo consta num post.

Contudo existe uma outra forma que é através da janela de chat lançar o comando /sync.

MAS o uso deste comando deve ser feito com cuidado e por isto quero alertar:

"Dans une partie, elle peut être utile pour « rafraîchir » une liaison faiblarde qui « lague » un peu. En abuser risque de faire planter la partie"

"Ne le fais pas si c’est à un autre de jouer, et si tu dois le faire à chaque tour, mieux vaut quitter la partie, ta connexion est mauvaise avec l’Host, ni lui ni toi n’y pouvez rien, inutile de pénaliser les autres pilotes qui « marchent » bien et de risquer de planter toute la partie ! Dis poliment « au revoir  » et quitte le jeu"

Resumindo, só deve ser feito e se necessário por quem tem a vez de jogar (exactamente o que me sucedeu na corrida zero: ficava offline só quando chegava a minha vez).

Ora pareceu-me observar que vários comandos /sync foram executados esta manhã.

Será que isto foi a explicação para o kaput (que tão cedo não me vai deixar dormir descansado)?

P.S. Hoje a equipa a "A1 team Portugal" com o piloto Filipe Albuquerque venceu pela primeira vez no campeonato das nações.

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=1041522

Marguerite Yourcenar

Sepang -.Malásia

E foi aqui, neste quente e húmido país asiático, que teve início o grande campeonato de Fórmula Dé.

A variância típica dos climas tropicais fez-se sentir claramente pois os treinos foram feitos debaixo de chuva intensa enquanto a corrida se disputou sob um sol abrasador. Alinharam 7 pilotos na prova, que teve alguns precalços que ditaram a mudança do horário das 10 da manhã para as 10 da noite locais.

Zenao foi o detentor da Pole-Position, tendo a companhia de Mallgur na primeira linha.. Depois Albinscott e Firepigeon formaram a segunda linha, Nacka e Spiff a terceira e Dorakeen partiu do último posto.

As mudanças de clima para a corrida viriam a ter um efeito importante na classificação final.

Mas vamos a um breve relato da prova.

A partida decorreu sem toques, felizmente, apesar dos problemas de Firepigeon que falhou o arranque. Os outros evitaram o embate, deixando-o no final do pelotão ainda na recta da meta. Pelo rádio de equipa, Firepigeon prometia "uma corrida de trás para a frente"!

Albinscott ganharia a posição a Mallgur na primeira curva, mas o seu impeto levou-o a um toque com Zenão na terceira. Entretanto já deficiências de afinação do carro se faziam notar para Mallgur que perdeu também posições para Dorakeen e Nacka.

Albinscott tomaria a dianteira na 5ª curva e um pouco atrás Dorakeen e Firepigeon tocaram-se na 6ª.

Esta é uma pista difícil, propensa a momentos dramáticos, normalmente ligados aos riscos de condução dos pilotos. Seria contudo um problema electrónico que faria com que Zenão perdesse o controlo do veículo e ficasse eliminado à saída da 8ª curva, ainda na primeira volta. Um final inglório de prova para quem liderava no momento.

Entratanto Mallgur cairia para último na 7ª curva.

A segunda volta encontra Firepigeon na liderança, em luta com Dorakeen que o passaria à saída da 1ª curva. Albinscott era terceiro, Spiff 4º e Nacka 5º. Mallgur era ainda o último dos que se mantinham em prova.

Albinscott chegaria à liderança, não sem um toque em Dorakeen na 2ª curva.

À 4ª Curva Firepigeon voltava a liderar, à frente de Dorakeen e Albinscott. A luta estava intensa entre estes três pilotos. atrás os problemas sucediam-se. Spiff entra em peão na 4ª curva  e depois despista-se na 6ª. Nacka também perderia o controle do carro na mesma zona, ficando um pouco atrás de Spiff.

Mallgur estava mesmo com problemas. A falta de resposta do motor levava-o a exagerar e cometer erros. Na 7ª curva daria também peão.

À entrada para a terceira e última volta, Firepigeon dispensa a ida às boxes. Albinscott e Dorakeen disputam o segundo lugar, mas este último acabaria por se distanciar.

O drama esteve próximo de acontecer na última curva da corrida. Firepigeon arrisca uma entrada em quarta velocidade que poderia ditar o seu despiste, mas consegue manter o controlo do carro. Entratnto Dorakeen está mesmo atrás e em boas condições para fazer a mesma curva em quinta, mas mesmo assim não consegue a ultrapassagem.

A vitória seria pois para Firepigeon, que cumpria assim a promessa feita após um infeliz arranque. Dorakeen tomava o segundo lugar, Albinscott o terceiro e Mallgur conseguis levar o seu veículo até ao fim, conseguindo assim um 4º lugar.

Aqui fica uma pequena tabela dos resultados:

Sepang - Malásia
Qualificação Corrida Pontos
Albinscott 3 3 6
Dorakeen 7 2 8
Firepigeon 4 1 10
Mallgur 2 4 5
Nacka 5 5 4
Spiff 6 6 3
Zenão 1 7 2

Há ainda lugar para três pilotos. Os que entrarem a partir de agora terão 1 ponto negativo nesta prova.

Tive alguns problemas com o filtro de spam do Gmail pelo que peço a quem estiver interessado em juntar-se ao campeonato que me envie nova mensagem para

Obrigado!

-

Gamer profile

Um pequeno pormenor

enquanto todos os pilotos decidiram usar pneus slicks, eu fui o único a optar por pneus normais, o que se provou uma boa decisão apesar de na paragem nas boxes ao fim da primeira volta um adversário ter usado da técnica de rolha pra me impedir de sair das mesmas (LOL). De resto o contratempo no arranque acabou por me manter longe da salgalhada da primeira curva.

Desde já os parabéns ao rookie da prova, o Dorakeen, que jogou Formula D pela primeira vez na passada quarta-feira!!

Últimas jogatinas:

Náaa!

Firepigeon escreveu:

(...) apesar de na paragem nas boxes ao fim da primeira volta um adversário ter usado da técnica de rolha pra me impedir de sair das mesmas (...)

Saíste logo, meu pombinho, não venhas cá com estórias!!! E depois, a rolha é um produto nacional, há que divulgá-lo por esse oriente fora!

Obrigado!

Mallgur pelo comentario e FirePigeon pelos parabens !!

Quase quase te apanhava FP e se nao fosse por aquelo superErro que fiz na chicane (onde deixei um pistao na pista, pois tive de baixar da 5 marcha pela 2) quem sabe.

Obrigado a todos, foi mesmo muito giro !!

Passione Rossa

Ciao!

Collection:

Bravo!

Grande relatório, Mallgur! Obrigado.

Foi um início de campeonato prometedor, espero que na próximo prova, em San Marino, cheguem mais pilotos ao fim!

bis bravo - no próximo não posso

Que bom este campeonato ter por fim começado. E que lindo romance que o Mallgur está a começar a escrever..adivinha-se um épico ...monumental

Que bom alguém se ter lembrado de o publicar dando assim a conhecer este extraordinário jogo online.

Que pena as únicas vezes que fico offline serem neste nosso campeonato.

Que pena que, quando se fica offline, o motor do jogo não utilizar os travões tal como utiliza os pneus, estoirando com um carro novinho em folha que já liderava de manhã, à noite assim continuou com pole e tudo .. até o deixarem..Cry

Que pena ser mais uma hora no resto da europa, pois na altura em que há mais corridas nós ainda estamos a trabalhar/jantar

Que bom conviver com Franceses, Belgas, Italianos, Espanhois, etc..

Que pena não encontrar Lusos.

Não vá alguém ter a mesma "sorte" que eu, fica aqui um exemplo do que já tentei explicar que se deve fazer.

Se até os Espanhois sabem fazer isto... convém que nós também

Como não sei inserir imagens no post aqui vai o link.

Para melhor perceber o contexto, note-se que "2x3" é o hospedeiro daquela corrida e o "willynch" esteve offline.

http://www.abreojogo.com/fotos/2008/11/fd%C3%A9_online_anomalia

Do que assisti Sepang foi uma corrida emotiva o que promete para o resto do campeonato.

Serão pelo menos três corridas ausente, o que reforça ainda mais o prazer de correr convosco nas outras.

Da minha parte até Hockenheim, diga-se um circuito difícil de acertar com o andamento.

Segunda prova.

Boas;

Só para relembrar que este domingo se realiza a segunda prova do campeonato.

O circuito será San Marino. Desde já vos aconselho a treinarem porque me parece um circuito algo técnico...

Ainda temos vagas para mais três pilotos no campeonato.

Até lá!l

-

Gamer profile

Confirma-se a hora?

22h00 ???

Últimas jogatinas:

Sim

Exacto. 22:00 horas.

-

Gamer profile

Corrida 2 - San Marino

A mui serena república de San Marino, o mais antigo estado e república constitucional do mundo, está completamente rodeada pela Itália. É o país com menor população da união europeia e um dos países com maior rendimento per capita do mundo. Tudo coisas interessante, mas o que interessa é que esta serena república é também o local onde se encontra uma pista rápida, mas também tecnicamente exigente.

No passado dia 23, a serenidade foi perturbada pelo ruído dos motores. Estava em curso a segunda prova do Campeonato de Fórmula Dé do Abre o Jogo!

Mais uma vez os treinos foram realizados à chuva e desta vez foi o Firepigeon quem dominou de forma categórica as qualificações. Zenão voltou a mostrar a sua capacidade de fazer voltas rápidas na chuva com o segundo melhor tempo. Depois seguiram-se Mallgur e Nacka na segunda fila, Spiff e Dorakeen na terceira e Albinscott a fechar a grelha de partida. Eis os dados da qualificação:

Qualificações - San Marino
Piloto Classificação Tempo Jogadas Penalizações
Firepigeon 1 0:25:047 15 3
Zenão 2 0:36:797 16 3
Mallgur 3 0:34:850 19 1
Nacka 4 0:45:000 18 2
Spiff 5 0:56:547 16 5
Dorakeen 6 0:56:307 19 4
Albinscott 7 1:01:428 19 5

Tal como na Malásia, o clima mudou para a prova. A partida seria feita com tempo variável, com fortes indicações de estabilizar com sol durante a primeira volta, o que se viria a verificar.

A partida foi quase normal à excepção de Nacka que teria problemas com o arranque. Fruto disso, existiria um toque entre ele e o Albinscott quando este o passou.

A primeira curva está pouco depois da linha de partida, sendo uma chicane algo complicada de negociar. Isto faz com que a primeira passagem seja propensa a toques. Felizmente todos os pilotos conseguiram entender-se e não houve qualquer incidente. À saida, Mallgur tinha conseguido tomar a dianteira, seguido de Firepigeon, Zenão, Spiff, Dorakeen e Albinscott. Nacka sofria os efeitos do arranque falahdo e estava já em último.

O aspecto técnico da prova está patente depois na sequência de chicane rápida e gancho à esquerda. Nesta terceira curva, Zenão toca em Mallgur e consegue tomar a liderança. Spiff subiu ao terceiro posto. Firepigeon lida agora com a pressão de Albinscott e depois Dorakeen. E lida muito bem porque na curva seguinte consegue recuperar o segundo lugar, deixando agora Zenão a braços com Spiff e Albinscott. Esta é a parte mais rápida do circuito. Mallgur mantém-se à frente, mas Albinscott sobe para segundo. Mais atrás Nacka inicia a recuperação e passa Dorakeen tomando o sexto lugar.

Albinscott está mesmo rápido. À sexta curva luta com Firepigeon pelo primeiro mas este fica com o lugar na recta. Depois vêm Mallgur, Spiff e Zenão. spiff também aproveita bem a recta e chega à segunda posição, mas temporariamente. Na sétima curva já está tudo igual.

A última curva vê Zenão passar por Albinscott, mas logo a seguir vem a recta da meta e as decisões de ir ou não às boxes. E só Albinscott arrisca e não entra.

Mesmo assim e por manifesto azar de Albinscott, ao fim da primeira curva da segunda volta Firepigeon já está em primeiro.

nas curvas seguintes mantém-se a liderança enquanto Zenão e Nacka, entretanto recuperado para as posições cimeiras, lutam pela segunda posição. Spiff e Mallgur disputam a quarta. Albinscott tem alguma vantagem sobre Dorakeen e segue tranquilo em 6º.

Na quinta curva dá-se a primeira desistência. O veículo de Spiff não aguenta a pressão e ele é obrigado a desistir. Isto deixa Firepigeon em primeiro apenas com Mallgur nos retrovisores. Nacka segue à frente de Albinscott e Zenão que se voltam a tocar, desta vez com prejuízo para Zenão. Talvez por isso à 7ª curva Zenão desiste também e Albinscott acaba por tomar a terceira posição a Nacka.

Mais uma vez estão os mecânicos prontos. Toda a gente entra para as boxes, excepto Albinscott que arrisca assim uma corrida sem paragens!

Isto permite-lhe alcançar o segundo lugar na primeira curva da terceira e última volta. Nacka e Dorakeen beneficiam do atraso nas operações de boxes de Mallgur que assim cai para último do que ainda estão em prova.

Mas há males que vêm por bem e a performance do carro de Mallgur está óptima. Na segunda curva do circuito chega ao terceiro lugar. Lança-se no encalço de Albinscott e toma o segundo posto na terceira curva. Firepigeon está preocupado com esta recuperação.

Albinscott responde na quarta curva e no calor da luta ele e Mallgur tocam-se. Albinscott sai mais prejudicado deste incidente e os danos na carroceria são bem visíveis. Mas ambos conseguiram passar Firepigeon e Albinscott segue na liderança da corrida. Será premiada a sua ousada estratégia de não parar nas boxes?

Na sexta curva Mallgur ultrapassa Albinscott. Na sétima e penúltima curva da prova, os pneus de Albinscott acusam o desgaste e acabam por ceder. É o abandono...

Nacka entretanto aproximou-se de Firepigeon que perdeu o interesse pela disputa que se desenrolava à sua frente, mais preocupado agora com esta aproximação.

Mallgur tem uma curva de vantagem sobre segundo e terceiro e consegue vencer.

Na oitava curva Firepigeon ainda lidera e tudo parece indicar que o segundo lugar não lhe fugirá, mas a saída da curva complica-se e Nacka ultrapassa mesmo ao chegar à meta! um pouco mais tarde, Dorakeen termina a prova em quarto.

Foi uma excitante corrida! A mui serena república de San Marino reserva mesmo algumas surpresas.

No final desta prova, as posições foram:

San Marino - San Marino
Posição Pontos
Albinscott 5 4
Dorakeen 4 5
Firepigeon 3 6
Mallgur 1 10
Nacka 2 8
Spiff 7 2
Zenão 6 3

Isto faz com que o campeonato fique assim ordenado:

Classificação Campeonato
Piloto Pontos
Firepigeon 16
Mallgur 15
Dorakeen 13
Nacka 12
Albinscott 10
Spiff 5
Zenão 5

Espero que tenham gostado.

No próximo domingo, dia 7 de Dezembro, o circo visita a Alemanha. Hockenheim é o rápido circuito onde irá decorrer a prova.

Até lá!

-

Gamer profile

Excelente, excelente

Enquanto a primeira metade da corrida, via-se o Mallgur a dizer mal dos dados, a segunda metade foi a minha vez!!! LOL

Ainda de registar o grito colectivo do pessoal todo ao Dorakeen, quando este ia passar a recta da meta na segunda volta em 6ª, o que lhe iria provocar o embate imediato, e todos a gritar-lhe: "Mete prás boxes!! Mete prás boxes!!"

Uma questão: seria possivel passar a próxima corrida de 7 para 8 ?

Últimas jogatinas:

Fine by me...

Firepigeon escreveu:

Uma questão: seria possivel passar a próxima corrida de 7 para 8 ?

Por mim não há problema.

Não queres enviar um mail aos outros participantes a perguntar?

Já agora, este sábado tive mais um interessado em entrar para o campeonato, o A_Original. Como não aparecemos ainda mais que 7, alguém se importa que ele se junte a nós, com a devida penalização nas duas primeiras provas?

-

Gamer profile

Então deixo aqui a questão:

Alguém se opõe a trocar a próxima prova de dia 7 para dia 8?

BTW: por mim é na boa termos mais um piloto!!!

Últimas jogatinas:

Non, pas du tous

Siga pa 8. (Dia da próxima e nº de jouers).

Marguerite Yourcenar

Ok!

Ok as duas pra mim !

Ciao!

Collection:

Ok...

... a ambas as questões. Boas vindas ao novo piloto!

Nao percebi ...

... quando e' o proximo GP ?! Domingo ou segunda ??

Ciao!

Collection:

É para dares a tua opinião

Por mim preferia dia 8, pois dia 7 fica a meio do fim-de-semana prolongado.

Últimas jogatinas:

Ja' dei a minha opiniao

Ja' dei a minha opiniao (dia 8 as 22h acho melhor) ... queria saber se chegamos a alguma decisao.

Ciao!

Collection:

Dia 8

Boas;

Como ninguém manifestou discordância, acho que podemos ficar mesmo marcados para dia 8 às 22:00.

Até lá!

-

Gamer profile

FerrariDè

Prova deludente da FerrariDè que chegou quarta sò por falhas dos outros teams. Pois o team da rossa falhou praticamente em tudo, escolha dos pneus, tuning da F1, piloto pouco concentrado.

A cena dos boxs foi mesmo muito engracada, atè posso dizer de ter lancado um 30 e de ter sopravvivido.

Obrigado Mallgur pra fazer nos sentir o feeling da reportagem das nossas corridas.

Ciao!

Collection:

dorakeen escreveu:

dorakeen escreveu:

Obrigado Mallgur pra fazer nos sentir o feeling da reportagem das nossas corridas.

Nada! Para mim é parte da diversão... Só espero é para as próximas conseguir ser mais rápido.

-

Gamer profile

Artigo interessante

Mesmo para quem tiver de ter o trabalho de uma "google translation" vale a pena ler

esta review sobre o novo Formula D.

Marguerite Yourcenar

Desculpem ausência sem aviso

... mas devido a uma visita surpresa da minha progénie, não consegui estar online por volta da hora da prova de Hockenheim.

Espero que tenha sido emocionante!

Formul De

Eu gostaria de participar no vosso campeonato. Aproveito para informar que sou um novato no jogo e mal conheço as regras. Caso concordem com a minha tardia inscrição digam-me o que tenho de fazer.

Cumprimentos e bons jogos.Wink

mrbleal@gmail.com

É simples

Só tens de aparecer on-line no site do Formula De (http://formulede.online.free.fr/) na hora em que se realiza a corrida. Claro que o ideal será, independentemente da tua classificação no campeonato, estares na grande final a realizar-se ao vivo durante a LeiriaCon. A próxima corrida é dia 14 pelas 22h00 no circuito de Spa Francorchamps - Bélgica.

Como já fizemos 3 provas arrancas com uma pequena desvantagem mas nada de irreparável.

Últimas jogatinas:

Obrigado

Muito Obrigado, contem comigo no dia 14.Cool

Fizeste falta

Contavamos contigo e com o A_Original.

Em troca ganhámos um xtc muito hospitaleiro.

Quanto à emoção nem te conto...pronto tá bem conto só um xisquinho que o resto ficará para a crónica do Mallgur. A luta pelo segundo lugar foi de facto excelente.

Entre o nacka, o mallgur e o firepigeon a coisa esteve linda de se ver.

Sim, porque nos outros extremos houve excesso de sorte e de azar.

Marguerite Yourcenar

e Pa' !

A sorte faz parte do jogo. Mas sem um piloto super-concentrado, um tuning perfeito e um box-team de primeira nao se ganha um GP !

Ciao!

Collection:

Campeonato Formula Dé online

Olá a todos.

Gostaria de participar no vosso campeonato de Formula Dé.

Obrigado

Bem vindo João

Já participaste na prova anterior, agora é só manteres a comparencia. BTW: a próxima prova é a 14 de Dezembro de 2008 pelas 22h00 - Spa Francorchamps - Bélgica!! Vemo-nos lá!!

Últimas jogatinas:

Obrigado

Muito Obrigado.

E já sabem que podem contar com o server do xtc. LOL

Cumprimentos

7 de Dezembro - Hockenheim - Alemanha

Bem vindos a mais uma prova do campeonato Abre o Jogo de Fórmula Dé.

Desta vez a prova está a realizar-se em Hockenheim, na Alemanha. Esta cidade do sudoeste alemão estará para sempre ligada ao desporto automóvel devido ao circuito Hockenheimring cujo traçado original, anterior às controversas mudanças operadas em 2002, foi recuperado para esta prova. Assim podemos voltar a testemunhar a impressionante imagem de carros lançados a toda a velocidade por entre as florestas e a perícia dos pilotos na “zona do estádio” onde se concentra mais público.

Infelizmente, por razões técnicas que nos são alheias, hoje a prova chega-nos através do servidor fornecido por uma nova equipa, onde alinha o piloto xtc que entra agora no campeonato. É por isso que não podemos dar-vos os tempos precisos dos treinos, apenas os resultados para a grelha de partida. As qualificações decorreram à chuva, tal como nas provas anteriores. Desta vez foi Mallgur quem conseguiu a pole-position, juntando-se-lhe Zenão na primeira fila. Depois o estreante xtc alinha logo à frente de Nacka. A última fila é composta por Dorakeen e Firepigeon.

A grelha já está constituída e o semáforo aceso para a partida! Está agora sol para a corrida e parece que não existirão alterações climáticas em breve...

E aí vão eles! O arranque é normal para a maioria dos pilotos. Apenas Xtc falhou a partida. A proximidade da primeira curva, muito rápida, não dá para uma abordagem surpreendente. Mallgur chega à frente, seguido de Zenão, Nacka que foi o único a conseguir beneficiar dos problemas de Xtc. Dorakeen e Firepigeon fecham o pelotão.

Já na longa recta seguinte, na aproximação para a chicane Clark Nacka tomou o segundo lugar, Dorakeen o terceiro. Xtc ainda consegue defender-se de Zenão que entretanto cai para último ao ser ultrapassado por Firepigeon.

Nacka está muito rápido na chicane e passa Mallgur para assim liderar a prova e a entrada para a longa terceira curva. Depois temos Dorakeen em terceiro, Firepigeon, Zenão e Xtc.

A outra recta entre as árvores antecede nova chicane. Esta mais rápida. Mallgur e Nacka disputam o primeiro lugar, conseguindo este último tomar a liderança. Entretanto Firepigeon aproveita a aspiração para passar Dorakeen e tomar o terceiro posto.

À entrada para a zona mais lenta do circuito tanto Nacka como Mallgur têm problemas de motor. Lado a lado na quinta curva vê-se fumo um pouco mais negro que o desejável a sair dos escapes. Uma imagem curiosa que ficará associada a esta prova. A técnica de todos os pilotos é primorosa e na última curva do circuito a ordem mantém-se quase inalterada.

Outra das características únicas deste circuito é a proximidade da entrada para as boxes à saída da última curva. Nacka é o primeiro a entrar, seguido de Mallgur e Firepigeon. Dorakeen não entrou! Adivinha-se uma estratégia de maior risco para este piloto. Xtc também entra e Zenão está na mesma opção que Dorakeen e segue sempre pela recta da meta.

A estratégia de Dorakeen vale-lhe algumas posições e na segunda volta atinge a Nord Kurve logo atrás de Nacka. Depois dele vêm Mallgur, Firepigeon e Xtc que conseguiu ficar à frente de Zenão, mesmo com a paragem.

Dorakeen e Mallgur passam Nacka na recta. Este tem problemas na travagem para a chicane. Firepigeon vem muito rápido nesta segunda volta e também passa Nacka. Apenas Xtc e Zenão se mantêm atrás. Dorakeen e Mallgur seguem próximos para a longa curva Ost, com Firepigeon um pouco mais atrás. Nacka vai resistindo à aproximação de Xtc e Zenão.

A recta seguinte e a chicane Senna não trazem novidades, mas à entrada para o estádios Nacka alcança Firepigeon e toma assim a terceira posição. Firepigeon responde na zona sinuosa, mas na última curva volta a perder o terceiro lugar para Nacka.

À entrada para as boxes temos Dorakeen em primeiro, Mallgur segundo, Nacka terceiro. Depois Firepigeon não entra! Xtc vai mudar pneus, mas Zenão volta a não parar! Temos uma prova sem paragens nas boxes para Zenão! Conseguirá aguentar os pneus até ao fim?

Dorakeen tinha uma margem boa e consegue liderar ainda no início da terceira volta, seguido de Mallgur. Firepigeon tem o terceiro posto, mas Nacka volta a passar na primeira curva. Zenão está agora mais próximo de Xtc, apesar de ainda se manter na última posição.

Na frente tudo se mantém na chicane, mas Zenão tenta a ultrapassagem a Xtc e acaba por fazer pião à saída de Clark. Dorakeen domina à entrada de Ost. Mallgur tenta resitir a Nacka que se aproximou bastante. Firepigeon evita o pião à justa à saída desta terceira curva, mas Zenão realmente perde o controle na luta com Xtc e está fora de prova!

Dorakeen segue à vontade enquanto Nacka está mesmo juntinho a Mallgur na quarta curva. A vitória parece certa para Dorakeen no estádio pois na curva Sachs está adiantado. Mais uma e ganhará certamente. Nackia caba de ultrapassar Mallgur na penúltima curva!

Dorakeen vence folgado, mas Mallgur e Nacka disputam o segundo lugar na última curva!

E agora, vamos ver... Que é isto...? Perdemos a imagem! Lamentamos, caros espectadores, mas perdemos o feed do satélite. Tentaremos retomar tão breve quanto possível...

...

...

...

Está demorado, de facto. É uma pena. Estava a ser emocionante. Mas não sabemos ainda como terminou a luta pelo segundo lugar aqui em Hockenheim.

Esperem...

Temos agora informação telefónica dos resultados finais.

Dorakeen venceu.

Nacka conseguiu manter o segundo posto.

Mallgur é terceiro.

Entretanto Xtc passou Firepigeon e foi quarto.

Firepigeon quinto e Zenão sexto.

Lamentamos este problema na parte final da emissão. Esta foi a classificação no final da prova:

Podemos verificar agora que após esta prova a situação é a seguinte, em termos de campeonato:

E pronto. Pedindo desculpa pelos problemas ocorridos com a emissão, despedimo-nos esperando ter a vossa companhia para a próxima prova na Bélgica.

Até breve!

-

Gamer profile

com relatos destes...

Assim nunca mais estás actualizado. É cada romance de se lhe tirar o capacete...

por falar nisso :

Mallgur escreveu:

E agora, vamos ver... Que é isto...? Perdemos a imagem! Lamentamos, caros espectadores, mas perdemos o feed do satélite. Tentaremos retomar tão breve quanto possível...

qual satélite qual carapuça...com tamanha luta ficáste foi com o capacete todo embaciado e já não vias nada.

Aproveito para pedir desculpa pelo meu silêncio de ontem...uma pane inesperada no meu teclado.. o que vale é que dá para jogar só com o rato.

Estas corridas têm sido de facto emocionantes.

Excelente report Mallgur.

Parabéns Mallgur

Só uma palavra, EXCELENTE Mallgur.

OK

Achei estranho depois daquela passagem de 3º para 5º na ultima curva, não dizeres anda!! LOL

Últimas jogatinas:

14 de Dezembro - Spa Francorchamps - Bélgica

Esta é a quarta prova do Campeonato Abre o Jogo de Fórmula Dé.

Há quem diga que este é o mais belo circuito da Fórmula 1. Talvez seja por se basear num triângulo de ruas que ligam Francorchamps, Malmedy e Stavelot e essa forma apelar ao nosso sentido de harmonia. Talvez seja por se inserir numa paisagem quase bucólica. Ou talvez seja apenas pela enorme quantidade de histórias interessantes que se contam dos tempos em que o desporto automóvel era bem menos seguro...

Mas apesar de todas as medidas de segurança que hoje envolvem as corridas, esta prova seria marcada por muitos incidentes.

Mas contemos as coisas por ordem.

A qualificação foi interessante, realizada com tempo seco, mas com prenúncio de chuva.

Mallgur conseguiu a pole e dividiu a primeira linha com Firepigeon. Zenão continuou a mostrar grande apetência por esta fase das provas e encabeçava a segunda linha, juntando-se-lhe Pinto33, um estreante neste campeonato. Albinscott e Xtc estavam na terceira fila, Nacka e Dorakeen, a dupla italiana, na quarta e finalmente Mleal, um outro estreante fechava o pelotão de nove veículos, número máximo de participantes até ao momento. Este é o quadro final das qualificações:

Chovia torrencialmente quando o semáforo abriu e soltou as nove máquinas gritando pelo asfalto. Albinscott faz um excelente arranque, passa Pinto33 e aproxima-se de Zenão para disputar a terceira posição à entrada da primeira curva, a que chegaram antes Mallgur e Firepigeon. Na travagem para este apertado gancho, Albinscott não evita um toque em Zenão e acaba por ser o mais prejudicado com isso. Pinto33 vê tudo a partir da quinta posição por entre a nuvem de água que se levanta dos outros carros. Nacka vem em sexto e Dorakeen defende-se de Mleal que acaba por tocar o italiano e deixar a carroçaria deste um pouco amachucada. Xtc falhou o arranque e por isso vem no final do pelotão.

Na segunda curva os efeitos da chuva continuam a fazer-se sentir. Mallgur e Firepigeon continuam primeiro e segundo, mas este toca o primeiro e ambos ficam com danos. Além disso a sua vontade de andar cada vez mais rápido faz com que ambos causem também desgaste no motor. Pinto33 aproveitou o desentendimento entre Zenão e Albinscott e passou para o terceiro posto. Entretanto Mleal, talvez perturbado pelo toque que deu a Dorakeen perde o controlo do carro à saída da primeira curva e está fora de prova! Xtc é que aproveitou bem a situação e passou Dorakeen, deixando assim este a fechar o pelotão.

O difícil S que constitui a terceira curva vê Firepigeon conseguir a liderança, seguido de Albinscott, Pinto33 e Zenão que acaba por tocar Albinscott e fazer este perder mais um pouco do apoio aerodinâmico. Nacka é quinto e Mallgur caiu para sexto com problemas na suspensão. Depois vêm Xtc, Mleal e Dorakeen. À saída do S Zenão está com tudo mas desliza um pouco demais. Toca Firepigeon e este não tem alternativa a ficar parado na escapatória. É a segunda baixa na prova em apenas três curvas!

O gancho para a direita que se segue também faz baixas. Zenão passa em primeiro sem problemas, mas Albinscott sai e fica também fora de prova. Nacka é agora terceiro, Pinto33 quarto. Mallgur subiu para quinto na luta com Xtc e Mleal que antecedem Dorakeen.

Zenão faz uma abordagem cautelosa à rapidíssima quinta curva. Perde a liderança para Pinto33, o segundo lugar para Nacka e à saída o terceiro para Mallgur. Mleal também perde na luta pelo quinto com Xtc. Entretanto Dorakeen vem com bastantes cuidados.

Novo S complicado. Pinto33 mantém-se na frente, mas luta com Mallgur e Nacka pela posição. Mallgur estava já bastante danificado na carroçaria e, apesar dos conselhos do director de prova para se manter afastado das lutas mais acesas acaba por tocar Pinto33. Mesmo assim, ganha o segundo lugar a Nacka.

Atrás, Zenão é quarto, Xtc quinto, Mleal sexto e Dorakeen sétimo.

Pinto33 lidera na penúltima curva. Mallgur é segundo e continua a arriscar tudo. Volta a tocar Pinto33 mas desta vez é este quem fica com o pior dano. Nacka é terceiro e todas as outras posições se mantêm.

A chicane que antecede a recta da meta e a entrada nas boxes, para onde todos os pilotos estão a ser aconselhados a seguir pelos directores de equipa obriga a uma travagem brutal. Mallgur não evita um novo toque em Pinto33 e fica mesmo fora da prova. Xtc, no esforço para alcançar Zenão no quarto posto força em demasia o motor. Não fica de fora e entra para as boxes, mas mesmo assim, um terço dos pilotos ficou de fora antes de se terminar a primeira volta.

Entretanto Nacka opta por não parar nas boxes. Nas condições actuais da pista é uma temeridade. De qualquer modo toma a dianteira da prova. Seguem-se-lhe Xtc, Dorakeen Mleal e Zenão.

Nacka tem problemas de motor à entrada para a segunda curva da segunda volta e por isso tem dificuldades na entrada para a terceira curva. Xtc sofre algum dano na suspensão devido a uma pequena peça que ficou na pista depois de tantos choques. Mleal consegue ultrapassar Dorakeen e sobe ao terceiro posto. Na tentativa de recuperar, força a nota na quarta curva e perde o controlo do veículo. Mais um que não chegará ao fim.

À quinta curva, Nacka tem que ser mais cauteloso e perde a liderança para Xtc. As posições mantêm-se na sexta curva mas Zenão faz um pião à saída. Na recta Nacka volta a passar Xtc para primeiro mas tem muitas dificuldades na curva seguinte. A sua sorte é que a mesma sorte calha aos dois seguintes e apenas perde o lugar para Xtc. Desta vez é Xtc quem arrisca a não entrar para as boxes.

No início da terceira volta Mleal força na saída das boxes e no primeiro gancho. O desgaste nos pneus é obvio e é quase por milagre que não acaba fora de prova. Isto permite a Nacka subir ao segundo lugar.

Xtc tem alguma margem na terceira curva, mas à saída volta a apanhar com alguns destroços espalhados pela pista e fica de fora da prova com a suspensão partida. Apenas três pilotos continuam em prova. Se esta foi a mais participada à partida, é também aquela em que menos terminam.

Todos seguem com cautelas extra e as posições mantêm-se. Nacka na frente, Mleal segundo e Zenão terceiro. Apesar de todos os cuidados que todos tomam, Zenão, com a terceira posição garantida arrisca um pouco e tenta o lugar seguinte no pódio, mas o esforço rebenta com o seu motor.

E é assim, neste cenário espectacularmente desolador de chuva e eliminações que só dois pilotos terminam.

A classificação na prova fica então assim:

O que leva a um resultado de campeonato neste ponto:

Esperamos que vos tenha agradado este resumo da prova. Foram momentos espectaculares, ainda que a competitividade tivesse ficado afectada pelas condições atmosféricas.

Até breve!

-

Gamer profile

Spa é qq coisa

..mas à chuva ainda mais. Temos tido uma série de corridas à chuva mas tem faltado aquelas mudanças climatéricas a meio da prova, que essas sim testam a perícia e estratégia dos pilotos.

Excelente prova do Nacka e do estreante MLeal.

Inesquecível o momento em que (SEM  Innocent QUERER e ter qq outra hipótese) toquei no Firepigeon colocando-o fora da corrida.

O homem não se apercebeu disso e só blasfemava perguntando porque passou a sua vez sem ter podido lançar o dado !Laughing

Hilariante! não fosse o dramático da situação agravada pelo facto de as comunicações por satélite estarem afectadas pela forte ionização da trovoada que se abatia na região Belga.

Interessante como o Mallgur se apercebe dos detalhes da corrida. De facto, no fim decidi arriscar já que não tinha nada a perder (excepto o investimento de um novo carro para Silverstone). Diz-me Mallgur... és mesmo tu quem corre e anotas, ou outrem corre por ti? Ah já sei! Enquanto corres a Cat faz de estenógrafa..ou talvez filme e relate para a posteridade...(Aí vai o meu quiducho a engrenar 4ª, ai que o fala-barato do Zen bateu no pombeirinho..malvado!)

Sou eu mesmo...

Laughing

Eu faço tudo. Só tenho que jogar na minha vez... Enquanto os outros vão jogando tenho o bloco de notas na mão. Desenvolvi um sistema de notação específico só para isto! Laughing

Por acaso estranhei o teu silêncio nesta última prova... fala-barato! Tongue out

E olha que a ideia de a Cat a falar assim deu-me mesmo para rir!!! Laughing

Vou tentar ter o relato de Silverstone pronto hoje à noite, mas está difícil... Ainda me falta tanta prenda para comprar!

-

Gamer profile

Nao consigo ver as

Nao consigo ver as classifacas Cry !!!

Para o resto: ***** !!!!!!!!!!!!!!!

Ciao!

Collection:

Imagens...

São imagens alojadas no Imageshack... pode estar um bocado lento para fazer o download.

Entretanto reparei que no IE (esta porcaria que tenho que usar aqui...) aparecem uns <!--[if !supportEmptyParas]--> <!--[endif]--> de vez em quando. Acho que fiz bosta na formatação do HTML... Em casa, no Firefox, aparece tudo ok.

Alguém pode dar uma vista de olhos a ver o que se passa?

-

Gamer profile

Já percebi

Deve ser o filtro da empresa a nao deixar passar isso ... vou tentar de casa.

Ciao!

Collection:

Yeah

Já tinha reparado que com o IE aparecem essas coisas sofisticadas.

Com o Chrome tá tudo bem.

21 de Dezembro - Silverstone - Inglaterra

Para a quinta prova do campeonato Abre o Jogo de Fórmula Dé, deslocámo-nos até ao circuito britânico de Silverstone, local já lendário no desporto automóvel. Para nos acompanhar nesta reportagem temos a simpática colaboração da BBC que facilitou a presença de um dos apresentadores do famoso programa Top Gear.

Há quem diga que este senhor não conhece o medo, excepto na presença de amendoins. E há também quem garanta que ambos os olhos são de silicone, por engano do cirurgião. A mim só me disseram que se chama Stig…

- Boa noite, Stig.

--. --- --- -.. /  . ...- . -. .. -. --. .-.-.-

Ahhhh… ok.

Então que lhe pareceram as classificações ontem?

-. --- - / - --- --- / -... .- -.. .-.-.- / .. - / .-- .- ... / - .... . / ..-. .. .-. ... - / - .. -- . / - .... . ... . / .--. .. .-.. --- - ... / .... .- -.. / .- / --.- ..- .- .-.. .. ..-. -.-- .. -. --. / ... . ... ... .. --- -. / .. -. / -.. .-. -.-- / .-- . .- - .... . .-. / .- -. -.. / - .... . -.-- / .- .-.. .-.. / -.. .. -.. / .- -. / --- -.- / .--- --- -... --..-- / -... ..- - / .. / -.-. . .-. - .- .. -. .-.. -.-- / -.-. --- ..- .-.. -.. / .... .- ...- . / -... . .- - . -. / - .... . -- / .- .-.. .-.. .-.-.- / .-. . -- . -- -... . .-. / - .... .- - / .. / -.. .-. --- ...- . / .- / -.-. .- - . .-. .... .- -- / .- .-. --- ..- -. -.. / - .... . / - --- .--. / --. . .- .-. / - .-. .- -.-. -.- / ..-. .- ... - . .-. / - .... .- -. / .- / ...- . -.-- .-. --- -.

Hmmm… Pois. Bom… Realmente as qualificações foram boas. Decorreram em tempo seco pela primeira vez neste campeonato e isso fez com que se conseguissem alguns tempos impressionantes. O circuito também ajuda a tempos rápidos pois apenas tem 5 curvas. Mas fiquemos com a tabela dos tempos:

Os pilotos já estão alinhados na recta da meta. Mallgur e Nacka dividem a primeira linha. Dorakeen e Zenão a segunda. Firepigeon lidera a terceira fila, que é fechada, assim como o pelotão por Mleal.
O tempo hoje está de chuva e não há sinais de que seque durante a prova. Realmente este circuito está a ser diferente de todos os anteriores.
O semáforo já surgiu vermelho. Apenas mais uns segundos e teremos a partida. Alguma expectativa, Stig?

.-- . .-.. .-.. .-.-.- .-.-.- .-.-.- / -- .- .-.. .-.. --. ..- .-. / -.. .. -.. / .- / --. --- --- -.. / .-.. .- .--. .-.-.- / -... ..- - / -. .- -.-. -.- .- / .... .- ... / -... . . -. / ...- . .-. -.-- / -.-. --- -. ... .. - . -. - .-.-.- / .. -. / .- -. -.-- / -.-. .- ... . --..-- / - .... . ... . / .-. .- -.-. . ... / .- .-. . / .- .-.. .-- .- -.-- ... / ..- -. .--. .-. . -.. .. -.-. - .- -... .-.. . / .- -. -.. / -- --- ... - / .-.. .. -.- . .-.. -.-- / - .... . -.-- / .-- .. .-.. .-.. / .- .-.. .-.. / . -. -.. / ..- .--. / -.-. .-. .- ... .... .. -. --. .-.-.- / .. - .----. ... / .-. .- .. -. .. -. --. / -.-. .- - ... / .- -. -.. / -.. --- --. ... / --- ..- - / - .... . .-. . .-.-.-

Hmmm… Claro, claro.

E aí está! A partida…

Firepigeon tem problemas no arranque. Depois, quando Mleal o passava, acabou por tocar neste. Felizmente ambos os pilotos se mantêm em pista. À chegada à primeira curva Mallgur lidera. Dorakeen tomou a segunda posição a Nacka e Zenão deve estar com problemas pois caiu para último atrás de Mleal e Firepigeon.
Foi uma partida emocionante. Não acha, Stig?

-- . .... .-.-.- / .. / .-- .- ... / .- / -... .. - / -.. .. ... .- .--. .--. --- .. -. - . -.. / - .... .- - / -. --- / --- -. . / -.-. .-. .- ... .... . -.. .-.-.- / .--- ..- ... - / - .... .- - / -- .. -. --- .-. / ... -.-. .-. .- - -.-. .... .-.-.-

Hmmm… Isto não vai ser fácil.

Os pilotos já negociaram a segunda curva. Mallgur ganha algum terreno. Dorakeen não evita tocar Nacka e acaba por ter alguns danos visíveis na carroçaria. Estes dois italianos estão pegados. Mleal tem grandes dificuldades na entrada da curva e com todas estas confusões é Firepigeon que lucra e acaba por subir à segunda posição. É nesta posição atrás de Mallgur que entra na terceira curva. Dorakeen aproveita problemas na entrada de Nacka e sobe para o terceiro lugar e Zenão também sobe assim para quarto. Menos feliz é Mleal que acaba por se despistar à saída. Foi uma manobra infeliz deste piloto, Stig. Acha que ele pode ter exagerado?

.-- . .-.. .-.. .-.-.- .-.-.- .-.-.- / .. / - .... .. -. -.- / .. - / -- ..- ... - / -... . / .--. --- --- .-. / - .. .-. . / -.-. .... --- .. -.-. . .-.-.- / .. - / ... . . -- ... / - --- / -- . / - .... .- - / .... . / -.. .. -.. / -. --- - / --. --- / ..-. --- .-. / - .... . / .-- . - / - .. .-. . ... .-.-.-

Exacto…

As posições mantêm-se na quarta curva, mas Zenão está endiabrado e aproxima-se de Firepigeon. Na quinta curva consuma a ultrapassagem. Entretanto Mallgur, que ainda mantinha uma vantagem confortável sobre Dorakeen foi às boxes. Tinha perdido um ponto de motor quando Firepigeon entrava na quinta curva. Dorakeen não pára, Zenão vem para as boxes mas Nacka também opta por não parar. Firepigeon vem em quinto e também vai fazer reparações.
Com tudo isto, Mallgur mantém-se em primeiro pois a vantagem que ganhou na primeira volta foi confortável. Nacka ultrapassa Dorakeen e Firepigeon consegue ganhar a quarta posição nos tempos das boxes.

À segunda curva Firepigeon e Dorakeen estão envolvidos na luta pelo terceiro posto.
As distâncias entre os pilotos estão mais ou menos estáveis, mas adivinha-se um estudo entre os pilotos. Quem será o primeiro a arriscar? Que lhe parece, Stig?

.. - / .-. . .- .-.. .-.. -.-- / .. ... / .- / --. .- -- . / --- ..-. / -.-. .- - / .- -. -.. / -- --- ..- ... . / .- - / - .... .. ... / -- --- -- . -. - .-.-.- / -- .- -.-- -... . / - .... . -.-- / .- .-. . / .- .-.. .-.. / - --- --- / .- ..-. .-. .- .. -.. / - --- / - .- -.- . / .- / -.-. .... .- -. -.-. . .-.-.-

Pois, pois…

Entretanto os pilotos estão já perto da entrada das boxes. Mallgur e Nacka entram. Todos os outros tentam reduzir a distância para os dois primeiros e optam por prosseguir em prova sem parar. O motor de Mallgur volta a dar sinais de estar perto do limite e Dorakeen alcança Nacka na primeira curva.

À entrada para a segunda, Mallgur sofre danos na suspensão e Dorakeen acabou por cair dois lugares e é agora quarto atrás de Nacka e Firepigeon. Isto está a aquecer. Parece que todos os pilotos se estiveram a poupar na segunda volta para agora darem tudo por tudo.

Zenão sai da cauda do pelotão e ultrapassa Firepigeon na terceira curva. A recta antes da quarta curva trás novidades. Mallgur e Nacka mantêm-se na liderança, mas Mallgur tem o carro em mau estado. Os danos nos componentes são perceptíveis. Nacka, apesar de ter alguns sinais preocupantes no motor, poderá aproveitar para no final tomar a liderança depois de Mallgur ter estado sempre à frente, desde a pole até agora. Emocionante este final, não acha, Stig?

.... -- -- -- /  -.-- . ... .-.-.- /  -... ..- - /  .. /  - .... .. -. -.- /  .. /  -.-. --- ..- .-.. -.. /  -.. --- /  -... . - - . .-. .-.-.- /  .. ..-. /  --- -. .-.. -.-- /  - .... . /  -... -... -.-. /  .-- --- ..- .-.. -.. /  .-.. . - /  -- . /  .-. .- -.-. . /  .- -. -.. /  - .- -.- . /  -.-. .-.. .- .-. -.- ... --- -. --..-- /  -- .- -.-- /  .- -. -.. /  .... .- -- -- --- -. -.. /  --- ..-. ..-. /  -- -.-- /  -... .- -.-. -.- .-.-.-

Ok. Ok.

Voltemos à corrida que na quarta curva Mallgur acaba de esgotar por completo os pneus! Qualquer deslize será agora fatal. Dirigem-se muito próximos para a última curva enquanto Dorakeen sobe um posto, lá mais atrás.

Mallgur opta por uma entrada na última curva mais cautelosa, em segunda, enquanto Nacka o passa em terceira. Mas Nacka vai demasiado rápido e tem que reduzir para segunda enquanto Mallgur pode terminar a curva na mudança acima. Estão quase lado a lado à saída.

Os outros três também entraram agora na última curva e Zenão toca Firepigeon, sofrendo alguns danos.

Nacka sobe para terceira, mas Mallgur pode subir para quarta e a maior velocidade de saída da curva permite-lhe conseguir a vitória.

Mais atrás, Firepigeon ultrapassa Zenão por muito pouco mas na recta Zenão acaba por conseguir ganhar mais velocidade e cruzar a linha de chegada em terceiro.

Emocionante final, este! Mallgur liderou toda a prova com algum à vontade, mas Nacka fez uma excelente corrida e no fim poderia ter conquistado a vitória. Que lhe pareceu, Stig?

Stig?

Esperem… Estão aqui Jeremy Clarkson, James May e Richard Hammond.

- Então rapazes, o que se passou?
JC – Well. We came to collect the Stig.
JM – Yes. He escaped us. I was driving Clarkson’s Aston and Stig stole my Panda and out-ran us.
JC – Of course, Captain Slow! If I had been driving, he wouldn’t have escaped!
RH – Boys, boys! Ok. We got him now… Let’s just be glad the Stiggie is fine and did not harm anyone.
JC – Yes. We’re sorry. I hope he hasn’t been too much os nuisance. His morse can sometimes be the most annoying thig … - Pausa para efeito dramático e tom mais grave para terminar – in the world!
- No problem, guys. He was actually quite nice... I think.

Bom. E foi assim esta quinta prova do campeonato. A tabela final de classificações é a a seguinte:

O que significa que o campeonato se encontra assim:

A meio do campeonato estão três pilotos em luta directa pela liderança com apenas sete pontos entre eles. Depois Zenão e Firepigeon discutem entre si o quarto posto. Mais atrás nota-se a diferença que faz não participar em todas as provas. Mas ainda falta outro tanto e tudo pode mudar.

Espero que tenham gostado desta cobertura. Até à próxima, em Portugal, circuito do Estoril!

-

Gamer profile

-.. / .-.. . - / -- . / .-. .- -.-. . / .- -. -.. / - .- -

great !

[spoiler]

Mallgur escreveu:

Até à próxima, em Portugal, circuito do Estoril!

[spoiler]
A ver como o sol tórrido das terras lusitanas, rebenta com os motores!!!
[/spoiler]

Últimas jogatinas:

28 de Dezembro - Estoril - Portugal

Cá está o campeonato Fórmula Dé do Abre o Jogo em terras lusas.
O circuito do Estoril está afastado do mundial de Fórmula 1 da FIA, mas isso não impede que estes bravos pilotos se desloquem até aqui para gozarem do excelente traçado. É um circuito rápido, com uma recta da meta grande, ainda por cima antecedida de uma curva parabólica feita em aceleração.
Talvez pela proximidade que este circuito oferece à maioria dos pilotos do campeonato, a afluência foi grande. Oito carros estiveram nas qualificações, feitas mais uma vez debaixo de chuva.

A grelha de partida teve Pinto33 na pole. Firepigeon também na primeira fila. Depois Zenão e Nacka, actual líder do campeonato, na segunda. Mallgur e Xtc na terceira. Dorakeen e Mleal na última.

Os tempos foram os seguintes:

Para a corrida o tempo estava seco, ainda que existisse algum incerteza quanto à possibilidade de chuva.
Xtc teve problemas com a partida e, por oposição, Dorakeen subiu de sétimo para quarto ainda antes da primeira curva.
Pinto 33 manteve a liderança nesta direita. Nacka subiu dois lugares passando Firepigeon e Zenão. Depois vem Dorakeen, Mallgur Mleal que aproveitou os problemas de Xtc para ganhar um lugar.

Nacka estava mesmo bem lançado nesta primeira fase da prova e conseguiu subir ao primeiro posto na segunda curva. Mais atrás Mallgur caiu mais um posto perdendo o sexto lugar para Mleal.

Firepigeon respondeu na terceira curva e passou para primeiro quando o sol começou a brilhar mais forte no céu. Na ultrapassagem teve um pequeno contacto com Nacka, mas foi mesmo Firepigeon quem sofreu mais dano neste incidente. Mleal continuaria a subir lugares e seguia em quinto, à frente de Dorakeen.

Na quarta curva Pinto 33 encontrou o seu ritmo e conseguiu voltar a liderar o pelotão. Mleal subiu ainda mais um posto ultrapassando Zenão. Mallgur também recupera uma posição contra Dorakeen.

Quando os pilotos chegam à quinta curva os meteorologistas indicam que o céu deverá ficar limpo e o tempo seco durante o resto da prova. Pinto 33 era primeiro, Firepigeon segundo, seguido de Nacka, Pinto33 de cujo escape saiu entretanto um fumo algo escuro demais, depois Mleal. Xtc entretanto recuperou bem na recta interior do atraso sofrido com os problemas na partida e era já sexto. Depois Mallgur, Zenão e Dorakeen.

Os líderes estão na sexta curva quando Zenão e Mallgur dão sinais de esforço exagerado dos motores e este último não evita danos na suspensão por subir um corrector.

Na sétima, Firepigeon toma a liderança. Isso faz com que a ordem de passagem no esse que antecede a parabólica o coloque na frente, seguido de Pinto33 e Nacka.
Dorakeen fez duas últimas curvas excelente e subiu para quarto, à frente de Xtc, Mallgur que entretanto recuperou um pouco depois do susto com a suspensão, Mleal e Zenão que quase entra em pião à saída dos esses.

Pinto 33 força o andamento na parabólica e mais algum fumo escuro se liberta dos seus escapes. Este é um circuito propenso a quebras de motor...

Firepigeon não pára nas boxes. Nacka também não. Entram Pinto33, Dorakeen que ganharia um lugar nas paragens. Xtc não pára também e sobe assim para o terceiro lugar. Todos os outros entram também. Quando Mleal ainda está na faixa de desaceleração, Nacka que já segue em pista aberta dá também sinais de motor em esforço. Isso não o impedia de ser segundo na primeira curva. Xtc continuava terceiro, Pinto33 quarto. Depois Dorakeen e Mallgur. No final do pelotão Zenão luta com Mleal e leva a melhor na primeira curva.

Logo depois Mleal recupera na segunda curva. Também aqui, Pinto33 ganhava um lugar a Xtc que, lembremos, estava a fazer uma recuperação espectacular.

Na quarta curva dá-se a primeira desistência. Dorakeen está de fora com a suspensão partida. Mleal sofre também algum dano na suspensão neste mesmo local, mas continua em prova. Firepigeon entretanto estava muito confortável na liderança. A vantagem era enorme por esta altura. Isto apesar de um sinal perturbador do seu motor na recta interior.

A recta interior trouxe, aliás, muitos sinais de problemas de motor. Mleal e Zenão também sentiriam alguns calafrios nesta zona do circuito. Mleal viu-se mesmo obrigado a abandonar. Estes problemas repetiram-se para Mallgur e Firepigeon na passagem pela sexta curva. Aqui também Xtc teria alguma preocupação com o estado da suspensão do seu carro.

À sétima curva da segunda volta, Firepigeon continuava a liderar isolado. Nacka, no esforço para o alcançar quase entra em pião à saída. Pinto33 continua terceiro, Xtc quarto, Mallgur quinto e Zenão o sexto.

Nos esses a única alteração foi a ultrapassagem de Mallgur a Pinto33 na luta pelo quarto posto.

Firepigeon apostava claramente numa estratégia de corrida sem paragens. A velocidade que apresentava à saída da parabólica era indicador claro disso. Tendo em conta a sua vantagem, talvez fosse mesmo o mais interessante. Mas a verdade é que na recta da meta, mesmo ao passar sobre a linha, o seu motor acabaria por ceder. Uma eliminação inglória quando estava a dominar tão claramente. Talvez para a próxima se lembre de fazer uma paragem preventiva para recuperar o estado do motor...

Enfim, vicissitudes do desporto automóvel. As mesmas que veria Zenão também eliminado por problemas de motor, pouco antes de entrar para as boxes. Pinto33 foi o único piloto sobrevivente que não parou no final desta segunda volta.

Sobram apenas Nacka, Xtc, Pinto33 e Mallgur, nestas posições, para a volta final. Metade dos pilotos ficou de fora, a maioria por problemas de motor.

As posições mantêm-se até à segunda curva em que Pinto33 tem problemas na travagem Na tentativa de compensar acabaria por também partir o motor. Na curva seguinte Xtc sobe ao primeiro lugar. Este piloto que no final do arranque era último, conseguiu calmamente ascender à liderança da prova.

À quarta curva, Nacka recupera a liderança e mantém-se aí na recta interior e na quinta curva. Na recta, quase ficávamos com apenas dois pilotos em prova porque Mallgur também sofreu danos na suspensão devido aos destroços que ainda por aí se encontram.

Na sexta curva Xtc voltaria ao comando e não o largaria mais até final.

Estas são as posições finais desta prova:

O que leva a um campeonato assim ordenado:

Nacka e Mallgur continuam a disputar o campeonato de forma acesa. Dorakeen perdeu alguns pontos e Firepigeon está já bem próximo dele. Zenão também não vem longe. Xtc subiu muito nesta prova, graças à sua brilhante vitória.

Mas faltam ainda quatro provas. Apenas dois pilotos já não poderão, matematicamente chegar a campeões. Muito há ainda para decidir.

Já para o ano, dia 4, temos a prova de Barcelona. Veremos que novidades traz a Catalunha.

Boas entradas e até lá!

-

Gamer profile

Duração de Jogo e Grelha de Partida para a última prova

Boas, gente;

Tenho anadado a pensar em como será a última prova, na LeiriaCon2009. Eu tenho e levarei o circuito do 10º aniversário, isso não é um problema.

Para já aquilo com que mais me tenho debatido é a duração do jogo e a forma de estabelecer a grelha para esta prova.

A duração é um problema pois uma prova de 3 voltas pode levar umas três horas e isso pode ser chato se quisermos jogar coisas novas e diferentes. Por isso fico à espera das vossas sugestões para tornarmos o jogo um pouco mais rápido. A minha ideia tem anadado à volta de propor uma regra que obrigue a jogar de imediato após o lançamento do dado. Ou seja, não permitir contagens para obter o melhor resultado.

Alguém lança o dado e depois começa a jogada, movendo de imediato o carro sem poder voltar atrás. Se se enganar ou não fizer a melhor escolha... azar! À velocidade de um Fórmula não à tempo para mudar decisões... Que vos parece?

A questão da grelha já me tem dado mais opções...

Pode ser pela ordem inversa da classificação do campeonato. Pode ser pela ordem de classificação no campeonato, sem inverter. Pode ser aleatória. Pode ser também por avaliação dos resultados de tempos anteriores... Uma espécie de sub-classificação pelas posições na grelha obtidas nas provas até à final.

Tembém podemos, naturalmente, fazer como indicam as regras e fazer mesmo tempos, mas acho que isso vai tornar a coisa globalmente ainda mais longa... Ideias?

Finalmente temos que pensar no horário da prova. Para isso talvez precisemos da colaboração dos organizadores da LeiriaCon... Seria conveniente uma altura em que não estivesse a decorrer nada espacial em que os participantes deste campeonato pudessem querer estar presentes.

Aguardo comentários.

Abraço. 

-

Gamer profile

Dados?

Lança um cada jogador e quem tiver o valor mais alto ganhou? Podem fazer "vrrum vrrum" enquanto fazem os lançamentos.

Qué qué qué. Tongue outInnocent

Top10:

Parece-me boa esta

Mallgur escreveu:

Pode ser também por avaliação dos resultados de tempos anteriores... Uma espécie de sub-classificação pelas posições na grelha obtidas nas provas até à final.

Mas aqui sou muito suspeito LOL :P

Últimas jogatinas:

16h00

Proponho o sábado às 16h00 para o inicio da prova!!

Últimas jogatinas:

18h?!

Firepigeon escreveu:

Proponho o sábado às 16h00 para o inicio da prova!!

Nao antes das 18h ... sé pa possible ??

Ciao!

Collection:

Abandono forçado das competições por pressões familiares

Minha gente,

uma vez que de um momento para o outro e sem que eu próprio tivesse grande voto na matéria, as noites de domingo passaram a pertencer ao âmbito familiar, creio que será melhor desvincular-me deste campeonato por forma a abrir uma vaga para um eventual interessado.

Mais uma vez lamento não ter podido comparecer na prova de ontem...

Estarei sempre disponível para este tipo de iniciativas, mas às noites de fim de semana parece-me impossível poder comprometer-me. Obrigado pela óptima iniciativa, Mallgur!

Já fostestes.... LOL

É pena!

Mas a malta perdoa porque sabe que vais tentar usar esses momentos em Família para converter mais alguns... hehe.

Quanto a seres substituído, não sei. Já só faltam três provas para o final e talvez não seja muito interessante para outros entrar nesta altura. Se alguém quiser mesmo assim entrar, apitem!

Abraço.

-

Gamer profile

albinscott escreveu:

albinscott escreveu:

Abandono forçado das competições por pressões familiares

Tambem os pilotos de FDe tem familias ...

Ciao!

Collection:

4 de Janeiro - Barcelona - Espanha

No passado dia 4 de Janeiro correu-se no circuito de Barcelona, em Espanha, a sétima prova do Campeonato Fórmula Dé Abre o Jogo.

Devido a problemas técnicos alheios a este repórter, não foi possível acompanhar a prova em directo pelo que não temos grandes pormenores para relatar.

Tanto quanto sabemos a prova foi interessante, como todas até aqui, e contou com a participação de sete pilotos.

Mallgur conseguiu a pole position e Pinto33 fez-lhe companhia na primeira linha da grelha.

Depois perfilaram-se Xtc e Zenão. O regressado Spiff liderou a terceira fila, logo à frente de Dorakeen. Firepigeon, que teve grandes problemas nas sessões de treino fechou a grelha.

Será, aliás, das palavras deste piloto que nos iremos socorrer para falar um pouco do decurso da prova.

Segundo Firepigeon, Pinto33 terá liderado com tranquilidade a prova até à 3ª curva da terceira volta que tentou negociar em quinta velocidade e aí se despistou pois não tinha parado nas boxes e os seus pneus estavam já muito gastos para tais aventuras nesta curva.

Isto permitiu a Zenão tomar a dianteira, mas devido a uma condução cautelosa acabaria por ser ultrapassado por Xtc.

Firepigeon e Dorakeen lutavam pelas últimas posições mas um pião de Spiff permitiu a Dorakeen subir lugares enquanto Firepigeon também se despistava.

Assim, a prova resume-se neste quadro:

A ausência de Nacka desta prova foi significativa em termos de campeonato e permitiu a Mallgur subir à liderança por apenas um ponto. Está emocionante esta luta pelo título. A tebela classificativa ficou assim ordenada:

Ficam a faltar apenas três provas para o final.

Em breve teremos aqui o relato da prova seguinte.

-

Gamer profile

11 de Janeiro - Interlagos - Brasil

Olá a todos!

É com grande alegria, típica deste povo afável e irmão, que vos saudámos para mais uma reportagem de acompanhamento do Campeonato Abre o Jogo de Fórmula Dé.

Desta vez foram os patrocinadores de Pinto33 quem nos possibilitou estar aqui, neste clima abrasador, a seguir a prova. O calor fez-se sentir nos treinos e todos os pilotos puderam usufruir de uma pista seca.

Alinharam sete pilotos. Zenão dominou completamente os treinos e com um tempo-canhão tomou o primeiro lugar da grelha. Pinto33 alinharia ao seu lado na primeira fila. Mallgur e Nacka, que lutam pelo primeiro lugar no campeonato dividiram a segunda linha. Firepigeon e Xtc tomaram a terceira e Dorakeen fechou o pelotão.

Estes são os detalhes dos tempos:

O tempo para a corrida está seco, mas há alguma nebulosidade no céu.

A partida faz-se sem que haja pilotos com falhas no arranque mas Mallgur toca Pinto33 ao passá-lo e acaba por ser mais feliz não sofrendo danos. Pinto33 é que fica com o pior do incidente e a sua carroçaria mostra já algumas marcas.

A primeira curva deste circuito é lenta. Mallgur consegue ultrapassar Zenão. Pinto33 força um pouco a tentativa de recuperar a posição e acaba por tocar Mallgur e Zenão. O resultado é desastroso para ele pois fica fora de prova. Talvez lhe sirva de consolação o facto de ter também deixado a carroçaria de Mallgur um pouco tocada. Entretanto xtc passou Firepigeon e tomou o terceiro posto.

Na curva seguinte Zenão volta a passar Mallgur e Xtc também aproveita os problemas aerodinâmicos deste.

Os outros vêm muito rápido lá atrás e na quarta curva tudo muda um pouco. Zenão ainda lidera mas Firepigeon ascende a segundo. Mallgur sobe para terceiro, mas Nacka vem e toma essa posição logo a seguir.

Na quinta curva Zenão ganhou alguma distância, mas atrás a luta é acesa. Mallgur consegue voltar ao segundo posto. Nacka é terceiro e Firepigeon quarto.

Mas não por muito tempo... na sexta curva Firepigeon sobe para segundo. Na sétima as coisas estão mais estáveis e entra-se para a longa recta da meta.

Zenão entra para o pit-lane, seguido de Firepigeon e Mallgur. Nacka, Xtc e Dorakeen não recebem indicações de entrada.

na segunda volta Zenão faz de novo a aproximação à primeira curva na liderança. Firepigeon consegue ainda sair em segundo das boxes, mas Nacka e Xtc passaram Mallgur por não terem parado. Xtc consegue passar Nacka ainda nesta mesma curva.

Mallgur está a forçar o andamento para tentar alcançar os pilotos da frente.

As posições mantêm-se na segunda curva, mas o tempo parece estar a ficar ainda melhor. As nuvens já quase não se vêem quando Dorakeen faz a segunda curva.

Entretanto Mallgur consegue alcançar Xtc e Nacka, mas os pneus ainda não estavam prontos para este esforço e rebentam à saída da terceira curva. É o fim da prova para este piloto.

Xtc sobe ao terceiro posto na quarta curva enquanto Zenão lidera tranquilo e Firepigeon também está à vontade no segundo lugar.

As posições não se alteram até ao final da segunda volta.

Zenão faz nova paragem e todos os pilotos entram para as boxes de seguida. Nacka passa Xtc nos tempos de assistência.

Contudo, na primeira curva, Xtc consegue voltar a terceiro lugar usando o efeito de aspiração. Está realmente a fazer um esforço nesta volta final.

Na curva seguinte Xtc consegue subir ainda mais um lugar.

E na terceira curva está a liderar! Excelente início de terceira volta para este piloto!

Dorakeen vem com muito atraso e, num esforço extremo para recuperar acaba também por se despistar à saída da terceira curva.

Zenão recupera a liderança na quarta curva. prepara-se um final empolgante! As nuvens voltam entratanto a lançar algumas sombras sobre a pista.

Xtc volta a primeiro na quinta curva... Estão muito próximos na sexta... E nasétima Zenão volta a liderar! Tudo se vai decidir na recta!

Zenão sai na frente, mas Xtc passa-o por pouco. Será que Zenão ainda consegue recuperar?

...

Não. Xtc é mesmo o primeiro! Zenão logo atrás.

Firepigeon chega tranquilamente em terceiro e fecha assim o pódio. Nacka é o quarto dos pilotos que chegam ao fim.

Estão são então as classificações finais:

O que deixa o campeonato alterado. Nacka volta a liderar, por um ponto. Após os dois primeiros há agora um grupo de quatro pilotos separados apenas por 4 pontos. Dorakeen, Zenão, Firepigeon e o impressionante Xtc com três vitórias nas últimas três provas.

Esta é a tabela de classificação no campeonato a apenas duas provas do final:

No próximo domingo será a prova Sul-Africana. E depois a grande final no LeiriaCon 2009. Esperamos vê-los por lá!

-

Gamer profile

18 de Janeiro - Kyalami - África do Sul

Bom. Tenho que colocar aqui um pedido de desculpa a todos porque não acompanhei esta prova. Sendo, ainda por cima a penúltima, é grave...

De qualquer modo, vou aqui passar a informação dos resultados para que quem acompanhar a final amanhã no Leiriacon possa saber em que ponto estão as coisas.

As qualificações decorreram à chuva. Faltaram à partida os pilotos Albinscott, que já tinha anunciado a sua desistência destas provas de domingo à noite, Mallgur e Firepigeon.

Os dados relativos à prova são:

O que coloca o campeonato nestes termos:

Isto faz com que Nacka seja quase campeão virtual. Basta-lhe um ponto para garantir a vitória. Mallgur teria que vencer a prova e Nacka estar ausente para poder tomar o primeiro lugar. Entretanto deve ter que se preocupar mais com a aproximação de Dorakeen, agora a apenas 3 pontos e Xtc a 5. Estes três, mais Zenão, podem ser protagonistas de uma luta acesa pelo terceiro posto do pódio. Firepigeon está um pouco mais atrás, mas à espreita de uma oportunidade para subir alguns lugares.

Apesar da dominância de Nacka, esta corrida final pode ser emocionante.

Até amanhã!

Uma nota para a atribuição dos lugares na grelha para a final. Amanhã levarei o ficheiro Excel em que estão as classificações. Podemos usá-lo para verificar quem tem as melhores médias ou então escolhemos outro método na altura.

-

Gamer profile

24 Janeiro - Pista 10º Aniversário Fórmula Dé - LeiriaCon 2009

No decorrer do magnífico evento que foi o LeiriaCon 2009 realizou-se a grande final deste campeonato.

Infelizmente não estávamos muitos pilotos para a final. Além disso, foi difícil reunir toda a gente, mas isso até foi bom sinal porque foi consequência de estarmos a jogar outras coisas... A prova realizou-se e isso é o que interessa!

Acabou-se por optar por uma grelha de partida gerada aleatoriamente. Calhou que ficasse na pole o Dorakeen, depois o Firepigeon. Em terceiro e quarto Nacka e Mallgur e Albinscott a fechar a grelha.

O clima ficou com sol fixo e permanente, pelo que Dorakeen optou pelo pneus super-slick. Todos os outros mantiveram os pneus normais.

A partida decorreu sem incidentes e as posições mantiveram-se até à entrada da primeira curva. Aí Albinscott conseguiu subir ao segundo posto, enquanto Nacka relegava Mallgur para a última posição. Todos os pilotos estavam rápidos e o motor de Firepigeon talvez não estivesse suficientemente aquecido antes da partida pois começou cedo a dar sinais de esforço logo à saída da primeira curva. Logo após o ataque à segunda curva voltou a dar sinais de problemas e ao acelerar para a terceira, o motor cedeu de vez. Firepigeon estava de fora da final ao fim de duas curvas. Uma pena e uma enorme infelicidade para este piloto que sempre anima as provas.

Os outros prosseguiram e Mallgur recuperou o terceiro lugar na entrada para a quarta curva. Nacka contra-atacou na quinta e voltou ao terceiro lugar. Mallgur tinha os pneus no limite e Nacka aproveitou este alento de subir um lugar para chegar à liderança na última curva.

Todos foram às boxes e retomaram a prova chegando à primeira curva com Nacka a liderar, Albinscott em segundo, Dorakeen quarto e Mallgur em último dos que ainda estavam em prova.

As distâncias eram consideráveis e só na quinta curva é que voltaram a estar os pilotos em disputa mais directa. Mallgur tocou Albinscott mas só ele sofreu algum dano. Dorakeen aproveitou para subir à segunda posição.

Mallgur estava numa estratégia de poupança do carro e ficou mesmo para trás na última curva. A vantagem que daí retirou foi poder não parar nas boxes, ao contrário dos outros.

Com isso ganhou um lugar e à entrada para a primeira curva subiu para terceiro, à frente de Albinscott, enquanto Nacka lutava e ganhava a liderança a Dorakeen.

A poupança feita na volta anterior permitiu a Mallgur arriscar um pouco mais e na terceira curva tomou o segundo posto a Dorakeen. Os pilotos estavam mais afoitos e as distâncias entre eles diminuíam. Na quarta curva Mallgur passou Nacka e ficou em primeiro mas foi logo depois ultrapassado por Dorakeen.

Durante a quinta curva, uma longa chicane, Nacka passou Mallgur, e depois Dorakeen para ficar na liderança. Chegou assim à última curva em primeiro, mas com Mallgur no encalço. Um pouco mais atrás, Albinscott também ameaçava a posição de Dorakeen.

Numa última curva emocionante, Mallgur conseguiu um ligeiríssima vantagem à saída e isso permitiu-lhe roubar a vitória ao já campeão Nacka. Também Albinscott acabaria por asecender ao terceiro posto por troca com Dorakeen.

Eis o quadro-resumo da prova:

E as posições finais no campeonato:

Parabéns ao Nacka pela vitória. Foi realmente um campeão justo pela regularidade do seu desempenho ao longo das provas.

Parabéns a todos os outros participantes.

E a todos o meu muito obrigado pelos momentos de diversão que me proporcionaram nesta prova e pela paciência para lerem estes testamentos!

Até à próxima!

-

Gamer profile

Parabéns...

... ao grande organizador, Mallgur, pelo seu trabalho e dedicação.

A todos os participantes.

Ao campeão Nacka!

Reitero as minhas desculpas por ter sido obrigado a abandonar a competição.

Final!

A final foi muito fixe apesar de estarmos so em 4 e 1/2 (o Firepigeon saiu demasiado cedo !). Em particular a ultima volta foi muito emocionante e com varias ultrapassagem.

Obrigado a todos e em particular ao Mallgur.

Parabens Nacka !!

Ciao!

Collection: