Jogos essenciais
Jogo há pouco mais de um ano de uma maneira semi-regular, mas sempre mais ou menos com o mesmo grupo. Isto significa que jogamos sempre mais ou menos os mesmos jogos, e a sensação que tenho é que me falta experimentar uma série de jogos que toda a gente considera essenciais (até para perceber melhor do que gosto). O que acaba por acontecer é alguém dizer: "se gostas de x vais gostar de y", e experimento esse jogo. Mas há de certeza muitos z's que nunca experimentei e que poderia gostar... (por exemplo, adorei TFM e é diferente de tudo o que já tinha jogado até então. Se não tivesse experimentado não conseguiria saber).
Assim a pergunta é: quais são os jogos que consideram essenciais, e que toda a gente que gosta de jogos devia experimentar pelo menos uma vez?
(tentei ver se já havia algo deste género e não encontrei - se por acaso souberem agradeço link :P
- Clique Iniciar Sessão ou registar-se para colocar comentários
- 1205 leituras
Na minha humilde opinião
em Segunda, 20/01/2020 - 14:39
de todos os que experimentei, recomendaria:
Multiplayer:
- Troyes
- Gaia Project
- Jogos do Vital Lacerda, talvez o Galerista em primeiro
- Jogos do Uwe, Agricola, Loyang
- Madeira, Nippon
- Nations
- Clans of Caledonia
- Viticulture
- Snowdonia
- Alguns clássicos, Carcassonne, El Grande, Ticket To Ride, Caylus, Puerto Rico
Solo (se apreciares):
- Mage Knight
- Robinson Crusoe
- Leaving Earth
- This War of Mine
- Legendary Encounters Alien
- Roll Player
Há certamente mais alguns que adicionaria aqui, mas já é uma boa lista
Muito bom o post. Tem varios
em Segunda, 20/01/2020 - 15:22
Muito bom o post. Tem varios que eu ainda quero comprar
Ui...
em Segunda, 20/01/2020 - 16:44
Isso tem muito que se lhe diga! ;)
Que tipo de jogos é que te interessam? Abstractos, económicos, leilões, deck/tableau builders, worker/dice placement, area control, ...
Assim de repente para além dos jogos já mencionados eu recomendo:
- série BIOS (Genesis, Megafauna, Origins)
- Pax Porfiriana e Pax Renaissance
- Dominant Species
- The Great Zimbabwe
- The Estates
- Concordia
- Arboretum / Piepmatz
- TZAAR e YINSH
Bons jogos!
Se alguém soubesse que já só
em Segunda, 20/01/2020 - 16:55
Se alguém soubesse que já só tinha um ano para viver e decidisse experimentar jogos que providenciam uma experiência única, esta era lista que eu lhes dava. Os jogos tendem para o pesado...
muito bom, tem varios que
em Segunda, 20/01/2020 - 16:58
muito bom, tem varios que possuo nesta lista.
Essenciais...
em Segunda, 20/01/2020 - 16:59
Geralmente diria que deverias experimentar todos os jogos pelo menos uma vez...
Pelo menos até perceberes pela descrição geral das mecânicas / regras se será coisa para te agradar ou não. Mas isso só virá com o conhecimento acumulado de muitos jogos jogados.
Por outro lado, diria que existem alguns jogos que são bons indicadores de como funcionam certas mecânicas / géneros e conhecendo esses podes avaliar melhor se poderás gostar de outros.
Alguns exemplos:
Selecção de acções - Puerto Rico / San Juan
Pontos de acção: Tikal / Coal Baron (mais ou menos disfarçado de Worker Placement)
Maioria de áreas / Influência: El Grande / Samurai
Leilões: Ra / Modern Art
Apostas / Bluffing: Winner's Circle / Liar's Dice
Etc.
Dependendo da tua zona geográfica, se procuras maior exposição a jogos diferentes, o ideal será procurares um grupo que jogue regularmente e aparecer nos seus encontros.
_
Não me irrita perder porque cada derrota ensina algo e torna a próxima vitória mais gratificante.
Essenciais
em Terça, 21/01/2020 - 21:12
Imhotep
El Grande
Architects of the West Kingdom
Ticket to Ride
Istanbul
7 wonders
Clank!
Castles of Burgundy
Orleans
Luxor
Mais para a lista
em Quinta, 23/01/2020 - 23:51
Que frase perigosa!
Jogos que toda a gente deveria experimentar pelo menos uma vez: todos das listas anteriores, sem dúvida.
Jogos que toda a gente gosta: UI!!! Isso são terrenos perigosos. eheheh
Eu adicionaria, na categoria dos clássicos, o Stone Age, falaram no Orleans, eu gosto muito do Altiplano (do mesmo autor) e como não falaram em coisas mais ligeiras (acho) sugeria o Azul e o Sagrada. Ainda mais levezinho (segura bem porque se não, voa) a cá em casa a família gosta muito do L.A.M.A. e do No Thanks!.
Um que costuma estar bem cotado e que só joguei uma vez e gostei foi o Grand Austria Hotel.
Bons jogos!
Youtube • Twitter
joaojotta
em Sexta, 24/01/2020 - 14:53
Apesar de eu gostar do tema de dicussão e também ter uns paus para deitar na fogueira, a pergunta inicial acho que era diferente:
>> Quais são os jogos que "toda a gente que gosta de jogos" devia experimentar.
Entendo esta questão como: Gostas de jogos de tabuleiro? Então devias experimentar este... este... e este...
Porque o post inical é de alguém que já joga há algum tempo e portanto imagino que coisas como Azul, Splendor, Sagrada, que são bons jogos mas eu não gosto, já foram experimentados.
Portanto a minha sugestão é:
1) se tens um grupo por perto tenta juntar-te a uma mesa diferente (outras pessoas) pois se jogas sempre com os mesmos jogadores irás jogar o que eles gostam, e não exploras o palato;
2) outra opção é usares o ranking do BGG; eu sei o que muitos dirão... ah e tal mas nem sempre é verdade, há muitos bons jogos com mau ranking e vice-versa; pois, mas por isso falei primeiro na a opção 1. No caso do BGG usa a pesquisa avançada tens opções para escolher o tipo de jogo, tema, duração, etc... e como já tens alguma experiência em jogos poderás obter alguns resultados interessantes. Depois é ver quem tem esses jogos e tentas jogá-los.
goryon escreveu: joaojotta
em Quarta, 29/01/2020 - 11:52
.
.
A questão inicial não deixa grande espaço para dúvidas. Está a bold e tudo! (ler com o sotaque do Bruno Aleixo)
Se já joga há algum tempo ou não é irrelevante dada a quantidade/variedade de jogos que existem uma vez que o mesmo não parece referir quantos jogos tem e quantos têm os amigos. Há malta que joga sempre a mesma coisa e é feliz com isso. Eu jogo com o mesmo grupo há quase dois anos e há muita coisa "óbvia" que nunca experimentei. Muito devido ao facto de estarmos sempre a comprar mais coisas.
Se ele diz que jogam sempre à mesma coisa talvez seja por falta de variedade.
Como tu mesmo disseste, "coisas como Azul, Splendor, Sagrada, que são bons jogos mas eu não gosto". É a tua opinião e o Splendor foi referido por ti, apenas. Se ninguém tiver não saberão se gostam ou não.
.
Mas gostei das tuas sugestões e complemento: procura grupos de jogadores na tua zona. Abre um post, se for caso disso.
(inicialmente li a tua sugestão como se ele estivesse num local público daqueles onde fazem encontros)
.
.
P.S.: Não vejas isto como um ataque ou picardia - não foi assim que escrevi (já estou a precaver-me porque às vezes a malta fica ofendida).
Sou só eu a mandar mais paus para a fogueira, antes que apague. eheheh
Youtube • Twitter