1º Encontro do Grupo de Boardgamers de Setúbal

Retrato de GBGSetúbal
2012-06-23 14:00
2012-06-24 07:00
Local: 

Sala de Jogos do Clube Setubalense, Av. Luisa Todi 99 - 1º andar; 2900 Setúbal (Coord:38.522778,-8.891564)

Apresentamos o “Grupo de Boardgamers de Setúbal”, o qual, como o nome sugere, se dedica à prática e divulgação de jogos de tabuleiro na região de Setúbal, e que de início terá como casa a sala de jogos do “Clube Setubalense”, sito na Avenida Luísa Todi, em Setúbal, que é um dos mais antigos clubes de Portugal, ultrapassando já os 150 anos de existência.

Este grupo surge de um projecto que foi desenvolvido nos últimos dois anos por um conjunto de adeptos deste género cultural e terá o seu primeiro evento oficial no próximo dia 23 de Junho, a partir das 14 horas, onde abraçaremos a iniciativa ibérica “La Noche Más Corta Más Larga de Juegos”, que pretende ser um marco na divulgação dos jogos de tabuleiro, servindo-se da proximidade do Solstício de Verão para levar a efeito uma maratona de jogos que apenas terminará ao amanhecer do dia seguinte.

Sendo este o primeiro encontro, procuraremos apresentar jogos de rápida iniciação, dentro de uma grande variedade de temas e de mecânicas. E, claro está, todos podem trazer os jogos que entenderem…

Salientamos que são todos bem-vindos, nem que seja por uns minutos, e que não há qualquer obrigatoriedade de permanecerem até ao final do evento. O bar do Clube Setubalense estará aberto sensivelmente até às 18h, no entanto, dada a localização, não faltam cafés, bares e restaurantes nas imediações (McDonalds a 1 minuto, Pizza Hut a 2 e Portugália a 3, por exemplo), com horários bem mais alargados (e para prevenir pela noite dentro, há o Pingo Doce a 1 minuto e que encerra às 21h). Quem estiver cansado demais para conseguir chegar a casa, tem o Esperança Centro hotel, mesmo em frente, eh eh!

Como chegar ao Clube Setubalense sem ter GPS ou paciência para consultar percursos na net?

Vindo pela N10 sentido Lisboa/Setúbal - Ao chegar a Setúbal virar à direita na primeira rotunda, prosseguir pela Av. General Daniel de Sousa e Rua José Pereira Martins até chegar a uma rotunda (não muito redonda) já na Av. Luisa Todi. Entrar na rotunda e seguir para o lado esquerdo da Avenida, prosseguindo por 600m. O Clube fica no lado direito, por cima do BPI Empresas e em frente ao coreto central, como muito estacionamento nas redondezas, grátis durante o período do evento.

Vindo da A2/A12 – Sair na saída Setúbal e seguir absolutamente sempre em frente. Passando o primeiro cruzamento e duas rotundas, chegará uma altura em que a própria estrada obriga a seguir para a a direita, prosseguindo como se nada fosse (neste percurso completa a Av. Pedro Alvares Cabral, a Av. Infante D. Henrique e a Av. D. Manuel I). Chega assim à Estrada da Graça, por onde deve prosseguir, passar o viaduto das Fontaínhas, os restaurantes do Choco Frito e entrar na Av. Luisa Todi. Uma vez nesta aresta da avenida, pode estacionar de imediato e procurar o Clube Setubalense, sensivelmente em frente ao McDonalds e ao Coreto, no primeiro andar por cima do BPI Empresas.

Vindo de Troia no barco de passageiros – Ao sair do barco, caminhar em direcção ao centro da cidade pela Rua Cláudio Lagranje até à intercepção desta com a Avenida Luísa Todi, ai seguir pelo lado direito 50m e encontrará o Clube Setubalense à sua direita, por cima do BPI Empresas.

Contamos convosco,

Grupo de Boardgamers de Setúbal

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

Exemplos de jogos

Alguns dos jogos de rápida iniciação que o GBGSetúbal tenciona apresentar neste primeiro encontro são:

Zatre

Lobo

Trans Europa (com expansão)

Nottingham

Ticket to Ride: Europa

Wacky Wacky West

Genial

Savannah Tails

Blokus

Kaleidos

Carcassonne (possibilidade de expansões)

Labyrinth

Coloretto

Tantrix

Pinguins e Cia

Alhambra

Dixit (com expansão)

O Código Da Vinci

Descobridores de Catan (possibilidade de expansões)

Tsuru

Poison (13)

Uluru

Keltis

Terra Nova

Diamantes

Atlantis (possibilidade de expansões)

Fill In The Space

Cartagena

E também alguns dos mais populares, como:

Continuo

Trivial Pursuit à volta do Mundo

Hotels

Scrabble

Stratego

Snorta!

Boom-O

Quem tiver algum pedido ou sugestão a fazer, aproveite  tmbém a oportunidade e faça-se ouvir...

Grupo de Boardgamers de Setúbal

bom jogo

grande dia para um jogo de bang..... para mim um dos 10 melhores jogos que conheço

abraços

Conta comigo, mas...

...o objectivo deste primeiro encontro não era que fossem jogados os jogos de rápida iniciação?

Não me parece que Bang! esteja incluído neste lote, além disso, só por não ter edição portuguesa já se torna menos apelativo a um newcomer, mas isso é o menos, pois com edição nacional, sem ser os massivos da Parker (Trivial Pursuit, por exemplo) e da Diset (Party & Co, p.e.), pouco mais deve haver do que Descobridores de Catan (Devir), Time's Up (da Morapiaf mas que até um parente do Trivial Pursuit) e Dominion (Runadrake). Se formos estar à espera de edições portuguesas, estaremos toda a vida privados de Puerto Rico, Civilization, Macao, Dominant Species, etc, etc! E entre eles... o Bang!

Se conseguires as 5/6 (3 é pouco e 8 é de mais) pessoas para que o jogo seja porreiro, conta comigo na mesma para te dar uns balázios!

Eh eh!

Ricardo Jorge Gomes

bang

Boas,

A ideia é deixar no ar o jogo para e caso existam interessados no jogo, possam aparecer.

Com a edição que tenho podem jogar até 12 pessoas.

Força pessoal

12?!?!?!?!?!?!?!

Que eu saiba o máximo que um Bang possibilita são 8, sendo que a base só tem 7.

Não andas para ai a fazer o milágre da multiplicação?! Ai se o governo sabe disso...

Para verificares, dá uma olhadela neste link:

http://www.boardgamegeek.com/boardgame/30933/bang-the-bullet

E para começar já ao estilo saloon... !

Também tenho vontade de joga-lo de novo, já vai para 2 anos...

Ricardo Jorge Gomes

À vontade do freguês!

Atenção: Todos os jogos são validos, mesmo quem quiser jogar “Rise of Empires” ou ”Twilight Struggle” será igualmente bem-vindo, no entanto, terá que trazer consigo esses exemplares, pois o foco da organização para este primeiro encontro são os jogos de rápida iniciação, que não é o caso, sendo que o porta-bagagens já deve ser curto para os que propomos…
 
Comprometemo-nos a reservar um dos futuros encontros bimensais para jogos um pouco mais “pesados” (até parece que pomos a caixa numa balança) como “Hansa Teutonica”, “Stone Age” ou “Pandemic”  e depois para pesos ainda maiores; contudo, por agora, esse não é o nosso foco, pois não nos parece que seja o melhor caminho para trazer até nós a população não jogadora e alguns jogadores adormecidos…
 
Nos primeiros encontros homenagearemos o Reiner Knizia, o Klaus Teuber e outros similares, mas lá mais para a frente pode ser que convidemos o Martin Wallace para uma dissertação…
 
Contamos convosco, não faltem!

Grupo de Boardgamers de Setúbal

Mais alguns jogos...

Além de todos os jogos acima citados, quem nos visitar entre hoje e amanhã poderá também jogar:

Exploradores

Shanghaien

A Colmeia

Zatre: Jogo de Cartas

Pictureka: Jogo de Cartas

Uno

Buckaroo! (Torodeo)

Isto porque decidimos reforçar a oferta nos campos de jogos para 2 e nos dedicados ao público infantil.

Apareçam...

Grupo de Boardgamers de Setúbal

Já estamos na imprensa!

O grupo de Setúbal está hoje em destaque na imprensa regional, merecendo chamada de primeira página e direito à central impar do mais importante jornal do distrito, O Setubalense. Na primeira página surge o cartaz do evento de Setúbal e na central o logótipo do grupo em grande.

 

Primeira página do jornal:

http://www.osetubalense.pt/func/popup.asp?src=/fotos/806/c_1520.JPG

 

Notícia: http://www.osetubalense.pt/noticia.asp?idEdicao=806&id=27222&idSeccao=6012&Action=noticia

 

Primeira página do site:

http://www.osetubalense.pt/

 

Apareçam…

Grupo de Boardgamers de Setúbal

E no roteiro da cidade na Internet também!

Também merecemos a atenção da agenda cultural da cidade na Internet, o sítio www.setubalcultural.com

 

Para consultarem:

http://www.setubalcultural.com/2012/06/grupo-de-boardgamers-de-setubal.html#more

 

Contamos convosco…

Grupo de Boardgamers de Setúbal

Apanhado do evento

O que se jogou:

 The aMAZEing Labyrinth  3x

 Cartagena 2x

 Nottingham 2x

 Trans Europa 2x

  Atlantis 1x

 Continuo 1x

 Lobisomens da Aldeia Velha 1x

 Pictureka: Jogo de Cartas 1x

 Poison ("13") 1x

 Terra Nova 1x

 Uluru 1x

 Unpublished Prototype ("+Summa+") 1x

Estes são os jogos que conseguimos contabilizar; caso nos tenha escapado alguma coisa é só assinalarem. Creio que, vendo o que se jogou, fica explicito que cumprimos o compromisso de demonstrar ao público uma série de jogos de rápida iniciação e adaptados a todas as idades, inclusive aos mais novos, uma vez que tivemos um visitante com apenas 5 anos, o qual, ainda assim, já demonstra “queda” para a coisa - “ponham-se a pau” que vamos ter campeão!

 

Aos que não vieram, contamos convosco para a próxima; aos que participaram, esperamos por vós num próximo evento…

Grupo de Boardgamers de Setúbal

Resumo

Foi sem duvida uma tarde/noite bem passados.

Podes fazer um balanço do número de pessoas que passaram pelo evento?

abraços

Expectativas superadas!

Saudações!

 

A organização dá-se por satisfeita com o número de participantes que o evento recebeu, tendo as expectativas sido ultrapassadas em 5 pessoas, o que foi bastante bom para um primeiro evento realizado meio a receio e com a competitividade intocável do GB Lisboa a realizar uma iniciativa semelhante em horário paralelo. Já sabíamos disso, fomos nós que nos associamos a eles e não o contrário… Tivemos sorte, porque podia ter sido um mau começo!

 

Estamos a crer que os próximo encontros, que terão lugar a 14 e 28 de Julho no mesmo local, venham a ter ainda maior aderência, até porque foi nesse sentido que escolhemos o 2º e o 4º Sábado de cada mês para os bimensais, visto que no 3º Sábado há sempre o mega mensal de Lisboa. Nestas duas datas, teremos encontros ainda sem tema, os seguintes já passarão a ter um cheirinho daquilo que o GBGSetúbal tem em mente para proporcionar a quem nos visitar.

 

O que mais gostaram de jogar?

Voltaremos a ver-nos…

Grupo de Boardgamers de Setúbal

Boas

Boas,

Dei lá um salto com a minha familia (eu, a esposa e meu miudo), e gostamos.

Obrigado à organização, especialmente ao Ricardo pela recepção, sugestões e explicação das regras.

Aproveitámos para experimentar alguns jogos novos para tentar identificar futuras compras.

Gostamos do "The aMAZEing Labyrinth" para o miudo, e o "Cartagena" deixou os graúdos com vontade de experimentar de novo, mas mais a sério.

--

GPires

Missão cumprida!

Obrigado Guilherme, não fiz mais do que a minha obrigação, pois foi a isso que nos propusemos…

 

Foi bom receber um visitante tão jovem, se soubesse de antemão teria levado também a minha pequenita e talvez eles se entretecem os 2 e já desse para jogarem voces Cartagena com outro afinco. Tinha lá o “Torodeo” (Buckaroo”) e não me lembrei, a caixa está descaracterizada, tinha sido o melhor jogo para o pequenote experimentar, pois a minha filha é 2 meses mais nova e gosta muito.

 

Voltaremos a ver-nos…

Ricardo Jorge Gomes

a minha tem 14 meses e tb já

a minha tem 14 meses e tb já gosta :p