A Noite Mais Curta Mais Longa de Jogos 2012

 

A Noite Mais Curta Mais Longa de Jogos 2012

Data: sábado 23 de junho de 2012 (até ao amanhecer de domingo 24 de junho)
Local: Portugal e Espanha
 

Tal como outras formas de criação e expressão artística, os jogos de tabuleiro merecem reconhecimento cultural. Tendo em conta esse desejo, queremos promover uma noite em branco de jogos intitulada: A Noite Mais Curta Mais Longa de Jogos.
A ideia é inspirada em outras noites em branco dedicadas à arte, museus, ou outras formas de entretenimento. Mas a força desta iniciativa é a celebração de uma noite em branco de jogos de forma simultânea em diversas cidades de Espanha e Portugal. Deste modo é possível alcançarmos um maior impacto perante a sociedade e os meios de comunicação, impacto esse que não poderíamos atingir de forma isolada.

Esta iniciativa teve origem em Córdoba e Badajoz há alguns anos atrás, tendo sido alargada em 2011 a toda a Espanha. A Noite Mais Curta Mais Longa de Jogos 2011 contou com 20 eventos lúdicos diferentes espalhados por diversas localidades espanholas, através da participação de diferentes associações e grupos, bem como com a colaboração de várias editoras de jogos de tabuleiro.

Em 2012 esta iniciativa repete-se uma vez mais, convidando e convocando todos os grupos lúdicos para que passemos juntos uma noite inteira a jogar, desta feita não só em Espanha como também em Portugal.
 


 

A Noite Mais Curta Mais Longa de Jogos é uma iniciativa aberta e sem donos, composta por vários eventos onde cada qual tem como único responsável o grupo organizador local. Mas ao mesmo tempo é também um evento global, à escala ibérica, que permitirá criar contactos e sinergias entre todas as pessoas e organizações envolvidas. O conceito é tentar passar a noite inteira a jogar, mas se tal não for possível para um dado grupo, é também possível participar organizando uma tarde/noite de jogos na mesma data. Idealmente, o espírito é o de um evento aberto ao público em geral, dedicado a qualquer tipo de jogos de tabuleiro, embora tais especificidades fiquem a cargo de cada grupo organizador. Que não hajam impedimentos para participar!

Um blog e uma página no Facebook são os pontos agregadores dos diferentes eventos participantes na iniciativa, e onde serão publicadas informações e fotografias.

Pretende-se estabelecer A Noite Mais Curta Mais Longa de Jogos como um evento lúdico anual, a decorrer em data próxima ao início do solstício de Verão (21-22 junho), o qual dá origem ao nome desta iniciativa.
 


 

Para que os objetivos de A Noite Mais Curta Mais Longa de Jogos prosperem, é importante a participação de todos. Incentivamos o vosso grupo a organizar uma noite em branco de jogos na vossa localidade. Além disso, este projeto está aberto a todas as propostas e ideias que o ajudem a avançar e a melhorar.

Divulga esta iniciatiava e vem jogar connosco n'A Noite Mais Curta Mais Longa de Jogos 2012!
 


 

Eventos em Portugal aderentes à iniciativa - 23 Junho 2012

LISBOA

PORTO

FARO

SETÚBAL

  • Organização: Grupo de Boardgamers de Setúbal
  • Local: Sala de jogos do Clube Setubalense, Av. Luísa Todi, 99 - 1º andar (em frente ao McDonalds) - Google Maps
  • Horário: das 14h até ao amanhecer de domingo
  • Informações: 965109857 ou grupobgsetubal@iol.pt

 

 

 

Grupos e associações espanholas aderentes à iniciativa - 23 Junho 2012

Aminoaël - Ibi (Alicante)
Club Kritik - Barcelona
Comics & Mazmorras – Tenerife
CSI - Almendralejo (Badajoz)
Jesta  - Quart de Poblet (Valencia)
KonDaira - Durango  (Vizcaya)
La Luna - Madrid
Lloc de Jocs - Paterna (Valencia
Ludo Ergo Sum - Madrid
Marco de Cartón - Escurial de la Sierra (Salamanca)
Mecatol Rex - Madrid
Místicos de Arkat  - Torrejón de Ardoz
Popcatepel + Grupo Hal - Miranda del Ebro (Burgos):
Runesword - Toledo
Tercio Invicto - Salamanca
Tierras lúdicas - Málaga
Última Alianza - Málaga
Valkyria - Málaga

 

 

Nota: pede-se o favor de não usarem este tópico para combinarem jogos para o evento (usem-no para discussão sobre a iniciativa, ideias, opiniões, sugestões).

 

 

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

Junta-te à iniciativa!

O teu grupo/associação também quer aderir à iniciativa? Contacta-me para terem o vosso evento adicionado à lista.

Setúbal aderiu à iniciativa!

Setúbal aderiu à iniciativa!

Já somos notícia em

A Argentina também aderiu à

A Argentina também aderiu à iniciativa, através da cidade de Córdoba de la Nueva Andalucía, a segunda cidade daquele país com mais população.

http://www.jugamostodos.org/index.php?option=com_content&task=view&id=3355&Itemid=37

Informações e cartaz

Informações e cartaz relativas aos 2 eventos em Barcelona:

http://charlasdesdemecatolrex.blogspot.pt/2012/06/lnmcmldj-pues-eso-jugar-toda-la-noche.html

Mobilização geral

Hoje temos a certeza que os jogos de tabuleiro estão a conquistar o seu espaço junto dos portugueses.

 

Há cada vez mais grupos de jogadores um pouco por todo o país, ainda esta semana nasceu outro, o de Setúbal, do qual me orgulho de ser mentor. Estão também a proliferar as iniciativas isoladas, algumas organizadas por empresas que se aperceberam da oportunidade que os jogos de tabuleiro representam…

 

Hoje temos, anualmente, meia dúzia de convenções nacionais, às quais se juntam grandes eventos como foi a IBGM em 2011 e como promete ser a Ludopolis já no próximo fim-de-semana …

 

Começam, igualmente, a surgir mais e melhores jogos de autores portugueses no mercado internacional, os quais, curiosamente, e num agradável sentido de patriotismo, têm promovido ícones do nosso país, como “Vintage”, “Vinhos” e o recentemente anunciado “Madeira”.

 

É sempre bom sentirmos que algo de que estimamos está a prosperar e é nesse sentido que todos devemos cooperar. O ano passado esta iniciativa obteve grande sucesso em Espanha, tendo conquistado considerável reconhecimento social, numa demonstração pública da capacidade de mobilização deste hobby que tanto gostamos. É nesse sentido que apelo à participação de todos nos eventos já anunciados e noutros que, com o aproximar da data, tenderão a surgir, pois uma iniciativa desta natureza pode demonstrar ao país que vale a pena investir nesta forma cultural.

 

Vamos incluir Portugal no roteiro dos jogos de tabuleiro. Juntos seremos melhores, mais facilidade teremos de ver os jogos que gostamos em editados na nossa língua, de vermos os nossos autores publicados e de vermos os nossos eventos patrocinados e devidamente publicitados…

 

Contamos convosco. Em Setúbal ou no resto do país, apareçam e tragam um amigo também!

Ricardo Jorge Gomes

Localização

Devo dizer que é dum extremo mau gosto a iniciativa proporcionar-se no sítio que é em Lisboa, quando a uns metros temos a pastelaria Carcassonne.

;)

--

Entrevista na Antena 1 - Programa "Portugal em Directo"

http://www.rtp.pt/programa/radio/p1043/c85544

Entrevista  +/- aos 33 minutos e 30 segundos

Thumbs Up!

yes

 

Stormrover (a.k.a. Nuno)


Last played:

E + outra! Com direito a primeira página e central ímpar...

E não é só, também o grupo de Setúbal está hoje em destaque na imprensa regional, merecendo chamada de primeira página e direito à central impar do mais importante jornal do distrito, O Setubalense. Na primeira página surge o cartaz do evento de Setúbal e na central o logótipo do grupo em grande.

 

Primeira página do jornal:

http://www.osetubalense.pt/func/popup.asp?src=/fotos/806/c_1520.JPG

 

Notícia:

http://www.osetubalense.pt/noticia.asp?idEdicao=806&id=27222&idSeccao=6012&Action=noticia

 

Primeira página do site:

http://www.osetubalense.pt/

 

Parece que andamos a trabalhar bem pessoal…

Grupo de Boardgamers de Setúbal