Six MaKING
Sinopse:
Six MaKING é um jogo abstrato para 2 jogadores, onde estes têm o objetivo de formar uma pilha de seis ou mais discos. Em função do tamanho das pilhas de discos os seus movimentos replicam o de determinadas peças do xadrez.
Como se joga:
⇒ Setup
No início coloca-se o tabuleiro de 5×5 no centro da mesa.
Cada jogador recebe a totalidade dos discos de uma cor. Define-se quem começa.
O tabuleiro começa vazio. Os jogadores vão jogando alternadamente o seu turno, e podem escolher uma de duas ações:
- Colocar um disco no tabuleiro;
- Mover uma pilha ou parte dela.
1. Um jogador pode colocar apenas um disco da sua área de jogo numa casa vazia do tabuleiro.

Image Kiss Tamas
2. Um jogador pode mover uma pilha de discos no tabuleiro. Uma pilha move-se sempre para cima de outra pilha e nunca para um espaço vazio.
→ O movimento da pilha obedece sempre ao correspondente movimento do xadrez:
- 1 disco – (peão) – move-se na vertical ou horizontal (nunca na diagonal) para a pilha adjacente;
- 2 discos – (Torre) – move-se na vertical ou na horizontal para a primeira pilha do seu percurso;
- 3 discos – (Cavalo) – move-se saltando, formando um L, para cima da pilha da casa de chegada;
- 4 discos – (Bispo) – move-se na diagonal para a primeira pilha do seu percurso;
- 5 discos – (Rainha) – move-se na vertical, horizontal ou diagonal para a primeira pilha do seu percurso;
→ Um jogador pode mover uma pilha inteira ou apenas parte dela. No caso de se mover parte dela, os discos são sempre retirados do topo, e o movimento é sempre o correspondente ao número de discos que a pilha tinha antes de ser dividida.

Image Corina AC
→ Um jogador pode mover pilhas de ambas as cores. A cor do disco do topo define a cor dessa pilha, mas não qual o jogador que a controla.
→ Regra do K.O.: é proíbido executar uma ação que conduza à mesma posição das peças no início do turno anterior. Por outras palavras, o movimento do jogador anterior não pode ser revertido.
Fim do jogo
O jogo termina logo após o turno em que um dos jogadores consegue construir uma pilha com 6 ou mais discos. A cor do disco do topo dessa pilha define o vencedor!

Image Jozsef Hadju
Há uma versão mais complexa chamada Sixth MaKING. Nessa versão o jogo termina quando um dos jogadores conseguir 6 Pontos de Vitória (PV). Quando um jogador faz uma pilha de 6 ou mais discos, retira-a do jogo e distribui esses discos pelos jogadores respetivos. O jogador cujo disco estava no topo dessa pilha ganha 1 PV. O primeiro a chegar aos 6 PV ganha!
Avaliação:
Six MaKING é um abstrato com componentes muito bons, um tabuleiro em madeira, uma caixa de cartão muito grosso e um design muito sóbrio. Regras simples que se lêem em 5 minutos e se explicam em 2!
Para os amantes de jogos abstratos Six MaKING é uma excelente fusão entre o clássico Xadrez e a inspiração dos jogos abstratos modernos, um exercício muito bom na fusão dos conceitos. Há uma enorme variedade estratégica e a sua simplicidade tornam-o num excelente jogo de torneio, encontros mensais e até uma excelente ferramenta didática.
Em suma, se acham o xadrez um excelente jogo mas gostariam de o jogar num pacote mais light sem perder todo o seu sabor, este é o jogo! Como diz o subtítulo do jogo: “Não é xadrez, é mais divertido!“.
- Clique Iniciar Sessão ou registar-se para colocar comentários
- 838 leituras