Dungeon Keeper: It is Good to be Bad...

Retrato de PalaNolho

Saudações a todos.

 

Aqui estou eu para partilha mais um jogo que estou a desenvolver. O nome é Dungeon Keeper.

 

Alguns poderão reconhecer o nome, por é tambem um jogo de computador. É exactamente com base nele que estou a desenvolver o jogo de tabuleiro.

 

O jogo será para ser jogado por 2-4 jogadores. Cada jogador é um Keeper aprisionado no Abismo do Submundo. O portal para o submundo está novamente aberto e cada keeper vai fazer os possíveis por se conseguir libertar da sua prisão. Mas apenas 1 o conseguirá. Apenas o keeper que tiver mais dominio conseguirá libertar-se e ficar livre para causar o caos nas terras dos comuns mortais.

 

Mas os keepers não estão sós... vários herois vão tentar fechar novamente a portal para o submundo, condenando assim os keepers à prisão eterna. Não queremos que os lindos herois em armaduras brilhantes estraguem os planos dos nossos keepers pois não...

 

Os keepers poderão ir escavando tuneis, construindo salas, angariando mana e ouro, e atraindo criaturas do submundo para se juntarem à sua causa. O seu objectivo é destruit todos os portais por onde os herois se atrevem a entrar em busca da porta para o submundo e ao mesmo tempo juntarem todas as peças do talisman talisman do submundo, que os permitirá libertar das suas prisões.

 

O jogo é um misto de cardgame, com miniaturas e roles de dados, com gestão de dungeon e com muitas chapadas as criaturas.

Manual do Jogo: Dungeon Keeper - It is Good to be Bad v8.5.pdf

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Caros amigos. Antes de mais,

Caros amigos.

Antes de mais, obrigado por estarem a ler este blog. Se não fosse por pessoas como vocês, não valeria de muito estar a desenvolver estes jogos (tirando o facto de que me divirto a fazêlo :P )

Como ainda estou numa fase em que é facil de mudar e introduzir coisas, costaria da vossa opinião.

Que tipo de mecânicas gostariam de ver num jogo deste tipo?
Que tipo de "Acções" acham que eram interessantes de poder executar?
Que "pontos" gostariam de ver cobridos neste jogo?

Para quem já jogou Dungeon Lord e ficou desiludido pois o jogo não era o uqe estavam à espera, esta é a oportunidade para criarmos o verdadeiro Dungeon Keeper :)

Todas as sugestões/criticas são bem vindas.

Obrigado.

 

Queria contactar-te para

Queria contactar-te para falar sobre os teus protótipos mas não tens email para contacto disponível no teu perfil de user. Podes mandar-me email para helio.raARROBAclix.pt ?

DK - Manual v1.0 já está disponivel!!

Ora caros amigos estou de volta. E desta vez trago um manual comigo :D.

Já está disponivel o manual do meu Joguito do DK. podem consultar à vontade e já sabem, os comentários são sempre muito bem vindos. Só assim poderei enriquecer o jogo e melhorá-lo.

A próxima versão do manual já ira ter mais imagens ilustrativas.

Obrigado e até breve.

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Como grande fã que fui dos

Como grande fã que fui dos Dungeon keeper (e pelas regras vejo que fostes buscar as coisasao 2), espero vir a experimentar esse jogo!

E parece-me que cobriste todos os aspectos (embora alguns promenores parecem desnecessariamente complicados, mas só experimentando).

obrigado pelo feedback.

obrigado pelo feedback. Assim qeu tiver protótipo informarei :)

mas fala lá mais um pouco sobre esses promenores desnecessários, se não te importares.

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Ao ler as regras pareceu

Ao ler as regras pareceu que a parte da alimentação e pay day, embora estando no espirito do jogo em que as criaturas paravam tudo menos combate para ir a sala de tesouro, parece-me complicado exigir que as criaturas estejam a uma dada distancia da hatchery ou treasure room para as acções respectivas, e seria mt mais simples ser só necessário ter a comida e dinheiro sem contar distâncias (e mt mais rápido, pois deve perder-se mt tempo a ver se a distancia a que está cada criatura, e já imagino qd é preciso confirmar, ou o pessoal já esqueceu se viu aquela criatura em particular).

Quanto ao resto, só vendo, e espero ter essa oportunidade.

Está disponivel a versão

Está disponivel a versão 2.0 do manual do DK.

Fiz algumas alterações e coloquei mais algumas imagens.

Se alguem quiser fazer algum comentário sobre o jogo ou sobre as regras ,esteja à vontade, comentários ão sempre bons para melhorar o jogo :D

Obrigado.

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Onde?

PalaNolho escreveu:
Está disponivel a versão 2.0 do manual do DK.

 

Olá,

Também gostei do jogo original e estou curioso em saber como é que o estás a adaptar. Onde é que posso sacar este manual?

 

Obrigado,

David

se vires no post inicial

se vires no post inicial tens lá uma coisa que diz

Manual do Jogo:
Dungeon Keeper - It is Good to be Bad v2.0.pdf

já viste ? :)

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Mensagem

Olá

Mandaste-me uma mensagem mas como não tens email no teu perfil não te consigo responder da mesma maneira.

Achei as regras bem escritas e o sistema parece ter bastante potencial. Devias talvez tentar reduzir a complexidade e não ter medo de te afastar de certos pormenores que podem funcionar bem no PC mas em tabuleiro complicam demasiado.

 

Dito isto, não sou crítico profissional e confesso que não li as regras com muito rigor. Espero que não leves a mal :)

 

Boa sorte!

David

Tab Contacto

Podes enviar email pelo Tab Contacto no Perfil de qualquer utilizador do AoJ

No caso do Palanolho: https://www.abreojogo.com/user/96/contact

As minhas (In)definições no TuJogas.com

Herrar é umano.

Pois eu sei. O Dagoma já

Pois eu sei. O Dagoma já tinha dada uma sugestão que me parece boa, mas tenho de esperimentar primeiro para ver qual a melhor maneira para fazer a alteração.

Obrigado pelo feedback!! :D

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Citação: Devias talvez

Citação:
Devias talvez tentar reduzir a complexidade e não ter medo de te afastar de certos pormenores que podem funcionar bem no PC mas em tabuleiro complicam demasiado.

dpontes, já agora, podes especificar um pouco mais por favor?

Obrigado :)
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Beta Testing

Ora bem ...

O protótipo está pronto para ser testado. Agora só tenho de arranjar tempo...

Seguem algumas imagens de como vai ficar a versão final.

Parte de traz das cartas

Cartas de Spells

Cartas para mover as criaturas

Cartas para fazer summon de criaturas

Carta de mover criaturas e outras coisas mais cartas de chapadas

Cartas de Heroi (quando é preciso ver que herois entram em jogo)

Cartas de escavação (para ver que terrenos podem ser colocados em jogo)

Cartas de construção de armadilhas e salas

Contador para identificar quem contrala as salas

Contadores de dispisição das criaturas

bandeirihas para identificar o dono das criaturas e o nível das mesmas

Marcador para controlar o evento que ocorrem em cada dia

carta de criatura explicada

cartas de criaturas

camas para colocar nos Lairs

Room - Dungeon Heart (keeper verde)

Room - Casino 3x3

Room - Graveyard 4x2

Room - Hatchery 4x2

Room - Workshop 3x2

Room - Underworld Portal

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[Play Test] - Round 1... FIGHT !

Ora bem ... depois de uma boa luta para conseguir montar um protótipo do jogo consegui finalmente efectuar o 1ª Teste.


Éramos 2 a jogar e estivemos cerca de 12h a testar (lol). Na realidade a jogar mesmo só estivemos ai umas 7h e conseguimos fazer 20 turnos wiiii :D. Obviamente não acabámos o jogo, mas porque não quisemos. havia condições para um de nós sair vitorioso.


Conseguimos testar bastantes coisas até, tais como a mecânica de exploração, compra e utilização de cartas, ordens aos minions e imps, gestão de gold e mana e até deu para fazer um pequeno confronto.


Fomos fazendo ajustes ao longo do teste e no final surgiu uma lista de revisões a fazer. Uma das dificuldades que houve foi a lentidão de expansão devido às cartas que compunham o Digging deck e à velocidade a que conseguia-mos criar Imps. devido a isso não foi possível testar muitas salas. Na realidade apenas construímos Hatcheries, Lairs, Treasure rooms e Libraries.


Bom. Agora já foi feita a revisão e estou pronto para outra ronda :D


uma coisa que me pareceu bom, foi o facto de que apesar de termos estado tanto tempo a jogar, nunca tivemos aquela sensação de "porra .. estou farto disto .. isto não anda nem desanda..."


Acho que isso é bom porque pode querer dizer que se conseguir tornar o jogo mais fluido poderá realmente ser muito divertido jogá-lo. AH outra coisa fundamental... Descobrimos que se reproduzíssemos o barulho das chapadas cada vez que quietávamos as nossas pobres criaturas, o efeito era bastante mais interessante!! :D


Round 2 here we go!!

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[Play Test] - Round 2... FIGHT !

Ora bem... Mais um play test com progressos, desta em 9h.

As modificações que surgiram do ultimo pay test deram frutos, mas mesmo assim ainda é preciso fazer mais uns ajustes. As coisa estão a compor-se :D

  • Neste Playtest concluimos que o digging Deck é uma das peças chave mais importantes no jogo, se não A peça chave que faz mover o jogo. vou fazer mais uns ajustes para o arranque do jogo e expanção do terreno seja mais rápida e fluida
  • vou reduzir o taduleiro de 34x34 para 30x30 e os Dungeon Heart vão ficar nos cantos do tabuleiro. AH e vou remover também o Domitation tracker que está à volta do tabluleiro (com esta brincadeira consigo reduzir o tamanho do tabuleiro de 106x106 cm para 90x90 cm)
  • Agora que já conseguimos usar mais cartas dos vários decks vou fazer uma revisão sos mesmo.

Seguem algumas imagens da jogatana.


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Olá Palanolho, Parabéns

Olá PalaNolho,

Parabéns pelo jogo, parece que tem pernas para andar. Tens de o testar com 3 e 4 jogadores para ver se a dinâmica do jogo não fica afectada com isso Wink. Um dia gostava de experimentar!

 

Uma curiosidade: num protótipo que estou a desenvolver (Gemville), também uso aquelas pedras preciosas de plástico dos chineses!  

 

[Não há homens mais inteligentes FELIZES do que aqueles que são capazes de inventar jogos. É aí que o seu espírito se manifesta mais livremente. Leibniz]


«Não há homens mais felizes do que aqueles que inventam jogos» - adaptado de Leibniz

As pedrinhas do chines foi o

As pedrinhas do chines foi o maior achado que já alguma vez fiz... estou a adurará-las !!! :D

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 Eu também ;) O meu

 Eu também ;)

 

O meu jogo é baseado na estracção mineira, logo é mesmo aquilo que precisava! Tens pedras em 2 tamanhos: nesse que usamos, e ainda há outras do mesmo formato mas mais pequeninas. Thumbs Up Aliás, olhando melhor, tu usas das pequenas e eu das maiores :p

Nunca vais aos encontros a Lisboa? Se apareceres experimento o teu jogo Wink

 

 

 

[Não há homens mais inteligentes FELIZES do que aqueles que são capazes de inventar jogos. É aí que o seu espírito se manifesta mais livremente. Leibniz]


«Não há homens mais felizes do que aqueles que inventam jogos» - adaptado de Leibniz

O meu jogo ainda vai demorar

O meu jogo ainda vai demorar um bocadinho até o ir experimentar "com o publico". Queor ter a certeza que estou satisfeito com o resultado primeiro. Mas assim que tiver pronto, a comunidade do AoJ vai ser a primeira a experimentar de certeza :D

Por acaso não viste por ai pedrinhas daquelas ma amarelas, pois não ?....

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Há amarelas

Eu tenho pedras amarelas (Gold), mas são das grandes. Penso que não havia das pequenas, só das maiores.

 

Então afina lá o teu protótipo, para depois a gente experimentar Thumbs Up

 

 

[Não há homens mais inteligentes FELIZES do que aqueles que são capazes de inventar jogos. É aí que o seu espírito se manifesta mais livremente. Leibniz]


«Não há homens mais felizes do que aqueles que inventam jogos» - adaptado de Leibniz

eu saio tarde do trabalho e

eu saio tarde do trabalho e dou de cascais. Não é fácil aparece nos encontros de lisboa :(

mas podes aparecer nos da linha que são sempre numa 6ª feira :D

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Olha eu ali na foto

Olha eu ali na foto Cool

 

Quando é que estás livre para outro teste?

Nada a acrescentar aos comentários, agora quero é voltar a jogar para ver se está mesmo (ainda) mais rápido Evilgrin

 

Abraço

"Agora Escolha"

Ora bem... como estou muito indeciso e o jogo é para o consumidor e não para o produtor, seguem alguns tiles do jogo para quem quiser dar a sua opinião.

Escolham 1 de cada e se quiserem podem dar outras sugestões.

 

Obrigado

 

 

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As minhas escolhas

As minhas escolhas seriam:

 

Water - B1

Lava - A1

Path - A1

Rock - B2

Gems - A1

Gold - A1

 

se bem que acho que os paths e as rocks estão muito parecidos podendo criar confusão. Outro promenor que reparei é que alguns tiles não têm "continuidade". just my 2 cents :P

 

LT

hmmm mais ninguem tem nada

hmmm mais ninguem tem nada a dizer?

 

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[img]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=palanolho&numitems=5&header=1&text=none&images=small-fixed&show=random&imagesonly=1&imagepos=center&

 

Só conhecendo o jogo de

Só conhecendo o jogo de computador e avaliando o que é poderia sera mais visivel para o jogador. Acho que ficava bem assim:
Water - A1
Lava - B2
Path - A2
Rock - B2
Gems - A2
Gold - A2

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

water A2path A2gems A2lava

water A2
path A2
gems A2
lava B1
rock A1
gold A1

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Um tiro no

Um tiro no porta-aviões!!

A Fortaleza no Follow me on

Últimas jogatinas:

Negating the unforeseeable is utterly unrealistic, and scrambling to deal with problems is indeed a game skill.

LOL :D

Ora bem. PAra todos os que

Ora bem. PAra todos os que acham que este blog morreu e eu desisti da ideia do jogo ... ESTOU DE VOLTA!! :D

Tenho andado a fazer testes ao jogo e tem havido algumas mudanças (quem me tem ajudado que o diga hehehe).

 

Só para terem uma noção as regras já vão na mersão 6.1 e a ultima que disponibilizei foi a 2.0 :)

Em breve terei uma nova versão disponível para consultarem (se tudo correr bem .. será a definitiva!)

 

Andei também a fazer alguns melhoramentos nos grafismos e é isso que partilho agora convosco para vos adoçar a boca (... ou não).

 

 

 

Algumas imagens também do ultimo playtest

 

Cumprimentos.

 

 

Está com óptimo aspecto!

Está com óptimo aspecto! Sendo grande fã do jogo de PC aguardo com expectativa poder experimentar o teu projecto! Que tal trazeres para a LisboaCon?

É um dos objectivos. MAS

É um dos objectivos. MAS ainda não é desta.

 

Tenho de fechar alguns temas primeiro e um deles está relacionado com o tempo de jogo :\

 

Mas não desesperes!! Vou querer abrir os testes ao pessoal do Abre o Jogo assim que estiver confortavel/satisfeito com as regras :)

 

Obrigado!

 

Test #??????... perdi a conta

Boa noticias!

 

Ontem pela primeira vez conseguimos chegar ao fim de 1 jogo!! YEAH!!! Por isso, para quem tinha duvidas .. é possível :D

O teste foi feito com 2 jogadores apenas e demorou 5 horas. Contudo deu para perceber que o tempo de jogo diminuirá quando se jogar com 3 e 4 jogadores.

 

Apesar de ser possível jogar com apenas 2 jogadores, acho que oo jogo será muito mais divertido com 4. A razão é simples: o tempo de jogo será menor e o mais importante... haverá rapidamente muita trolha entre os jogadores :D

 

Foram feitas alguns ajustes às regras e já estão disponíveis (versão 7).

O próximo teste que fizer espero conseguir fazer com pessoal aqui da comunidade AoJ.

 

Alguém tem ideia de quando será a melhor altura para o fazer? (Convém ser durante o dia que à noite o pessoal já tem a cabeça cançada)

 

Isto era o estado do

Isto era o estado do tabuleiro no fim do jogo. Digam lá que se não está bonito :D

 

 

Ummm...

Porque é que um jogo a 4 ou 5 leva menos tempo que um jogo a 2????

Sérgio

Parece estranho não é?

Parece estranho não é? :)

isso é possível pois como há mais jogadores, em "conjunto" conseguem alcançar mais rapidamente as condições de End of Game.

 

 

comprovo!

A leve complexidade do jogo indica que qt mais pessoas houver a fazer o mal, maior será o mal produzido,

e mais depressa o grande mal chega! aka victory!

 

estou desejoso por jogar a 4 miguel!

Auuuuuu - Zékiéééééé!

Plublic Beta Test

Saudações a todos.

 

No seguimento do teste que fiz com sucesso a 2 jogadores, gostaria de fazer um teste a 4 jogadores e aberto a à comunidade do Abre o Jogo.

 

Gostaria de saber se há 3 ou 4 voluntários para testar isto no fim de semana (sábado ou domingo). O jogo deverá ter a duração aproximada de cerca de 5 horas.

 

O objectivo do teste é mostrar o jogo (obvio) e testar o desenrolar do mesmo com 4 jogadores.

Alguém está interessado?

 

Obrigado.

 

New Manual Version

Sobmeti a ultima versão das regras do Dungeon Keeper.

Estive a restruturar as regras de combate e a utilização dos dados. Creio que agora etá mais giro e menos cansativo.

 

Gostava de fazer umteste aberto ao público lá para janeiro, mas só consigo aos fins de semana. Alguém interessado?

 

Obrigado.

 

Manual actualizado.

Manual actualizado. v7.3

 

Rules Update

Manual actualizado (v7.4)

 

Link no post inicial

 

Manual actualizado

Manual actualizado (v7.5)

Ver link no post inicial

 

Informação

Irei fazer um playtest / demonstração do Dungeon Keeper no Leiria CON

Ainda tenho 1 ou 2 vagas disponiveis.

 

O jogo será sábado por volta das 14h. Se houver por ai algum interessado, que avise :)

Se não houver, também podem aparecer para dar uma vista de olhos.

 

Obrigado.

 

Mais um playtest feito.

Mais um playtest feito. Desta vez a 3 jogadores.

Está quase no ponto, mas ainda surgiram alguns inputs bem interessantes.

Obrigado Iago e Pombeiro

 

Poderão ver algumas imagens aqui -> Comment

 

 

LeiriaCON 2011 - Playtest

Foi feito um playtest na LeiriaCON 2011 que a meu ver correu bem.

O meu obrigado a todos os que participaram. Graças a vocês um dia este jogo poderá ser degustado por muita gente :)

 

Ficam algumas fotos.

 

 

Dois Pedidos e uma oferta lol

Fiquei com uma excelente impressão do jogo pelo que vi de raspão no Leiria Con 2011.

Gostava de saber duas coisa:

1 - Lista de componentes do jogo?

2 - Para quando a disponibilização de uma versão que possamos jogar?

Gostava bastante de experimentar o jogo, por isso quando for feito um próximo playtest, gostava de entrar.

Já agora, e como é um projecto que gostava de ver a sair para a rua e que vejo ter grande potencial, gostava de me oferecer para fazer a revisão do texto tanto do manual como dos componentes.

Qualquer ajuda que seja preciso nesse aspecto, podem contar comigo.

Não imaginas a alegria que

Não imaginas a alegria que esse coomentário me dá :D

 

Neste momento estou a fazer umas alterações aos componentes e às regras com base nos inputs que obtive da CON

por isso o manual que está neste momento disponível neste blog (no post inicial) está um pouco desactualizado mas não muito. Por isso se quiseres podes ir lendo esse.

 

Lista de componentes ainda não tenho a total (pois estou a fazer ajustes) mas pelo manual dá para ter uma ideia.

 

Quando for fazer o proximo teste informarei concerteza !

 

Obrigado :)

 

Manual actualizado

Manual actualizado (v8.0)

Ver no post inicial.

 

Manual Actualizado v8.2

Nova versão do manual (v8.2)

Disponível no topico inicil ou aqui

 

Muito bem, está

Muito bem, está bonito!

Ainda comecei a ler mas perdi-me, pois sem ter as peças e as cartas na mão e sem ter jogado ou visto jogar é complicado perceber, e olha que eu gosto de jogos complicados!

Quanto muito da parte que eu ainda li, diria que era bom tentares diminuir ou simplificar a pontuação final. Sobretudo os pontos negativos, pois acho que penalizar por não ter um tipo de sala ao mesmo tempo que se dá pontos por ter as salas é superfulo (fazes um ou outro), e além disso penaliza quem tentar enverdar por um tipo de estratégia diferente e obrigada no fundo toda a gente a construir a mesma coisa em todos os jogos, e em jogos extensos acho interessante - e diria mesmo importante - possibilitar que as pessoas acabam com construções muito diferentes (no caso deste jogo, que os jogadores acabem com salas e criaturas diferentes uns dos outros), a além disso se as salas existem é porque devem ser importantes por alguma coisa, por isso além de se perder (ou arriscar-se sem elas) durante o jogo por não as ter ainda no fim, mas como disse só mesmo jogando para perceber como é que funciona tudo junto. E sou gajo para ir ao encontro da linha só para experimentar!

E uma pequena gralha: quando dizer que o primeiro jogador passa para o próximo jogador, tens de especificar quem é o próximo (esquerda, direita, o jogador com menos pontos, etc.).

 

Thanks !! :) Vou rever isso

Thanks !! :)

Vou rever isso das pontuações quando chegar a casa.

Na 6ª passada estive a testar lá no encontro semanal dos umbigos :)

 

Agora estou À espera das peças para fazer as bases tipo heroclix para as miniaturas.

A ver se o próximo teste já dpa para fazer a contagem correcta da vida das criaturas.

 

(alguém sabe onde arranjo uma caixa grande ... tipo descent? lol)

 

 

 

Saudações. Segue aqui a

Saudações.

Segue aqui a ultima criação para o jogo. O Players Aid.

 

 

uau

Já? Isso é que foi trabalhar no fim-de-semana! Parecem muito bons.

 

Há 10 tipos de pessoas: As que sabem binário e as que não sabem.

Na realidade foi no domindo

Na realidade foi no domindo ... entre um filme e outro lol :)

 

 

playtest 23-04-2011

Ora então ficam aqui umas fotos do playtest que foi feito no ultimo semanal da linha

 

Players Aid for Evilness

Ora bem...

Aqui fica o players aid para ajudar os jogadores durante o jogo.

É um folheto frente e verso.

 

 

 

Nova versão do manual

Nova versão do manual disponível (v8.4)

Podem fazer download no topico inicial ou então aqui

 

Revisão

Boas. Parabéns por mais uma versão. É sempre bom saber que as coisas vão andando bem.

Já sabes, quando quiseres que seja feita uma revisão geral do texto é só pedir :)

Então e testar o jogo aqui para os lados do Oeste? Para quando?

Define Oeste... :)  

Define Oeste... :)

 

Oeste pros lados de Caldas

Oeste pros lados de Caldas da Rainha, Óbidos, por aí...

ui... isso tinha mesmo de

ui... isso tinha mesmo de ser combinada :S

 

Não é aqui propriamente ao meu lado :) mas....

 

Playest

Ora aqui ficam algumas imagems do ultimo playtest :)

 

 

Quem não tem cão ... caça com gato...

Ora bem ... como as miniaturas de heroclix saia muito caro (poruqe precisava de muitas) e alem disso as bases torativas eram maiores do que os tiles do jogo ... resolvi fazer as minhas próprias bases rotativas para contabilizar a vida dos herois e minions

 

Rules Update

Nova versão das regras disponível (v8.5).

 

Ver no tópico principal ou aqui