Cubirds

Sinopse:

Em Cubirds os jogadores vão colecionar cartas de diferentes espécies de pássaros. O vencedor será quem primeiro conseguir 7 espécies diferentes ou três pássaros iguais em 2 espécies diferentes.
 

Como se joga:

⇒ Setup

No início baralham-se as 110 cartas de pássaro e formam-se 4 filas com 3 cartas de pássaro no centro da mesa. Cada fila só pode ter pássaros de espécies diferentes, se aparecerem pássaros repetidos, são descartados até se conseguir formar uma fila com pássaros de espécies diferentes.

O baralho coloca-se ao lado da grelha de cartas, ao alcance de todos os jogadores, e de seguida distribuem-se 8 cartas a cada jogador. Cada jogador recolhe essas cartas formando assim a sua mão inicial.

Finalmente distribui-se 1 carta a cada jogador que a coloca à sua frente com a face visível.
 

⇒ Desenvolvimento

Os jogadores jogam por ordem de turno e no sentido dos ponteiros do relógio.

O turno de um jogador é composto pelas seguintes fases:

    Fase 1 - Jogar pássaros da mão (obrigatório)

    → Fase 2 - Jogar pássaros da mão (opcional)

 

Na fase 1, os jogadores têm de jogar todas as cartas de uma espécie que tenham na mão para a extremidade de uma das 4 filas do centro da mesa.

Em seguida, o jogador recolhe todos as cartas de pássaro que estiverem entre a(s) sua(s) carta(s) e outra carta que tenha um pássaro igual no sentido oposto.

Se no sentido oposto não se encontrar nenhuma carta com um pássaro igual ao(s) seu(s), o jogador pode receber duas cartas do topo do baralho de reserva ou optar por não receber carta nenhuma.

Antes de avançar para a fase seguinte o jogador ativo verifica se tem cartas na mão, caso não tenha, todos os jogadores descartam as suas cartas da mão e recebem 8 cartas novas do baralho de reserva. Nesta situação o jogador ativo dá início ao um novo sem realizar a fase 2 do atual turno.

Se o jogador tiver cartas na mão no final da fase 1, avança para a fase 2 que pode executar opcionalmente.
 

Na fase 2, o jogador pode descartar todas as cartas de uma espécie que tenha na mão desde que tenha pelo menos o número indicado pelo primeiro número indicado no topo superior direito da carta, nesta situação, o jogador pode ficar com uma carta das descartadas para si, colocando-a à sua frente virada para a cima. Quando o número de cartas é igual ou superior ao segundo número indicado no topo superior direito da carta, o jogador pode ficar com duas cartas desse pássaro, colocando-as às sua frente voltadas para cima e alinhadas em cascata para que todos vejam quantas cartas cartas contém o bando desse tipo de pássaro.

Em seguida, o turno passa para o jogador à esquerda do jogador ativo, caso não se reúnam as condições de fim de jogo.
 

⇒ Fim do jogo 

O jogo termina no final do turno do jogador que tiver conseguido completar um conjunto de 7 pássaros de diferentes espécies ou duas espécies com 3 cartas cada uma.

O jogo termina imediatamente e o jogador que desencadeou o fim do jogo é declarado vencedor.
 

Avaliação:

Cubirds é um jogo de cartas que se destaca desde logo pela ilustração original. Trata-se de um jogo de cartas numa caixa quadrada em versão portuguesa trazido pela editora espanhola Maldito Games, que inicia assim a sua distribuição no mercado nacional.

As regras do jogo são muito simples e de fácil compreensão, sendo possível explicá-lo em poucos minutos. O jogo é muito fluído e os turnos são relativamente curtos, não havendo quase tempos mortos de um turno para o outro.

Ao longo da partida assiste-se a um crescendo da tensão, especialmente quando os jogadores começam a guardar muitas cartas na mão e se começa a tornar muito evidente a obrigação de as ter de descartar, fruto da ação de outros jogadores (quando ficam sem cartas). Sem dúvida um mecanismo muito inteligente para balancear o jogo.

Cubirds é um pequeno jogo de cartas que funciona muito bem entre amigos e sobretudo em família. Provavelmente não entrará diretamente para a minha lista de jogos preferidos, mas será com certeza uma opção a ter em conta quando precisar de um jogo capaz de entreter, de forma agradável, jogadores com diferentes experiências de jogo.

Em suma, Cubirds é um jogo com um tema e um grafismo muito particular, que reúne belíssimos predicados num pequeno jogo de cartas de coleções. Um jogo inteligente, tático e que proporciona um bom ambiente, com alguma tensão e com uma duração adequada para o género. Agradável descoberta que verá mesa muitas vezes!
__________________________________________________________
Artigo publicado @JogoEu

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

Bom review. Já o experimentei

Bom review. Já o experimentei no BGA e até poderá ir parar à lista de compras para jogar com a família.

Já agora, deste o mesmo nome às duas fases!!

CuBirds

É um jogo agradável e rápido. Vale a aquisição. Há jogos muito bons que não se jogam nem metade das vezes que este será certamente utilizado.

Baixinho, sempre atento.