Flip a Bird

Retrato de Abruk

Sint-FaB

Sinopse:

Em Flip a bird os jogadores vão jogar cartas de pássaros para centro da mesa, umas com os número visíveis e outras ocultas, até que alguém duvide da quantidade legal de cartas de pássaro jogadas para a mesa. Nesse momento confirma-se se esse número é legal ou não e em função das escolhas de cada um, distribuem-se as cartas aos que melhor apostarem.

Como se joga:

⇒ Setup
No início cada jogador recebe uma carta de aceitação (verde) e outra de negação (vermelha).
As restantes cartas baralham-se (pássaros e cartas especiais). As cartas têm dois tipos de verso que serve para indicar se os jogadores podem jogar as suas cartas visíveis para os restantes jogadores ou não.
Depois distribuem-se 2 cartas a cada jogador com as quais começam a jogar. As restantes cartas formam um monte de bisca de face oculta.
⇒ Desenvolvimento do jogo
No seu turno cada jogador começa por biscar a carta do topo do baralho comum e em seguida pode optar entre:

  1. Jogar uma carta da mão;
  2. Reclamar que pássaros a mais na linha.

Para jogar uma carta da mão é preciso primeiro observar a carta que está no topo do baralho comum e verificar se tem uma gaiola aberta ou fechada, isso determina se coloca a sua carta com a face visível (Gaiola Aberta), na linha de cartas que se forma no centro da mesa, ou com a face oculta (Gaiola Tapada). Em seguida é a vez do próximo jogador.
pic2662830_md
Se optar por reclamar pelo número de pássaros na linha, o jogador tem de ter em conta a seguinte tabela, que indica o número de pássaros permitidos na linha em função do número de jogadores:
Ref_FaB
O jogador que opta por reclamar coloca a sua carta vermelha com cruz (Rejeição) à sua frente e, o jogador à sua direita coloca obrigatoriamente a sua carta verde com símbolo de visto (Aceitação) à sua frente.
Todos os jogadores escolhem uma carta de aceitação ou rejeição e colocam-na à sua frente sem a revelar. Contam até três e revelam as suas cartas em simultâneo.

  • Quem escolhe a carta de aceitação (verde) acredita que o número de pássaros na linha está dentro do intervalo permitido (ver tabela de referência em cima);
  • Quem escolhe a carta de rejeição (vermelha) não acredita que o número de pássaros na linha esteja dentro do intervalo permitido (ver tabela de referência em cima).

Depois de todos emitirem a sua opinião com as cartas, as cartas da linha de pássaros cujos valores estejam ocultos revelam-se agora. Avaliam-se os poderes das cartas especiais (explicadas nas regras do jogo) e contam-se o número de pássaros das hipotéticas alterações. A cor dos pássaros não tem influência na contagem dos pássaros, são todos pássaros só que espécies diferentes!
pic2662829_md
Se os que rejeitaram (carta vermelha) acertarem, ou seja, há mais pássaros na linha do que o permitido, podem tirar uma carta de pássaro de cada vez para si, começando pelo jogador que reclamou e seguindo no sentido oposto ao dos ponteiros do relógio até que não haja cartas (mesmo as cartas especiais e as anuladas por estas, estão disponíveis para recolher).
Se os que aceitaram (carta verde) acertarem, ou seja, o número de pássaros na linha está no intervalo permitido, podem tirar uma carta de pássaro de cada vez para si, começando pelo jogador que jogou carta pela última vez e seguindo no sentido oposto ao dos ponteiros do relógio até que não haja cartas (mesmo as cartas especiais e as anuladas por estas, estão disponíveis para recolher).
Todas as cartas conquistadas são guardadas à frente de cada jogador com a face oculta e podem ser consultadas sempre que os jogadores quiserem.
Depois começa-se uma nova linha de cartas pelo jogador que desencadeou a paragem do jogo.
Todas as cartas visíveis na linha
Quando todas as cartas na linha estão visíveis e um jogador tenha de jogar carta com face visível que ultrapasse o número de pássaros permitido pelo intervalo, esse jogador descarta toda a linha e começa uma nova.
⇒ Fim do jogo
Assim que a última carta do baralho é biscada, as cartas passam a ser colocadas na linha com a face oculta. O jogo termina logo após um jogador reclamar durante essa ronda.
Se os jogadores ficarem sem cartas na mão durante a última ronda, essa linha de cartas não é avaliada.
As cartas de pássaros ganhas durante a partida são agora contabilizadas:

  • Um set de cartas (azul, verde, amarelo e vermelho) vale 10 pontos [o valor do pássaro não interessa para efeito de completar um set!];
  •  Cada carta especial vale 2 pontos;
  • Cada carta de pássaro que não complete um set vale 1 ponto.

Avaliação:

Flip a Bird é um pequeno jogo de cartas de boa qualidade e com uma ideia simples e divertida.
É um jogo de dedução e cálculo onde o bluff joga um papel considerável. A principal caraterística deste pequeno filler é o bom ambiente que cria em redor da mesa.
Um bom jogo de cartas, simples e fácil de explicar e entender que serve bem o propósito de introduzir novos jogadores e/ou jogar com crianças e adolescentes.