Contrast

Retrato de Abruk

Sint-Contrast

Sinopse:

Cada jogador tem 6 cartas com 12 símbolos (2 por carta) referentes a cores e caraterísticas de objetos/animais/… No centro da mesa haverá uma carta com uma ilustração. Em simultâneo os jogadores vão escolher uma das suas cartas de símbolo que melhor descreva esse objeto. O símbolo escolhido pela maioria (mas não unanimidade) ganha uma ponto. Depois de todas as cartas jogadas ganha quem tiver ganho mais pontos.

Como se joga:

⇒ Setup

Cada jogador recebe um conjunto de 6 cartas de símbolos com o dorso na cor que escolher.

contrast_matos25.png

Image Pink Monkey Games

Todos os jogadores baralham essas 6 cartas e revelam 2 à sua frente (símbolo visível). As outras 4 ficaram na mão do jogador e disponíveis para jogar nessa ronda.

Baralham-se as cartas de imagens e colocam-se no centro da mesa. Como as cartas têm imagens nas duas faces, não importa qual o lado que fica virado para cima.

Atenção antes de começar o jogo retiram-se cartas de imagem do jogo em função do número de jogadores:

  • 2 jogadores – tiram-se 30 cartas;
  • 3 jogadores – tiram-se 26 cartas;
  • 4 jogadores – tiram-se 22 cartas;
  • 5 jogadores – tiram-se 18 cartas;
  • 6 jogadores – tiram-se 14 cartas;

⇒ Desenvolvimento

Os jogadores escolhem em simultâneo uma carta da mão, e colocam-na com o desenho do símbolo virado para baixo, junto da imagem que está no topo das cartas de imagens.

O objetivo é que o símbolo mais próximo da imagem seja o que mais jogadores escolham como o mais identificador dessa imagem.

contrast_mes2

Image Pink Monkey Games

O símbolo escolhido pela maioria dos jogadores dá 1 ponto a cada um deles. Todos esses jogadores tiram 1 carta do topo do baralho das cartas de imagem.

Atenção: pode haver duas maiorias com símbolos diferentes na mesma ronda, por exemplo: a 4 jogadores pode dar-se a situação de haver 2 quadrados e 2 verdes, neste caso todos ganham 1 ponto!

contrast_mes3

Image Pink Monkey Games

Assim que todos os jogadores menos um tenham colocado a sua carta, todos começam a fazer uma contagem decrescente a partir de 3 para que o último jogador jogue a sua carta, se não o fizer a tempo, fica fora da ronda!

Se todos os jogadores escolherem o mesmo símbolo, ninguém ganha pontos e a imagem é retirada do jogo.

Em seguida todos os jogadores colocam a carta de símbolo que acabam de usar do lado direito das duas cartas visíveis que estão à sua frente. Depois retiram a carta de face visível mais à esquerda e colocam-na na mão, ficando novamente apenas 2 cartas de símbolo visíveis à sua frente.

 

Pode começar uma nova ronda para a carta de imagem que se encontra agora no topo do baralho de cartas de imagem.

⇒ Fim do jogo

O jogo termina quando o baralho de cartas de imagem se esgotar! Se não houver cartas para dar a todos os jogadores que tenham ganho um ponto nessa ronda, podem usar-se as cartas que foram colocadas na caixa.

Quem tiver acumulado mais cartas de imagem (pontos) ganha a partida!

Variante Expert

No modo Expert em vez de se revelarem 2 cartas de símbolo, revelam-se 3 cartas. Os jogadores terão apenas 3 cartas na mão!

Variante 2 jogadores

A dois jogadores o jogo joga-se em modo cooperativo.

Os jogadores ganham 1 ponto sempre que escolham o mesmo símbolo. Ganham a partida se fizerem 22 pontos ou mais.

Avaliação:

Dentro desta pequena caixa moram belíssimas ilustrações, bem na linha da escola francesa de ilustração. Contrast tem regras simples, é um jogo para jogar em família e com amigos, de preferência quando somos muitos!

Este pequeno jogo de cartas tem o mérito de reunir todas as gerações numa atmosfera agradável e descontraída.

É fácil encontrar semelhanças deste jogo com Dixit, mas é suficientemente diferente para merecer o seu espaço, além disso, não precisa de muito!

Há qualquer de coisa de “batalha” psicológica entre os jogadores numa partida de Contrast, algo próximo de leitura mental ou antecipação das escolhas dos adversários em função do conhecimento das suas personalidades.

Em suma, um jogo para ser jogado em família durante o fim de semana ou após as refeições, em jeito de sobremesa! Uma caixinha pequena, barata e com uma ideia honesta e aprazível.