o blogue de B0rg

Retrato de B0rg

Tentar perceber o "Jogar mal" do Rui

Okay, tou a fazer este post separado pq começo a atrofiar qd uma thread tem muitos posts! Queria uma coisa limpa e sem muita confusão.

Este post é para tentar perceber o que queres dizer exactamente com "jogar mal" e porquê, já que dizes várias vezes na thread anterior que te parece que o pessoal concorda todo uns com os outros e está apenas a discutir semântica. Não me parece que seja o caso mas tou a deixar essa hipótese em aberto ao tentar perceber se estamos ou não a dizer a mesma coisa. Assim pergunto: o que queres dizer exactamente com isso?

(Nota: não estou à procura de exemplos, na minha opinião esses não costumam ajudar!)

Retrato de B0rg

The Game

Para quem não conhecia, venho aqui apresentar O jogo!

É conhecido como O Jogo!

Tem 3 regras:

Citação:
You are playing The Game. Everyone is playing and will always be playing it, whether they are conscious of this or not.

Citação:
Whenever you think about The Game, you lose. You immediately start playing again, but you have a "grace period" which allows you enough time to forget that you are playing.

Citação:
Loss must be announced. Failure to do so is cheating. Saying it loud enough so that everyone on your block loses The Game by hearing you and thinking about the game is not cheating.

Retrato de B0rg

Não existe "Jogar mal"!!

Bem, no tempo que demorei para escrever isto tudo o tópico original foi fechado e, como também já antes me tinha passado pela cabeça, coloquei isto como um post no meu blog.

É extremamente longo e contém talvez quotes a mais mas agradecia que se alguém quiser responder, que leia tudo antes!

Rui escreveu:
Alfredo tem o seu grupo de rpg com que joga há pelo menos 15 anos; começou, como muita gente, pela Caixa Vermelha, e algumas das pessoas que jogam com ele também; foram mudando de jogo entretanto, porque o D&D era para putos e o que interessava era o mais avançado AD&D, e agora saiu o D&D 3.x e estão todos contentes a jogá-lo. Pelo meio, vão comprando e experimentando outros jogos, e às vezes até trocam de GM e tudo, para dar descanso aos fluídos criativos do pobre Alfredo.

E todos eles têm algo em comum que partilham e acham excelente, que é encher os jogos de house-rules. Compram um jogo, olham para as regras e para o setting, escolhem, às vezes conscientemente, o que está bem e o que está mal, rasuram tudo e ficam com a sua versão do jogo. Divertem-se às mil maravilhas, e têm brilhantes sessões. A sua última campanha dura já uns bons 4 anos, e não dá mostras de parar!

Isto só pode ser bom, certo?

Retrato de B0rg

Social Contract Rules

Oya

Tenho andado a escrever tralha para um sistema com que ando a brincar. Ultimamente tenho andado a pensar um bocado no contracto social, nos papeis dos jogadores, no que deve ser discutido antes de se começar um jogo com um novo grupo, antes de se começar uma campanha nova, etc.

Basicamente acabei por fazer uma lista de tópicos de assuntos que considero serem exactamente isso: os tópicos a debater com um grupo antes de se começar uma nova campanha/jogo e os tópicos das várias regras que definem os papeis dos vários jogadores (incluindo o GM) e as suas relações durante o jogo.

Retrato de B0rg

Tactika (working name) by Andy Kitkowski

Também conhecido como zigguratbuilder. Game designer Indie mas que ainda não lançou nada cá para fora.

Anyway, está a trabalhar num projecto que achei bastante interessante e resolvi partilhar. Mistura RPG com Boardgame e já que o gosto por estes tem crescido por estas bandas...

 

https://www.livejournal.com/users/zigguratbuilder/14200.html?#cutid1

 

Ainda está muito em projecto inicial!

Retrato de B0rg

Gen Con

Damn, na sei se sou só eu mas todos os reports q ando a ler sobre a Gen Con deste ano estão-me a deixar cá com uma vontade de tentar ir lá num dos próximos anos!!! :|

Retrato de B0rg

Pois

A pedido de certas pessoas......

Isto é..................

Um post num blog!!

--------------------------------------------------------------
[B0rg]
We r all as one!!
We are The Borg. We are Eternal. We will return. Resistance is Futile...

If freedom is outlawed, only outlaws will have freedom!