Calendário para futuras Math Trades - Forum de debate
Para quem não me conhece, eu tenho desde de um ano a organizar a math trade na comunidade. E gostaria de apresentar algumas conclusões que tirei como moderador e também participante.
Desde da mudança da LeiriaCon para o mês de março, as math trades da LeiriaCon tem crescido em volume e participantes porque por norma é local em que reune participantes de Norte a Sul do país, enquanto as restantes math trades não tem aquela participação porque não tem membros de todos locais.
A math trade da RiaCon acho que tem sofrido do efeito da mudança para março da LeiriaCon. E este ano sabia que corria o risco de baixar o numeros de entradas de artigos com o novo sistema OLWLG, mas acho que vai compensar para futuras math trade porque os utilizadores estarão mais habituados.
Possivel Calendário para Futuras Math Trades:
A minha ideia era fazer math trades com entregas nas grandes convenções, e naquelas que tem menos volume ou que estão mais perto destas grandes fazer uma math trade de envio (Portugal e Espanha). Por exemplo existem math trades para area do Benelux (Belgica, Holanda e Luxemburgo) com este objectivo de aumentar o volume e diversidade, porque eu diria 75% artigos tendem a repetir de math trade para a próxima. Já contactei um espanhol no BGG como eles fazem, e ele escreveu que eles não tem utilizado OLWLG e eles tem utilizado um site do tipo como o Abreojogo.
Isto faria que haveria 3 math trade de entrega no local (Leiria, Lisboa, Invicta), e outras 2 math trade de envio por correio que seriam perto da (RiaCon e AugustaCon). Ao mesmo tempo abria possibilidade de haver math trades de envio por correio algo que até agora não existe.
Estou aberto a opiniões.
- Clique Iniciar Sessão ou registar-se para colocar comentários
- 1529 leituras
Opinião
em Segunda, 06/05/2019 - 10:37
Viva! Em primeiro lugar, muito obrigado por teres assumido esta posição de moderador de MathTrades, e parabéns pelo trabalho efectuado até agora.
A nível pessoal, confesso que acho desnecessária a existência de tantas trades, tão perto umas das outras. Participei nesta da RiaCon mais pela novidade de usar o BGG e o OLWLG (que sinceramente não me pareceu uma melhoria substancial sobre o método tradicional aqui no AoJ). Pessoalmente fico bem servido com apenas duas por ano, por exemplo por altura da LeiriaCon e InvictaCon, que dá 5 a 7 meses de intervalo, tempo ideal (para mim) para aproveitar para avaliar jogos (tanto os que já tenho como os que eventualmente quererei).
Richard escreveu: Viva! Em
em Segunda, 06/05/2019 - 10:51
Efectivamente acabam por ser só 3 MathTrades com entregas em mão - portanto ão muito longe da tua sugestão ;-)
As outras 3 são a nível ibérico, que se parte do princípio terá que haver envios por correio, pois numa MathTrade, mesmo que a nossa want list só tenha jogos em solo Português, poderá acontecer que o jogo que temos que enviar vai para outros lados... mas isso também é algo a acertar.
Parece-me bem.
em Segunda, 06/05/2019 - 14:53
Parece-me bem.
Só devo participar em algumas, provavelmente aquelas sem envio por correio e relacionadas com convenções nacionais onde irei. O número de MTs será mais importante para quem as organiza do que para os outros. Só participamos nas que queremos...
Quanto ao OLWLG, parece-me uma boa ferramenta (já tinha usado em MTs do BGG) e se facilita a vida a quem as organiza, força. Talvez um futuro AoJ mais moderno possa acautelar essa funcionalidade mas, para já, acredito que seja muito mais trabalhoso para os organizadores.
_
_
Não me irrita perder porque cada derrota ensina algo e torna a próxima vitória mais gratificante.
Obrigado
em Segunda, 06/05/2019 - 21:45
Nunca é de mais agradecer a todos que, de alguma forma, já se envolveram na organização das mathtrades.
Parece-me que a utilização da ferramenta do BGG facilita imenso a introdução dos jogos e, sobretudo, a organização e controlo daqueles em que temos algum interesse (é ótima a ferramenta que possibilita associar determinado valor aos nossos jogos, e também àqueles que estamos dispostos a receber). Desde muito cedo, permite com relativa facilidade organizar e atualizar a nossa wantlist, possibilitando, no final do prazo para inserção dos jogos, imediatamente proceder ao envio daquela.
Assim, e na perspetiva de mero utilizador, apoio este novo sistema.
Quanto ao calendário para futuras Mathtrades deverá ser quem as organiza a ponderar sobre a sua disponibilidade para as realizar. As que se vierem a efetivar serão bem vindas (pessoalmente, terei mais interesse naquelas que possibilitem a troca em mão nas várias Convenções em território nacional).
-----

3 + 3 parece-me bem
em Segunda, 06/05/2019 - 21:16
3 math trades nacionais sem envio e 3 ibéricas com envio parecem-me bem.
Não deverei participar em todas, nomeadamente nas ibéricas, mas deverei estar atento ao que aparece.
.
A minha ideia ao participar em math trades é trocar jogos que já não jogo por outros que tenciono jogar de forma simples e sem grandes custos.
Não sei se irei participar nas trades Ibéricas pois não me agrada a ideia de ter de enviar por correio jogos mas, equacionando os custos, poderei vir a fazê-lo.
.
Quanto às trades associadas às Con's nacionais.
A ideia de ter uma trade em cada Con até é porreira mas a verdade é que não é necessário ter tantas trades e de forna tão seguida.
Só como exemplo, não participei nesta trade da RiaCon porque basicamente não tenho nada para trocar desde a LeiriaCon.
3 math trades por ano parecem-me suficientes e bem espaçadas (Março, Junho e Novembro), certamente participarei sempre que tenha trocas a fazer.
.
Obrigado, David, por moderares e organizares estas math trades.
Ainda não experimentei a trade pelo BGG mas se é mais simples de moderar então vamos nessa.
Math Trades Ibericas por Correio
em Segunda, 06/05/2019 - 22:45
A minha ideia sobre as math trades ibericas seriam somente 2 por ano e não 3, mais ou menos desfasadas por 6 meses. Uma perto do mês de Dezembro e outra por volta do mês de Maio.
Se fizer este ano a math trade em Julho, será a excepção por ser a primeira vez. Em relação fazer uma math trade com envio e adicionar Espanha, porque acho que seja essencial para o futuro haver uma renovação da oferta, por norma verifico os mesmos artigos de math trade em math trade, e com novos utilizadores haveria essa renovação, e para além dos portes para Espanha serem mais baratos comparativamente se enviasse algo para o resto da Europa.
Outro motivo para existência de uma math trade com envio é que nem todos vão às Con, e acho que permitia participantes regiôes como Açores, Madeira, Algarve ou Alentejo.... ficassem mais envolvidos na comunidade.
Em relação correr a math trade no BGG ou no Abreojogo, eu acho que o meu trabalho enquanto organizador ficou mais simples no BGG. Desapareceram problemas tais como: