18AL - Uma Review

Retrato de DalimThor

 

18AL como um jogo de introdução aos jogos conhecidos por 18xx funciona realmente bem, suavizando a entrada aos novos jogadores.

 

Com um mapa mais pequeno os jogadores inicialmente iram tentar evitar encontrarem-se mas rapidamente “conflitos” emergem em todo o lado facilmente tornando a vida de alguns um inferno ou então mantendo a companhia em “check” com ganhos baixos o que neste jogo vai dar ao mesmo.

 

 

Devido ao jogo ser Print & Play falar sobre os componentes é um bocado irrelevante porque cada um irá fazer da qualidade que achar melhor ou melhor conseguir, tornando cada um diferente do outro todavia o que eu consegui jogar era excelente com um grafismo extraordinário dando um pouco (ou muito :p) mais de cor do que os originais ou outros 18xx.

 

A forma como o mercado de acções funciona foi diminuída em termos de dificuldade e é agora bastante simples e funcional, existem apenas 2 opções ou a companhia fica com o dinheiro ou é dividido pelos jogadores, e de acordo com isso as acções descem ou sobem (preço individual de cada uma). Quando não há acções de determinada empresa a venda no mercado a companhia avança 1 espaço na vertica na tabela (traduzindo-se num aumento do valor das acções). Infelizmente há uma regra que nos impede de ter mais de 12 acções no total, mas se uma companhia estiver no amarelo (indicando que se trata de uma acção de baixo valor) então essas acções não contam para o total de acções na carteira do jogador.

 

 

A melhor regra na minha opinião e provavelmente a que é capaz de causar mais dano aos jogadores é que se uma empresa não tiver dinheiro suficiente para comprar um comboio então o dono dessa empresa tem de entrar com o que falta do seu próprio bolso, claro que se isso acontecer e o jogador não tiver o dinheiro isto causa o fim do jogo, devido ao número de comboios ser bem pequeno isto pode acontecer rapidamente se não se tiver com atenção.

Outra possibilidade para o fim de jogo é o banco ficar sem dinheiro dado que ele começa com 8000$ no início do jogo.

 

A parte de construção é igual, pode-se por até 1 linha grátis( ou pagando o custo que se encontra no mapa) mas com a diferença estratégica que agora os jogadores querem passar pelas vilas uma vez que não contam como um ponto de paragem mas mesmo assim ainda nos dão o belo dinheiro que andamos a procura.

Uma mudança significante e uma das grandes razões que fazem este jogo pequeno em termos de horas de jogo é que há menos comboios no mercado para a compra, havendo apenas 2 de 5, um de 6 e um de 7, isto pode causar o enferrujamento de comboios em mais que uma companhia se não se prestar atenção.

 

Conclusão:

18AL é um belo jogo capturando na totalidade o sentimento da série 18xx, e como bónus pode ser jogado quando o tempo não está muito a nosso favor ou simplesmente para atrair novos fans para a série. Na minha opinião peca pelo tamanho do mapa mas isso deve-se ao facto de eu preferir mapas grandes mas sem os espaços vazios a olhar para nós (Railroad Tycoon, Conquest of the Empire, etc). Um outro ponto a favor é que houve um melhoramento no grafismo da parte de um user do BGG o Koryo dando assim outro tipo de prazer ao jogar este jogo porque tal como na cozinha os olhos também comem.

 

PS:

Queria agradecer ao Koryo e ao endou_kenji por me permitirem o uso das fotos deles e ao Firepigeon que se tá a tornar num expert a construir os jogos por me mostrar este jogo.

 

A review original pode ser encontrada aqui