Jericho - as trombetas de Jericó!

Retrato de pringi
tumbnail

Jericho

 

Este jogo é baseado na Bíblia. Para ser uma crítica histórica aqui ficam os versículos onde o jogo é baseado.

"Josué 6:15-20 E sucedeu que, ao sétimo dia, madrugaram ao subir da alva, e da mesma maneira rodearam a cidade sete vezes; naquele dia somente rodearam a cidade sete vezes. E sucedeu que, tocando os sacerdotes pela sétima vez as buzinas, disse Josué ao povo: Gritai, porque o SENHOR vos tem dado a cidade. Porém a cidade será anátema ao SENHOR, ela e tudo quanto houver nela; somente a prostituta Raabe viverá; ela e todos os que com ela estiverem em casa; porquanto escondeu os mensageiros que enviamos. Tão-somente guardai-vos do anátema, para que não toqueis nem tomeis alguma coisa dele, e assim façais maldito o arraial de Israel, e o perturbeis. Porém toda a prata, e o ouro, e os vasos de metal, e de ferro são consagrados ao SENHOR; irão ao tesouro do SENHOR. Gritou, pois, o povo, tocando os sacerdotes as buzinas; e sucedeu que, ouvindo o povo o sonido da buzina, gritou o povo com grande brado; e o muro caiu abaixo, e o povo subiu à cidade, cada um em frente de si, e tomaram a cidade."

Jericho é um jogo de cartas extremamente simples. As suas regras são também muito curtas (nem metade de uma folha A4). É daqueles jogos que se pode jogar até mesmo de madrugada, quando os últimos resistentes de um serão de jogos não querem ainda partir. E depois é dizer: é só mais um! Laughing

Cartas JerichoJericho é um jogo muito competitivo, onde se pode, basicamente, lixar os outros, para poderemos ter o muro mais comprido de uma determinada cor(es). Podem jogar de 3 a 5 jogadores e cada partida joga-se bastante rápido (menos de 10 minutos)

O jogo é composto por cartas com representações de muros de diversos tamanhos e de várias cores. Ao todo existem 5 cores. Cada carta tem um número, que representa o tamanho da secção do muro. O objectivo de cada jogador é ter o muro mais comprido de uma ou mais cores, para poder assim pontuar.Carta de Contagem

Cada partida é jogada em 3 turnos. São dadas 7 cartas a cada jogador ao início. No início de cada turno cada jogador tem de dar uma carta da sua mão para o abastecimento. Este abastecimento serve para no fim de cada turno, dar pontos aos jogadores com os muros mais compridos de cada uma das cores.

O jogo é então jogado até uma carta de contagem aparecer. Existem 3 cartas de contagem. Estas cartas estão no meio do baralho de biscar. Para se ter uma distribuição justa destas cartas fazem-se 3 montes, cada um contendo uma destas cartas. Baralha-se então os montes, dando aleatoriedade quanto à paragem para contagem. Os 3 montes são depois juntos, e está-se pronto para jogar.

Mecânica de jogo

Cada jogador joga à vez. Na sua vez de jogar o jogador pode efectuar uma das seguintes acções:

  • Jogar uma carta de muro - O jogador tem à sua frente um espaço onde pode colocar cartas de muro de várias cores. Como existem 5 cores o jogador tem hipótese de construir 5 muros de cores diferentes. O objectivo do jogo é ter os muros mais compridos de uma ou mais cores. Convém ver os muros dos adversários, para saber qual o comprimento de cada um e saber que cartas se devem jogar ou guardar. Quando joga uma carta de muro de uma dada cor, o jogador, ou inicia uma nova construção de muro da cor da carta se ainda não tiver nenhuma já jogada à sua frente, ou prolonga um muro já existente da cor da carta que vai jogar. Atenção que as cartas de valor 1 contam no final como uma moeda de ouro se presentes nos muros.Trombeta

  • Jogar uma carta trombeta - Esta carta permite retirar uma carta do muro dos jogadores (incluindo ele próprio), que tenha o maior valor de uma dada cor (anunciada quando a trombeta é jogada) presente nos muros dos jogadores. Isto pode afectar vários adversários ao mesmo tempo e inclusive o próprio jogador. As cartas retiradas vão para o abastecimento. A trombeta é colocada no muro com a cor anunciada (se o jogador não tiver nenhum muro da cor referida, a carta trombeta vai para o abastecimento). Não se pode ter muros só com trombetas. Se isto acontecer o muro inteiro vai para o abastecimento.

     

  • Juntar uma carta ao abastecimento - Pode-se usar esta acção quando é do interesse do jogador pontuar, sabendo que já tem o muro mais comprido da cor da carta que vai juntar ao abastecimento.

Depois de efectuar uma das 3 acções, retira uma carta do baralho de biscar.

Assim que sair uma carta de contagem o jogo pára para se realizar então a contagem e distribuir o abastecimento pelos jogadores com os muros mais compridos de cada cor. Quando sair a 3ª carta de contagem o jogo termina.

Contagem

 

 

 

Para realizar uma contagem efectuam-se os seguintes passos:

  1. Moeda de OuroPega-se no abastecimento e separam-se as cartas por cores. As cartas trombeta são retiradas do jogo e não contam.

  2. Para cada uma das cores presentes no abastecimento, verifica-se quem é que tem o muro mais comprido. Para tal somam-se os números das cartas presentes nos muros (por cor).

  3. As cartas do abastecimento (por cor) são distribuídas pelos jogadores com o muro mais comprido de cada cor (isto é, da cor do abastecimento que se está a distribuir). Estas cartas que vêm do abastecimento e contam cada uma como uma moeda de ouro e são colocadas viradas para baixo perto do jogador.

A seguir volta-se ao inicio do turno, isto é cada jogador retira uma carta da sua mão e coloca-a no abastecimento. O jogo recomeça a seguir ao jogador que retirou a carta de contagem.

Contagem final

 

 

 

Na contagem final, isto é, depois de sair a 3ª carta de contagem, procede-se de modo igual à contagem intermédia. Contudo, na final, depois de distribuídas as cartas do abastecimento, os jogadores retiram dos seus muros todas as cartas com o valor 1 dos seus muros. Cada uma destas vale uma moeda de ouro.

Cartas de cor

Vencedor

 

 

 

No fim do 3º turno, o vencedor é aquele que tiver mais moedas de ouro acumuladas.

 

Conclusão

 

 

 

 

Jericho é um jogo muito rápido e divertido. Obviamente que cansa ao fim de alguns jogos, se jogado muitas vezes seguido. Contudo é um bom jogo quer para introduzir novas pessoas nos jogos de tabuleiro/cartas, quer para quando não se tem muito tempo e se quer jogar uma coisa simples e boa, ou para desanuviar depois de um jogo que tenha durado 3 ou 4 horas e precisa-se de ganhar fôlego para mais outro jogo comprido.

Jogo completo

 

Mais informações em:

http://www.boardgamegeek.com/game/21709 

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

Força Belém

Força Belém :) 

----------
Priskus