4 de Setembro - Enquanto alguns constroem um castelo, outros combatem-se aos tiros, comem minhocas e quase fazem uma cidadela!

Retrato de Mallgur

Uma dezena de pessoas apareceu para a sessão de 4 de Setembro! Como não tinha nenhum jogo que abarcasse esse número de jogadores, tivemos que nos dividir.

O PCC1972 trazia o seu Caylus, que nunca tinha experimentado e o MNValente ofereceu-se para lho ensinar. Juntaram-se os 3 (Lamento mas não me recordo do nome do amigo que o MNValente trouxe...) e lá ficaram a construir o seu castelo!

Numa outra mesa fiquei eu, a CatBallou, o Albinscott, a Patrícia, o Nazgûl, a Gwaylar e o Hélder e começamos um Bang! Foi, como sempre, divertido. Eu era o Renegado e até não me dei mal de todo... faltaram-me as armas para aniquilar um dos ajudantes de xerife (Gwaylar) e acabei por morrer às mãos do xerife Slab the Killer (Nazgûl). Contudo, a justiça tarda mas não falha! Esse assassino sem coração foi morto numa explosão de dinamite. Ganharam os fora-da-lei apesar de terem por essa altura morrido já dois, sobrando apenas o Hélder.

Depois jogamos o Pickomino e andou tudo atrás das minhocas dos outros... o jogo foi oscilando entre a Gwaylar e a Patrícia enquanto eu estive a maior parte do tempo sem nada, apesar dum início auspicioso com um tile de 4 minhocas! No fim ganhou a Patrícia, e muito bem!

Finalmente iniciámos um Citadels que não chegou a ser finalizado pois o Nazgûl tinha que ir embora... Fui assassinado e roubado à má fila! Logo nos dois primeiros turnos mataram-me e depois fui roubado pouco depois. Não tive grandes hipóteses... Deu para alguns chegarem aos 6 distritos e, na altura em que terminamos creio que era a Patrícia que ia à frente. Se estiver errado corrijam-me, por favor.

Entretanto o Caylus ainda não tinha terminado... creio que desistiram antes de acabar. Numa das visitas que lá fiz, o MNValente ia empatado em primeiro, mas estava cheio de massa e parece que acabou por ser declarado vencedor.

E foi assim... já conseguimos reunir 10 pessoas a jogar! Para a próxima ainda podemos ter que fazer mais mesas... excelente! Lá vos espero, no Crystal Park, dia 11 de Setembro. (Era um bom dia para jogar War on Terror, não? :p)

Até à próxima!

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

O Caylus não é a melhor

O Caylus não é a melhor escolha para um serão curto durante a semana, mas dada a quantidade de pessoas presentes e a vontade do PCC e do David de aprenderem o jogo tornou-se uma boa alternativa. Tivemos obviamente que terminar mais cedo não só pelo adiantar da hora como por ser um jogo para aprendizagem. Mas parece-me que para a semana teremos desforra dos aprendizes que não gostaram que o professor lhes desse umas dezenas de pontos de avanço ;)

A ver quem aparece na próxima terça para fazermos duas ou até três mesas de jogo :)

Próximos encontros

Se o grupo continua a crescer lentamente mas de forma segura como tem acontecido, julgo que em breve teremos mesmo 3 mesas. Da próxima 3a feira a oito dias tenho a promessa da presença de 2 novos elementos com a possiblidade de acompanhantes (mas como essa presença já me foi anunciada em situações anteriores, nada é garantido).

Num cenário com 14 ou 15 pessoas, deveríamos planear com antecedência os jogos  a utilizar ou organizávamo-nos na altura?

três mesas de quatro

albinscott escreveu:
Num cenário com 14 ou 15 pessoas, deveríamos planear com antecedência os jogos a utilizar ou organizávamo-nos na altura?

Na opinião de um gajo que só aparece de vez em quando :) acho que deviamos continuar com os gateway-games: Werewolf, Bang, Bonanza, Citadel, etc. até todos os participantes se sentirem à vontade a jogar. Isto não precisa de grande organização. Entretanto, acho que, para haver múltiplas mesas, seria bom haver mais gente também a trazer jogos e a ensiná-los. Precisamos de mais "patrocionadores" :)

Por acaso e já que tocas

Por acaso e já que tocas no assunto, tenho pena que apareças com tão pouca frequência, o mesmo se aplica ao npl...

Mas quando fiz a pergunta estava mesmo a pensar na questão que abordaste: o Mallgur é o principal motor do grupo e quem leva a maior quantidade de jogos. Se o grupo vai crescendo, tornar-se-á necessário haver mais "patrocinadores", como lhes chamas. Pela minha parte, pouco posso contribuir: vou ficar sem o Yspahan e o único jogo que tenho é o Settlers of Catan. Infelizmente neste momento não tenho condições para adquirir muito mais jogos e um "patrocinador" só o será com uma colecção mais expressiva...

Ainda assim talvez seja melhor começar a levá-lo, até porque haverá pessoas que nunca o jogaram ou que o fizeram um número muito reduzido de vezes (que é o meu próprio caso!). 

Eu posso patrocinar com o

Eu posso patrocinar com o que tenho cá pelo Porto (thurm and Taxis, Through the desert, shogun, that's my fish, antike), mas só vou poder participar mais duas semanas porque entretanto vou mudar de emprego e vou sair do Porto...

Mas concerteza haverá mais malta com colecções avantajadas para tratar dessa lacuna! Até amanha!