Ludoteca IPO Porto - precisamos da vossa ajuda =)

Olá a todos!

Venho aqui tentar arrancar com uma ideia que já anda a flutuar há algum tempo por círculos restritos. Mas primeiro um pouco de background para que possam compreender a motivação.

Há cinco anos atrás, a minha esposa foi diagnosticada com cancro da mama. O nosso filho tinha nascido há seis meses, quando descobrimos que o que muitos médicos diziam ser um caroço de leite era, na verdade, um tumor triplo negativo com seis centímetros de diâmetro. Não é possível colocar por palavras tudo os que nos passou pela cabeça na altura, mas desespero não consegue chegar perto. Quem tiver filhos pequenos provavelmente consegue imaginar.

Mas o único caminho era para a frente e abraçamos a batalha com unhas e dentes. A cristina foi internada no IPO do Porto, mastectomia bilateral, a primeira para remover o tumor, a segunda preventiva. Correu bem, se bem que a Quimo e a Rádio tenham sempre um efeito muito pesado em quem passa por isso, assim como em quem está ao lado de uma pessoa que ama e os vê sofrer sem conseguir fazer nada.

O internamento foi longo e a recuperação também. Quem conhece o IPO (ou a grande maioria do hospitais por esse país fora), sabe que encontrar forma de passar o tempo num internamento prolongado não é fácil. E foi aí que Alhambra entrou nas nossas vidas. Agarramo-nos ao jogo de forma quase voraz. Ajudou-nos a passar o tempo juntos dentro daquelas quatro paredes.

Quando saímos do hospital foi um hábito que se manteve. Começamos a comprar jogos de tabuleiro, a jogar em conjunto, a jogar com amigos, com pais, com crianças.

Mas nunca nos esquecemos do que fez acender a centelha. Aquela longa estadia no IPO. O bem que nos fez ter uma atividade lúdica interativa, divertida, integradora, que não fosse o definhar numa cama a ver televisão.

E é por isto, por reconhecer a importância que o jogo teve na recuperação da Cristina, que gostávamos de dar a outros doentes a mesma oportunidade de sorrir, de interagir.

A ideia é simples, mas precisa de todos vós, jogadores, editoras, designers e grupos organizados, para que possa fruir. Oferecer uma ludoteca ao IPO do Porto. Em conversa com a Drª Matilde a ideia parece-me que será bem recebida quando for apresentada à administração, mas queríamos ter a noção do tipo de apoio que com que podemos contar por parte da comunidade em termos de doações de jogos.

Aguardamos as vossas sugestões e respostas =)

Segue uma pequena lista preliminar que agradeço que corrijam e acrescentem:



Abstractos

Alhambra

Camel up

Camel up Cards - MORAEDIN

Caravelas - GNUGEEK

Carcassone - AM

Catan

Codenames/Codenames Pictures - Hélio Andrade

Coloretto - Griphos

Coup - MORAEDIN

Deserto Proibido

Diamant - AM

Dixit - Márcia Rola

Dobble - Griphos

Duckomenta Art - VEM_CASTRO

Fungi

Hanabi - MORAEDIN

Hive Pocket- Mallgur

I Love Portugal - Sentieiro/Soledad

Ilha Proibida - pbv

Jaipur - MORAEDIN

Keltis

King of Tokyo/New York - Grupo de Boardgamers de Viana do Castelo

Kingdom Builder

Kingdomino - DUGY

Kiwis Voladores - Joao104

Lost Cities - Joana Martins

Love Letter - ROSAVARELAS

No thanks! - 40729

Pandemic

Patchwork - PECAS

Perplexus Twist - Vasco Chita

Port Royal - EMANUELCB

San Juan

Sheriff of Nottingham

Splash - Joao104

Splendor - GRUPO BOARDGAMERS LEIRIA

Stone Age

Super Rhino (e linha HABA em geral) - DUGY

Sushi go - ROSAVARELAS

Ticket to ride/Europe

Tsuro - Vasco Chita

Why First? - Joao104

Zooloreto - Ricardo Viegas


Seguindo a sugestão do Goryon, falei com o vasco Chita do Jogo na Mesa e, quem quiser comprar jogos novos para doação só tem que fazer a compra no site dele, indicando nos comentários IPO PORTO. Independentemente do número de jogos que conseguirmos desta forma, eu suporto os portes e o Vasco fá-los chegar até mim em data a combinar.

Para quem quiser encomendar jogos que não estejam em stock, a data limite será até ao fim do dia 7 de Maio, já que o Vasco vai fazer nova encomenda aos fornecedores nesse dia. Para além de me ajudar a coordenar isto, o Vasco ofereceu-se também para oferecer um ou dois jogos que seguirão com o resto da encomenda. Os jogos comprados desta forma serão vendidos a PREÇO DE CUSTO (no caso de novas encomendas), ou a preço reduzido no caso de jogos já em stock, não ganhando o Vasco nada com isso.

Para quem não conhece, o site é o seguinte:

http://www.jogonamesa.pt/P/home.cgi

Abraço a todos

Jorge

Abraço

Jorge e Cristina

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

A ideia parece-me óptima e

A ideia parece-me óptima e estou disponível para contribuir com a oferta de um jogo, por exemplo. Parece-me também importante perceber depois como funcionará o acesso à ludoteca e o "jogar". Há profissionais ou voluntários com disponibilidade para jogar com os doentes ou pelo menos ensinar os jogos? É que a ludoteca só por si pode não chegar se depois não houver quem lhe saiba dar uso.

A ideia é conseguir uma

A ideia é conseguir uma ludoteca para doação. Esse será o primeiro passo. Depois de conversa com os médicos, teremos sempre de previligiar titulos de complexidade média-baixa, gateways e jogos para crianças por causa da ala pediátrica.

Quanto a pessoal para ensinar, os voluntários que lá trabalham são extraordinários e sempre à procura de novas acrividades que possam fazer com quem está internado. Mas nada que uma conversa com a Liga Portuguesa contra o Cancro não possa clarificar.

No entanto, seria interessante se o Grupo de Boardgamers do Porto e outros grupos próximos conseguissem marcar datas para convivio no IPO, onde poderiam ser explicados jogos um pouco mais complexos. Claro que não podemos esquecer que, em muitos casos as pessoas estão extremamente debilitadas, pelo que será sempre mais interessante o jogo que divirta do que o jogo que "desafia" por assim dizer.

Abraço

Jorge

Conta comigo

Boa iniciativa !!!

Conta comigo. Sendo eu de Lisboa, depois alinhamos como. 

Abraco,

rafa

Excelente iniciativa

Sou de Lisboa, mas também alinho.

Creio que até seria uma boa opção para apresentar ao IPO de Lisboa.

Quando for para ir para a frente por favor contactem-me de forma a confirmar se terei algo disponivel para oferecer.

Exactamente o que pensei.

Exactamente o que pensei. Isto é daquelas ideias simples mas geniais que um gajo pensa "porque é que ainda ninguém fez isto?".

Um aplauso. Temos de ver se fazemos isto por Lisboa. Se falarmos ao mesmo tempo com o IPO do Porto e de Lisboa, talvez a coisa ande mais rápido, não? Estas instituições gostam de aparecer nos media ;)

Grupo de Boardgamers do Porto

 Excelente iniciativa.

 

 Pelo que sei o Grupo de Boardgamers do Porto (ou o abreojogo) já tentou fazer isto e entregar uma ludoteca ao IPO.

 Mas o que nos foi dito é que muito complicado visto que todos os produtos tinham de estar esterelizados e que isso era impossível com jogos que têm imenso cartão e papel.

 Eu não estive envolvido nisto por isso não sei se seria apenas para a ala de criança e se seria por isso que isto acontecia, mas o Mallgur deve saber disto tudo pois penso que foi ele que fez isto. Na altura 

 Nos últimos anos na InvictaCon temos oferecido sempre uma ludoteca a alguma instituição, no último ano oferecemos à Joãozinho no Hospital de São João. Este ano a organização da InvictaCon é diferente por isso terão de ser eles a decidir se mantêm isto ou não.

Mas da minha parte irei ajudar também e poderei oferecer alguns jogos.

 

Afinal o IPO foi contactado em 2008

  http://www.abreojogo.com/2008/11/qual_instituicao_que_gostarias_de_ver_receber_uma_ludoteca_o

 

 Escrevendo o que o Mallgur referiu depois de contactar o IPO

   

"Boas, malta;

Fui agora contactado pelo IPO e as notícias não são as melhores.

O problema da esterilização dos jogos existe. Em relação a cartão, plástico e papel está tudo bem. Podem ser esterilizados convenientemente. O problema é que a madeira não dá a mesma possibilidade.

Como a maioria dos jogos que fazem parte das nossas ludotecas têm madeira, parece-me algo difícil conseguir juntar uma ludoteca interessante, em pouco tempo, para dar ao IPO.

Tinha, por exemplo, uma oferta de Zooloretto programada, mas este tem peças de madeira. O Emerald que também estava já na encomenda tem o mesmo problema. O Pickomino é outro que tal...

Que vos parece?

Mudamos de instituição para a APCC que está em segundo nos votos, ou tentamos mesmo assim uma ludoteca que não tenha peças em madeira?

Eu disse à representante do IPO que este problema existia e que talvez tivessemos que adiar a oferta ao IPO para uma outra oportunidade..."

 

 Afinal o problema que falei anteriormente não era o cartão mas sim a madeira, mas não sei se passado todo este tempo já se consegue esterelizar a madeira.

 Outra hipótese é conseguir adquirir jogos que não tenham madeira. Já agora nesse tópico também se fala que pelas mesmas razões só aceitavam jogos novos e selados.

Pois, assim é complicado

Pois, assim é complicado levar isto ao IPO. Se têm de esterilizar um jogo e todas as peças sempre que o vão usar, não vai demorar muito até que os jogos fiquem a "apanhar pó".

Excelente ideia

Como viram, foi algo já pensado antes mas é preciso resalvar que à altura a ideia era oferecer a pensar na ala infantil o que poderá trazer algumas diferenças na questão da esterilização... Não sei se para o uso de doentes adultos os cuidados serão os mesmos ou um pouco menos restritivos.

De qualquer modo, uma vez que têm já um contacto no IPO, questionem sobre esta matéria e sobre os materiais que poderão fazer parte dos jogos.

Da minha parte, estou disponível para oferecer alguns jogos, para fazer sessões de demonstração e uma outra coisa de que me lembrei enquanto lia o tópico:

Se houver quem possa fazer a parte da gravação/edição, estou disponível para gravar explicações em vídeo das regras dos jogos que poderiam ficar também ao dispor do IPO para não estarem tão dependentes de que haja quem os saiba jogar.

Mantenham-se em contacto e não desistam da ideia. Podem existir dificuldades mas creio que se poderá chegar lá.

Parabéns pela iniciativa e até breve!

_

_
"[...] a period when games were complex in your brain, instead of on the board."
tommynomad

Olá a todos =) Boas notícias.

Olá a todos =)

Boas notícias. Falei hoje com a Drª Matilde (responsável da cirurgia plástica e uma pessoa com algum peso dentro da instituição - ainda na sexta passada organizou o concerto em prol do IPO no Coliseu do Porto (se não foram shame on you ;)), e não levantou entrave algum á doação da ludoteca. 

Falei do problema que tiveram por causa da esterilização e ela achou estranho mas talvez tenha sido por causa da ala pediátrica (90% dos casos de cancro infantil são leucemias, logo o sistema imunitário está comprometido). Mas comprometeu-se a falar com a enfermeira chefe e na quarta feira ao fim do dia já devo ter novidades.

Entretanto, vou fazer uma lista de titulos que considero interessantes, que vou tentar colocar aqui amanhã, se correr bem. Estão à vontade para acrescentar nomes e dar sugestões.

Concordo com quem disse que era interessante fazer isto em outros IPOs, mas creio ser melhor concentrar esforços, uma instituição de cada vez. Creio que a doação seja mais significativa se tiver contribuições de todo o país. Para o proximo ano IPO Coimbra, no outro IPO Lisboa.

Desde já o meu obrigado a todos os que comentaram aqui e enviaram mensagens privadas. Para a frente é que é o caminho. Vamos fazer disto uma realidade!

Abraço

Jorge

Vamos lá

É sem dúvida uma excelente ideia, Jorge.

Conta comigo :)

Excelente iniciativa

Podem contar comigo, doarei um ou dois jogos (da lista que propuserem ou à minha escolha) para esta iniciativa.

Digam só quando pretendem recolher os jogos.

Lista preliminar

Segue uma pequena lista preliminar que agradeço que corrijam e acrescentem:

Abstractos

Alhambra

Camel up

Camel up Cards

Caravelas - GNUGEEK

Carcassone

Catan

Codenames/Codenames Pictures - Hélio Andrade

Coup

Deserto Proibido

Dixit

Duckomenta Art - VEM_CASTRO

Hanabi

Hive

I Love Portugal - Sentieiro/Soledad

Ilha Proibida

Jaipur

Keltis

King of Tokyo/New York

Kingdom Builder

Kingdomino - DUGY

Pandemic

Patchwork - PECAS

Port Royal - EMANUELCB

San Juan

Sheriff of Nottingham

Stone Age

Super Rhino (e linha HABA em geral) - DUGY

Sushi go - ROSAVARELAS

Ticket to ride/Europe

Tsuro

Zooloreto

O Paulo Soledade e o Nuno Bizarro Sentieiro já se comprometeram a oferecer um I Love Portugal e o Gnu Geek um Caravelas. Obrigado desde já!

Um para a lista!

Olá,

Somos de Lisboa mas entramos tambem com a doação do Carcassone Hunters and Gatherers.

Depois tratamos de combinar como fazer chegar até vocês.

Muitos Parabens pela iniciativa e até breve!

Ofereço

Ofereço Kingdomino e Super Rhino.

Muito Obrigado aos dois

Muito Obrigado aos dois =)

Abraço

Jorge

Lista preliminar

Emanuel, sei que usas jogos de tabuleiro com os teus doentes em coimbra. Que títulos têm mais aceitação ou são mais fáceis de implementar neste contexto?

Abraço a todos!

Jorge

Os meus doentes começaram com

Os meus doentes começaram com jogos tipo gateway (Ticket to Ride, Catan, Sheriff of Nottingham, Carcassonne). Actualmente já preferem jogos um pouquinho mais pesados. O tipo de doentes/internamento é um bocado diferente. O meu serviço é de inimputáveis com internamentos longos (cumprem medidas de segurança que podem chegar aos 25 anos), logo dá para ir evoluindo no tipo de jogos que se joga. Um dos jogos que mais sucesso teve no início foi mesmo o Sheriff of Nottingham, pois consegue ser bastante divertido. Tendo em conta o tipo de doentes a que se destina, eu penso que o mais adequado são jogos rápidos de aprender e que demorem até 30/45 mins no máximo. O Catan por exemplo poderá ser um bocado longo. Eu iria sugerir acrescentar à lista: Sheriff of Nottingham, Keltis e/ou Lost Cities, Port Royal, For Sale, Biblios, Coloretto e Onitama... mas certamente há muitos mais :)
Eu contribuo com um Port Royal!

Patchwork

Eu contribuo com um patchwork

se acharem que o jogo é interessante para o efeito faço-o chegar quando quiserem

é questão de me indicarem a morada que o faço chegar

pode ser po mensagem privada se assim entenderem.

um abraço

lp

Pecas

Claro que é interessante,

Claro que é interessante, esqueci-me completamente de o pôr na lista.

Obrigado!

Good News! Ligaram-me agora

Good News!

Ligaram-me agora do IPO e não há problema nenhum com a doação desde que os jogos sejam novos e selados.

Por isso it's a go!

Mudança de planos

Olá

peço entao desculpa mas, para irmos de encontro ao solicitado pelo IPO, alteremos o Carcassone Hunters and Gatherers para um novissimo e selado Sushi Go.

Desculpa a alteração

Obrigado

Rosa

Caravelas

Eu contribuo com um Caravelas. :)

Lista actualizada já com

Lista actualizada já com alguns jogos doados.

Para quem não tenha jogos novos ou não os queira comprar em pessoa, talvez fosse interessante fazer uma encomenda conjunta da Amazon.de ou similares. Apenas uma ideia para considerarem.

Abraço e, mais uma vez, obrigado a todos =)

jorge

Já foi pensado abordar uma ou

Já foi pensado abordar uma ou as lojas/distribuidores portugueses(as) de modo a que quem quisesse comprar um jogo novo para oferecer ao IPO o fizesse através dessa loja?

Não estou a falar em termos de condições especiais no preço mas sim em termos de logística/envio para o IPO ou para quem lá for levar os jogos.

Assim quem quisesse doar um jogo comprava-o nessa loja referenciando que seria para doar dentro desta iniciativa.

A entrega seria feita de uma vez para todos os jogos, para a pessoa/entidade a combinar...

Que vos parece a ideia?

goryon escreveu: Já foi

goryon escreveu:

Já foi pensado abordar uma ou as lojas/distribuidores portugueses(as) de modo a que quem quisesse comprar um jogo novo para oferecer ao IPO o fizesse através dessa loja?
Não estou a falar em termos de condições especiais no preço mas sim em termos de logística/envio para o IPO ou para quem lá for levar os jogos.
Assim quem quisesse doar um jogo comprava-o nessa loja referenciando que seria para doar dentro desta iniciativa.
A entrega seria feita de uma vez para todos os jogos, para a pessoa/entidade a combinar...

Que vos parece a ideia?

Olá

O joão_104 disponibilizou-se para falar com as editoras e estou à espera de mais informação.

Quanto a usar uma loja da forma que referes, acho uma ideia excelente. Vou falar com o Vasco do Jogo na Mesa a ver se não se importa de ser "correio" nesta empreitada.

Abraço
Jorge

Mais um Codenames: Pictures

Mais um Codenames: Pictures doado pelo Hélio Andrade! Keep them comming! Obrigado a todos!

Jorge

Mais um Duckomenta Art doado

Mais um Duckomenta Art doado pelo Vem_Castro! Keep them comming.

Obrigado a todos!

Jorge

Boas noticias

Seguindo a sugestão do Goryon, falei com o vasco Chita do Jogo na Mesa e, quem quiser comprar jogos novos para doação só tem que fazer a compra no site dele, indicando nos comentários IPO PORTO. Independentemente do número de jogos que conseguirmos desta forma, eu suporto os portes e o Vasco fá-los chegar até mim em data a combinar.

Para quem quiser encomendar jogos que não estejam em stock, a data limite será até ao fim do dia 7 de Maio, já que o Vasco vai fazer nova encomenda aos fornecedores nesse dia. Para além de me ajudar a coordenar isto, o Vasco ofereceu-se também para oferecer um ou dois jogos que seguirão com o resto da encomenda. Assumo que o desconto para membros activos do Abreojogo esteja em vigor =)

Vão é informando aqui o que compraram para poder picar a lista.

Para quem não conhece, o site é o seguinte:

http://www.jogonamesa.pt/P/home.cgi

Vou também actualizar o post inicial com a lista e esta informação.

Abraço a todos!

Jorge

encomendas

No caso das encomendas, o valor vai ser reduzido para preço de custo (durante as confirmações do dia seguinte). No caso do stock, o preço também baixará aproximando-se do preço de custo.

jogonamesa escreveu: No caso

jogonamesa escreveu:

No caso das encomendas, o valor vai ser reduzido para preço de custo (durante as confirmações do dia seguinte). No caso do stock, o preço também baixará aproximando-se do preço de custo.

Vasco, muito obrigado!

Abraço
Jorge

Nice!!!

Nice!!!

Mais um Coloretto, doado pelo

Mais um Coloretto, doado pelo Griphos. Keep them coming!

Obrigado a todos.

Jorge

Carcassone e Diamant doados

Carcassone e Diamant doados pelo AM.keep them comming!
Obrigado a todos!

Jorge

Mais um Dobble e um Cant

Mais um Dobble e um no thanks, doados pelo Griphos (uma vez mais =) e 47029. Obrigadoa todos!

Abraço

Jorge

Mais um Dobble e um Cant

Pessoal, sugestões de outros jogos. Destreza? Alguém conhece coisas interessantes?

Abraço

Jorge

Aqui vai...

Kippit

Go Cuckoo!

Animal upon Animal

Hamsterrolle

Que tal este?

Estou a lembrar-me de um jogo que tambem poderá ser interessante...Love Letter.

Se achares ok, tambem podes contar com ele 

Rosa Varelas

Obrigado Rosa! Adicionado à

Obrigado Rosa!

Adicionado à Lista.

Adicionados Jaipur, Hanabi,

Adicionados Jaipur, Hanabi, Coup e Camel Up Cards. Pequena contribuição minha e da Cristina.

Keep them coming!

Jorge

Editoras

João, conseguiste alguma coisa com as editoras?

Abraço

Jorge

A única resposta

 foi da MesaBoardgames mas ainda não deram a confirmação final nem falaram na oferta. 

 A ver se hoje também coloco aqui a minha contribuição.

 Estava a ver se as pessoas iam confirmando, até mesmo as primeiras que ofereceram jogos antes de se saber que tinham de ser selados.

Selados...

Sim, o serem selados foi uma surpresa... Honestamente não consigo perceber porquê. Se não fosse assim tinha várias coisas para oferecer mas selados nem tanto.

Em breve informo do que tenho disponível.
_

_
"[...] a period when games were complex in your brain, instead of on the board."
tommynomad

Sim é limitante, mas deve ser

Sim é limitante, mas deve ser mais simples para eles controlarem a proveniência desta forma, limitando a exposição a elementos estranhos.

Eu fui pela rota de comprar novo.

Abraço a todos
Jorge

Olá a todos! Depois de uns

Olá a todos!

Depois de uns dias loucos e sem grande tempo para aqui vir, novidades =)

Mais três jogos doados: Zooloretto(ricardo viegas), Lost Cities (joana martins) e Splendor (Grupo de Boardgamers de Leiria)!

Obrigado a todos!

A Mesa Boardgames também se disponibilizou para oferecer alguns jogos que, em principio, enviará directamente para o IPO, a cargo da Dra Matilde. Obrigado Gil e equipa ;)

Entretanto, fechou o prazo para encomendar jogos que não estejam em stock no Jogo na Mesa, mas podem continuar com o que o Vasco já tenha. Vou tentar acabar esta fase de recolha até dia 19 de Maio, para depois em Junho fazermos a entrega no IPO. Para isso, gostaria de saber quem estaria interessado em ir comigo. Sendo um projecto pessoal, é de todos nós!

Abraço a todos!

Jorge

Ilha Proibida

Viva,

Contribuo com o Ilha Probida (já encomei ao Vasco).

Cumprimentos,

Pedro

Obrigado Pedro! Vou

Obrigado Pedro!

Vou actualizar o tópico =)

+3

 2 jogos de destreza: Splash e Kiwis voladores

 1 jogo de "corrida": Why First? 

Adicionado ao tópico.

Adicionado ao tópico. Obrigado João!

Já temos 26 jogos!

Abraço

Jorge

Fungi e Hive Pocket

Podes juntar um Fungi e um Hive Pocket.

_

_
"[...] a period when games were complex in your brain, instead of on the board."
tommynomad

Correcção

Afinal o Fungi já não vem.

O Vasco tinha-o listado como estando em stock mas já o tinha vendido.

Desculpa. Passa a ser só o Hive Pocket.

_

_
"[...] a period when games were complex in your brain, instead of on the board."
tommynomad

Olá a todos =) Peço desde já

Olá a todos =)

Peço desde já desculpa pela ausência, mas foram umas semanas de trabalho loucas. Entretanto, adicionamos à lista um Hive POcket, Doado pelo Mallgur, um Tsuro e um Perplexus Twist doados pelo Vasco Chita e um King of Tokyo doado pelo Grupo de Boardgamers de Viana do Castelo. Estamos no bonito e redondo número de 30 jogos que serão doados ao IPO Porto! Obrigado a todos!!

Vou encerrar a lista no dia 30 deste mês, pelo que se ainda quiserem doar alguma coisa até lá, ainda podem pedir ao Vasco, que me enviará o que tiver por lá (grande parte dos jogos já seguiram para o Porto com o Dugy - Obrigado pela ajuda) finda esta data.

Em principio, a entrega será agendada para meados de Junho já que consigo uns dias de férias nessa altura, mas gostaria de lá ir com alguns de vós que se disponibilizem para tal. Vão dizendo coisa =)

Abraço

Jorge

Muita coisa a chegar

Já chegaram quase todos os jogos comprados ao Vasco.Obrigado Eduardo (Dugy), pela disponibilidade. Estamos sem palavras com tanta generosidade! Obrigado a todos, do fundo do coração!

Mais um Dixit doado pela

Mais um Dixit doado pela Márcia Rola. Obrigado pela generosidade.

Gente, vamos fechar o processo. Vou entrar em contacto com quem doou jogos sem ser através do Vasco para acertar agulhas. 

Estive hoje no IPO com a Dra Matilde e vou tentar marcar uma reunião com ela para dia 16. Alguém se acusa para dar lá um salto comigo?

Abraço

Jorge