Touria

Retrato de Abruk

Sint-Touria

Sinopse:

Touria transporta-nos para um reino imaginário, onde as torres dançam, e onde os jogadores procuram convencer a jovem princesa Tara e o esbelto príncipe Talan, de que são o melhor proveito para desposar, mas para isso é preciso demonstrar bravura e  ter riqueza cabonde! O primeiro a conseguir reunir 7 corações (bravura) e 7 moedas (riqueza/dote), sem trazer jóias negras amaldiçoadas para o castelo, consumará o enlace real!

Como se joga:

⇒ Setup

No centro do tabuleiro coloca-se o marcador do grupo de heróis, e preenchem-se os espaços das janelas com os respetivos marcadores de face oculta.

Nos cantos do tabuleiro colocam-se as torres devidamente orientadas (conforme desenho no tabuleiro). Nos diferentes hexágonos que representam as minas colocam-se 2 gemas (retiradas do saco). Se saírem 2 pretas, retiram-se 2 novas e colocam-se as pretas no saco.

pic3193421_md

Image W. Eric Martin

Coloca-se o dado junto do ourives (personagem amarelo) e as fichas de comércio junto do comerciante, em montes separados de 1, 2 e 3 pedras. Revela-se a ficha do topo de cada um dos três montes.

No espaço da fada colocam-se as fichas de fada num monte de face oculta e revelam-se as duas primeiras

Cada jogador recebe um biombo, uma ficha de elixir e 3 moedas.

⇒ Desenvolvimento

Uma partida é composta por várias rondas jogadas por ordem de turno. No seu turno os jogadores executam as seguintes ações por ordem:

  1. Selecionar uma ação da torre e girar 90º no sentido contrário aos ponteiros do relógio (SCPR);
  2. Mover o grupo de heróis;
  3. Executar a ação escolhida;

Na primeira fase o jogador escolhe uma das 4 ações visíveis nas torres, isto é, as ações que estão no lado virado para o jogador.

touria1

Image rulebook

Depois de escolher a ação pretendida, roda-se a torre 90º no SCPR.

Nunca se pode escolher a ação onde o grupo de heróis está parado, isto é, se o grupo de heróis está junto da fada da floresta, a ação da fada da floresta não pode ser escolhida pelo jogador neste turno.

→ Atenção (o poder da espada): Por 1 espada os jogadores podem rodar a torre 90º antes de escolher a ação, desta forma podem colocar a face da torre virada para a ação que pretenderem executar. Por rodar-se a espada mais que uma vez desde que se pague 1 espada por cada vez que se rode.

Na segunda fase o jogador move o grupo de heróis até 3 casas de forma gratuita. Se precisar/quiser avançar mais que as 3 casas gratuitas paga 1 moeda por cada casa extra. Com esse movimento tem de chegar à casa correspondente à ação que escolheu na primeira fase!

Sempre que ao deslocar-se o jogador passar por uma casa hexagonal com pedras preciosas, retira uma à sua escolha. Se for a última, retira-a e depois repõe com 2 novas do saco (atenção que nunca podem ser 2 pedras!).

Nunca se pode passar pela mesma casa no mesmo turno.

Na terceira fase o jogador irá executar a ação escolhida na primeira fase e para onde se moveu na segunda fase.

touria_detailaufnahme_2_300dpi_0

Image Huch & Friends

Há 8 ações disponíveis:

  • Fada da floresta – O jogador pode escolher uma das duas fichas de magia, e colocá-la atrás do seu biombo. (cada ficha é explicada numa folha de resumo)
  • Dragão – O jogador lança o dado (junto do ourives), se possuir uma pedra da cor que sair no dado, entrega-a para o saco e ganha um coração. Caso não tenha pode ainda dar uma espada para relançar o dado e tentar ter mais sorte.
  • Ladrão – O jogador retira 3 pedras do saco, escolhe uma e coloca as outras duas novamente no saco. Se sairem 3 pedras pretas, o jogador retira novamente 3 e colocas as 3 pretas de novo no saco.
  • Comerciante – O jogador devolve para o saco 1, 2 ou 3 pedras (nas cores indicadas nas fichas do topo) e recebe as moedas correspondentes.
  • Fada da fonte – O jogador pode colocar uma das suas pedras pretas novamente no saco.
  • Ourives – O jogador pode entregar uma pedra e ganha uma moeda ou duas pedras da mesma cor e recebe um coração ou três pedras da mesma cor e recebe dois coração, neste caso o jogador pode ganhar um coração extra se as pedras entregues serem da mesma cor da que o dado indica.
  • Ferreiro – O jogador ganha duas espadas.
  • Feiticeiro – O jogador pode ir para qualquer um espaços de ação e realizá-la. Só com este personagem se pode aceder ao campo de batalha (1 espada=1  coração ou 3 moedas).

→ Atenção (o poder da pedra púrpura): pagando uma pedra púrpura para o saco, o jogador pode repetir a  mesma ação.

→ Atenção (o poder do elixir): quando um jogador quer usar a ação do adversário pode fazê-lo, só tem de entregar o seu elixir a esse jogador e de seguida realizar a ação. Quando se realiza uma ação desta forma não se pode usar o poder da pedra púrpura!

⇒ Fim do jogo

Quando um jogador consegue reunir as condições de vitória (7 coração + 7 moedas + não ter pedras pretas), levanta o seu biombo para que todos confirmem.

Depois o jogador coloca os corações e as moedas na reserva, e pousa o seu brasão junto da capela que se encontra por baixo do castelo.

De seguida o jogador escolhe uma das 7 janelas do castelo e vira-a. Se for a imagem do príncipe Talan/princesa Tara, o jogador é declarado vencedor!

touria_detailaufnahme_1_300dpi_0

Image Huch & Friends

Se virar uma janela com o ícone de uma pedra/item, o jogador poderá virar uma nova janela mas tem de entregar essa pedra/item ao saco/reserva.

O turno só termina se não tiver na sua reserva pessoal a pedra/item revelada.

Avaliação:

 

Em Touria estamos no reino dos familiares. Um jogo de contrarrelógio com coleção de recursos ambientado numa temática de fantasia.

O material do jogo é de excelente qualidade e as torres tridimensionais saltam à vista logo numa primeira abordagem. O que me agradou especialmente foi o mecanismo de seleção das ações – original e muito bem integrado.

A fluidez e simplicidade deste jogo são impressionantes, proporcionando longas horas de diversão em família. Uma excelente opção para jogar com jogadores mais ocasionais, adolescentes ou para reunir várias gerações!

A interação acaba por ser indireta, mas existe! A possibilidade de girar as torres com espadas diminui os constrangimentos que a rotação das torres trazem ao jogo. No resto estamos no domínio dos eurogames familiares de luxo, com todos os condimentos para agradar aos mais gourmet, e entreter os mais gamers.

Os Brand e Rieneck criaram um jogo muito divertido, desafiante e congregador. Klemens Franz leva-nos pela mão para o mundo mágico de Touria, enquanto a Huch & Friends embrulhou tudo com materiais de elevada qualidade, colocando no mercado um produto de elevado valor lúdico. Excelente para dar os primeiros passos na esfera dos eurogames!