Karto e Carto, são a mesma editora portuense?

Olá a todos,

Tenho dois joguitos extremamente simples, para miúdos de 5 anos. Foram os meus primeiros boardgames :D

A marca destes jogos é Carto e estou confuso, será que estamos a falar da Karto? É a mesma empresa? Não é demasiada coincidência haver duas empresas chamadas Carto e Karto?

Coloco uma imagens para ajudar.

Não é que seja o tópico mais importante do mundo, mas gostaria de esclarecer esta dúvida.

Obrigado pela vossa ajuda.

Abraço

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

Sim

Sim, era a mesma empresa, embora em anos diferentes:

https://amojogos.wordpress.com/karto/

Os jogos começaram por ter a designação "Karto" e só alguns anos depois a marca se "aportuguesou" e passou a "Carto".

Lembro-me que já na altura (12/13 anos) eu tinha a mania que era prefecionista e conservador, pelo que fiquei indignado com a mudança de nome...

Li o outro post sobre o "Espião", um jogo que um vizinho meu tinha e que joguei uma vez.

Eu tenho ainda comigo em bom estado a "Bolsa" e creio (tenho de confirmar no sotão de uma casa de férias) a "Estratégia", embora em mau estado.

Também tive o "Petróleo" mas este foi cedido há anos pela minha mãe. 

Dervich escreveu: Sim, era a

Dervich escreveu:
Sim, era a mesma empresa, embora em anos diferentes:

https://amojogos.wordpress.com/karto/

Os jogos começaram por ter a designação "Karto" e só alguns anos depois a marca se "aportuguesou" e passou a "Carto".

Lembro-me que já na altura (12/13 anos) eu tinha a mania que era prefecionista e conservador, pelo que fiquei indignado com a mudança de nome...

Li o outro post sobre o "Espião", um jogo que um vizinho meu tinha e que joguei uma vez.

Eu tenho ainda comigo em bom estado a "Bolsa" e creio (tenho de confirmar no sotão de uma casa de férias) a "Estratégia", embora em mau estado.

Também tive o "Petróleo" mas este foi cedido há anos pela minha mãe. 

Ah ok, muito obrigado pelo esclarecimento.

Pois sendo assim, da mesma marca tenho estes dois e o Espião ( tambem coloquei no blog aqui no AoJ )

Talvez com tempo, consigo arranjar alguns em feiras e na internet ( a preços mais acessiveis )

Obrigado.

Eu como coleccionador

Eu como coleccionador "vintage", tenho imensos jogos Karto/carto, Majora, e posso-te dizer que a maioria dessa colecçao, tirando 2 ou 3 jogos(obras de Arte, Sherlock holmes e formula 1),.

Em bom estado, alguns em excelente mesmo, foram encontrados em lojas de solidariedade, aparecem lá mais facilmente que em feiras, e facilmente pagas 1/2€ por jogo.

Nao arranjas de um dia para o outro é ires passando e eles vão aparecendo(outras vezes é fazeres tipo puzzle, compras 1 incompleto, e quando encontras um segundo completas), mas como também nao pareces ter pressa tal como eu nao tive(até ter mais de 500 jogos de 1990 para trás). Pode ser uma excelente opçao, agora é questao de descobrires na tua zona, onde existem essas lojas.

sergiorib9 escreveu: Eu como

sergiorib9 escreveu:
Eu como coleccionador "vintage", tenho imensos jogos Karto/carto, Majora, e posso-te dizer que a maioria dessa colecçao, tirando 2 ou 3 jogos(obras de Arte, Sherlock holmes e formula 1),.

Em bom estado, alguns em excelente mesmo, foram encontrados em lojas de solidariedade, aparecem lá mais facilmente que em feiras, e facilmente pagas 1/2€ por jogo.

Nao arranjas de um dia para o outro é ires passando e eles vão aparecendo(outras vezes é fazeres tipo puzzle, compras 1 incompleto, e quando encontras um segundo completas), mas como também nao pareces ter pressa tal como eu nao tive(até ter mais de 500 jogos de 1990 para trás). Pode ser uma excelente opçao, agora é questao de descobrires na tua zona, onde existem essas lojas.

Podes crer, isso mesmo, vou procurar nessas lojas. obrigado pela dica.

Mas mesmo de proposito, acabei de chegar a casa com um jogo na mao, comprei no olx por 2e, Jogo do Assalto da Carto. Só não vinha com os peoes. Mas isso tinho eu cá disso aos magotes. Muito bom, 2e e já está todo completo.

500 jogos de 90's pa trás é obra :D

Obrigado.

Abraço