Jogos novos para vós em Setembro 2019

Retrato de Mallgur
Coloquem em resposta os jogos que jogaram pela primeira vez em Setembro de 2019 e as vossas opniões sobre os mesmos.
As ferramentas do Grimwold ajudam bastante a saber quais foram.

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

set19 - destaque Silver

Silver

Um jogo que se ensina em 5 minutos e tem bem decisões interessantes

Como ingredientes temos um baralho de 52 cartas de 0(x2) 1-12(x4) a 13(x2) cada uma delas com efeitos diferentes, e um amuleto. Temos de gerir as nossas cartas (vila) que começam de face para baixo (só vemos me duas) por forma a esta ter a pontuação mais baixa no final da ronda.

um pouco de memória, dedução, bluff, tática e um cheirinho de Toma Lá ligeiro que se aguenta muito bem pela estrutura e duração do jogo. E claro a difícil decisão de pedir o voto! 

Saiu na GenCon agora e depois de ler sobre ele tive logo de arranjar maneira de o jogar! Com um baralho de Sticheln e uns player aids experimenta-se bem, e já tem aplicação gratuita para And/iOS para testar a 2 (contra AI).

Surprendentemente funciona bem com os diversos números de jogadores: a 2 é um duelo excelente, a 3 e a 4 a interação aumenta e as decisões são mais complexas.

Aproveito para agradecer ao Mallgur a iniciativa e fica aqui este pequeno contributo.

Pode ser que ainda apareça mains qualquer coisa que valha pena atualizar

Tenho que experimentar

Também já me tinha chamado a atenção este... Tenho que experimentar.

Quanto ao agradecimento, não é necessário.

Este grupo e estes tópicos são uma forma de substituir as listas para onde contribuia no BGG e onde se consegue ainda ter um vislumbre de coisas que ficam de fora da máquina de hype... Eu é que agradeço o contributo.

Já agora, aproveitei para corrigir a referência à imagem. O copy-paste funciona bem se fizermos a partir de um post no BGG, por exemplo. Se fizermos directo da imagem a referência fica estranha.

Para estes tópicos eu simulo o post no BGG, usando o código fornecido pelas ferramentas do Grimwold, e copio a partir do preview.. Depois edito o texto já aqui no AoJ.

-

Gamer profile

Wisdom is better than silver or gold.

Just One - 1 partida
Publicado em 2018

É um party game e o vencedor do SdJ de 2019. Já andava há uns tempos para o jogar e, mesmo sem o ter feito, estava já alinhado para entrar na colecção. Agora está mais garantido ainda que o vou adquirir mais tarde ou mais cedo. É só uma questão de decidir se espero pela versão em português ou não... Não acredito que este jogo não vá ser editado em Portugal. Se nenhuma editora ainda lhe pegou, andam todas a dormir...

Para quem não conhece, é um jogo cooperativo adequado a ambientes de festa.

O objectivo do grupo é conseguir 13 pontos. Cada jogador vai sendo o "adivinho" à vez. Esse jogador coloca uma carta no seu suporte de tal modo que não veja as 5 palavras aí escritas. Escolhe um número à sorte e essa será a palavra que terá que adivinhar...

Os restantes jogadores irão agora escrever uma pista, uma palavra só, nos seus suportes.

O "adivinho" fecha os olhos e os outros mostram então as suas pistas uns aos outros. Todas as pistas iguais são eliminadas (daí o nome do jogo). As restantes são agora dispostas de forma a que o "adivinho" as possa ler. O "adivinho" abre os olhos e se com base nas pistas que vê conseguir descobrir a palavra que está na sua carta, o grupo ganha um ponto. Se não... não.

Ao fim de 13 cartas terão uma pontuação. Quanto maior, melhor.

É um jogo simplesmente brilhante, na veia do Codenames ou Insider.

Silver & Gold - 1 partida

Publicado em 2019

O mundo foi invadido em 2019 pelos jogos "roll and write" ou "flip and write", neste caso. Este é mais um filler nessa onda... Funciona e não é mau.

Tem algumas nuances próprias mas não difere muito dos outros. No fundo, todos estes jogos são exercícios em fazer o melhor possível, ronda a ronda, com uma base aleatória... Normalmente com uma série de "objectivos globais" disponíveis que oferecem as opções estratégicas que condicionam um pouco as escolhas em cada ronda. E é isso.

-"-

 

-

Gamer profile

Apenas um

A minha única novidade de Setembro foi o

que é aquilo a que chamo um jogo simpático. Regras simples, tem uma mecânica de acções e alocação de trabalhadores interessante, não demora muito tempo. Não me encheu as medidas, mas jogou-se rápido e a busca das estratégias mais eficientes manteve o interesse. Tal como o "primo" Architects of the West Kingdom acho que sofre um pouco com a "corrida" aos locais que dão mais pontos, sendo que os primeiros a chegar lá podem ter a vitória quase assegurada a meio do jogo.    

Este mês foi um fartote em estreias!!

Cryptid - 5 plays
First Published 2018

Muito interessante, quero jogar outra vez e ando a estudar se vale a pena comprá-lo para jogar com um grupo de amigos não tão dado a boardgames.

Leo - 2 plays
First Published 2016

Estava curioso em experimentá-lo com o miúdo. É interessante para o pré-escolar mas já tenho outros jogos de memória o que o tornaria redundante lá em casa.

Crokinole - 2 plays
First Published 1876

É verdade que o experimentei com o miúdo e portanto a experiência não foi tão competitiva.. mas confesso que não desperou nenhuma atenção.

Corinth - 2 plays
First Published 2019

Decente mas não se destaca em relação aos outros R&W. Joga-se bem sem compromissos.

Silver & Gold - 1 play
First Published 2019

Estava curioso, é decente mas também não se destaca. Joga-se bem sem compromissos.

Majesty: For the Realm - 1 play
First Published 2017

Humm, jogo decente mas há ali qualquer coisa que.. nhec. Acho que terei que o jogar mais vezes para perceber potencialidades, mas sinceramente não a ponto de o comprar.

Cartographers: A Roll Player Tale - 1 play
First Published 2019

Mais um R&W (ou flip and write) que se destaca por haver alguma interactividade e pelo efeito giro no final. Este sim, fico a ponderar se o compro.

Dino Race - 1 play
First Published 2014

Muito porreiro para o miúdo. A ver se o compro :)

Gobblet Gobblers - 1 play
First Published 2003

Conceito interessante de renovação de um jogo antigo (recuso a utilização do termo clássico neste caso) mas acredito que rapidamente fique esgotado.

Ticket to Ride: First Journey (Europe) - 1 play
First Published 2017

Giro. Tivemos que simplificar para jogar com o miúdo (4 anos) o que até o torna mais interessante. Já que o podemos ir "complicando" com o tempo aumentando assim a rejogabilidade. Outro que entra para a lista.

ps. segui o conselho do Malgur de pegar no resultado do grimwold e fazer um preview no BGG e depois copiar e colar aqui. Fica tudo mais fácil!!!

Boas. Joguei: Luxor Gostei.

Boas.

Joguei:

Luxor

Gostei. A gestão das cartas na mão é um dinâmica interessante no desenvolvimento do jogo e na estratégia ao longo do mesmo. Tem algum interação entre jogadores. Leve. Fácil de ensinar e relativamente rápido de jogar.

Illusion

Um jogo interessante. Fácil de perceber. Temos de ordenar as cartas na ordem correta da percentagem de uma determinada cor.

Coimbra

Um jogo com regras mais demoradas, que exige atenção aos pequenos detalhes e que às vezes me fez perder o rumo nas contagens de pontos. Alguma interação entre jogadores. As ilustrações são bonitas.

Porto

Um jogo familiar interessante. Coleção de cartas, gestão de mão, coleção de padrões, são alguns dos mecanismos do jogo. As ilustrações também estão muito interessantes. As costas das cartas são simples e bonitas. Acho que é um bom jogo de coleção.

Silly cow

Jogo de cartas onde tens de juntar pares para fazer com que os animais se mexam de jogador em jogador. è interessante para um jogo de familia, simples e com interação entre os fazendeiros.. lol

Orbis

Um jogo que  nos obriga a olhar para as peças que compramos, por forma a rentabilizar ao máximo as suas pontuações. Gostei. mas terei de jogar mais uma vez para melhorar a estratégia de jogo.