The Game: Q&E

https://jogoeu.files.wordpress.com/2020/02/sint-tgqe.png?w=150 150w, https://jogoeu.files.wordpress.com/2020/02/sint-tgqe.png?w=300 300w, https://jogoeu.files.wordpress.com/2020/02/sint-tgqe.png?w=768 768w" />

Sinopse:

The Game: Quick & Easy é uma abordagem mais simples ao jogo The Game. Continuamos a ter um jogo cooperativo cujo objetivo é conseguir descartar todas as cartas (50) do baralho. A forma de o conseguir explicaremos já de seguida.
 

Como se joga:

⇒ Setup

Baralham-se as 50 cartas de números (1 a 10 em 5 cores diferentes). Distribuem-se 2 a cada jogador. As restantes colocam-se no centro da mesa com a face oculta.

Também no centro da mesa se colocam as duas cartas que definem onde se devem descartar as cartas por ordem ascendente e ordem descendente.

Decide-se quem começa!
 

⇒ Desenvolvimento

Na sua vez, cada jogador, descarta uma carta ou duas obedecendo à regra do monte de descarte (uma carta menor que a visível no topo do descarte da ordem descendente ou o contrário no monte de descarte ascendente). As cartas são descartadas com a face visível.

Antes de passar a vez o jogador que descartou cartas bisca no monte de bisca do centro da mesa até ter novamente duas cartas na mão.

A regra de descarte obrigatória só pode ser contrariada se, na sua vez, um jogador conseguir descartar uma carta da mesma cor daquela que está no topo desse descarte, ou seja, se por exemplo estiver visível um 10 vermelho, a única forma de descartar para este monte é jogar uma carta vermelha, contrariando a obrigatoriedade de jogar uma carta de valor superior.

Os jogadores podem sempre comunicar entre eles, mas nunca dizendo os números que têm na mão. Podem referir-se às cores, aos montes de descarte que pretendem disponíveis na sua vez e dizer se as cartas que têm são altas, baixas ou médias.

⇒ Fim do jogo 

O jogo termina de duas formas:

  • Perdemos: se no seu turno um jogador não conseguir jogar pelo menos uma das suas cartas.
  • Ganhamos: se no seu turno o único jogador com cartas na mão conseguir descartá-las todas.

Avaliação:

Este The Game: Quick & Easy é uma legítima exploração de uma fórmula de sucesso. Quando em 2015, The Game foi lançado no mercado a aprovação foi geral. O mecanismo simples e cativante ganhou inúmeros fãs por todo o mundo lúdico. O sucesso foi tal que o jogo acabaria mesmo por figurar na restrita e ilustre lista dos 3 finalistas do desejado SdJ desse ano (de forma surpreendente para muitos).

Esta nova “versão” do jogo torna-o mais rápido, no entanto, não o torna mais fácil. Continua a ser difícil conseguir o objetivo final e o que se consegue na maior parte das vezes é perder!

As ilustrações do jogo ganham um ar mais cartoonesco em relação à linha do original, embora se mantenham as caveiras! Agradou-nos mais a atual linha gráfica.

Um jogo muito simples, muito fluído, que exige bastante entrosamento entre os jogadores ao nível da comunicação. O jogo é muito propício a jogar muitas vezes seguidas e é ótimo para desbloquear algum gelo que possa existir entre jogadores que não se conheçam, ou mesmo proporcionar uma boa “apresentação” entre novos jogadores que vão aparecendo nos nossos mensais.

Uma excelente proposta na sua relação preço/qualidade que tem muitas partidas para oferecer a quem o compra.