Silly Cow

Retrato de Abruk

 

Sinopse:

O jogo decorre em três rondas. Cada jogador procurará obter o menor número de pontos possíveis em cada uma delas para no final ser o vencedor.

Como se joga:

 Setup

As 15 cartas de vacas com pontos negativos separam-se por montes de 2 e 4. Ambos os baralhos se colocam com a face visível no meio da mesa.

As cartas com os diferentes animais com pontos negativos separam-se por ovelhas, porcos, cavalos e vacas. No topo de cada monte coloca-se a carta do animal que tenha 1 círculo (1ª ronda), por baixo desta a carta com o mesmo animal, mas com 2 círculos (2ª ronda) e por fim mesmo animal da 3ª ronda, ou seja, com três círculos. Estes quatro montes são colocados no centro da mesa, devidamente organizados.

Image Johann1947

O jogador mais velho baralha todas as outras cartas e distribui 9 a cada jogador, formando um monte de reserva de face oculta no meio da mesa.

Cada jogador recolhe as suas 9 cartas para a mão e estamos prontos para começar!

 Desenvolvimento

O jogo é jogado no sentido dos ponteiros do relógio, o jogador à esquerda do que distribuiu as cartas é o jogador inicial da primeira ronda.

No seu turno, cada jogador pode optar por uma das três ações seguintes:

  1. Descartar uma carta da sua mão (uma ovelha, um porco, um cavalo ou uma vaca), para o monte de descarte que se forma ao lado do monte de reserva. Ao descartar uma carta desencadeia-se uma ação que depende do animal descartado:

    • Ovelha: Nada. Passa a vez ao jogador seguinte;
    • Porco: O jogador seguinte (à esquerda) tem de apanhar a carta do topo do monte de reserva ou apanha do topo monte de descarte (o porco que acabou de ser jogado);
    • Cavalo: Todos os jogadores escolhem uma carta da sua mão, colocam-na à sua frente com a face oculta e passam-na dessa forma para o vizinho à sua esquerda, que a recolhe para a sua mão. Se a carta de cavalo jogada for a última carta do jogador, esta ação não se executa!
    • Vaca: O jogador que a jogar vaca tem de biscar uma carta do topo do monte de reserva e juntá-la à sua mão.

  2. Descartar duas cartas (mesmo animal), neste caso a carta do topo das cartas de pontos negativos desse animal e dessa ronda, é dada ao jogador à esquerda de quem jogou o respetivo par. Se a carta desse animal e dessa ronda já estiver atribuído a algum jogador, esse jogador passa-a para o seu vizinho da esquerda!
  3. Passar, o jogador que passa bisca uma carta, do topo do monte de reserva ou do topo do monte de descarte.

Sempre que o monte de reserva se esgota, baralha-se o descarte e forma-se um novo monte de reserva.

Image Johann1947

 Fim da ronda

Um ronda termina quando um dos jogadores ficar sem cartas na mão após concluir o seu turno.

O jogador com mais cartas na mão tem de apanhar uma carta de vaca com 4 pontos negativos e o segundo jogador com mais cartas apanha a vaca com 2 pontos negativos.

Se houver mais que um jogador como maior número de cartas, todos os empatados apanham uma carta de vaca com 2 pontos negativos e mais ninguém recebe cartas de vaca com pontos negativos.

Se houver empate nos jogadores com o segundo maior número de cartas, todos os empatados apanham uma carta de vaca com 2 pontos negativos.

As cartas de animais com pontos negativos ficam para os jogadores que as tiverem à sua frente, com a sua face oculta.

O jogador que acabou a ronda baralha as cartas e distribui 9 a cada jogador. O jogador que estiver à sua esquerda começará a nova ronda.

⇒Fim do jogo

O jogo termina no final da 3ª ronda.

Cada jogador soma todos os pontos negativos das vacas (-4 / -2) e também dos animais que lhe tenham tocado (ovelhas, porcos, cavalos e vacas).

Ganha quem tiver menos pontos! Em caso de empate, há vários vencedores!

Avaliação:

Silly Cow é mais um jogo com a chancela da Drei Hasen in der Abendsonne, ou seja, feito com uma delicadeza e um cuidado pueril que nos encanta mesmo antes de o sabermos jogar.

Este Silly Cow basicamente é um jogo de cartas em que o objetivo e descartar o mais rapidamente possível as nossas cartas durante três rondas. E pronto. Nada mais nada menos… um filler, despretensioso e ao mesmo tempo muito bem feito e muito lindo!

Um jogo com belíssimas ilustrações, barato e vocacionado para se jogar em família. Com todas estas caraterísticas não restam dúvidas que se trata de uma boa aquisição para a ludoteca familiar de cada um.

No caso de quer usá-lo numa vertente mais pedagógica também é possível fazê-lo, sobretudo para trabalhar a subtração e a ordem crescente dos número, bem como a seriação.