Uma questão de Nome

Queremos começar este ano de 2006 com uma cara lavada. A questão de um novo visual para o site em princípio fica congelada até sair a próxima versão (4.7) do Drupal e dos módulos que precisamos. Até lá não vale a pena perder muito tempo a personalizar o aspecto porque depois o mais provável é ter de refazer esse trabalho.

Agora aquilo que podemos fazer desde já é mudar o nome do site e arranjar-lhe uma morada nova. Isto porque, como alguns se devem lembrar, o actual nome e morada desde o início que são provisórios! Idealmente será um título que represente tanto roleplayers como boardgamers (condição que RPG Portugal não cumpre, claro) e que possa ser alojado numa morada fácil de lembrar como título.com.

O sempre criativo João Mariano já me transmitiu via messenger algumas sugestões em torno do prefixo ludo-, que como devem saber exprime a ideia de jogo, e ludis (plural para jogos, ou uma conjugação do verbo jogar). Criámos (ele mais que eu) uma série de hipóteses a partir daí.

Estas três infelizmente não se podem ser usadas porque os respectivos domínios já têm dono: Ludonauta, Ludosfera, Ludísia.

Sobraram estas duas: Luditânia, Ludoverso.

Quero pedir-vos mais do que apresentarem comentários sobre estes nomes, quero pedir-vos que sugiram também mais nomes, muito mais nomes! :)

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

Eu pessoalmente curto bue o

Eu pessoalmente curto bue o turnodanoite e essas propostas, argh! :\

--------------------------------------------------------------
[B0rg]
We r all as one!!
We are The Borg. We are Eternal. We will return. Resistance is Futile...

If freedom is outlawed, only outlaws will have freedom.

[B0rg]
We r all as one!!

Lembrei-me também do nome

Lembrei-me também do nome Jogatana. Que é um nome bem comum para quem se refere às suas sessões de qualquer jogo como períodos de puro e simples divertimento. ;)

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim
Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos movermos, pelos mundos do RPG

Mais nomes

Em conversa por MSN, o nosso amigo Zé/Verbus sugeriu-me mais uma catrefada de nomes e se nem todos eram adequados, eram pelo menos excelentes pontos de partida para desenvolver outros nomes. Aqui fica uma lista extensa de hipóteses que combina ideias que toda a gente teve até agora; algumas das sugestões não são muito boas, certo, mas acredito que vos podem inspirar a criar nomes diferentes. Falem das vossas sugestões favoritas, e inspirem-se e sugiram outras:

• abrirojogo.com
  • cronicasdaludosfera.com
  • dadosfera.com
  • febredosdados.com
  • febredojogo.com
  • irmandadedodado.com
  • irmandadedojogo.com
  • jogoduro.com
  • jogopuro.com
  • jogofranco.com
  • luditania.com
  • ludoaventura.com
  • ludosferaportuguesa.com
  • ludoverso.com
  • lusojogo.com
  • maisjogo.com
  • portugalajogar.com
  • reidosdados.com / reisdosdados.com
  • sortemalvada.com

Hmm, tenho de admitir que aquela de abrirojogo.com me enche as medidas. Não é o endereço/título mais elegante do mundo, mas resume na perfeição e em apenas três palavras e um total de 10 letras a missão e filosofia deste site.

O meu voto vai para...

Acho que abrirojogo.com é um bom nome pois pode significar várias coisas: tanto pode ser abrir a caixa de um boardgame ou um livro de RPG ou até aquele momento quando se começa a dar cartas aos  outros jogadores. Traduz também e de maneira engraçada a intenção de do site em promover, clarificar e explorar o hobby gaming.

Gostei de algumas dessas

Gostei de algumas dessas sugestões, nomeadamente:
abrirojogo, dadosfera e sortemalvada .
Quanto às primeiras sugestões de volta do 'ludo', tem o significado mas acho que falta o apelo.

Aproveito e deixo meia-dúzia de sugestões:

• sessaoaberta
  • sessaotardia
  • noiteslongas
  • emvoltadamesa
  • rollandplay
  • dadosviciados

the emperor's new clothes

Gosto de dadosviciados.com e jogatana.com

Um novo design a partir do novo Drupal, um site que seja mais fácil, apelativo e funcional também me parece muito importante. A maior parte das pessoas às quais recomendo o RPG Portugal assustam-se e nem se registam, quanto mais participarem. É verdade que o grau de flexibilidade e a quantidade de informação presentes são espetaculares, se tudo isso conseguisse ser aproveitado e utilizado seria óptimo. Um nome, um template e um design próprio fazem um todo coerente.

Não é suposto o nosso hobbie estar cheio de mestres de informática e artistas cheios de imaginação? :) Quem dá aqui uma mãozinha ao ric?

Re: the emperor's new clothes

Rick Danger escreveu:
Gosto de dadosviciados.com e jogatana.com

DadosViciados é bem capaz de ser o título mais catchy de todos (thanks, Caine!), mas... não sei... acho que transmite uma mensagem oposta à que o site deveria transmitir. (O jogatana.com  não gosto muito, mas também já tá ocupado por isso...)

Alguém morre do coração (sem ser o negativista do b0rg, eheh) se ficarmos com abrirojogo.com?

Rick Danger escreveu:
Um novo design a partir do novo Drupal, um site que seja mais fácil, apelativo e funcional também me parece muito importante. A maior parte das pessoas às quais recomendo o RPG Portugal assustam-se e nem se registam, quanto mais participarem. É verdade que o grau de flexibilidade e a quantidade de informação presentes são espetaculares, se tudo isso conseguisse ser aproveitado e utilizado seria óptimo.

Vou abrir um tópico sobre isto. Basicamente, preciso que me ajudem a encontrar a melhor maneira de organizar o site, e queixas/problemas específicos são ideais (além das sugestões, claro!)... aparece por lá, Rick!

E pah, na e ser negativista

E pah, na e ser negativista mas simplesmente continuo com a opiniao que turnodanoite é de longe o melhor nome de todos os que já foram falados.

Mais do que rpg portugal, turnodanoite é, pelo menos para mim, a identidade do portal e o nome que quase toda a gente q conheço usa para se referir a ele. 

[B0rg]
We r all as one!!

Por outro lado...

...também gosto da ideia de abrir o jogo se for www.abreojogo.com, assim lê-se melhor.

Re: Por outro lado...

Rick Danger escreveu:

...também gosto da ideia de abrir o jogo se for www.abreojogo.com, assim lê-se melhor.

abreojogo.com também me soa bem! :)