Conan: Hyboria's Fiercest, Finest, Fallen

Retrato de MGBM

O mundo da Era Hyboriana está repleto de culturas variadas e de heróis. Estes livros são feitos para os heróis.

Quase todas as linhas de RPGs acaba por ter livros dedicados aos jogadores. Os três livros Hyboria's Fiercest, Finest e Fallen são dedicados aos jogadores, são centrados somente no jogador. São o player's guide deste mundo.

Estes livros são basicamente muito crunch e pouco fluff.

Não vou fazer um review de livro a livro já que eles seguem o mesmo padrão, em vez vou falar dos factores mais importantes dos livros.

Para começar, o Hyboria's Fiercest fala sobre Barbarians, Borderers e Nomads. O Finest sobre Nobres, Scholars e Soldiers. O Fallen fala sobre Temptresses, Pirates e Thiefs.

A maior alteração que estes livros contém é no Fallen, com a introdução duma nova classe, a Temptress. É uma favoured class para mulheres, embroa os homens possam tomar também esta classe como Tempters. Basicamente uma Temptress é uma mulher que está contra a sociedade onde vive e rebela-se, indo contra os valores da sociedade. A partir dai, ela pode-se tornar muita coisa, embora imagens de Shemitas de longs cabelos brancos com vestimentas finas e reveladoras também é verdade para Temptresses. A Temptress acaba por ser uma classe muito interessante de jogar, fisicamente a mais fraca, mas com special abilities poderosas, abilidades essas que permitem manipular as pessoas com facilidade. No fim, gostei, é uma classe que é fiel ao espirito de Howard e das estórias de Conan.

Todos os livros começam com uma overview do que as diferentes culturas encaram as classes existentes. Como os Aquilonianos veêm os barbarians, como os Shemitas tratam os Nomads, etc. É o unico fluff dos livros e é muito bom para dar uma ideia ao jogador de como é que o sitio onde está o PC do jogador pensa dele.

Os próximos capitulos são variados conforme o livro, mas quase tudo tem algo em comum, são tudo regras feitas para aumentar o potencial dos PCs. Desde sacrificar CON para ganhares pontos em STR até novos spells até ao código de honra dos Thiefs, está tudo cá para provicionar uma boa ideia de como as mecânicas funcionam para diferente classes. No fim, ajuda bastatante as classes e ajuda o jogador a fazer o PC dele muito mais interessantem e com mais possibilidades de jogar melhor e fazer actos heróicos.

O último capitulo são multiclass variants. Como o Bounty Hunter, ou o Pride of the Nomads, ou a Black Widow. Em Conan, multiclassing não só é fácil, é abertamente encorajado a ser feito, tal como nas estórias. Os multicass variants são fixes porque dão boas ideias para quem quiser fazer personagens fora do normal. Mais, não é só uma amalgama de 2 classes, neste capiptulo cada variante tem varias paginas dedicadas a si com special abilities especificas somente a essa variante. É quase como se fosse uma classe nova, mas é multiclassing. Gostei muito deste capitulo e deu-me grandes ideias para as minhas sessões.

Presumo que para um GM estes livros não serão tão interessantes como serão para um jogador, e é aos jogadores que estes livros são feitos. Eu gostei, são de boa qualidade e claros no seu conteudo. Recomendo muito vivamente para quem é jogador de Conan e quer aumentar o potencial do seu PC.

O nota é para os três juntos.

17 de 20