XLIX Encontro de Boardgamers de Lisboa - Outubro 2010

Retrato de vch
2010-10-15 18:00
2010-10-17 01:30
Local: 

PassionFruit, Av. Elias Garcia 137 R/C (Mapa ; Indicações)
Pastelaria Doce Descoberta, Avenida de Paris (Mapa)

O que é o Encontro dos Boardgamers de Lisboa?
É um encontro realizado na terceira sexta-feira de cada mês e no sábado seguinte, com o objectivo de conviver enquanto se jogam jogos de tabuleiro. O ambiente é de descontração pois ganhar é algo que fica sempre remetido para segundo plano.

A quem se destina?
O encontro é de carácter público, pelo que qualquer pessoa que queira jogar é sempre bem-vinda. Saber as regras dos jogos não é um requisito pois haverá sempre alguém disponível para as explicar rapidamente.

Tenho de me inscrever? Paga-se alguma coisa?
Não é necessário realizar nenhum tipo de inscrição nem pagamento, é só mesmo aparecer, mesmo que seja apenas num dos dias.

Vejo indicados dois locais para o encontro, podem explicar melhor?
Na sexta-feira o encontro é na PassionFruit, entre as 18h00 e a 1h30 da manhã. No sábado o encontro é na Pastelaria Doce Descoberta das 15h00 até à 1h30 da manhã. Dentro deste horário podes aparecer quando quiseres.

Que jogos se jogam?
Existem sempre jogos de todos os géneros: de tabuleiro, só de cartas, uns mais simples, outros mais complexos, todos eles com os mais variados temas. Uma coisa é certa, a diversão é garantida pois não será difícil encontrares jogos adaptados aos teus gostos, sendo cada encontro uma oportunidade de conheceres jogos novos.

Mas os jogos são de quem?
Os jogos disponíveis são trazidos voluntáriamente por alguns dos participantes. Também tu podes trazer jogos que queiras jogar no encontro... talvez aquele teu jogo que ainda não estreaste, por certo haverão pessoas dispostas a explicá-lo e a jogá-lo contigo.

Então e onde se come e bebe?
Sexta na Passion Fruit tens várias alternativas de comida e bebidas, e podes jantar o menu de pratos do dia + bebida por 6,50 euros. Quanto ao sábado, na Doce Descoberta, existem bebidas e comida disponíveis para consumo, também com jantares.

E quais as possíveis utilizações desta página de internet?
Alguns dos participantes usam-na para informarem quais os jogos que vão levar e angariarem desde logo jogadores para os mesmos, outros aproveitam para pedir que alguém leve um jogo em particular. Podes também usá-la para te apresentares ou simplesmente meteres conversa connosco.


Segue-nos no Facebook!

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

Imperial 2030

Alguem para jogar na sexta?

Sim

Eu jogo!

Last played:

<

Last played:

I do.

Let's go!

I'm in

Se ainda houver 2 lugares contem comigo e com o Vital.

A que horas pensam começar?

DC

horas

Escolham as horas, mas com antecencia.

E mesmo com 5, uma lição maior eu vou aprender. E contando com o Vital, não vou ser o mais chorão da mesa Evilgrin

Eu levo os baldes

E a esfregona para a épica limpeza da zona circundante da área de jogo.

Chego pelas 18.30h pelo que por mim podemos começar logo a partir dessa hora ou depois de jantar que também me entretenho até lá.

DC

Ò Vasco, mais chorão que

Ò Vasco, mais chorão que tu, nem eu consigo ser. Bem que tento, mas não chego lá. Ainda vou precisar de mais algum treino. :)

"as efabulações sobre temas mundanos e o lugar-comum não satisfazem as mentes mais criativas e sequiosas de novos estímulos"

 

"as efabulações sobre temas mundanos e o lugar-comum não satisfazem as mentes mais criativas e sequiosas de novos estímulos"

chorões

Ainda o jogo não começou e isto já está assim?!

Na 6º feira aconselho o pessoal a levar galochas para não sair do Passion Fruit com os pés molhados!

Horas?

Seguindo uma sugestão do Vasco agendamos para as 21.00h?

 

DC

 

22:00

Acho que prefiro 22, assim o pessoal consegue-se sincronizar melhor depois do jantar.

 

Todos podem?

Undo

Vasco, não vou poder ir esta 6ª, mas passo por aí a deixar o jogo.

Abraços,

 

/p>

Last played:

hmm

Alguem para entrar numa joga de Roads&Boats na sexta após o jantar??

 

---- Latest News ----

It lives!

Ainda estou em teste...

Embora, e como sempre, o encontro mensal seja um evento de calendario ao qual anseio, ainda estou em fase de teste para este fim-de-semana...

O meu foguetão ainda não está pronto, e não sei a que horas a contagem descrescente se dá,

 

dai ainda não saber se posso ir este fim-de-semana, mas se puder... mantenho o fato de astronauta...

 

até breve,

 

Auuuuuu - Zékiéééééé!

Se tiverem paciência de me

Se tiverem paciência de me explicar as regras, gostava de experimentar o jogo.

Pedro Freitas

hmm

As regras é so meia duzia delas =) nao e complicado apenas com mtas opcoes :p

 

---- Latest News ----

It lives!

Jogos com invisuais - experiência piloto

No sábado do encontro mensal irão estar presentes vários invisuais que virão jogar connosco, criando assim um desafio para quem os recebe de tentar escolher os jogos mais indicados para jogar com eles e fazer as adaptações que possam ser necessárias.

Para explicar um pouco melhor tudo isto, vou tentar resumir a história que está por trás: a Ana Abrantes faz parte da Associação Mafalda, que tem como objectivo o apoio a crianças e adolescentes invisuais, sobretudo aos que não têm muitos meios ajudando-os a perceber como podem minimizar a falta de visão nas pequenas / grandes tarefas do seu dia-a-dia e da sua vida.

Daqui a poucos meses a Associação irá realizar um colóquio/conferência sobre o tema no Pavilhão do Conhecimento e uma das palestras que irá ser apresentada será relativamente à adaptação aos jogos de tabuleiro.

Assim o objectivo de sábado será testar alguns jogos que se pensou serem passiveis de serem jogados por invisuais com necessidade de poucas ou nenhumas adaptações/ajuda de pessoas com capacidade visual. A partir desses resultados, tiraremos conclusões sobre novas e melhores formas de ultrapassar os obstáculos, para melhorar as adaptações existentes e perceber como adaptar outros jogos diferentes. Todos estes resultados e conclusões pretende-se que sejam apresentados na palestra.

É assim um grande desafio pois não é algo que estejamos habituados, e muitos não terão sequer passado por tal experiência por isso será uma oportunidade de aprendizagem mútua, havendo várias barreiras a vencer mas que estou certo que nenhuma delas é verdadeiramente intransponível para que possamos divertir-nos lado a lado enquanto se joga.

Como disse temos alguns jogos já pensados para experimentar, mas venho aqui lançar o repto para que dêem mais ideias e no caso de ser necessária adaptação, de como poderia ser feita. Mais importante que isso, pedia também que se envolvessem nesta iniciativa, bastando que venham jogar com este grupo ou ajudem com que sejam bem recebidos (não que espere o contrário!).

Lista de jogos pensados para jogar no sábado:

- Diamantes (sem adaptação)

- Tichu (cartas legendadas a braille)

- No Thanks (cartas legendadas a braille)

- Igloo Pop (cartas legendadas a braille)

- Wits & Wagers (sem adaptação)

- Gift Trap (fichas legendadas a braille)

- Blokus Duo (peças de uma cor com pequeno relevo para distinção)

 

Se possível gostávamos que não fossem só jogos de cartas, pois esses seriam os mais fáceis de adaptar, e tentar trazer os jogos de tabuleiro que mais regularmente costumamos jogar.

Espero o vosso apoio para esta iniciativa!

Fits

Sei que eles têm oportunidade de tactear as coisas desde que não haja grande problema das peças mudarem de sitio. Será que o Fits seria viavel: cada um tem um tabuleiro individual, e as calhas ajudam mais ou menos a fixar as pecas?

Penso que a maior

Penso que a maior dificuldade seria ao tactear fazer com que as peças não saiam do sitio e não saltem. Se saírem fora pode nem sempre ser fácil perceber onde estava a peça. Mas pode ser que só aconteça a quem seja desajeitado com as mãos (coisa que os invisuais não devem ser, pois treinam e dependem muito das mãos). Outra questão é eles saberem qual é a peça correcta a colocar, ditada pelas cartas ao centro. Contudo é questão de levar e testar, é uma boa proposta!

Mas...

Mas existe o problema das cartas das peças (das iniciais e das "cartas das peças a colocar"). E também a questão dos scorings.

A menos que exista o apoio de alguém visualmente apto a "ler" o cenário, tornar-se-á difícil o desenrolar do jogo.

Um outro que também tem este tipo de problema é o Pack & Stack. A menos que as cartas dos camiões tivessem relevo. Há também a questão dos dados.

Devo dizer que a minha experiência neste campo é inexistente, mas acho muito difícil que um jogo integralmente "de tabuleiro" possa ser jogado por invisuais sem o apoio de alguém visualmente apto ou sem alterações substânciais de componentes e/ou tabuleiro. Mas que é possível é.

Por seu turno, acho a iniciativa de louvar. Thumbs Up


Antes de mais, obrigado

Antes de mais, obrigado pelo teu input Dugy! Depois dizer que de facto uma coisa é jogarem um jogo com pessoas com capacidade visual e outra é conseguirem jogar um jogo sem ajuda de terceiros. Numa primeira fase não vamos fazer questão que sejam completamente independentes, podendo assim contar com o apoio para os elementos que são visíveis a todos os jogadores (ex: dizer qual a carta que saiu neste turno, etc.). Claro que nos elementos que forem "secretos" para cada jogador, aí tem de ser possível serem independentes na escolha da sua jogada e gestão dos respectivos componentes associados.

Assim, para as cartas das peças poderão ter o apoio dos "visuais" tal como para os scorings. Contudo existem formas de contornar o problema, mas tudo a seu tempo, seria difícil querer implementar tudo ao mesmo tempo (porque para nós também vai ser uma aprendizagem relativamente ao que podemos ou não esperar que eles consigam fazer).

Quanto ao Pack & Stack, talvez não seja dos mais fáceis de adaptar, dado as várias peças empilhadas em altura e depender bastante da pericia e rapidez na colocação espacial de peças em 3 dimensões. Mas não impossível claro! Diria de resto que gostava de conseguir adaptar um jogo que à partida muitos dissessem ser tarefa quase impossível =)

Apalpadelas

Uma excelente e interessante iniciativa. Smile Se puder ajudar contem comigo.

Vou pensar em jogos que não seja necessário ajudas visuais (braile) etc.

 

Para já recomendo este:

É um jogo propicio a muitas apalpadelas e arranhadelas, mas penso que é fácilmente jogado apenas pelo tacto.

~Nuno Carreira / Strilar (* Boardgamer * Roleplaygamer * Cardgamer * Onlinegamer * Geek * L5R GM *)

Dois jogos excelentes para

Dois jogos excelentes para invisuais que não necessitam de adaptação nenhuma:

 

Bausack - se quiserem posso levar

Visionary - que eu saiba o Rui Barata tem este, se o poder emprestar seria o jogo perfeito

 

Últimas jogatinas:

Negating the unforeseeable is utterly unrealistic, and scrambling to deal with problems is indeed a game skill.

Excelente Ideia

Firepigeon escreveu:

Dois jogos excelentes para invisuais que não necessitam de adaptação nenhuma:

 

Bausack - se quiserem posso levar

Visionary - que eu saiba o Rui Barata tem este, se o poder emprestar seria o jogo perfeito

Parece-me uma excelente ideia. Será posivel levarem esses dois jogos este Sábado?

Pessoalmente acho preferivel tentarmos arranjar algo que se use mais o tacto ou a voz do que algo que seja necessário ler em Braille)

~Nuno Carreira / Strilar (* Boardgamer * Roleplaygamer * Cardgamer * Onlinegamer * Geek * L5R GM *)

Infelizmente não fui a

Infelizmente não fui a tempo de pedir esses jogos ao Rui Barata.

Quanto ao Bausack, agradecia se o trouxesses Pombeiro.

Boa

Boa tarde,

 

Provavelmente, e para não variar, não devo poder ir ao Encontro, mas lembrei-me de um jogo muito giro - o Visionary. Desde que cada uma das equipas seja composta por um normovisual e por um invisual, acho que pode funcionar muito bem Smile Posterior adaptação prende-se apenas com as imagens das construções terem de aparecer nas cartas em relevo.

 

 

 

Cumprimentos,

 

Mafalda

Ups, colocaram-no agora

Ups, colocaram-no agora também ;)

 

 

Boa sorte

+ jogos

+ alguns jogos que talvez possam resultar com ligeiras adaptações:

 

Bluff

Werewolf

Quoridor

Liars Dice - só deve dar

Liars Dice - só deve dar se tivesses dados com relevo para fora, dados esses que existem mas são caros, e o jogo usa dezenas deles. Alguma ideia melhor?

Werewolves - sim, é uma questão de legendar as cartas. E de todos dizerem para quem estão a apontar na altura das votações.

Quoridor - o único problema será as peças não saltarem do sitio quando eles "lerem" o tabuleiro. Já li no BGG quem "engrossasse" as paredes para ficarem justas nos encaixes e não saírem tão facilmente.

Hélio, tenho conhecimento

Hélio, tenho conhecimento que na APPC (associação portuguesa de paralisia cerebral), que fica em Coimbra, eles possuem vários jogos adaptados para deficientes. Alguns deles são comprados directamente em França, pelo que existirão já jogos adaptados para vários tipos de deficiência. Uma amiga minha que trabalha lá disse-me que para problemas visuais eles só têm jogos para deficientes com baixa visão, e não para invisuais.

Abraço,

Alex

 

 

[Não há homens mais inteligentes FELIZES do que aqueles que são capazes de inventar jogos. É aí que o seu espírito se manifesta mais livremente. Leibniz]


«Não há homens mais felizes do que aqueles que inventam jogos» - adaptado de Leibniz

neste caso jogos para

neste caso jogos para deficientes com baixa visão não resultam com invisuais, por isso talvez não tenham muito por nos ajudar. Contudo vou contactá-los para saber mais, obg pelo input.

Sexta Feira

Sabado

O David e eu vamos no sabado. Eu gostava de jogar o "visionary"!

Independentemente disso, o David gostava de aprender o Chinatown (que levariamos), alguém com paciência para ensinar?

 

Eu alinho, podem contar

Eu alinho, podem contar comigo :).

Master Vasco, na sexta

Master Vasco, na sexta também se jogou um TransEuropa, e foram 2 Mr. Jack no Sábado Thumbs Up

 

 

[Não há homens mais inteligentes FELIZES do que aqueles que são capazes de inventar jogos. É aí que o seu espírito se manifesta mais livremente. Leibniz]


«Não há homens mais felizes do que aqueles que inventam jogos» - adaptado de Leibniz

E jogou-se um Imperial

E jogou-se um Imperial normal, e não um Imperial 2030 :)

 

Last played:

<

Last played:

E foram pelo menos 3 Mr. Jack

Eu joguei 1 e sei que foram jogados pelo menos mais 2

Stormrover (a.k.a. Nuno)


Last played:

 

Stormrover (a.k.a. Nuno)


Last played: