o blogue de smascrns

[RPGénesis 2011] Aventuras sem rumo, dia 7 e fim do jogo

Último dia, mais de 5.000 palavras, o essencial está lá mas é um esboço apenas. Tudo bem.

A partir de amanhã é para ver o que o pessoal fez, boas a todos.

[RPGénesis 2011] Aventuras sem rumo, dia 5

Quinto dia, perto das 4.100 palavras. Isto faz-se. Hoje o progresso não foi muito mas deu para manter o ritmo. Acrescentado um exemplo de ultrapassagem de obstáculos e corrigida a forma do mestre determinar os dados do obstáculo. Já dá uma ideia de como é o jogo em ação.

Devo dizer que os exemplos de criação de personagem e o exemplo do obstáculo são quase "reais". Quer dizer, eu rolei mesmo os dados e quase que não os "matraqueei"...

Anexo a versão atualizada.

Amanhã é dia de exemplo de conflito. Parece-me que com esse exemplo chego às 5.000. Se assim for, fico por aí.

[RPGénesis 2011] Aventuras sem rumo, dia 4

Hoje o reporte vai mais cedo. Basicamente estão feitas as regras do ASR, resta saber se têm pernas para andar. A resposta fica para depois do fim do RPGénesis 2011.

Quanto a palavras, passadas as 2.800. Ainda faltam mais de 2.000 mas essas vão ser para exemplos e algodão doce (fluff em inglês). A ver se a banana da net funciona em Tróia no sábado, pois não vou acabar a minha entrada até lá.

Anexo a verão 3.

(Algumas horas depois...)

Bem, acabei por voltar ao jogo para introduzir exemplos de criação de personagens. As palavras subiram para quase 3.900. Isto faz-se.

Anexo a versão revista 3,5.

[RPGénesis 2011] Aventuras sem rumo, dia 3

E já lá vão três dias. O progresso tem sido lento pois há outras prioridades. Mesmo assim o ASR já cresceu para lá das 2.000 palavras, ainda bastante àquem das 5.000. Isto está difícil pois terei de acabar a minha parte até depois de amanhã - a partir de 6ª feira não devo ter acesso à net.

[RPGénesis 2011] Aventuras sem rumo, 1º dia

Primeiro dia a chegar ao fim. Esqueleto da criação de personagens. Primeiras notas sobre mecânicas. Esqueleto da seção do MJ. 997 palavras. Amanhã há mais. Ficheiro segue em anexo.

RPGénesis 2011 - Aventuras sem rumo

Bem, desta vez vou participar, mesmo se a altura é péssima. Com o quê?

Aventuras sem rumo

Rpg de fantasia simples na linha Old School Renaissance, mas inspirado pelo Tunnels & Trolls.

Eu quero um jogo para jogar a tonelada de cenários ao velho estilo DD que tenho em revistas e etc. lá por casa. Mas preciso de um sistema de jogo muito simples e que me permita incorporar coisas que não encontro normalmente nos jogos hack & slash. Por exemplo, como é que se joga uma personagem como o burro do Shreck? Ou uma personagem como o McGuiver? (Quem não sabe do que estou a falar, vá ao google ou à wikipedia, pf).

Teste de jogo

Graças ao João Mariano o MdA teve finalmente o seu primeiro teste de jogo no dia 14 quando do 2º Encontro de Roleplayers de Lisboa. O teste girou em torno de um cenário histórico no reinado de D. Dinis que eu tinha alinhavado para o João usar na feira medieval de Leiria onde vai participar com os seus alunos.

Devo dizer que o cenário era, umm, esquelético, ou seja, não passava de umas notas e de uns dados de suporte. Isso deu ao João ampla margem de manobra. A opção dele foi a de, por sua vez, dar o máximo de liberdade aos jogadores para decidirem do curso da ação dentro dos constrangimentos iniciais do cenário. Gostei de ficar a assistir.

Mais uma atualização...

Ora cá vai mais uma atualização do Mundos de Aventuras no Reinado de D. Dinis.

Finalmente, inseri as regras básicas de conflitos, com um exemplo de conflito social. Estas mecânicas vão ser depois expandidas para detalhar o combate e os conflitos sociais com mais profundidade.

Inseri também um ficheiro com algumas tabelas. Estas precisam de ser corrigidas mas isso fica para depois de uns testes de jogo.

Como sempre, o feedack é bem vindo.

MdA no reinado de D. Dinis, primeira parte

Ora aqui está a primeira versão de MdA no reinado de D. Dinis. O ficheiro que anexei inclui a criação de personagens e a primeira parte do sistema de jogo: ações simples, colaboração, oposição, competição.

Espero na próxima semana ultimar a segunda parte do sistema de jogo, dedicada aos conflitos. Com isso fica definida a ossatura do jogo.

A partir daí procurarei dedicar-me a materiais de jogo, em particular cenários que ponham o sistema à prova.

Quando tudo estiver coerente e funcional, pretendo fazer um fastplay, uma versão com personagens pré-criadas para neófitos. A ver vamos.

Sérgio

MdA no reinado de D. Dinis e outras notícias

Os Mundos de Aventuras continuam a mudar em novos sentidos, está visto. Desta vez para o reinado de D. Dinis. Vamos à história:

Numa conversa com o Mariano este disse que queria organizar umas sessões de rpg numa feira medieval em Maio próximo, como é evidente com um jogo histórico. Vai daí, mais uma mudança de rumo, estava eu a trabalhar na versão 00.09 do MdA.

Inspirei-me noutro projecto que tenho na gaveta - o do jogo de cartas centrado na Vataça de Lascaris, uma personagem da corte de D. Dinis - e decidi redirecionar o MdA para esse contexto. Vai daí, passei  trabalhar na versão 00.10, esta agora tendo como universo de jogo o reinado do rei-poeta.