Alguém joga algum Living Card Game?

Gostaria de saber qual o melhor para começar, isto é, o mais acessível em termo de regras. :)

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

LCG

Boas, na minha opinião penso que o Warhammer invasion será um bom começo ou também o novo Game of Thrones visto terem simplificado as regras para esta nova versão. Mas tudo depende dos teus gostos a nível de ilustrações, jogabilidade e parceiros de jogo. De todos os que a Fantasy flight dispõe, creio que o mais complexo é o Android Netrunner. Depois se quiseres um jogo para jogares de 1 a 4 jogadores cooperativo tens o Lord of the Rings (mas deve ser um pouco complexo para começares devido à interação de certas cartas) e o primeira versão de Game of Thrones joga-se muito bem com 2 ou 4 jogadores competindo entre si.

Android: Netrunner

Apesar de o Android: Netrunner ser complexo(principalmente devido a ser assimétrico), depende da experiência que tem. Alguém que consiga jogar Magic: The Gathering também o consegue jogar. Caso não esteja habituado a jogos de cartas desse género, então a minha recomendação é mais fraca.

Eu fui um agarrado do Magic.

Eu fui um agarrado do Magic. Deixei de jogar talvez à 15 anos...Queria agora pegar num, mas que não tivesse que gastar rios de dinheiro. :))

Existe algo traduzido para PT? Sempre podia ensinar o meu filho a jogar.

O Game of Thrones tem vários jogos de lcg? É muito difícil de jogar?

Já vi um vídeo sobre o Warhammer, parece interessante...

Eu também jogo MTG

Que eu saiba a Fantasy Flight não disponibiliza versões em português de qualquer um dos seus LCG por isso o mais parecido seriam as versões espanholas.

Se jogaste MTG tens no Warhammer uma variante de Draft interessante no inicio do jogo que sempre aumenta a diversidade do jogo base e tens também já experiência para tentares qualquer um dos LCG visto o MTG ser um dos jogos mais complexos a nivel de regras relacionado com a interacção de cartas que possam haver. O Game of Thrones saiu agora com a versão HBO da serie televisa e sendo a versão mais simples, mas a primeira versão também bastante facil de aprender.

O GoT não me parece muito

O GoT não me parece muito fácil de jogar, parece ter imensas regras/coisas a fazer. Já o Warhammer parece-me mais fácil. Tenho que ler mais sobre o jogo. Obrigado pessoal.

Scala escreveu: O GoT não me

Scala escreveu:
O GoT não me parece muito fácil de jogar, parece ter imensas regras/coisas a fazer. Já o Warhammer parece-me mais fácil. Tenho que ler mais sobre o jogo. Obrigado pessoal.

Aproveitando-me descaradamente do tópico cheeky Estou a vender o jogo base mais a primeira expansão grande (para se ficar com as 6 capital boards), ambos como novos e nunca jogados e já vai com menos 15€ do que custaria na Planeton.

Se interessar veja aqui https://www.abreojogo.com/forum/classificados/2012/12/venda_natal%C3%ADcia ou envie PM.

cumps

Warhammer Invasion

Tendo comprado a versão base do Warhammer Invasion (WH:I) + a primeira expansão (Assault on Ulthuan) + o primeiro ciclo ("The Corruption Cicle"), não recomendo, pelas razões abaixo:

- Inicialmente, o WH:I não era um verdadeiro LCG, pois tanto a caixa base como a expansão como todos os packs do primeiro ciclo não vêm completos, isto é, continuam a haver raridades, com algumas cartas (normalmente as mais fortes e interessantes) tendo apenas 1 ou 2 cartas, pelo que, querendo ter o set completo (cada deck só pode ter um maximo de 3 cartas iguais) para optimizar o jogo e as estrategias, são precisos 3 conjuntos base, 3 expansões iniciais e 3 sets de todos os packs do primeiro ciclo (se interessado).

- A FFG mudou a estrategia no segundo ciclo, tornando o jogo num verdadeiro LCG, onde cada pack já vinha com 3 exemplares de cada carta, mas tanto quanto sei (deixei o jogo após o primeiro ciclo, pelo que não estou actualizado) não fez modificações aos conjuntos base, pelo que o problema se mantêm.

- O jogo base não é muito equilibrado, dando algumas vantagens aos Orcs e ao seu estilo Rush (que dizem as más linguas ser o estilo favorito do seu designer), algo que foi ainda mais evidenciado pelo primeiro ciclo e a proliferação dos Skavens introduzidos nesse ciclo.

O jogo em si é bastante interessante, bem como o conceito de LCG, mas falhas no design inicial (que poderão ter sido corrigidas com os outros ciclos) levaram-me a mim e a praticamente todos com que joguei a desistir do jogo (após um investimento significativo).

Boas, Só para clarificar um

Boas,

Só para clarificar um pouco sobre a distribuição de cartas num LCG:

Em todos os Cores Sets e em todas as deluxe Expansons ( as que tem uma caixa grande) a quantidade de cada tipo de carta não é sempre 3.

Varia entre 1 e 3. Quer isto dizer que para os coleccionadores e jogadores de torneio que queiram ter um set completo de cada carta (x3) terão que comprar 3 Cores Set / deluxe Expansions.

Não vou fazer juízo sobre este esquema de distribuição para não perverter o tópico.

Em relação ao Warhammer

Em relação ao Warhammer Invasion, este site tem a indicação mais ou menos clara da distribuição de cartas em cada um dos sets.

E...

Um manual horrendo e um caos absoluto para esclarecimento de regras nos fóruns deles.

Não sei como é com os outros LCGs. Só tenho ouvido dizer mal do do Game of Thrones, mas isto é só uma opinião em 2ª mão.

Top10:

por acaso...

Sobre o A Game of Thrones LCG só tenho ouvido dizer bem - mais uma opinião em segunda mão eu sei.

O pessoal que joga e diz bem tem background de CCG (Magic) e não de Board Games o que deve ter a sua influência.

Este fds vou, finalmente, experimenta-lo. 

A minha opinião em 2ª mão é melhor que a tua opinião em 2ª mão!

cheeky

Por curiosidade fui ver os ratings dos três principais, e ficam assim:
7.65/10    Board Game Rank: 71
7.49/10   Board Game Rank: 148

7.32/10  Board Game Rank: 256

Depois partilha o que achaste, então. wink

Top10:

Asur escreveu: Por

Asur escreveu:
cheeky

Por curiosidade fui ver os ratings dos três principais (...)

8.55/10 Board Game Rank: 15 

wink

.

Ding ding, temos vencedor.

Mas há que ter em consideração que é o mais recente: HYPE!!? (nem por isso, pelo que vou ouvindo do jogo...)

Top10:

to hype or not to hype

este não parece ser SÓ hype :) ...

lol

Não, não. Aliás, até estou muito curioso para o experimentar.

Top10:

nop, não é só hype: é

nop, não é só hype: é viciante =DD

Confirmo

Também estava com medo do hype, e vi muito dele nos fórums do bgg, mas fiquei alegremente surpreendido. :)

O jogo é muito viciante. 

Asur escreveu:Um manual

Asur escreveu:
Um manual horrendo e um caos absoluto para esclarecimento de regras nos fóruns deles.

Não sei como é com os outros LCGs. Só tenho ouvido dizer mal do do Game of Thrones, mas isto é só uma opinião em 2ª mão.

Os manuais da FFG já há algum tempo que os conheço por serem mais cheios de tema do que de regras. De qualquer maneira, há bons resumos no BGG.

Edit: só agora reparei que estavas a falar especificamente do Warhammer: invasion. Esse n vi os resumos no BGG. Estava a falar mais do A:NR e de outros jogos da FFG que tenho jogado.

O manual do warhammer:

O manual do warhammer: invasion não considero mau, não acho que seja um ponto fraco a considerar NMHO; tem várias falhas, mas essa não é uma delas.

Outras opçoes, muito bem

Outras opçoes, muito bem pontuadas no BGG e já com várias expansoes:

- Dominion

- Race for the Galaxy

Pelos vistos...

...é melhor ficar quieto no que diz respeito a LCGs...Até porque depois de aprender, era para ensinar a jogar ao meu filho de 9 anos. :)

Estou tentado a comprar o Summoner Wars. Não sendo um LCG, pelo que já joguei no iPad, pareceu-me bastante acessível para uma criança. Claro que tenho sempre que lhe explicar os textos das cartas, mas depois de certeza que até as fica a saber de cor. Pelo menos, no Small World foi assim, embora este tem uns desenhos a ajudar...

A minha ideia em primeiro lugar é jogar o Summoner Wars sem qualquer efeito dos units nem cartas de evento (ficam para a magic pile), apenas para compreender as regras básicas do jogo. O que acham?

Legendary

Nunca joguei ao Summoner Wars.

Mas já que é para jogar com o teu filho, e que tal o novo Legendary (Marvel)? Se ele gostar do Spider-man, X-Men, Hulk, Avengers, etc, o tema do jogo vai certamente agradar-lhe.

Se é só para jogares com o teu filho e dentro desse tema

Aconselho-te a dar uma olhada Gosu 2: Tactics. Não tem dependência de idioma e joga-se bem com 2 jogadores. Summoner Wars e qualquer jogo que tenhas que estar constantemente a dizer o que as cartas fazem torna-se cansativo e estraga a experiência de jogo. O que mais importa é que quando se jogue a experiência seja agradavel para se repetir senão não vale a pena. Tenta jogos mais simples ou em português mesmo que seja com dois baralhos de ccg ( que estejam traduzido para português e que ele goste do tema) para ver o que ele acha da experiência. Se ele gostar podes ir tentando depois jogos mais complexos ou noutro idioma conforme a capacidade e interesse dele em lidar com isso ok?

Claro que o meu filho é fã de

Claro que o meu filho é fã de super-heróis. Então do Homem-Aranha... :))

O Legendary está à venda em Portugal?

"GOSU 2: Tactics plays like a hybrid of Race for the Galaxy and Magic: The Gathering "

Like!!!! E one posso encontrar este jogo?

Obrigado pelas dicas e opiniões.

Legendary

Parece-me que ainda nao está à venda na Europa (posso estar enganado).

Foi posto há venda há pouco tempo nos EUA e as críticas têm sido bastante boas:

www.boardgamegeek.com/boardgame/129437/legendary-a-marvel-deck-building-game

Gosu 2

No site da Philibert tens o Gosu 2 por 16,90€

O Marvel Legendary na Europa por enquanto é muito dificil de encontrar à venda.

Já que estamos a fugir a LCGS

Já que estamos a fugir a LCGS aqui fica outra sugestão:

Neuroshima Hex,

Tens disponivel pra iPad para veres se faz "click" contigo e com o teu filho.

Faz me lembrar Magic ( iniciativa nas unidades e 20 pontos de vida).

Não tem texto nas pecinhas, apenas símbolos a decorar ou a imprimir nume folha com as habilidades traduzidas ;)

Eu tenho o  Neuroshima Hex,

Eu tenho o  Neuroshima Hex, mas ainda nem o experimentei...Comprei para aproveitar a baixa de preço dele. Espero que não tenha regras muito complicadas. Ainda hoje vou testar.

O Cosu 2 encontrei à venda na Amazon. Poreiro. :)))

Acerca dos LCG

Boas!

Bem, eu já experimentei todos os LCG da FFG. De momento tenho 4 mas só alimento 2.

Os que tenho: Game of Thrones, Android:Netrunner, Warhammer:Invasion e Star Wars LCG.

Começar pelo pior: Star Wars LCG

Este sim, é hype! O jogo é muito fraco, oferece-me pouca actividade cerebral tanto no jogo jogado como no deckbuilding. Na minha opinião é o melhor gateway para os LCG, por ser o mais simples e simplista de todos esses jogos. E é Star Wars, para quem gosta, gosta sempre. E apesar de eu gostar de Star Wars, fiquei desiludido com o jogo, muito aquém daquilo que podia ter sido.

O melhor: Game of Thrones

Digam o que disserem, mecanicamente é o melhor jogo de cartas do mercado. Tem imensa estratégia, tem um factor que acho único num jogo e que faz toda a diferença que são os Plots. É temático. Pode ser jogado em modo 2 jogadores um contra outro ou em modo até 4 jogadores com muita negociação à mistura. O LCG mais completo.

O bom: Android: Netrunner

Complexo QB, completo QB e único! Oferece uma experiência diferente de qualquer jogo de cartas CCG/LCG, não sendo um jogo de conflito directo é um jogo excelente com bluff e muita gestão económica. E como é recente é fácil de acompanhar o passo.

O razoável: Warhammer: Invasion

É um jogo engraçado e temático, de conflito. Mas fica muitos furos abaixo do Game of Thrones no que toca a estratégia. Tem uns pormenores interessantes mas... é só mais um jogo de cartas.

O meh: Call of CThullhu

É um jogo de conflito disfarçado. Se não for jogado competitivamente torna-se num jogo engraçado com uma componente story-telling. Mas mecanicamente tem umas falhas e premeia a utilização dos Old Ones.

O que não fez click: LOTR:LCG

Sou muito negativo no que toca a este jogo. É um CoOp mas não me dá a sensação de jogo CoOp mas sim um exercício de números. Não gostei, o jogo joga sozinho e não dá qualquer sensação de controlo sobre o que acontece.

Sinceramente, para quem está a entrar nos LCG a melhor opção é o Android: Netrunner. É fresco e como jogo é muito mas muito bom. Não é tão estratégico como o Game of Thrones, a minha segunda escolha, mas dá para se fazer jogos excelentes. Em relação ao resto dos LCG, a evitar. Não são produtos tão fortes como estes dois e apesar dos ratings, o Warhammer: Invasion só é forte na Alemanha e Polónia, de resto perde em número para o Game of Thrones.

Abriu uma loja nova perto do El Corte Inglés, a Kult Games (https://kultgames.pt/shop/pt/). Costumo jogar por lá A:Netrunner e Game of Thrones e vamos começar agora a jogar Mage Wars. Tenham atenção a esse jogo que é mesmo mas mesmo muito bom e sinceramente veio matar o Summoner Wars, que já tive e conceptualmente e visualmente foi um dos jogos mais fracos que experimentei.

Se quiserem experimentar algum destes jogos, amanhã, Sábado 19 Janeiro, é dia de Android: Netrunner na loja, no entanto vou estar a jogar também o Game of Thrones e o Mage Wars.

I live for the FUNK!

jogo game of thrones lcg e é AWESOME

Sem dúvida o meu jogo preferido:

Game of thrones LCG

Para dar um pouco de vida a este tópico...

...e a este fórum que parece morto, passados uns anos a minha opinião sobre os LCG (e semelhantes).

A Game of Thrones LCG

Continua a ser o meu top game no que diz respeito a um jogo com cartas em deck. Estou curioso em relação à segunda edição que vai sair no final do ano e espero que clarifique regras e torne o jogo mais atractivo. Mas como jogo estratégico continua a estar no top, apenas destronado por um jogo de cartas que não utiliza decks. ;)

Motivos pelos quais estou a vender: já não o jogo com a mesma frequência e tenho dificuldade em encontrar jogadores que quisessem jogar ao mesmo nível.

Android: Netrunner

Este também continua a ser um bom jogo mas... não fez o click que gostava que tivesse feito. Houve um factor que sempre desgostei neste jogo que é o facto de não existirem respostas e acções rápidas de cartas jogadas da mão. É tudo feito na board e tudo vísivel e previsível. Muito se fala do bluff que este jogo tem (ou tinha?!) mas esse bluff tem desaparecido e o jogo perdido algum fulgor. Os novos lançamentos também não são atractivos e com a política de rotação para mim é um convite a desistir do jogo.

Motivos de venda: o que já foi escrito acima.

Mage Wars

Para mim o melhor jogo de cartas, ponto final. Não joga com um deck baralhável daí o aGOT estar a par com este jogo, mas este jogo é uma bomba!

O problema principal é competir com outros jogos, jogos de cartas e miniaturas. Compete com jogos de cartas por ser um jogo de cartas e com jogos de miniaturas devido ao tempo e recursos que utiliza. Mas como jogo é O JOGO. Estratégico e táctico ao mesmo tempo, com imensas jogadas de abertura e possibilidades de combos. Este jogo mete o Magic: The Gathering a chorar em posição fetal, como jogo, claro!

Magic: The Gathering

O jogo de cartas mais jogado em qualquer lado do Mundo. Tem a vantagem de ser simples, tem a desvantagem da sua simplicidade criar poucas estratégias e muita previsibilidade. Devido à mentalidade de rebanho da sua comunidade é um jogo muito jogado mas também muito "boring". Recomendo o formato Pauper Legacy, joga-se com todas as comuns existentes ao longo dos anos. Dessa forma a carteira não se queixa nem choramos cada vez que a Wizards revela a banlist anual.

Doomtown: Reloaded

O original era bom. O Reloaded também.

Mas... é a AEG. Quem joga L5R sabe o que quero dizer com isto. A AEG tem a capacidade de agarrar num jogo de cartas excelente e torná-lo num dejecto. E é o que está a acontecer com este jogo... é pena porque o jogo está mesmo excelente mas já fizeram uma Errata às cartas e uma Errata às regras que contradiz a Errata às cartas... já não há paciência.

Comprei 2 Core Sets e uma expansão e penso ficar-me por aí.

Lord of The Rings

A revisita.

Odiei este jogo quando o comprei e só existia o Core Set. Neste momento é um jogo que estou a coleccionar, muito pelo efeito coleccionista e por ter o tema que tem e a artwork que tem. Nesse aspecto é ímpar.

Como jogo tem melhorado bastante com as expansões, e muito com as Sagas que trazem o feeling dos livros para o jogo e são extremamente temáticas e afastam muito da lógica dos números que o jogo tem. De todos os LCG da Fantasy Flight este é o que tem enriquecido com o tempo enquanto que os outros tentam renovar-se a cada ciclo mas cada ciclo é mais do mesmo.

E são estes os meus LCG de momento. Dois a abandonar (A:NR e aGOT), um no vai-não-vai (DT:R), dois sólidos a manter (MW e MTG) e um a coleccionar (LOTR:LCG)

I live for the FUNK!

"(...) não fez o click que

"(...) não fez o click que gostava que tivesse feito. (...)"
:D

Tenho Warhammer: Invasion;

Tenho Warhammer: Invasion; Doomtown: Reload; Star Wars LCG; Androind Netrunner. E tmabém já experimentei o Lord of The Rings e o Game of Thrones.

Resumidamente o que está a uma grande distância de todos os outros para mim é o Androind: Netrunner. O jogo é muito bom, original e deixa sempre vontade de jogar mais. E apesar de não ser o jogo mais simples de todos os LCG é aquele que as regras são mais claras. A estrutura do jogo é muito clara e intuitiva.

O Warhammer: Invasion é um jogo que também gostei muito e também é bastante interessante. O problema é que não existe grande comunidade entre nós que o jogue. Se quiseres jogar com alguém que também tenha o jogo não é super fácil arranjar oponente.

Star Wars LCG - A arte é SUPER boa. O jogo é engraçado mas nada de especial. E este sim, é daqueles que apesar de não ser muito complexo é complicado. Acho-o confuso. Não lhe vi nenhuma estrutura muito bem definida como por exemplo o Netrunner.

Doomtown: Reloaded - O jogo mais complicado de todos os LCG's que joguei e bem confuso. Mesmo tirando isso é um jogo que lhe via imenso potencial mas depois o feeling ao jogá-lo foi mauzito. MAs continuo a acha-lo um jogo com ideias interessantes, mas mal executadas.

Lord of the Rings - Jogo cooperativo logo não é para mim. Se gostas de cooperativos este é um bom jogo para ti.

Game of Thrones - Joguei apenas duas vezes e foi a versão antes do reebot. Fiquei com a ideia de o jogo ser demasiado complicado e precisava de jogar muito mais vezes para formar uma melhor opinião do jogo. Mas é daqueles que é preciso investir tempo nele para se começar a disfrutar.

Portanto de todos o único que continuo a comprar todas as expansões é o Netrunner. Também se te preocupa aquele para o qual arranjas oponentes mais facilmente é o Netrunner (pelo menos em Lisboa). Apesar de a comunidade também já ter andado mais activa.

???!!!!

Sempre que vou às quartas levo os meus decks. Não te estou a perceber. Não jogo terra mystica nem outras cenas. Sei que desde meados de Janeiro e a bem ser quase até ao fim de Março vou estar ausente, mas isso é porque há outras "merdas" que se põem à frente dos jogos e que têm prioridade.

-----

Isto é o q acontece quando

Isto é o q acontece quando passo uns meses fora. O pessoal deixa de jogar Netrunner. Podiam ir treinado até eu voltar :P