RPGénesis 2011 - Aventuras sem rumo

Bem, desta vez vou participar, mesmo se a altura é péssima. Com o quê?

Aventuras sem rumo

Rpg de fantasia simples na linha Old School Renaissance, mas inspirado pelo Tunnels & Trolls.

Eu quero um jogo para jogar a tonelada de cenários ao velho estilo DD que tenho em revistas e etc. lá por casa. Mas preciso de um sistema de jogo muito simples e que me permita incorporar coisas que não encontro normalmente nos jogos hack & slash. Por exemplo, como é que se joga uma personagem como o burro do Shreck? Ou uma personagem como o McGuiver? (Quem não sabe do que estou a falar, vá ao google ou à wikipedia, pf).

Eu quero um tipo de jogo que me dê cenas à Star Wars, filme de Kung Fu, Western Spaghetti mas passado num universo de fantasia. Ora não conheço nenhum sistema assim.

Minto, há um que anda lá perto, o referido T&T mas não é bem, bem como eu o vejo, por isso, bora aí criar um jogo.

Se tudo correr bem no fim da semana terei:

- As regras básicas (as avançadas ficarão para outras núpcias);

- O esqueleto de um universo de jogo;

- Um cenário de teste do jogo.

Quanto ao sistema, já referi a inspiração T&T mas é possível que leve também uns pozinhos de HeroQuest, Prince Valiant e outros jogos que me inspiram (confiança).

O cenário vai ser um tributo à Casus Belli, ou seja, vou pegar no primeiro cenário que publicaram e dar-lhe um facelift valente, ao ponto de o tornar em algo de diferente. Eu disse OSR, não disse?

Para fazer isto vou colar coisas que fui deixando por aí, em particular na RPGnet:

- Donjonfeist https://www.rpg.net/columns/list-column.phtml?colname=glove

- Os povos https://www.rpg.net/columns/list-column.phtml?colname=roughquests

- Adamastória https://www.abreojogo.com/mundos_de_aventuras

É isso.

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smascrns escreveu: Por

smascrns escreveu:
Por exemplo, como é que se joga uma personagem como o burro do Shreck? Ou uma personagem como o McGuiver? (Quem não sabe do que estou a falar, vá ao google ou à wikipedia, pf).

Para aceder ao burro, https://en.wikipedia.org/wiki/Donkey_(Shrek)

Qanto ao McGyver, https://en.wikipedia.org/wiki/MacGyver

(Aqui estou, todo rubro de vergonha. Escrevo aquilo lá em cima e noutro sítio pergunto à Lady Entropy o que é um ashcan e ela não me manda para o google ou para a wikipedia, vai, com muita paciência, buscar a citação certa.)

Sérgio

Estou aqui para servir,

Estou aqui para servir, senhor! *faz vénia*

 

Quanto à questão acima, eu teria de sugerir algo na onda das "Edges" de Fate, que são pequenas frases\expressões que representam caracteristicas e abilidades gerais, mas que podem (dependendo da situação) serem uma benesse ou um problema.

 

(Isto adicionando talvez a um sistema normal de "pontos" para não ser muito esquisito).

 

Por exemplo, um personagem como o MacGuiver teria uma inteligência alta, uma boa capacidade atlética... e uma trait que seria na onda de "Jack of All Trades" ou "Ideal Renascentista" -- que significa que ele sabe de tudo um pouco, e sabe sempre o que fazer numa situação complicada -- pode ter dificuldades em executar as ideias, mas não fica empancado sem saber o que fazer.

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https://www.abreojogo.com/files/rpgenia.jpg

Eu Escrevi Um RPG Numa Semana!

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Eu Escrevi Um RPG Numa Semana!

LadyEntropy escreveu:

LadyEntropy escreveu:
Quanto à questão acima, eu teria de sugerir algo na onda das "Edges" de Fate, que são pequenas frases\expressões que representam caracteristicas e abilidades gerais, mas que podem (dependendo da situação) serem uma benesse ou um problema.

Boa tentativa mas não, obrigado. Nada de Fate no meu jogo. Já olhei para aquilo um par de vezes e não registo nada. Acabo de ler e dá-me uma branca, não faço a mínima ideia do que estava no papel. Ou então lembro-me de coisas mas associadas a outros nomes de jogos.

Mas isso até é secundário, a questão é que ir por esse caminho é afastar-me da simplicidade quase tipo escultura abstrata do T&T e isso é algo que eu não quero perder, de forma alguma.

Citação:
(Isto adicionando talvez a um sistema normal de "pontos" para não ser muito esquisito).

Não sei se já referi mas eu quero a simplicidade do T&T. Um sistema de pontos é mais uma capada de complicação.

Por exemplo, um personagem como o MacGuiver teria uma inteligência alta, uma boa capacidade atlética...

E chega, obrigado pela dica! É isso mesmo, tudo o que ele precisa é de uma inteligência alta e de uma boa capacidade atlética.

Citação:
e uma trait que seria na onda de "Jack of All Trades" ou "Ideal Renascentista" -- que significa que ele sabe de tudo um pouco, e sabe sempre o que fazer numa situação complicada -- pode ter dificuldades em executar as ideias, mas não fica empancado sem saber o que fazer.

É isso mesmo, tiraste-me as palavras da boca. Basta para descrever a personagem:

Nome - MacGuiver.

Atributos mecânicos - Inteligência X; Capacidade Atlética Y.

Descrição - "na onda de "Jack of All Trades" ou "Ideal Renascentista" -- que significa que ele sabe de tudo um pouco, e sabe sempre o que fazer numa situação complicada -- pode ter dificuldades em executar as ideias, mas não fica empancado sem saber o que fazer"

Mais uns pózinhos e temos jogo.

Sérgio

Que tal, 3 Atributos -

Que tal, 3 Atributos - Mental\Social\Física

Escolher valor 1, 2 e 3 (quanto mais alta, melhor) para por em cada atributo

Por cada nível do Atributo , escolhe-se uma "trait"\caracteristica POSITIVA relacionada com esse Atributo. Todos os atributos têm que ter 3 traits -- mas naqueles que não tem pontos que cheguem, levam com caracteristicas negativas.

 

Neste caso

Nome: MacGuyver

Atributos: Mental 3, Fisico 2, Social 1

Caracteristicas:

(Mental: 3 positivas, 0 negativas)

- Homem Renascentista

- Mestre do Improviso

- Canivete Suísso

 

(Fisico: 2 positivas, 1 negativa)

- Mente Sã em corpo são

- Jogador de Hockey

- Lesão antiga (negativa)

 

(Social: 1 positiva, 2 negativas)

- Charme de Escuteiro

- Pacifista extremo (negativo)

- Honrado extremo (negativo)

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Eu Escrevi Um RPG Numa Semana!

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Umm, não, demasiado

Umm, não, demasiado convencional, além de que não tem nada a ver com o T&T.

O T&T foi e é um jogo revolucionário a muitos títulos mas agora não posso desenvolver o assunto.

Quando estiver no trabalho ponho aqui uns links e umas notas sobre o sistema que estou a desenvolver.

Sérgio

Tunnels & Trolls

Ora bem, como tenho vindo a dizer o meu jogo vai ser inspirado no Tunnels & Trolls. Mas o que é o T&T?

Desde logo, foi o segundo rpg a ser publicado, mas foi também muito mais do que isso:

O DD foi o primeiro rpg indie por acidente (desenhar o primeiro rpg só podia resultar de uma atitude indie) mas o T&T foi o primeiro rpg indie por opção.

Foi o primeiro rpg minimalista quando ser minimalista ia verdadeiramente contra a corrente. Os novos designers que surgiram na esteia do Gygax e Arneson apostaram quase todos na complexidade (simples no caso do RuneQuest e Traveller; complexa no caso do Chivalry & Sorcery). Ken St. Andre foi o primeiro a ver que havia um caminho oposto a seguir.

Foi o primeiro rpg a usar um descritor abstrato para tudo o que diz respeito à componente mecânica da personagem, tratando tudo o resto em termos narrativos/descritivos livres. Foi preciso esperar mais de 20 anos para o HeroWars/HeroQuest avançar no mesmo sentido com igual radicalidade. (É certo que o T&T faz isto apenas para os NPCs mas o conceito está lá.)

Foi o primeiro rpg a gerir as entidades do universo de jogo em termos relativos e não absolutos, ou seja, estabelece as suas capacidades mecânicas por comparação às capacidades dos PCs. Mais uma vez, foi necessário esperar pelo HW/HQ para surgir um jogo a avançar neste rumo de forma igualmente radical.

Inventou o rpg solo.

Para se saber mais:

O essencial das regras pode ser obtido gratuitamente no drivethroughrpg.com em https://rpg.drivethrustuff.com/product_info.php?products_id=54407

A comunidade T&T reune-se na Trollbridge https://trollbridge.proboards.com/index.cgi

Sérgio