Pengoloo

Retrato de Abruk

Pengoloo

Sinopse:

Neste jogo infantil os jogadores têm por objetivo conseguir descobrir 6 pinguins. O primeiro a conseguir fazê-lo ganha o jogo, mas para isso é necessário ter boa memória!

Como se joga:

No início do jogo tapam-se os 12 ovos coloridos com os 12 pinguins. Colocam-se os pinguins no centro da mesa e distribui-se uma régua (iceberg) pelos jogadores. O iceberg tem números de 1 a 6. Cada jogador coloca o seu iceberg à sua frente.

pic330693_md

Image Blue Orange

Na sua vez os jogadores lançam os 2 dados e em seguida tentam descobrir os ovos dessas cores, destapando dois pinguins. Todos os jogadores tem de poder ver os ovos revelados para poderem confirmar se as cores dos dados coincidem ou não.

  • Se não encontrar nenhum ovo, recolocam-se os pinguins sobre os ovos e passa a vez ao jogador da esquerda;
  • Se encontrar apenas um ovo, o jogador coloca-o no seu iceberg tapando-o com o respetivo pinguim. A vez passa para o jogador à sua esquerda;
  • Se encontrar dois ovos, o jogador coloca-os no seu iceberg tapando-os com os respetivos pinguins e jogando outra vez.

O primeiro jogador a conseguir colecionar 6 ovos ganha o jogo!

pic1849809_md

Image Kat A.

Com crianças mais velhas podemos jogar uma variante em que é permitido destapar os pinguins já colecionados nos icebergs dos adversários além dos do centro da mesa, e caso se acerte nos já “colecionados”, é possível “roubá-los”.

Mantém-se a necessidade de colecionar 6 ovos para ganhar o jogo.

Conclusões:

Pengoloo é um pequeno jogo para crianças ainda idade pré-escolar e está cheio de coisas boas para as ajudar a “crescer” e desenvolverem o seu raciocínio, por isso, Pengoloo é muito mais que um jogo é um instrumento de aprendizagem lúdico!

O material do jogo é excelente! As regras são simples e facilmente se ensinam aos pequenotes.

O jogo é muito divertido e de forma bem simpática trabalhamos a área da memória de curta duração assim como o reconhecimento das cores (com crianças mais pequenas), além disso o jogo trabalha as áreas da concentração e da associação de quantidade à noção de número.

Um jogo que recomendo vivamente a famílias com filhos em idade pré-escolar!

JE