Jogos novos para vós em Julho 2019

Retrato de Mallgur

Coloquem em resposta os jogos que jogaram pela primeira vez em Julho de 2019 e as vossas opniões sobre os mesmos.

As ferramentas do Grimwold ajudam bastante a saber quais foram.

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

Nuns on the Run Experimentei


Nuns on the Run
Experimentei num dos encontros à quarta do grupo de boardgamers de Viana. Divertido mas talvez algo pesado em termos de regras para o efeito que é.


Spyfall
Outro jogo que conheci em Viana do Castelo. Já tinha jogado a segunda versão em Évora há mais de dois anos e mal me lembrava como se jogava. Funciona bem num grupo divertido.

Nuns on the RunJoguei com o


Nuns on the Run
Joguei com o LBaixinho e mais dois cá em Viana (eramos 4).
Sim, levámos cerca de 30min com a explicação, mas a verdade é que com o tema "noviças num convento de noite à procura dos seus desejos secretos" tinha tudo para dar galhofa, e por isso a explicação foi recorrentemente interrompida por piadinhas de "mau gosto" devil.

Pelo tema não iria nunca jogar isto, e numa noite que tinhamos programado jogar Eclipse, este revelou-se por ser até bastante agradável. Não acho que as regras sejam muito complexas, 10min com atenção e a coisa já poderia rolar. O facto é que em jogos com posições escondidas é preciso explicar bem tudo antes de começar a jogar para não estragar a festa.


ECLIPSE

Yup, joguei Eclipse pela primeira vez em 2019 quando a 2ª edição está quase a chegar... o jogo foi comprado há uns tempos (meses) em grupo para "garantir" que iria ser jogado, pois era agourado por demorar muito tempo, e jogos acima das 2-3 horas são difíceis de levar à mesa por estas bandas. De facto a 4, com 2 a jogar pela primeira vez levámos 3h a jogar as 9 rondas do jogo, não me parece um exagero, e talvez conseguissemos baixar esse número efectivamente.
Tema de exploração espacial, com gestão de recursos, upgrades e porrada tem tudo para dar certo! Só tenho a dizer que merece o lugar que ocupa e os que já ocupou nos tops. Dá para perceber alguns ajustes nas regras que o pessoalmais experiente sugere, mas nada complicado de resolver. À espera da próxima jogada.

Llamas are dangerous, so if you see one where people are...

Llamas are dangerous, so if you see one where people are swimming, you shout...

"Look out, there are llamas!"

LAMA - 3 partidas

Publicado em 2019

Reiner Knizia ataca de novo. Com uma base extremamente simples, muito similar ao conhecido e justificadamente desprezado UNO, o designer acrescenta um ponto de decisão no turno do jogador e um sistema de pontuação que fazem com que a base (UNO) desprovida de decisões e completamente aleatória se transforme num delicioso filler que nos oferece algumas opções tácticas e alguma tensão de escolha.

Se não jogaram ainda, experimentem. E experimentem com diferentes números de jogadores para verem como isso modifica a vossa análise ao momento de desistir de uma mão ou de tentar forçar mais um pouco a sorte...

O toque de génio vê-se mais facilmente nas coisas pequenas que nas grandes obras.

Já o tenho e tenho a certeza que o vou jogar muitas, muitas vezes.

Valley of the Kings - 1 partida

Publicado em 2014

É um deck builder. Eu não sou grande fã de deck builders.

No entanto, este tem uns twists engraçados que o tornam mais apelativo para mim. A possibilidade de interferir directamente com os oponentes, a duração mais limitada e o progresso automático.

Ainda assim, não sinto necessidade de vir a possuir uma cópia.

Spirit Island - 1 partida

Publicado em 2017

Muito se disse já sobre este cooperativo e quase tudo o que se disse foi positivo, quando não entusiástico... Eu terei que o experimentar de novo.

A primeira partida foi, naturalmente, um pouco confusa pois o jogo é complexo e algo elaborado. Conseguirmos ganhar foi, estranhamente, algo anti-climático... Não foi uma vitória fácil e percebi que os níveis de dificuldade podem ser brutais. Mas ganhar um cooperativo à primeira parece algo... sei lá... pouco natural.

Mas gostei da experiência e quero repetir em breve para não ter que reaprender tudo de novo.

Eventualmente, se as partidas seguintes correrem bem (e penso que será o caso), poderá vir a estar na colecção se aparecer a um preço decente...

Wingspan - 1 play

Publicado em 2019

O Hype do momento...

Para mim não foi fascinante. É um jogo relativamente simples, sem nada realmente inovador. A coisa que mais me interessou, em termos de design do jogo, foi a diminuição de acções possíveis a cada fase de pontuação em contraponto ao crescimento potencial do poder das acções. Isso está giro.

Quanto ao resto, o que o faz brilhar é a excelente (sobre)produção e as ilustrações.

Jogarei de novo mas não vejo necessidade de o ter na colecção.

Pandemic: Rapid Response - 1 partida

Publicado em 2019

De Pandemic, tem o nome. De resto é o Fuse com ligeiras alterações.

Se estiver apara jogar um filler e não houver um LAMA por perto, jogarei este sem problema.

 

-

Gamer profile