Jogos de Tabuleiro no Orfeão de Matosinhos - Tarde de Jogos Modernos

2019-02-16 15:00
2019-02-16 20:00
Local: 

Orfeão de Matosinhos

O Orfeão de Matosinhos (OM) vai acolher um evento de jogos de tabuleiro nos dias 15 e 16 de fevereiro, dividido em 2 sessões:

 

Serão de Jogos Clássicos, dia 15, das 21h00 às 02h00;

Tarde de Jogos Modernos, dia 16, das 15h00 às 20h00.

 

O evento "Jogos de Tabuleiro no Orfeão de Matosinhos" é organizado pelo OM, com o apoio da Associação Grupo de Boardgamers do Porto e de algumas editoras. A entrada é gratuita.

 

Monopólio, Risco, Cluedo, Obras de Arte, Salte para o Barco, Jogo da Bolsa, Grand Prix, Trivial Pursuit, Pictionary, Sherlock Holmes, Scotland Yard, Tri-Onimos, Mikado, Master Mind, Fórmula 1, Jockey, Rummykub, Mundial 78, Abalone e Othelo são alguns dos jogos clássicos que poderão (voltar) a ser jogados na primeira noite do evento.

 

A par de edições originais de jogos clássicos, na sua maioria dos anos 1960, 70 e 80, destacam-se algumas edições especiais, como a de Macau de Monopoly, a dos Simpsons de Cluedo e a edição comemorativa do 50.º aniversário de The Game of Life, jogo popular nos Estados Unidos (com frequência visto em cenas de filmes norte-americanos), mas que nunca teve edição portuguesa.

 

Os participantes poderão experimentar também o jogo tradicional africano Mancala, cujas origens remontam ao século VIII. Também conhecido por Kalah ou Awélé, é um jogo muito popular em Cabo Verde, de onde provém o exemplar que estará no OM.

 

A organização apela a que outros aficionados e colecionadores levem para o evento alguns dos seus exemplares, para serem apreciados e jogados.

 

Na tarde do segundo dia, estarão disponíveis alguns dos jogos modernos mais populares, como Dixit, Dobble, Ticket to Ride, Catan, Carcassone e Splendor.

 

UR, Ghost for Sale, Código Secreto, Chinatown, Downforce, Jaipur, Hive, 7 Wonders Duel, A Nossa Casa, Port Royal, Kahuna, Zack & Pack e Kingdomino são outros jogos modernos selecionados para este evento, a par de algumas criações portuguesas, como Lusitania, Estoril 1842, Millions, Vilar de Mouros, D. Afonso Henriques, Viral, Caravelas, Vintage, Lixo? e Vem aí a Troika!

Lista de jogos disponíveis nos 2 dias.

 

Este evento pretende ser o arranque de um projeto de divulgação e promoção da prática de jogos de tabuleiro, com divulgação nas escolas, autarquias e outras instituições do concelho.

 

O OM está a criar uma ludoteca com o apoio de várias editoras portuguesas.

(Atualizado em 07.02.2019)