o blogue de jrmariano

Retrato de jrmariano

Mini-RPGs em "Mecenato Digital"

Olá pessoal!

 

Queria só partilhar aqui com vocês a minha iniciativa para a criação de mini-RPGs baseados na filosofia de jogos e regras do ApocalypseWorld/Dungeon World por intermédio da plataforma de "mecenato digital" do Patreon.

Retrato de jrmariano

Mundo de Masmorras - versão minimalista do Dungeon World

 

O que começou por ser uma vontade súbita de traduzir o "World of Dungeons" do John Harper, uma versão minimalista do RPG de fantasia medieval Dungeon World do Sage LaTorra e Adam Koebel (ele próprio uma adaptação Apocalypse World do Vicent Baker para um universo Dungeons & Dragons!), transformou-se neste "Mundo de Masmorras" que é si uma espécie de tradução/expansão/remistura/adaptação do original.
 

Retrato de jrmariano

[RPGenesis 2012] Timebombers

Para manter uma certa tradição minha volto a resgatar no tempo uma ideia antiga para a ver se a concretizo durante o RPGenesis. E sendo assim aqui está a ideia original do Timebombers que eu vou fazer viajar do ano longínquo de 2006 para o RPGenesis 2012.
 

"Sobre o que é o jogo?

Retrato de jrmariano

Episódio 3 do podcast Ludonautas: Quem Pôs o Romance no meu RPG?

Depois de vários meses de interrupção lá gravámos o terceiro episódio do Ludonautas.  Desta vez  gravámos um episódio de 1h05m com opiniões apaixonadas e o caos profano do costume.

Tivemos casa cheia desta vez com a participação da Ana Cláudia Silva, do Diogo Curado e do Ricardo Tavares.  E apesar de termos batido o recorde de participantes conseguimos que a conversa acerca do romance nos RPGs, e apesar de interessante, durasse menos tempo que o episódio gigante anterior.

Retrato de jrmariano

RPGénesis 2011 - Numis

(Eu sei, eu sei, é o tal projeto de que sempre falo mas nunca concretizei. Desta não passa!)

O desafio de destacar as lendas e mitos portugueses de entre todos os outros que podiam ilustrar o ambiente mágico deste jogo é um pouco grande, dado especialmente que é baseado em moedas, uma invenção grega. Por isso estava a pensar em ir buscar inspiração à mitologia greco-romana, que tanto influenciou o imaginário das epopeias e da cultura ocidental em geral.

Retrato de jrmariano

Episódio 2 do podcast Ludonautas: Amores Possíveis e Impossíveis entre RPGs

Depois de um mês de intervalo lá gravámos o segundo episódio  do Ludonautas que assumiu provavelmente uma duração proporcional às saudades que tínhamos de o gravar desde o primeiro episódio, eh eh.  Ou seja gravámos um episódio gigantesco de 2h30m (!) com bastantes referências aleatórias, caoticidade semi-controlada e até alguma profanidade. :)

Retrato de jrmariano

E já agora, FATE Ultra-light em Português

No post anterior anunciei que tinha acabado uma tradução para Português de uma versão mais leve e simples do sistema FATE de RPG. Entretanto o autor original, Michael Moceri, lançou na rpg.net uma versão ainda mais simples semPerícias, Escada FATE e Incrementos de Tempo.

Pus as mãos à obra e acabei por o traduzir também. Podem descarregar o ficheiro, aqui (http://www.abreojogo.com/files/FateUltra-light.doc).

Espero sinceramente que o descarreguem, lêem e joguem. E se puderem comentem por aqui.

Retrato de jrmariano

Concurso "A Primeira Vez" no podcast Ludonautas

Ao ouvires o primeiro episódio do podcast Ludonautas de que falei anteriormente, "Nos RPGs há sempre uma Primeira Vez", de certeza que te lembraste de outras primeiras vezes relativas ao RPG. Convido-te então a partilhar connosco uma dessas histórias nostálgicas: grava um segmento áudio em formato .wav ou .mp3 com cerca de um minuto a dois minutos onde te apresentes e fales dum desses episódios. Envia o ficheiro para a morada ludonautas arroba gmail ponto com O prazo de envio será 2 de Julho.

Retrato de jrmariano

Episódio de estreia do podcast Ludonautas: Nos RPGs há sempre uma Primeira Vez

Depois de alguns encontros e desencontros, tentativas infrutíferas de gravação, uma gripe debilitante e um aniversário exaustivo heis que se estreou então o primeiro episódio "oficial" do Ludonautas, um "podcast descontraído e opinativo sobre Roleplay a várias vozes", eh eh.

Retrato de jrmariano

Novo episódio-piloto do Ludonautas: Quem pôs combate no meu RPG?!

Lá gravámos mais um episódio experimental do Ludonautas, o projeto de podcast português sobre RPG no qual ando a colaborar.

Desta vez mudámos ligeiramente o formato do episódio introduzindo um segmento de notícias no início (que foi atualizado depois de uma tentativa frustrada de gravar uma primeira versão o que só mostra o como por vezes gravar um episódio de podcast requer ter tudo bem preparado) o que se revelou bastante produtivo pois podemos assim ir um pouco mais além do tema principal.