Ulm

Retrato de Abruk

Sint-Ulm

Sinopse:

Ulm, uma cidade do sul da Alemanha, é o cenário para este jogo de Günter Burkhardt onde os jogadores, colocados no século XVI, se movimentarão de forma a cair nas boas graças dos influentes patrícios e das reputadas e abastadas corporações de artesãos. Acumular pontos de vitória nos diferentes quarteirões da cidade e subir o rio Danúbio são formas de o conseguir. Quem for mais eficaz e tiver mais pontos de vitória no final das 10 rondas que dura um partida, será vencedor!

Como se joga:

⇒ Setup

Baralham-se as 33 cartas das crónicas de Ulm e colocam-se no tabuleiro com a face oculta (canto superior esquerdo).

Baralham-se as fichas de descendentes e colocam 4 delas nos respetivos espaços junto do Oath House.

Monta-se a catedral 3D e coloca-se no tabuleiro.

Baralham-se os brasões (castanho/branco) e colocam-se no tabuleiro (canto superior direito) com a face oculta.

Na grelha de acções colocam-se as fichas de ação seguintes:

  • 1 castanha;
  • 2 azuis;
  • 2 laranja;
  • 2 cinzentas;
  • 2 brancas.

Na zona das docas (canto inferior direito do tabuleiro) colocam-se 5 fichas de ação (1 de cada cor). As fichas de ação sobrantes colocam-se no saco de pano.

17343062_10155207941655555_2757687069940757335_n

Ao lado do tabuleiro colocam-se as fichas de pardal e as moedas.

Cada jogador recebe 13 discos na cor que escolher, 1 barco, 2 moedas, 2 fichas de pardal e 3 brasões da sua cor. Além disso retira do saco uma ficha de ação.

Define-se um jogador inicial que recebe uma base de cartão para colocar 10 (das 12 possíveis) fichas de teto da catedral. Nas partidas iniciais deve usar-se a face com o desenho das telhas; em partidas posteriores deve usar o lado oposto que define um evento para cada uma das 10 rondas que dura uma partida de Ulm.

⇒ Desenvolvimento

Uma partida é composta por 10 rondas. Cada ronda consiste em 3 fases:

  1. Retirar uma ficha de ação;
  2. Deslizar uma linha/coluna e realizar as 3 ações;
  3. Jogar carta de crónica (opcional);

Na primeira fase o jogador retira do saco uma ficha de ação. Se quiser trocar essa ficha por uma das que estão disponíveis nas docas pode fazê-lo pagando uma ficha de pardal.

Na segunda fase o jogador vai usar a sua ficha para fazer deslizar uma linha/coluna de fichas de ação na grelha de ações (3×3).

Atenção: não se pode deslizar uma linha/coluna se esta não tiver livre o espaço para a ficha que sai da grelha depois de se fazer o deslize.

Sem espaço livres – quando (muito ocasionalmente) não há possibilidade de jogar por não haver nenhum espaço livre que permite fazer deslizar uma linha/coluna de fichas de ação, retiram-se todas as fichas de ação que estão fora da grelha (3×3) e colocam-se no saco, em seguida o jogador já pode escolher em que linha/colunha deseja fazer o seu deslize.

17760176_10155276552115555_5467809345860698706_n

Depois de se fazer deslizar a linha/coluna de fichas de ação, o jogador executa as 3 ações que se encontram na respetiva linha/coluna escolhida. Há as seguintes ações possíveis:

  • Cinzento – ganha uma moeda do banco;
  • Azul – avança uma casa com o barco (espaços ocupados com barcos adversários não contam, e por isso são saltados). Não pode, por isso, haver 2 barcos no mesmo espaço.
  • Castanho – o jogador coloca 2 fichas de ação da sua área de jogo para dentro do saco e pode retirar uma carta do topo do baralho de cartas de crónicas de Ulm. Se forem 2 fichas de ação da mesma cor, o jogador retira as 2 primeiras cartas do baralho, descarta uma e fica com a outra.
  • Branco – o jogador pode retirar todas as fichas de ação que estiverem num dos quatro lado da grelha de ação. Fichas que estão fora da grelha. Se estiver a executar no mesmo turno duas ações de fichas brancas, pode retirar as fichas todas de dois lado da grelha de ação.
  • Laranja – o jogador paga 2 moedas para a reserva e pode colocar um dos seus discos num dos dois quarteirões que ladeiam o barco do jogador (quarteirão superior / inferior). Em seguida o jogador executa a ação do respetivo edifício (se aplicável).

Depois de executar as ações da grelha, o jogador poderá jogar uma carta da mão (opcional), dando cumprimento à terceira fase do jogo.

17883531_1453307271388465_2961926995362109230_n

Uma carta pode ser descartada para usufruir do bónus da parte superior, ou jogada na área do jogador para usufruir da sua bonificação no final do jogo.

⇒ Fim do jogo

O jogo termina quando todos os jogadores tiverem jogado a 10ª ronda. Em seguida procede-se à contagem dos pontos da seguinte forma:

  • 1 PV por cada ficha de pardal;
  • PV do barco (posição final do barco)
  • PV pelas cartas colocadas na área de jogo de cada jogador.

O vencedor será o jogador com mais PV. Em caso de empate ganha que estiver representado em mais quarteirões no tabuleiro.

Avaliação:

Ulm é daqueles euros muito agradável de jogar. A sua produção é excelente e o efeito visual da catedral 3D é magnífico.

As regras do jogo acabam por ser muito fáceis depois de 3 ou 4 partidas. O core do jogo está no mecanismo inovador criado por Günter Burkhardt – a grelha de ações 3×3. Muito inteligente e aperfeiçoada com a compensação das fichas de pardal, que mitigam a aleatoriedade da tiragem do saco.

A interação entre os jogadores existe e pode ser crucial na contagem final, nomeadamente nos pontos alcançados pelos edifícios ou pelas fichas de pardal ganhas na grelha de ações.

Ulm é um euro médio ótimo, que funciona muito bem em todas as configurações e que pode ser uma boa hipótese para introduzir este género em menos de uma hora. Merece um lugar na minha ludoteca pois é daqueles que consigo imaginar a vir à mesa daqui a uns anos, em jeito de revivalismo!