Wie Sind die Roboter

Como se joga:

⇒ Setup

Baralham-se as cartas de circuito (12) com o circuito voltado para cima e ao lado delas os 50 discos.

Na variante cooperativa, todos os jogadores vão tentar acertar no objeto em que o robot narrador vai aterrar com o seu pensamento.

⇒ Desenvolvimento

Uma carta de percurso é composta por uma linha curva pontuada por diferentes objetos ao longo do percurso que representa. Além dessa informação a carta informa ainda a velocidade a que o robot narrador se deve deslocar (lento, normal e rápido) e qual o objeto em que o robot narrador tem de parar (e consequentemente dizer o segundo “beep”).

O robot narrador pega na carta do topo do baralho, vê o objeto e a velocidade em a velocidade de deslocamento, correspondente ao número que está visível na face da que tiver ficado agora no topo do baralho.


Image Henk Rollemen

Usando mentalmente o percurso visível para todos, no topo do baralho de cartas, o robot narrador vai agora empreender a sua viagem à velocidade e para o objeto indicada pela carta que tem na mão, sem fazer outros sons que não seja um beep inicial de partida e um beep final de chegada. Não pode falar mais anda.

Jogando por equipas, toda a equipa tem de acordar qual será o objeto onde o robot narrador aterrou e depois de entrarem em consenso indicarem esse objeto.

Se o objeto estiver correto, a equipa ganha 3 discos. Se falhar por um (para esquerda ou direita do correto) ganha 2 discos. Se falhar por dois (para a esquerda ou direita do correto) ganha apenas 1 disco.

O jogador à esquerda do robot narrador assume esse papel, biscando a carta do topo do baralho. A carta usada na ronda anterior é colocada na caixa.

O jogo tem ainda uma versão competitiva cuja modificação para a versão cooperativa, é na pontuação. Todos os jogadores apontam um objeto e se estiver correto ganham 2 discos, quem não acertar ganha apenas 1 disco. O robot narrador ganha tantos discos como o número de jogadores que acertaram no objeto.

⇒ Fim do jogo 

O jogo termina assim que um jogador não tenha carta para biscar.

Na versão cooperativa se equipa tiver 15 discos ou mais o resultado é bom, acima de 20 é muito bom e a partir de 25 é excelente.

Na versão competitiva quem tiver mais discos ganha.

Avaliação:

Wie Sind die Roboter é um jogo de cartas orientado para um público infantil/familiar. O material de jogo é bom, as cartas são grandes e cartolinadas, enquanto os discos são de madeira de cor azul.

Wolfgang Warsch introduziu no jogo The Mind o elemento velocidade e sincronização temporal não verbal entre jogadores. O sucesso da originalidade não se fez esperar e um pouco por todo o mundo o jogo foi arrecadando prémio e agraciamentos. Wie Sind die Roboter pega nesta fórmula de sucesso e replica-a num contexto infantil e numa temática menos abstrata.

Wie Sind die Roboter é por isso um produto que germina na elegância do mecanismo de The Mind de Warsch e adapta-o ao pragmatismo do mundo infantil. A aposta parece desde já mostrar o acerto da editora alemã, dado que faz parte dos finalista ao jogos do ano infantil na Alemanha que será conhecido daqui a poucas semanas.